FBI incentivou atos terroristas em operações infiltradas

O FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos americanos para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas, montadas depois dos atentados do 11 de setembro, segundo um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) divulgado nesta segunda-feira.

Em muitos dos 500 casos de terrorismo analisados por tribunais americanos desde 2001, “a promotoria americana e o FBI tiveram como objetivo muçulmanos americanos em operações clandestinas de contraterrorismo abusivas, baseadas na condições religiosa ou étnica”, denuncia o informe da HRW.

A conceituada organização estudou 27 casos, com a ajuda da Escola de Direito da Universidade da Columbia. Foram examinados os processos de investigação, acusação e as condições de prisão de dezenas de pessoas. Foram compilados 215 testemunhos, entre acusados, processados, advogados, juízes e promotores.

“Em alguns casos, o FBI pode ter criado terroristas a partir de pessoas que respeitavam a lei, ao sugerir a ideia de realizar ações terroristas ou ao encorajar o alvo a agir”, diz o texto, que considera que metade das condenações são resultado de operações infiltradas. Em 30% dessas situações, o agente infiltrado joga um papel ativo na tentativa de atentado.

“Muitas das pessoas nunca teriam cometido um crime, se as forças de ordem não as tivessem estimulado, impulsionado e até mesmo pago, para cometer atos terroristas”, explicou Andrea Prasow, uma das autoras do trabalho.

O relatório cita o caso de quatro indivíduos de Newburgh (Estado de Nova York) acusados de ter planejado atentados contra sinagogas e uma base militar americana. De acordo com o juiz do caso, o governo “proporcionou a ideia do crime, os meios e lhes abriu o caminho”, transformando em “terroristas” pessoas “de uma bufonaria digna de Shakespeare”.

Segundo a ONG, o FBI busca pessoas vulneráveis, com problemas mentais ou intelectuais.

Outro do caso apresentado é de Rezwan Ferdaus, de 27 anos, condenado a 17 anos de prisão por pretender atacar o Pentágono com pequenos drones carregados de explosivos. Um agente do FBI reconheceu que Fergus apresentava “claramente” problemas mentais, mas que isso não impediu o policial infiltrado de planejar o atentado.

AFP

Fonte: Terra

18 Comentários

  1. A HRW, pra variar, está uns dez anos atrasada.

    Até roliude já usou este assunto como tema de filmes e seriiados.

  2. Eu não me assusto, estamos falando da nação mais imunda que existe no globo, os EUA, e eles já deram provas palpáveis de que são capazes de tudo para se manterem no controle.

  3. Tchan, tchan, tchan, tchan.
    E aí isso joga luzes sobre as teorias conspiratórias (?) sobre o atentado às torres gêmeas.

    • Eu pergunto… o FBI não tem a mesma finalidade que a CIA… ela é o equivalente a nossa PF… porque então planejou e cometeu, em tese, essas conspirações, que na minha opinião são só teorias infantis ???… essa história é exatamente o que ela é: criada para se vender como pseudo verdade… há quem compre… então há comercio… 🙂

  4. por LUCENA
    .
    .
    A máscara caiu a tempo más,só os cegos e os americanófilos, que não vêem o mostro que é o tio Sam. 😉

  5. “De todas as doenças do espírito humano, a fúria de dominar é a mais terrível” – Voltaire
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • “Os EUA, deve estar bem ciente de que aqui na terra somos regidos pela lei da semeadura e colheita, ou seja, o que estão colhendo hoje foi o que semearam ontem, e o que estão semeando hoje, certamente colherão amanhã. O mundo precisa urgentemente de paz e jamais de guerras. Quem tem ouvidos que ouça” – Roberto Alcântara
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Resumiu. Quero ver quem foge desta lei invisível que atua mesmo quando ninguém sabe o que foi feito às escondidas.

      • os EUA não estão cientes de nada, ainda se acham a ultima “coca cola do deserto”
        O resto do mundo também não ajuda muito.

      • Que nada… só mais antiamericanismo para consumo interno… quem será que financia toda essa contrapropaganda ???… siga o rastro do dinheiro e teremos a resposta…

  6. mas isso já comentei aqui a séculos..rs…para entender o porque é só assistir ao documentário tiros em columbine…o intuito é gerar medo, pânico e paranoia no publico estadunidense…para conseguirem aval e apoio para seus interesses obscuros..

    • factoides…fabricados para alastrar e incutir medos e paranoias principalmente no publico/povo estadunidenses..através do medo eles conseguem conquistar as mentes e os corações do povo..e abrir caminho e por em execução suas maquinações e movimentações..

  7. Imagina, os yankes não fazem esse tipo de ação. Pelo menos foi isso que o gringo, ” inocente” , para mim doido, disse por aqui.

  8. esses caras que criam dificuldades para vender facilidade são uns vermes mesmo !!!

    novidade nenhuma de vir de um pais terrorista igual aos estados unidos

    os yankes que devem ter dado a ordem para a ucrania abater o avião do putim ,mas eles os nazistas de Kiev ficaram com medo e abateram o avião de passageiros

    isso é o que da pagar missão para mocorongo .

    mas se eu fosse um anglo sionista de carteirinha iria ficar bravo pois o governo americano não consegue mais esconder nem em sua própria casa imagina como é visto pela vizinhança

Comentários não permitidos.