Defesa & Geopolítica

Eurofighter é oferecido para a Dinamarca

Posted by

Typhoon

E.M.Pinto

Após a desistência da SAAB para a concorrência dinamarquesa para substituição da sua frota de caças, o consórcio europeu  Eurofighter GmbH ofereceu planos definidos para o que considera ser o caça ideal para a defesa do país, alegando que sua aeronave ao contrário de “outras” é provado em combate e 100% integrado no âmbito da OTAN.

O consórcio alega que a inserção da Dinamarca em cooperação com os utilizadores europeus membros da Aliança Atlântica vai ajudar a reduzir os custos operacionais, o Eurofighter dinamarquês será capaz de participar em missões estrangeiras utilizando-se da estrutura de outros países da Aliança do Atlântico Norte.

A Força Aérea Dinamarquesa pretende aumentar de 24 para 30 aviões de combate de nova geração que devem substituir os já obsoletos F-16AM/BM.

Inexplicavelmente a SAAB se retirou da concorrência deixando o espaço aberto para os programas Boeing F/A-18 Super Hornet, Lockheed Martin F-35A Lightening II. O custo do programa é estimado em US$5,4 bilhões.

A Dinamarca é  membro nível 3  no programa  Joint Strike Fighter II, o  que não a obriga a adquirir os caças F-35 . A decisão final sobre a seleção da nova aeronave multi-função para a Força Aérea  Dinamarquesa será feita em 2015.

6 Comments

shared on wplocker.com