Gaza: Conselho de Segurança da ONU foi impotente

A reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, convocada para a noite de segunda-feira para discutir a situação na Faixa de Gaza, terminou praticamente sem resultados. As partes apenas conseguiram acordar o comunicado à imprensa que focou exclusivamente os aspectos humanitários do conflito na Faixa de Gaza.

“Os membros do Conselho de Segurança expressaram a sua grande preocupação pelo aumento do número de vítimas da violência”, declarou no final da reunião o atual presidente do Conselho de Segurança e representante permanente de Ruanda na ONU Eugène-Richard Gasana. Entretanto, na sua intervenção ele não se referiu uma única vez nem à Palestina, nem a Israel.

Seguidamente falou o representante permanente da Autoridade Palestina nas Nações Unidas Riyad Mansour, o qual não escondeu seu desapontamento pelos resultados da sessão extraordinária do Conselho, que o próprio tinha solicitado. “Nós esperávamos que o Conselho de Segurança aprovasse uma resolução que condenasse a agressão contra o nosso povo e que exigisse o fim imediato dessa agressão”, disse o diplomata.

Os peritos não duvidam das razões que impediram a aprovação de uma resolução. Eis o que diz o defensor dos direitos humanos israelense Israel Shamir:

“Israel é protegido no Conselho de Segurança pelos Estados Unidos. Eles apoiam completamente Tel Aviv e por isso quaisquer tentativas de pressionar os israelenses a tão alto nível acabam essencialmente em nada. É difícil acreditar que no futuro seja possível acordar o texto de uma resolução que condene Israel. Pelo menos Obama já disse que apoiava totalmente o chamado direito de Tel Aviv à autodefesa. Se bem que seja difícil de perceber a latitude desse direito se considerarmos que já morreram mais de quinhentos palestinos.”

Assim, a atual deslocação do secretário de Estado dos EUA John Kerry ao Cairo, para discutir os planos para um cessar-fogo, na prática apenas simula um interesse norte-americano em regular o conflito. Se Washington realmente o desejasse, do Conselho de Segurança teríamos tido notícias completamente diferentes.

Tel Aviv compreende isso perfeitamente e ontem se soube do alargamento da operação terrestre na Faixa de Gaza.

Eis o que diz nesse contexto Israel Shamir:

“É evidente que desde o início os israelenses queriam fazer fracassar o governo palestino de coalizão ou, pelo menos, desacreditá-lo. Mas a situação se acentuou de tal forma que agora em Israel já se ouvem apelos para que se restabeleça o controle sobre a Faixa de Gaza. Não podemos excluir esse tipo de desenvolvimento dos acontecimentos.”

Na atual situação devemos reconhecer o esforço do Cairo, o qual continua a tentar transferir o conflito de Gaza para o plano político. Foi comunicado que, por iniciativa do Egito, a situação no enclave palestino será discutida na quarta-feira numa reunião de emergência do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Contudo, não devemos esperar grandes avanços. Nas atuais condições, em que o trabalho do Conselho de Segurança está bloqueado pelos Estados Unidos, só podemos aguardar que Israel fique saciado de guerra.

Fonte: Voz da Rússia

6 Comentários

    • Tinham que fechar essa MERDA… só serve aos interesses dos internacionalistas… de volta a prancheta…

      • Concordo planamente amigo Olhos azuis, alias eu acho que um governo sério que venha a assumir o Brasil no futuro, deve tirar de vez esta pataquada de “candidatura em assunto de segurança da ONU” isto só esta nos expondo ao ridiculo, o futuro se da por relações bilaterais, ate esta baboseira de blocos esta fracassada, vide Merdasul, e União europeia.Devemos seguir os exemplos de chile, Coreia do Sul etc.

        E quando digo governo futuro a assumir o Brasil, não me refiro a esta oposição melancia que se apresenta hoje não, vou ter que tomar um Engov e votar neles, por acreditar somente na saudável alternância de poder, mas são quase tão ruins quanto a quadrilha que nos (des)governa hj, porem nenhum partido deve se perpetuar tanto tempo no poder, e isto que os mavs aqui não entendem, se um partido ficar tanto tempo no poder, começa a fica alucinado nele, e a propor tosquices como “Federalização de policias estaduais, comites soviets etc.

  1. por LUCENA
    .
    .
    Gaza: Conselho de Segurança da ONU foi impotente
    .
    .
    E continua sendo … quem mandou dá asas a cobra … rsrsr … agora esta matando 3X4 na Palestina… 😉

  2. O CS ñ foi impotente, é impotente, quem terá de resolver os problemas dos Palestinos serão os próprios, com o sangue deles e dos judeuss, seu algozes e invasores de suas terras…pode até demorar, + isso terá de acontecer e quem viver verá.Sds. 😉

  3. Eu já disse e repito, para o ocidente os palestinos são sub gente. Eles vão fazer um ato de contrição, outro de protocolar repudio, mas vão virar a cara para os sionistas fazerem o trabalho para todos, conforme plano do ocidente feito lá atrás no tempo quando entregou propriedade alheia para estrangeiros construírem seu país alienígena.

Comentários não permitidos.