Era de incertezas

129_204-vladimir-putin 1

Dorrit Harazim (*), O Globo, 20/07/2014

Desde os ataques terroristas que transfiguraram Nova York em 11 de Setembro de 2001, o mundo passou a viver aos solavancos, mas acabou por se adaptar à ausência de serenidade. Até a tarde da quinta-feira passada. A notícia da derrubada de um avião comercial com 298 pessoas a bordo, possível alvo equivocado de um míssil disparado de solo ucraniano, mudou tudo.

O choque anterior afetara sobretudo a psicologia da nação americana, alterando suas leis e as relações do governo com seus cidadãos. “Nos tornamos paranoicos”, resumiu o jornalista Andrew Leonard. A tragédia de agora com o avião da Malaysia Airlines que partira de Amsterdã rumo a Kuala Lumpur afeta o sistema nervoso global.

Entramos com tudo na era da incerteza do século 21. As recentes comemorações do centenário do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) já haviam refrescado nossa memória quanto às guinadas sem roteiro que marcam a História.

O novo ciclo de matança e desalento ocorrendo simultaneamente na Faixa de Gaza não ajuda a acalmar o planeta. Mas essa quarta guerra tragicamente rotineira que opõe as Forças Armadas de Israel à militância palestina do Hamas em Gaza tende a ser vista pelo resto do mundo como um brutal conflito regional, de consequências previsíveis: mais e mais mortes entre uma população civil já castigada. Até a noite de sexta feira estimava-se em 300 o número de vítimas civis da maciça investida israelense.

Na derrubada do voo MH 17, ao contrário, os desdobramentos geopolíticos não seguem qualquer narrativa previsível. Está tudo em aberto e em jogo — o futuro de Vladimir Putin e de sua Rússia imperial, a existência da Ucrânia como nação soberana, os contornos de uma emergente Neo-guerra Fria, os limites da aliança entre Estados Unidos e Europa.

A internacionalização da guerra interna da Ucrânia certamente não estava nos planos nem de Putin nem dos rebeldes separatistas que controlam a região fronteiriça à Rússia, onde caíram os destroços do avião. Mas ela se tornou inevitável pela tragédia no ar ter ocorrido no coração da Europa, poder ser considerada uma possível ameaça à segurança europeia e ter no rol das centenas de vítimas cidadãos de Holanda, Grã-Bretanha, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, além de malaios, indonésios e outras nacionalidades não confirmadas de imediato.

Houve grande cautela inicial dos líderes ocidentais em apontar Moscou como responsável direto ou indireto pelo suposto disparo de um míssil de fabricação russa em mãos dos rebeldes separatistas. São tantas as incertezas e versões conflitantes do episódio que, à exceção da Austrália e dos Estados Unidos, a maioria prefere obter provas contundentes antes de se comprometer. As interceptações de diálogos entre rebeldes e russos sobre o disparo de um míssil BUK, divulgadas pelo governo da Ucrânia, são altamente comprometedores — mas de autenticidade não garantida.

Até a noite de sexta-feira não se sabia sequer onde tinham ido parar a valiosa caixa-preta e o gravador de dados do voo MH 17, recuperados da cena do desastre. Segundo o governo de Kiev, ambos teriam sido recuperados pelos serviços de emergência ucranianos. De acordo com Aleksandr Borodai, o autoproclamado líder separatista que tem controle pleno da região, os artefatos estariam em mãos dos rebeldes.

Os 25 monitores enviados ao local da queda pela Organização de Segurança e Cooperação da Europa (OSCE) nada puderam fazer e pouco puderam ver durante os 75 minutos que permaneceram em Grabovo, vigiados pelos rebeldes armados. Com toque de recolher e uma guerra aberta em andamento na região, é difícil imaginar como e quando se dará a complexa, urgentíssima e monumental operação de resgate dos quase 300 corpos espalhados a céu aberto.

Decorridos 13 anos desde o ataque às Torres Gêmeas, viajantes do mundo inteiro já haviam se conformado em tirar os sapatos, serem apalpados, revistados e tratados como possíveis terroristas em aeroportos. Surge agora a possibilidade de o seu avião ser atingido por algum míssil terra-ar vindo ninguém sabe de onde nem por que, se de propósito ou por equívoco, como parece ter sido o caso do MH 17. Não por acaso, começam a circular notícias não confirmadas de que Israel já estaria equipando a frota de aviões da empresa estatal El Al com sistemas antimísseis.

Num cenário assim ainda teremos saudade dos anos 2012 e 2013, considerados os mais seguros da aviação comercial desde o final da Segunda Guerra. É em tempos de insegurança e paranoia que um episódio incompreensível como a derrubada do Boeing da Malaysia Airlines encontra terreno fértil para se transmutar em conflagração. Por ora, é Vladimir Putin quem tem em mãos a chave do apaziguamento. Só não se sabe se ele vai usá-la.

(*) Dorrit Harazim é jornalista

Foto: Vladimir Putin – Foto: Sergei Chirikov / AP

Fonte: O Globo, Opinião, Página 18, Domingo, 20/07/2014 

45 Comentários

  1. Eu nao tenho nenhuma duvida de que nao houve equivoco na derrubada desse aviao.O governo ucraniano obedecendo ordem do govetrno norte americano derrubou esse aviao. Muitos sites alternativos a midia do estabelecimento ianque, vem publicando notas ja algumas semans, que um evento bandeira falsa esta para ocorrer. Sites como o X22 Report e o Zero Hedge, vem apregoando a eminencia de uma operacao bandeira falsa desde o comeco de junho. E parte da provocacao a Russia por parte dos Estados Unidos. Este estao fazendo tudo para Putin invadir Ucrania, mas este tem evitado a armadilha. Os EUA estao prester a perder a OTAN, com adesao da Alemanha e Franca ao BRICS, e por isto esta fazendo tudo que for possivel para provocar Russia, que se invadir Ucrania, pode criar condicoes para o retorno da Guerra Fria.e assim prolongar mais uns anos o papel do dolar como moeda reserva internacional.

    • por LUCENA
      .
      .
      A forma como Kiev e Washington divulgaram na imprensa sem escrúpulo algum e pelo passado que condena os EUA, não duvido em nada que ai tem o dedo imundo do tio Sam.
      .
      É muito estranho que EUA tenta criar uma cortina de fumaça ou engano na opinião pública e que até imprensa européia estejam mais cautelosas com os argumentos sem provas e sem consistência nos argumentos de Washington.
      .
      Como dizia o dramaturgo inglês William Shakespeare; há algo podre em Washington.
      .
      Até o momento, além de mortes de inocentes;há muitas mentiras e pouca informação sobre os mandantes,agentes e os facilitadores do atentado.

    • Rapaz, com esse negócio de liberação da maconha no Uruguai vocês estão perdendo a linha… Larga esse bagulho que tá estragado!

    • VAMOS VIAJAR NA MAIONESE !!!… partamos do pressupostos que tenha sido os ucranianos, com a ajuda dos americanos, os responsáveis pela queda do 777… PERGUNTO: como ficaria a moral dos americanos perante a guerra contra o terrorismo internacional, se, e somente se, fossem os responsáveis por esse ato de terrorismo ???… CLARO que os americanos não são tolos de se meterem nesse tipo de cagada contra si mesmos… são experts no tabuleiro global de geopolítica e não fariam uma caca dessas… os russos é que costumam dar essas mancadas, pois são desastrados como um elefante numa loja de cristais… mas vai explicar isso para um esquerdóide… é muito para a cuca deles… eles não aceitarão a verdade: que os russos enfiaram os pés pelas mãos ao fornecerem equipamento sofisticados a um bando de delinquentes despreparados, os separatistas ucranianos… SIMPLES ASSIM…

    • RSRSRSRSSR… EXATAMENTE… mas vindo dos esquerdopatas de sempre, não é de se espantar…

      • O pote de ouro de Aécio Neves

        Agora que se começa a destrinchar o way of life de Aécio Neves, convém relembrar notinhas que surgiram após o incidente policial no Rio. Lembra? Apanhado numa blitz, a bordo de um de seus inúmeros carrões, Aécio estava com a carteira vencida e recusou-se a soprar o bafômetro.

        As tais notinhas eram sobre uma frota de carros de luxo ligada a uma emissora, com o sugestivo nome de Rádio Arco-Íris, e um jato em nome de parentes que ele usa para circular mundo afora. Um jatinho significa que por trás deve haver uma fortuna umas 20 vezes maior: o hangar, a tripulação, a manutenção, o combustível.

        Só se ele tiver acesso ao pote de ouro que, dizem, existe no fim do arco-íris. A mídia, ao tomar conhecimento dessa vida que lembra a dos antigos playboys internacionais, Rubirosa, Jorge Guinle, Baby Pignatary, fez de conta que não era com ela.

        http://esquerdopata.blogspot.com.br/2014/07/o-pote-de-ouro-de-aecio-neves.html

      • Nascimento, o Aécio saiu do governo de Minas com 87% de aprovação, e não deixou ninguém milionário, um certo cidadão de 4 dedos, deixou o filhinho na condição de mega empresário, já pensou se o cara tivesse 5 dedos?…

      • Ainda não mexeram pra valer no vespeiro que é a PETROBRÁS… depois teremos o LAVA-JATO da refinaria ABREU e LIMA, sem falar, é claro, na TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, que custou o dobro do previsto e somente na parte que foi feito pelo valoroso EB é que se gastou menos que o previsto… e por ai vai a LADROAGEM e os DESVIOS DE VERBAS DO DESGOVERNO DO pt… mas nada disso é ouvido pelos esquerdopatas lambe sacos dos PETRALHAS…

  2. “Houve grande cautela inicial dos líderes ocidentais em apontar Moscou como responsável direto ou indireto pelo suposto disparo de um míssil de fabricação russa em mãos dos rebeldes separatistas.”

    Mentira!
    Cautela? Menos de uma hora depois do acidente já estavam sugerindo que havia sido um míssil, e poucas horas depois a “sugestão” de o acidente que seria responsabilidade da Rússia já estava saindo da boca do Obama. Cautela… sei.

    Outra bobagem é dizer que o mundo estava “acostumado” com as revistas em aeroportos. Há várias instituições e indivíduos que ainda lutam contra essa medida burra antiterrorista.

    Outra bobagem é afirmar que os rebeldes estão atrapalhando o acesso ao local do acidente. Pura mentira pois até a CNN já fez reportagens lá. Quem esta de fato agindo para melar todo o processo é o governo de Kiev que não quer criar uma zona sem conflito em torno do local do acidente, como sugeriram os rebeldes. Parece que continuar a guerra é a ordem do dia desse povo. Os rebeldes e forças locais dos serviços de emergência haviam tirado cerca de 190 corpos e armazenado em containers refrigerados instalados PELOS REBELDES próximo a área da queda, coisa confirmada pelos observadores da OSCE e por agências de notícias ocidentais inclusive.

    Agora, pro songo-mongo que escreveu o artigo, a queda do avião está afetando o inconsciente coletivo, criando nova paranoia social, transformando-nos novamente em seres assustados frente a barbárie dos vermelhos em substituição dos islâmicos.

    É muito cinismo.

    E esse negócio de tirar sapato só funciona com gente do calibre do Celso Lafer.

    É incrível como os movimentos de falsa bandeira estão ativos nesse evento. O desespero em tentar satanizar qualquer um que se veja desobrigado de seguir os velhos senhores da ordem mundial mostra o quão fraca são suas posições.

    Ninguém está falando porque um avião de carreira foi autorizado (ou desviado a) voar no meio de uma zona de conflito. Ninguém está perguntando as autoridades ucranianas como isso aconteceu. Só isso deixa bem claro quais as intenções por trás de todo esse movimento de acusação sem que não se tenha feito nem uma investigação formal: pau na Rússia; e se não der certo, pau no BRICS; e se não der certo pau na China. É assim que vai ser daqui para frente.

    • Eles não querem esse tipo de questionamento, e quem questionar corre o risco de se tornar inimigo do sistema deles.

  3. É o que dá ficar publicando artigo de “O Globo”…
    Os comentaristas entram e batem no post.

    Depois vão buscar informações alternativas visitando lugares como o Redecastorphoto.

    😉

    • Vc não tem vergonha de postar essa porcaria como “fonte alternativa” de informações ???… só se for fonte de vírus e mentiras… 🙂

      • Mentiras e calúnias ficam por conta da imprensa-empresa brasileira. Exemplos são muitos, como a indenização recentemente paga à família Gushiken.

        Da imprensa-empresa anglo saxã, basta dizer que Rupert Murdoch, foi proibido pela justiça britânica de botar os pés dentro dos seus próprios diários, processado que foi por manipular fatos…

        A mentira, portanto, não mora no Redecastorphoto.
        😉

      • Ela, a mentira, é a redecastorphotoshop… só serve para consumo dos vermelhinhos sanguessugas… pasquimzinho de 5a… parece até editada pelo Dandolo… 🙂

  4. Um certo jornalista iankss acusou o tio sam e sua gangue de serem os instigadores da atual crise na Ucrânia. e mostrou através de suas fontes, q os mesmos financiaram os elementos do atual governos e q causaram a queda do seu antecessor..Jornalista considerado sério.Então, em quem acreditar?! Nos Russos,nos Chineses !?!?! Sds. 😉

  5. Seguro de que foi um MÍSSIL RUSSO que derrubou o 777 (http://www.planobrazil.com/como-funciona-o-missil-sam-que-derrubou-um-aviao-na-ucrania-infografico/), que mais podemos dizer, senão: BURRICE dos russos e INCOMPETÊNCIA dos rebeldes ucranianos… afora essas óbvias constatações, ficam as tentativas falidas dos russófilos inconformados e dos esquerdopatas esquizofrênicos esquisitos de desviar os olhares do mundo para a mãe Rússia deles e suas trapalhadas, já previsíveis… 🙂

  6. Como Eles tinham tanta sertesa que fora os rebeldes?
    Estranho não, que neste vôo estáva mais de 100 especialista em Aíds?
    Especialistas falam que a cura da Aida estava na quele avião da Malásia!!!
    Ataque de falça Bandeira.

    • CERTEZA, mas CERTEZA mesmo, eles não tinham… é que a notícia deve ter sido muito FALSA… rsrsrsrssrs… vai um corretor ortográfico ai ???… 🙂

      • eu concordo com o clovis pessoa ,
        ou os estados unidos tentaram derrubar o avião do líder russo

        ou os americanos derrubaram o avião pois assim atrapalha n pesquisas sobre a aids pois essa é usada para controle populacional
        especialmente na africa

      • Blue Eyes, será que o Cloves vai entender sobre o corretor
        ortográfico? Me parece que ele e o pé de cão são colegas da mesma classe. Bom, pensando bem estava chegando uma cura maravilhosa pros dois, que dó…

      • rsrsrsrsssrs… só mentes preparadas captam essas “entrelinhas”, meu caro… parabéns… 🙂

  7. Um cidadão da UE diz q tem gravações e fala da comunicação por rádio de pilotos de caças da Ucrânia antes de abater o mesmo, ou queda do mesmo por atake vindo da terra…Será q foi mesmo os Russos via Rebeldes?!?! se verdadeiro esse fato exposto, teve um objetivo > por trás desse atake.. Vamos pensar e tirar conclusões p q n aproxime da realidade por trás do fato..Sds. ;-(

  8. Esse caso parece mais com aqueles advogados defendendo o indefensável. Já viu os advogados do Maluf falando? Ou os do beira-mar?
    Nesse caso, vão encontrar a nota fiscal de quem comprou o míssil, a fatura do mesmo parcelada em 12 vezes no cartão, a impressão digital de quem disparou, no gatilho, um filme feito com o smart-phone mostrando o momento do disparo e a celebração ao ver a explosão. E independentemente de quem foi o autor, ele sempre dirá que as provas foram forjadas, que é tudo armação, montagem, propaganda. E daqui a 30 anos, já no inferno, vai continuar jurando de pé junto para o capeta que não foi ele quem atirou, mas aí não vai adiantar tentar enganar 🙂

    • Nessa ora é difícil acreditar em alguém.
      Mas antes, vou comentar mais uma da nossa mídia “especializada”. Su-25 com mísseis “terra-ar”, show!
      Analisando as informações eu gostaria de conferir alguns pontos dessa matéria do G1 que você postou.
      A Ucrânia possui caças mais capazes para esse serviço, eles provavelmente utilizariam um Su-27 e não um Frogfoot. E aqui vão alguns motivos. A velocidade máxima do Frogfoot é muito próxima da de um 777 o que tornaria quase impossível uma interceptação.
      A altitude máxima de voo do Su-25 é de pouco mais de 7000 metros (se minhas revistas não mentem), muito inferior ao do 777 que no caso voava a 10.000 metros, mas que pode passar de 13.000 metros. O Radar do Su-25 é inofensivo na função de interceptação, ele teria que ser vetorado por controle de solo, o que deixaria rastro nesse ambiente repleto de “observadores” indesejados.
      Essa combinação radar-velocidade-altitude, a meu ver, descaracteriza a matéria.

    • Por outro lado, para nossa mídia especializada, Su-25, Su-27, Emb-110 Bandeirante e F-15 é tudo a mesma coisa.

      • A materia não tem muito foco no SU-25, oque me chama a atenção e o desvio que a torre de controle mandou o Boeing fazer para passar encima da área dos buk’s aconpanhado de um su-25 pareceria na nadar dos rebeldes, se é que foi eles a quem abateram o avião como um cargueiro escoltado ou algo do tipo, nesse caso há a possibilidade de Kiev ter induzido o avião ao abate o levando para cima das baterias rebeldes ou náo mas que estavam lá e abateram o avião, então pode ter avido a atenção indução de kiev ao erro rebelde ou até mesmo uma montagem incriminar os rebeldes…

      • Realmente há um certo Q de razão em seus argumentos, não havia prestado atenção nesse angulo, e o abate de um cargueiro uma semana antes da mais base a esse tese, ou seja, se isso for verdade, tanto Ucrania quanto os Pro Russia seriam culpados. Sds

      • Tem razão, eu havia me esquecido dos controladores. Mas é estranho que após dias sendo acusados só agora eles revelem isto. É como eu disse em outro comentário. O culpado, seja quem for, vai morrer negando.

  9. Pessoal,

    Não creio que se possa tomar o caso do 777 como proposital… Absolutamente ninguém ganha com isso…

    Assumindo que o sistema era um Buk…

    Somente russos, ucranianos e rebeldes possuem tal equipamento. Uma ação dessa por parte ucraniana, poderia levar a uma intervenção russa em ultima instância, independente do que se planeja. E se fossem os russos ou rebeldes, seria um desastre de relações publicas… É improvável que o disparo tenha sido feito por ucranianos, haja visto o local da queda ( dentro de território de atuação rebelde ) e o próprio alcance do sistema, que teoricamente inviabiliza um disparo feito de território controlado por Kiev. Por tanto, as possibilidades maiores recaem sobre os rebeldes. E se foram mesmo eles, então não teriam absolutamente nada a ganhar com essa situação.

    Existe uma infinidade de fatores que podem ter contribuído para a queda da aeronave. Evidente que existem os mecanismos de segurança e que países civilizados adotam regras para engajamentos. Contudo, nem sempre é possível ter o controle de uma situação.

    Deve se entender sob que condições ele estava operando.

    – Havia integração com uma rede de radares de vigilância? Se sim, então havia uma maior consciência situacional, o que poderia ter evitado o ocorrido. Se não, então pode se pensar que a unidade de tiro estava por conta própria, utilizando seu radar diretor de tiro para vigilância ( algo muito limitado e que pode ter contribuído para uma tomada de decisão apressada ).

    – Havia um IFF operacional? Se sim, então seria possível uma identificação do alvo. Se não, então havia apenas um plot na tela do operador ( e dessa forma, não havia certeza quanto a identidade da aeronave ).

    – Os operadores eram experientes? Se fossem, poderiam ter avaliado mais friamente a situação e tomado uma decisão diferente. Caso contrário, com as emoções a flor da pele, podem ter sido pressionados por essas emoções a tomar a decisão de lançar.

    Haviam mais aeronaves da área? Se haviam, então é um fator enorme para confusão ( ainda mais se não se tem uma identificação por IFF ).

    Enfim, são todos dados que podem trazer os fatos a tona.

    • Ai, sim… raciocínio lógico e equilibrado… GRANDE RR… não esperem esse comportamento de esquerdopatas…

Comentários não permitidos.