Comandante rebelde da Ucrânia admite posse de sistema antiaéreo

Buk-M1-SA-11-Gadfly-Missile-Systems-Spotted-in-Torez

Por Anton Zverev, Reuters Brasil, 23/07/2014

DONETSK, Ucrânia – Um poderoso líder rebelde ucraniano confirmou que os separatistas pró-Rússia têm mísseis antiaéreos do tipo que os Estados Unidos dizem terem sido usados para derrubar o avião da Malaysia Airlines na semana passada.

Em entrevista à Reuters, o comandante do Batalhão Vostok, Alexander Khodakovsky reconheceu, pela primeira vez desde que o avião foi derrubado no leste da Ucrânia na quinta-feira, que os rebeldes possuem o sistema de mísseis BUK.

Ele ainda insinuou que o BUK pode ser originário da Rússia e que pode ter sido enviado de volta para eliminar provas da sua presença na região.

Antes da derrubada do avião da Malásia, os rebeldes haviam se vangloriado de obter os mísseis BUK, que podem abater aviões de passageiros em altitude de cruzeiro. Mas desde o desastre, o principal grupo de separatistas, a autoproclamada República Popular de Donetsk, tem negado reiteradamente já ter tido tais armas.Alexander-Khodakovsky-600x399

Desde a queda da aeronave, que matou todas as 298 pessoas a bordo, a grande polêmica é quem disparou o míssil que abateu o avião em uma área onde as forças do governo combatem os rebeldes pró-Moscou.

Khodakovsky culpou as autoridades de Kiev por provocarem o que pode ter sido o ataque de míssil que derrubou o avião, dizendo que Kiev lançou ataques aéreos deliberados na área sabendo da presença dos mísseis no local.

“Na ocasião me disseram que um BUK vindo de Luhansk estava chegando sob a bandeira da LNR”, disse, referindo-se à República Popular de Luhansk (LNR, na sigla em inglês), principal grupo rebelde naquela cidade.

“Daquele BUK eu soube. Ouvi falar dele. Acho que o mandaram de volta, porque soube dele no exato momento em que soube da tragédia. Eles provavelmente o enviaram de volta para eliminar provas de sua presença”, declarou Khodakovsky à Reuters na terça-feira.

“A questão é esta: a Ucrânia obteve a tempo provas de que os voluntários têm essa tecnologia, por culpa da Rússia, e não só não tomou nenhuma medida de segurança, mas provocou o uso desse tipo de arma contra um avião com civis inocentes”, afirmou.

“Eles sabiam da existência do BUK e que estava a caminho de Snezhnoye”, disse ele, em referência a um vilarejo a 10 quilômetros do local da queda. “Sabiam que seria armado ali, e provocaram seu uso iniciando um ataque aéreo contra um alvo sem necessidade, que seus aviões não atacavam há uma semana.”

Os EUA acreditam que os separatistas pró-Rússia abateram o avião “por engano”, sem perceber que era um avião de passageiros, disseram autoridades de inteligência norte-americanas.

Para elas, a “explicação mais plausível” para a destruição do avião civil foi que os separatistas dispararam um míssil russo SA-11, também conhecido como BUK, por tê-lo confundido com outro tipo de aeronave.

Fonte: Reuters Brasil 

12 Comentários

    • “No dije a Reuters que las autodefensas atacaran el MH17 con un Buk”

      Publicado: 23 jul 2014

      El comandante del batallón Vostok, Alexánder Jodakovski, ha refutado las palabras que la agencia Reuters puso en su boca sobre el uso del sistema de misiles Buk, relacionado con el derribo del MH17.

      Jodakovski explicó a RT que realmente concedió a Reuters una entrevista, que tiene grabada, pero no dijo nada sobre el empleo de sistemas Buk.

      “Hablamos acerca de las distintas versiones [del derribo], y toda nuestra charla tuvo como hilo conductor una frase: que no me consta que las autodefensas dispongan de ese tipo de armas”, dijo Jodakovski a RT.

      Incluso en el propio sitio web de Reuters se puede leer en el cuerpo del artículo que Jodakovski habla en condicional (“Incluso si hubiera habido un Buk, e incluso si lo hubieran utilizado […]”), mientras que en el titular los periodistas de esta agencia occidental escriben las declaraciones del comandante en indicativo: “Un comandante de los rebeldes ucranianos reconoce que los combatientes tenían el sistema de misiles Buk” (en la versión original: “Ukraine rebel commander acknowledges fighters had BUK missile”).

      “Yo no tengo un Buk, y así se lo hice saber al periodista”

      “Analizamos las versiones de la catástrofe y hablamos de que es muy fácil demostrar si las autodefensas tenían o no el sistema de misiles Buk. Si las autodefensas realmente hubieran tenido un Buk, nuestro adversario, que actualmente rastrea la zona de combate con todos sus medios, debería disponer de pruebas que lo demuestren. Es un sistema muy fácil de detectar. Si tienen pruebas que las enseñen, por favor. Yo no tengo ningún Buk, y así se lo hice saber al periodista. Y la versión divulgada según la cual, de acuerdo con escuchas telefónicas, el batallón Vostok tiene un BUK, es falsa”, dijo Jodakovski a RT.

      El comandante del batallón Vostok precisó que durante toda la conversación con Reuters destacó que no posee información sobre si otros batallones de la milicia tienen sistemas de misiles de ese tipo. Explicó que le dijo al reportero que el pasado mes de abril las autodefensas confiscaron tres sistemas de misiles Buk, pero eran defectuosos y no sabe cuál fue su destino posteriormente.

      RT contactó con uno de los autores de la entrevista de Reuters, pero este se negó a hacer ningún comentario para aclarar la tergiversación que contiene el artículo.

      Actualmente se está llevando a cabo una investigación internacional de la catástrofe del vuelo MH17 de Malaysia Airlines aprobada por el Consejo de Seguridad de la ONU. Los Países Bajos asumieron el liderazgo en la investigación de las circunstancias de la tragedia.
      ***************

      Obs:
      Tanto a página da RT, como o vídeo com esta entrevista de Alexánder Jodakovski, estão inacessíveis…

  1. Fonte: Reuters

    Para quem nao sabem quem adimistra o Reuters e a familia Judia Rothschild

    .
    o Cara so esqueceu de dizer que o Vladimir que mando a perta o botao LOL 🙂

    Esse e um classico tipo de noticia DISNEY DA INLUSAO 🙂 🙂

  2. os nazistas de Kiev estão tentando varrer a sujeira para debaixo do tapete dos federalistas rsrs

    seja home nazista e admite que vocês são os culpados

    mas isso acabaria com o contrato que eles tem com os mandantes que são a CIA americana

  3. RRSSRRSSRSSRS… os caras preferem confiar na “voz da rússia” e na “redecastordeandrade”… rsrsrsrsrsrsrssrs… PIADA PRONTA !!!… 🙂

    • Não adianta olhos Azuis, eles tem na frente deles um cara, que faz parte do comando daquela biboca, dizendo que SIM, TINHAM O TROÇO (Bulk M1)
      Mas a ideologia e mais forte dentro deles, e como vicio em crack.
      Preferem atacar o fante de onde ele disse, e não o que ele disse.
      “aaain, mas foi na Reuters que saiu que 2+2=4, então e mentira”

    • Cada um puxa o peixe por seu lado (ou empurra para o outro). Quase todo mundo sabe disso, quase, ainda tem muita gente doutrinada por aí.
      Para os iluminados tudo que vem da DW, Heuters, AFP,Globo, e por aí, é mentira, manipulação demoníaca. Em contrapartida, acreditam piamente em tudo que é publicado em qualquer jornalzinho de sindicato ou mídia com gigantesco histórico de manipulação, desde que tenham o selo da estrelinha vermelha, um foice e partelo a palavra revolução (tem que ter uma revoluçãozinha), revolucionário ou “do povo”
      Essa turma deveria juntar um dinheiro para fazer intercâmbio na República Tcheca ou na Eslováquia. Mas tem que ser na casa de senhores(as) idosas, para eles entenderem do que eu estou falando.

Comentários não permitidos.