Aprovado o Plano de Trabalho do Brasil para exploração de crostas na Elevação do Rio Grande

 

 alto-do-rio-grande-600x367

Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), 23/07/2014

O Brasil acaba de ter importante êxito na aprovação do Plano de Trabalho para Exploração de Crostas Cobaltíferas na Elevação de Rio Grande (ERG), na Reunião em curso em Kingston, na Jamaica, da Comissão Jurídica e Técnica da Autoridade Internacional para os Fundos Marinhos (ISBA), órgão das Nações Unidas responsável pela coordenação das atividades relacionadas aos recursos marinhos em área internacional.

O Plano de Trabalho apresentado na ISBA, no dia 31 de dezembro de 2013, sob a Coordenação da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM, foi o resultado de mais de quatro anos de estudos desenvolvidos no Programa de Prospecção e Exploração de Recursos Minerais da Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial (PROAREA), com intensa cooperação dos setores técnicos e políticos envolvidos, como o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Ministério das Minas e Energia (MME), o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

tela12-600x355

Esse Plano vai assegurar ao Brasil o direito exclusivo de exploração da área requisitada, por, pelo menos, quinze anos, ampliando o espaço do País como ator no cenário político-estratégico dessa região de interesse. Acresce ainda a importante contribuição para as pesquisas no Atlântico Sul e o nosso desenvolvimento socioeconômico.

As atividades de pesquisa relacionadas à geologia e biologia marinha em áreas internacionais ganharam prioridade no País, a partir de 2009, com a criação do PROAREA, no âmbito da CIRM, que tem como propósito a identificação e avaliação da potencialidade mineral de áreas com importância econômica e político-estratégica, localizadas na Área, por meio do desenvolvimento de tecnologia de ponta, da geração de empregos e qualificação de recursos humanos.

Como exemplo dessa sinergia pode citar que, nos estudos para construção do Plano de Trabalho contribuíram mais de sessenta estudantes e pesquisadores de diferentes instituições e áreas científicas como geologia, biologia e geofísica. Além das crostas ricas em cobalto, as pesquisas na ERG também constataram a ocorrência de outros minérios, como níquel, platina, manganês e terras raras que possuem relevante potencial científico e econômico.

Fonte: Defesa Aérea & Naval (DAN) 

5 Comentários

  1. enquanto o governo atual consegue autorização para explorar locais fora do nosso território

    o governo antigo aquele do nariz grande quando governava o brasil so se ouvia os estrangeiros falando em internacionalização da amazonia, sucateamento das forças armadas

    só não percebe quem é cego ,ou pior cego é aquele que não quer enxergar
    ou é apenas um puxa saco dos anglo sionistas

    • Sou contrário a quase tudo que esse (des)governo proporcionou nos últimos anos. Principalmente quando consideramos nossa combalida economia.

      Do ponto de vista de seus representantes tanto o PT quanto o PSDB me causam náuseas… Porém, atualmente, mesmo que claudicante, está havendo uma maior reflexão em relação a defesa nacional e isso é muito positivo.

      Quanto ao resto, é mais do mesmo.

      • Sua análise é de quem pensa por si mesmo, caro Guga… pena que são poucos os que tem sua capacidade intelectiva…

Comentários não permitidos.