Três submarinos nucleares estão no Rio de Janeiro para as comemorações dos 100 anos da Força de Submarinos do Brasil

131125-N-TN558-013Alexandre Galante (*), Poder Naval, 22/07/2014

Chegaram ontem ao Rio de Janeiro três submarinos de propulsão nuclear: o Amethyste S-605 da Marine Nationale francesa, o HMS Ambush S-120 da Royal Navy, e o USS Dallas SSN-700 da US Navy, da classe “Los Angeles”. Os submarinos estão atracados na Base Naval do Rio de Janeiro e deverão participar de exercícios com submarinos da Marinha do Brasil nos próximos dias.

Curiosamente, o USS Dallas SSN 700 é o submarino retratado no filme “Caçada ao Outubro Vermelho”, no qual o submarino americano persegue o moderno submarino russo da classe “Typhoon” modificado.

Foto: Submarino de Ataque USS Dallas SSN-700, Classe Los Angeles

Fonte: Poder Naval

11 Comentários

  1. Se os mesmo ficarem exposto a visitação pública vou bancar o spy no dallas, na moita, sem mt alardes. E ñ falem nada c os nefastoss…São mt pretenciosos, perseguir o Escocês 007, e impossível , ele pode até morrer ,+ ñ perde a vida.. Sds. 😀

    • giancarlos,

      Seriam 5 submarinos no momento: Tupi, Tapajó, Tamoio, Timbira e Tikuna.

      Os quatro primeiros, que integram a classe Tupi, são baseados integralmente na classe IKL 209/1400, de concepção alemã. O Tikuna é uma variante modificada dos Tupi. Todos são convencionais.

  2. Três submarinos nucleares? De três nações muiii amigas, visitando o Brasil, cautela e caldo de galinha, não faz mal a ninguém.

  3. E, pra variar, a matéria ignora completamente o submarino de uma nação “não ilustre” e que também chegou ao Rio de Janeiro para as comemorações: BAP Pisagua S33 da marinha peruana. O que não é de se admirar dada a fonte da matéria.

  4. Senhores… vamos ler o título da matéria, ele menciona apenas os submarinos nucleares… sinceramente qual elemento causa maior “frisson”? Um sub nuclear classe Los Angeles ou um type 209 alemão (praticamente igual aos nossos)… Vamos parar com a ranhetice!

    • Não há ranhetice nenhuma, apenas a constatação de que parcialidade não tem mais espaço na divulgação de informações hoje em dia.

      Em outros sites também foi destacado a presença de três submarinos nucleares na comemoração do centenário da força de submarinos, que é de fato o evento principal, o que não impediiu de deram o devido destaque também a participação do submarino peruano como representante de uma nação amiga.
      http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=43869

      A exclusão de um único participante mais uma vez mostra o objetivo de quem escreve a matéria.

  5. Vieram para jogos de guerra também pois algumas manobras foram realizadas realizadas e nossos P3 participaram da brincadeira.

Comentários não permitidos.