Vídeo: Crescem suspeitas de que avião foi derrubado na Ucrânia

Boeing que caiu no leste do país pode ter sido atingido por míssil, apontam os EUA. Informações de Kiev indicam que separatistas pró-Rússia confundiram avião com alvo militar.

Aumentam as suspeitas de que o Boeing 777 da Malaysian Airlines que caiu no leste da Ucrânia nesta quinta-feira (17/07) tenha sido derrubado por um míssil. Entretanto, ainda permanece o mistério sobre o autor do disparo. Informações do governo ucraniano indicam que os separatistas pró-Rússia confundiram o avião, com 298 passageiros a bordo, com uma aeronave militar ucraniana. Ao mesmo tempo, um funcionário do governo dos EUA disse que Washington acredita que o avião foi derrubado por um míssil.

O voo MH17, que havia decolado em Amsterdã, encontrava´se a cerca de dez quilômetros de altura, sobrevoando a região de Donetsk, quando desapareceu dos radares. Apenas 17 minutos depois, Igor Strelkov, o ministro da Defesa da República de Donetsk, proclamada pelos separatistas, escreveu na plataforma russa na internet VKontakte: “Acabamos de abater um AN-26”. Ele se referia a uma aeronave militar de transporte de produção soviética, que também está a serviço da Força Aérea da Ucrânia.

Junto à postagem na rede social, havia um vídeo cujas imagens se assemelham bastante a fotos do local da queda do avião malaio. Além disso, Strelkov escreveu que a aeronave derrubada pelos rebeldes teria caído perto da mina de Petropavlovskaya − não muito longe do local da queda do MH17.

Indícios de envolvimento rebelde

A postagem de Strelkov no site VKontakte foi apagada pouco tempo depois. O Exército ucraniano, entretanto, já havia salvado o comentário e encaminhado o texto à imprensa, com tradução em inglês. Além disso, o serviço secreto ucraniano SBU divulgou conversas telefônicas entre dois líderes rebeldes que haviam sido grampeados. Nas gravações, eles afirmam ter derrubado um avião de passageiros.

Especialistas de inteligência dos EUA acreditam “fortemente” que a aeronave foi atingida por um míssil terra-ar. Ao mesmo tempo, Washington vê a Rússia como uma das responsáveis pela tragédia. “O incidente ocorreu no contexto de uma crise na Ucrânia, que é alimentada pelo apoio russo aos separatistas, com armas, equipamentos e treinamento”, declarou a Casa Branca.

A princípio, os separatistas negam que tenham equipamento capaz de abater uma aeronave a dez quilômetros de altura. Mas algumas horas antes do acidente, ainda era possível ver na conta de Twitter da autoproclamada República de Donetsk que os rebeldes haviam roubado do Exército ucraniano mísseis terra-ar do tipo Buk. Este comentário também foi apagado posteriormente.

O Exército ucraniano havia confirmado bem antes do acidente com o Boeing 777 que os separatistas possuíam mísseis do tipo Buk, que, segundo seu fabricante, podem alcançar alvos a até 25 quilômetros de altura.

Segundo a mídia local, as autoridades de Kiev afirmaram nesta sexta-feira que os mísseis desse tipo que os separatistas tomaram do Exército da Ucrânia em junho não estavam aptos a ser usados. Para o governo ucraniano, um sistema Buk, com mísseis e pessoal capaz de operá-lo, teria sido trazido da Rússia.

Destroços espalharam-se ao longo de uma área de 15 quilômetros, difulcultando o trabalho das equipes de resgate.

Condições de resgate difíceis

As condições para as forças de resgate são extremamente difíceis. Um funcionário das equipes de resgate, disse, que os destroços se espalharam ao longo uma área de 15 quilômetros. Mais de 180 corpos já foram encontrados.

Os rebeldes pró-Rússia asseguraram o acesso à área a investigadores, tanto peritos nacionais como internacionais, afirmou nesta sexta-feira a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A OSCE convocou uma reunião de emergência para esta sexta-feira em Viena. O Conselho de Segurança da ONU também deve tratar da tragédia em uma sessão especial.

De acordo com a companhia aérea Malaysian Airlines, entre as 298 pessoas a bordo do voo MH17 estavam 154 holandeses, 43 malaios e 27 australianos. O Ministério do Exterior da Alemanha confirmou que quatro alemães estavam entre as vítimas.

De acordo com a companhia aérea Malaysian Airlines, entre as 298 pessoas a bordo do voo MH17 estavam 154 holandeses, 43 malaios e 27 australianos. O Ministério do Exterior da Alemanha confirmou que quatro alemães estavam entre as vítimas. Um terço das vítimas eram pesquisadores e ativistas que se dirigiam a uma conferência internacional sobre aids, na Austrália, segundo o jornalSydney Morning Herald.

Líderes pedem investigação independente

O primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, exigiu que os responsáveis sejam levados ao Tribunal Penal Internacional, em Haia. “Esta terrível tragédia mudou nossas vidas, os russos foram longe demais”, acusou Yatsenyuk, de acordo com a agência de notícias Interfax-Ucrânia.

Do outro lado, o presidente russo, Vladimir Putin, atribuiu a responsabilidade à Ucrânia e pediu uma “investigação abrangente e objetiva”. O Kremlin afirmou em comunicado que a tragédia expõe “a necessidade urgente de superar de forma pacífica” a crise da Ucrânia.

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, disse que as circunstâncias do acidente devem ser apuradas “o mais rápido possível” por uma investigação independente. “Para isso, é necessário um cessar-fogo”, frisou. Ela também afirmou que há “uma grande quantia de evidências” que corroboram a hipótese de uma derrubada do avião por míssil.

O presidente dos EUA, Barack Obama, comunicou seu pesar ao primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, pela “morte trágica” dos passageiros holandeses. A Casa Branca declarou que os EUA estão preparados para apoiar uma investigação “imediata, completa, credenciada e independente”.

Também a presidente brasileira, Dilma Rousseff, manifestou-se sobre o desastre nesta quinta-feira, dizendo que o governo brasileiro não se posicionará sobre a queda do voo MH17 até que haja informações mais claras sobre o incidente. Após a reunião da Cúpula China-Brasil e líderes da América Latina e do Caribe, Dilma disse que é preciso ser prudente.

“Tem um segmento da imprensa dizendo que o avião que foi derrubado estava na rota da volta do presidente Putin, que coincidia o horário e o percurso. Eu acho que é importante ter claro que não é um míssil de fácil manejo. Então, nós temos que olhar de fato o que realmente aconteceu. O governo brasileiro não se posicionará quanto a isso até que fique mais claro, por uma questão não só de seriedade, como também de prudência”, disse a presidente.

Em resposta ao desastre, o espaço aéreo foi interditado para aviões comerciais no leste da Ucrânia. Até a noite de quinta-feira, a Lufthansa, entre outras, ainda voava sobre a área. Outras companhias aéreas haviam mudado suas rotas há meses, como as coreanas Korean Air e Asiana e a australiana Qantas, que alteraram seus voos logo depois da anexação da Crimeia pela Rússia, em março.

MD/afp/dpa/abr

Comentário: Konner

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1r9vcKU” standard=”http://www.youtube.com/v/JhUkqs9CQ0w?fs=1″ vars=”ytid=JhUkqs9CQ0w&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5874″ /]

Segundo outras mídias, a área onde o avião caiu tem visto ataques de foguetes e mísseis frequentes nos últimos dias, como parte do conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia. Comenta-se que oficiais militares ucranianos disseram que um ‘avião de transporte militar’ havia sido abatido enquanto voava sobre a área no início desta semana.  

Plano de Voo do Malaysia Airlines MH17, que supostamente caiu na fronteira da Ucrânia e da Rússia (NBC News)

Fonte: DW.DE

32 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    ( … )“O incidente ocorreu no contexto de uma crise na Ucrânia, que é alimentada pelo apoio russo aos separatistas, com armas, equipamentos e treinamento”, declarou a Casa Branca. ( … )
    .
    .
    Agora é provar que os russos tem a mesma cretinice daqueles que também apoiam os terrorista de mercenário que deram a estes, a bomba de gás( Cloro ) que mataram muitos inocentes( crianças ) na Síria.
    .
    Devem ser punidos, como deveria sê punidos os participantes que assassinaram vidas no Oriente Médio e que aliás continuam.
    .
    E quem paga o pato, é a população civil; ” Os ricos fazem as guerras e os pobres morrem nelas”( Jean-Paul Sartre ).
    .
    .
    Assassinos !!!

    • por LUCENA
      .
      .
      Os EUA insinuam que os russos tenham treinados os separatistas para operara o Buk ucraniano;
      .
      Devemos lembrara que bem antes, a Ucrânia e a Russia eram que nem unha e carne, e que nessa guerra civil que se instalou( implantada ) na Ucrânia, muitos separatistas( insurgentes ) já faziam parte das forças armadas ucranianas; uma vez que o míssil estava nas mãos das forças armadas ucranianas e provavelmente,roubada pelos insurgentes pró-russo.
      .
      Isso me lembra muito na época da invasão soviética no Afeganistão,quando os EUA deram e treinaram a resistência afegã a operar o FIM-92 Stinger ,pelos mujahidins e que mais tarde,tal grupo se tornará na Al-Quaeda de hoje.

    • por LUCENA
      .
      .
      Rússia teria advertido EUA minutos antes de queda de avião malaio
      .
      De acordo com este relatório, Putin estava em vôo durante a sua chamada para Obama retornando a Moscou a bordo de seu avião presidencial do Brasil. quando ele foi informado de que havia uma série de “anomalias de radar críticos” que ocorrem ao longo das Zonas EUROCONTROL na Europa Central . .

      .
      (*) fonte:noticia-final.blogspot.com.br
      .
      .
      ( … ) EUROCONTROL, que se gaba de que ele tem uma ” abordagem única para a coordenação da aviação civil-militar na Europa “, este relatório diz, é o único responsável por determinar rotas de voo de aeronaves civis sobre o espaço aéreo europeu e tinha anteriormente, junto com as forças da OTAN, acusados ​​pelas autoridades eslovacas de ser uma parte das enormes apagões de radar que ocorrem sobre a Europa Central entre 5-10 de junho em aviões causando a desaparecer a partir de telas de seus controladores de tráfego aéreo. ( … )
      .
      .
      ( … ) Mesmo que a empresa de Serviços de Tráfego Aéreo do Estado eslovaco , disse que o desaparecimento destes aviões de telas de radar foi conectado a um exercício militar, cujo objetivo era “a interrupção de freqüências de radiocomunicação”, este relatório continua, OTAN negou estar envolvida afirmando que seus avioes de vigilância AWACS que estavam voando em missões regulares a Europa para monitorar as atividades russas perto de Ucrânia e não tem uma capacidade de bloqueio de radar.( … )
      .
      .
      *****************************
      .
      .
      A mentira tem pernas curtas más cedo ou mais tarde a verdade prevalecerá !!! … os assassinos será reconhecidos .
      .
      Aos poucos, será desvendado essa farsa assassina !!!

  2. Comentários meus sobre este episódio, feitos ontem a noite no DAN:

    “17/07/2014 23:39 by RobertoCR

    Sugerindo hipóteses já que esta todo mundo fazendo isto mesmo sem saber de nada.

    Pela altitude do voo estão descartados todos os MANPAND usados na região.

    O BUK está aparecendo como principal suspeito porque, pelo que li nas últimas horas, é o único sistema que estaria disponível para a ação na região tanto do lado russo quanto do ucraniano (a CNN está elevando as capacidades do BUK as alturas; seria cômico se não fosse trágico) e com possibilidade de realizar o serviço.

    Pelas características do foguete 9M317, com cabeça de guerra de uns 70 kilos, na minha visão de leigo a detonação faria boa parte do 777 esfarelar ou, no mínimo, cortaria o avião em duas ou mais partes dependendo da área de impacto.

    Alguns relatos não confirmados indicam que existem destroços ao longo de uma área de 15km ao redor da área de impacto.

    Alguns vídeos no Wikileaks mostram a área de impacto bastante grande, com motores e trem de pouso (se alguém se interessar em vê-los alerto que aparecem corpos mutilados também – wikileaks.com), indicando que todo, ou a maior parte do avião, caiu em um mesmo local.

    Há vídeos que mostram o momento do impacto do avião contra o solo. Em nenhum dos vídeos que vi mostra o avião deixando qualquer rastro de fumaça, criado em consequência de uma explosão, antes do impacto.

    A relatos de testemunhas que ouviram dois estrondos e depois viram o avião caindo. Não falam em rastro de fumaça.

    NÃO APARECEU ATÉ O MOMENTO NENHUM RELATO, SEJA DOS REBELDES, DE CIVIS, DO EXÉRCITO UCRANIANO, OU DE QUALQUER UM QUE ESTIVESSE NA ÁREA, DE TER VISTO NO CÉU (QUE NÃO ESTAVA NUBLADO) QUALQUER RASTRO DE FUMAÇA QUE INDICARIA A TRAJETÓRIA DO MÍSSIL.

    A base que dá sustentação a hipótese de míssil é a gravação de uma alegada (até o momento) conversa radiofônica entre rebeldes interceptada pelas autoridades ucranianas (o que é de se espantar dado que os rebeldes mostram ter mais desenvoltura e domínio no campo de batalha do que o exército ucraniano), e o serviço de inteligência dos EUA afirmando que detectou o lançamento de um míssil na área (esta declaração apareceu logo depois da acusação de Poroshenko contra os rebeldes).

    Esta semana estão ocorrendo as mais intensas operações aéreas por parte da força aérea ucraniana na região desde de que iniciaram os conflitos armados.

    Alguns meios de comunicação estão descartando desde já a hipótese de terrorismo pelo fato do avião ter saído da Holanda.

    Aparentemente os rebeldes já estão de posse das caixas pretas e, segundo a RT, enviarão este equipamento para a Rússia.

    Conclusões minhas:
    a) até que apareça algum pedaço do artefato que atingiu o 777, não creio que um míssil do sistema BUK tenha causado esta tragédia;
    b) até o momento, o máximo que me permito especular é:
    hipótese 1 – atentado a bomba plantada dentro do avião;
    hipótese 2 – o 777 foi interceptado pela força aérea ucraniana e foi abatido por engano.

    Obviamente que estas hipóteses podem estar completamente erradas.

    Alguém me ajuda aí? 🙂 ”

    “18/07/2014 0:10 by RobertoCR

    Uma coisa que esqueci:
    No momento do impacto o avião explode e cria uma imensa bola de fogo, o que indica a existência de muito combustível em seus reservatórios, o que para mim não condiz com a tese de um avião de carreira atingido por um míssil como o 9M317.”

  3. it’s all clear, and goes hysterical accusations rebels and Russian

    and now look at the real thing

    1) plane was flying at 10 thousand meters – the rebels were (confirmed) in the presence of complexes of MANPADS and one with the ability Strela10m 3.5T meters

    2) talk about the system BUKM1-only he could get the plane at this height

    a) No picture, the presence of this complex with the rebels, no

    b) there is a tightening of the availability of photos and videos in the area of ​​systems Buk M1 in Ukraine (although now they say that such sistemmy there was not), that’s a lie photos and videos 0-53

    https://www.facebook.com/home.php#!/photo.php?fbid=740180809361548&set=p.740180809361548&type=1&theater

    c) and to whom it was profitable? hmm

    -Rebels? Why? 3 days ago Ukrainian army collapsed under Lugansk and 5000 were surrounded and povtantsy vzyalir initiative

    -Only to Ukraine? Army surrounded, no money? But this downed aircraft immediately give poor support Ukraine and show that the rebels are terrorists

    Interesting Facts:

    20 minutes before the tragedy of Ukrainian officials say the rebels have BUKM1-no photo

    20 minutes later comes the information about the downed plane! coincidence?-hmm

    In 2001, the Ukrainians have already knocked passenger plane TU-154 over the Black Sea and lied to 2 years, and then admitted that it’s their missile hit the plane, taking on the light over a hundred citizens of Israel

    before that Ukrainians are preparing the ground and say that theirs AN-26 was shot down at 6200, but it is a lie

    AN-26 was shot down during a parachute relief goods besieged troops – and highly doubtful that he dumped loads with 6200 m
    Actually, the Ukrainian side has repeatedly cheats with the statements on the heights of downed aircraft – remember the “Slavic” An-30B, about which Ukrainian officialdom also spoke about the height of 4500 m, although the video was clearly not the case, and on radio interception talks crew they were all visual reconnaissance of ground targets – that is, well, if there was 1500-2000 m

    Draw your own conclusions, certainly easier TOTAL accused Moscow-PUTIN AND REBEL!
    ______________________________

    está tudo claro, e vai acusações histéricas rebeldes e russo

    e agora olhe para a coisa real

    1) avião estava voando a 10 mil metros – os rebeldes foram (confirmado), na presença de complexos de MANPADS e um com os medidores 3.5T capacidade Strela10m

    2) falar sobre o sistema BUKM1 somente ele poderia pegar o avião nesta altura

    a) Sem imagem, a presença desse complexo com os rebeldes, não

    b) há um aperto na disponibilidade de fotos e vídeos na área de sistemas de Buk M1 na Ucrânia (embora agora eles dizem que tal sistemmy não houve), essa é uma fotos e vídeos 0-53 mentira

    https://www.facebook.com/home.php#!/photo.php?fbid=740180809361548&set=p.740180809361548&type=1&theater

    http://www.youtube.com/watch?v=U2eGNPJlkMo

    c) e para quem era rentável? hmm

    -Rebeldes? Por que? 3 dias atrás exército ucraniano entrou em colapso sob Lugansk e 5000 foram cercados e iniciativa povtantsy vzyalir

    Somente para a Ucrânia? Exército cercado, sem dinheiro? Mas isso aeronaves abatidas imediatamente dar apoio pobres Ucrânia e mostrar que os rebeldes são terroristas

    Fatos interessantes:

    20 minutos antes da tragédia de funcionários ucranianos dizem que os rebeldes têm BUKM1-sem foto

    20 minutos mais tarde, vem a informação sobre o avião abatido! Coincidência?-Hmm

    Em 2001, os ucranianos já derrubou avião de passageiros Tu-154 sobre o Mar Negro e mentiu a 2 anos, e, em seguida, admitiu que é seu míssil atingiu o avião, tendo a luz mais de uma centena de cidadãos de Israel

    antes que os ucranianos estão a preparar o terreno e dizer que a deles AN-26 foi abatido em 6200, mas é uma mentira

    AN-26 foi abatido durante uma mercadoria de socorro de pára-quedas tropas sitiadas – e altamente duvidoso que ele terminou com cargas com 6200 m
    Na verdade, o lado ucraniano engana repetidamente com as declarações sobre as alturas das aeronaves abatidas – lembre-se o “eslavo” An-30B, sobre o qual o funcionalismo ucraniano também falou sobre a altura de 4500 m, embora o vídeo não foi claramente o caso, e em conversas de interceptação de rádio da tripulação estavam todos reconhecimento visual de alvos terrestres – ou seja, bem, se houvesse 1500-2000 m

    Tire suas próprias conclusões, certamente mais fácil TOTAL acusou Moscou-Putin e REBELDE!

    • por LUCENA
      .
      .
      Assim como foi com aquela mentira que os EUA/Inglaterra usaram para atacar o Iraque e que mais tarde foi confirmado que era uma grande mentira; as afirmativas do governo americano, caem no descrédito mundial e hoje, eles estão colhendo aquilo que plantaram; más só o futuro dirá quem foram os verdadeiros assassinos !!! .

    • senhor Rustam….não se tem o que justificar…conseguiram um erro grave dos rebeldes pró Rússia…não foi a toa que permitiram voos comerciais de aviões de passageiros civis sobre um pais em guerra/conflito ..conseguiram o que queriam ..

    • os verdadeiros culpados e criminosos disso tudo foram os que “permitiram” propositalmente e maquiavelicamente que aviões comerciais de passageiros civis sobrevoassem um lugar em guerra/conflito armado..

  4. Bezler: Nós acabamos de derrubar um avião.
    Geranin: Os pilotos, onde estão os pilotos?
    Bezler: Ele caiu perto de Yenakievo. Eles estão indo procurar e fotografar o avião. Tem muita fumaça
    Geranin: Há quantos minutos foi isso?
    Bezler: Meia hora atrás.
    Num segundo telefonema, milicianos dizem que rebeldes cossacos da vila de Chernukino derrubaram o avião. Um é identificado como Grego e o outro como Major:
    Grego: Oi major
    Major: O pessoal de Chernukino derrubou o avião.
    Grego: Quem?
    Major: Sabe, o pessoal do checkpoint de Chernukino, os cossacos com base lá?
    Grego: Sim.
    Major: O avião se desmanchou no ar, na área da mina de Petropavlovskaya. Achamos os primeiros 200 (código para mortos).
    Grego: Tinha 200?
    Major: Sim, civis.
    Grego: O que você tem aí?
    Major: Em resumo, um avião civil.
    Grego: Entendi, tinha muita gente?
    Major: Meu deus… os destroços estão espalhados.
    Grego: Que tipo de avião é?
    Major: Não sei, não há muitos destroços no local. Encontrei apenas os primeiros corpos. Há restos de corpos e cadeiras.
    Grego: Entendi… Algum tipo de armas?
    Major: Nada, apenas material civil, toalhas, remédios, papel higiênico.
    Grego: Documentos?
    Major: sim, de um estudante indonésio…de uma universidade em Thompson.
    No terceiro telefonema, os rebeldes começam a conversar sobre o erro ao derrubar o avião:
    Militante: A respeito do avião que caiu perto de Gabrovo, é um avião civil. Há muitos corpos de mulheres e crianças. Os cossacos estão lá examinando. Estão dizendo na TV que é um avião ucraniano, mas parece que tem um logo da Malaysia Airlines.
    Nikolai Kositsin: O que fazia sobre território ucraniano?
    Militante: Carregava espiões, não é isso?
    Nikolai Jositsin: Sim.
    Militante: Não deveria estar voando. Há uma guerra aqui.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.Melkor
      .
      .
      Esse crime tem que ter punição,foram pessoas inocentes, não se pode relativizar o crime…crime é crime independente que tenha acometido. !
      .
      Há anos,desde o atentado de 11 de Setembro em New York; que morrem civis,pessoas simples, cidadão simples, nesse joguete entre nações para vê quem é a mais poderosa ! … quem é o dono do planeta !!
      .
      Não é de hoje que se denuncia essa carnificina perpetrada por um grupelho que aproveita os corpos das vítimas,o capital políticos nesta guerra de chacais e enquanto isso,morrem mais vítimas inocentes …. são todos assassinos, sejam pró-russos ou pró-americanos !!!!
      .
      .
      ” Os ricos fazem as guerras e os pobres morrem nelas” .
      .
      Jean-Paul Sartre .

      • É isso que estou pensando agora. O que deve passar pela cabeça dos filhos,filhas,esposas,maridos, pais e mães dessas quase 300 pessoas? O que eles tem a ver com essa disputa? Nessa hora fica o jogo de empurra empurra. Mas a verdade está aí, apesar de alguns aí ainda criarem teorias conspiratórias. Não estou defendendo ou acusando os ucranianos, nem os separatistas ou quem apoia cada lado, lembre-se que há poucas décadas um avião soviético derrubou um Korean Airlines e pouco dempo depois um contra-torpedeiro americano derrubou um Alitália, os dois lados estão sujos, ficar inventando teorias conspiratórias é no mínimo burrice.

      • O dedo dos russos a essa altura deve estar podre… podre de culpa por entregar a ignorantes um poder pelo qual não estavam preparados para usar… são os pastéis de vento que fodem o mundo pela ignorância e hipocrisia que destilam…

    • MELKOR devemos ter cuidado com essas informações posta por fontes Ucraniana e Americanas,os E.U.A tem um histórico não muito bom na hora de acusar seus supostos inimigos,basta recordar o que houve na Onu com o Collin Powell.

      Collin Powell Armas de Destruição em Massa do Iraque que até hoje não foram achadas:

      https://www.youtube.com/watch?v=ovHrd-Q3Av0

      Se uma pessoa como ele mentiu descaradamente na ONU, um governo que tem Neo Nazistas em sua composição não pode mentir ?.

    • good fake! I want to write it down and lay conversation Obama and Osama bin-incense! it’s easy

      the main fact is the presence of the rebels-BUKM1 dzhayte photo, but it is not and will not be

      • Rustan, we know both sides are working in their own propaganda. Lets assume these audio are fake. What scenario you have to explain this tragedy? Inteligency from both sides had tracked down these communications, it does not comes from Ukraine side only. Besides this, they have saved pages from internet media where the “rebels” mention what happened. If not the “rebels”, what you have in mind? And how?

  5. O governo russo não deve esquecer que a atitude dos EUA em relação à Rússia é modelada pela “Doutrina Wolfowitz”, que diz:

    Nosso primeiro objetivo é impedir a re-emergência de um novo rival, seja no território da ex-União Soviética ou em qualquer ponto, que represente ameaça da ordem da ameaça que foi, antes, a União Soviética. Essa é a consideração dominante que subjaz à nova estratégia regional de defesa, e exige que trabalhemos para impedir que qualquer potência dominante se imponha numa região cujos recursos, sob controle consolidado, bastarão para gerar poder global.

    A pergunta é: A quem a derrubada desse avião beneficia?

    • Aos yankes. Para ampliar o pressão sobre os parceiros, titubeantes, contra esse remodelado centro do mal.

  6. Obs: Não sou Comunista ou fã boy russo,apenas tento colocar os fatos na mesa e pensa-los de modo racional,pois não quero ver uma Guerra em Escala Mundial começar por manipulações seja de Americanos ou Russos,mas como eu disse o histórico americano não é bom na hora de acusar seus desafetos.

    • Magina, barquinha, magina… que é que poderia pensar algo tão ruim a teu respeito !!!???… vc, fanboy russo e muito menos COMUNISTA !!!… magina !!!… 🙂

  7. Todo o ocidente está querendo aparecer bem n foto, + mt já derrubaram aviõe civil, vários, e corre a suspeita e outro avião da msm empresa foi derrubada em exercícios militares iankss…e agr José?! Q quem interessa e quem ganha c esse acidente?!?! Quem viver verá. Sds. 🙂

  8. senhores…como é que um pais em guerra civil..em conflitos armados deixam sobrevoar sobre seus territórios aviões comerciais cheios de passageiros civis hein?!….nesse angu tem caroço…a sujeira..a imundice dessas guerras de interesses são de enojar um porco..senhores…é de vomitar..conseguiram o que queriam.. um erro dos rebeldes pro Rússia para ser usado como guerra de propaganda…para ser explorado como justificativa para ações contra a Rússia e os Brics..e ainda querem falar aqui de escudos humanos do Hamas..basicamente fizeram lá a mesma coisa..maldita, desgraçada e covarde ditadura neonazista da ucrania/eua…covardes..todos covardes..ambos os lados covardes..

  9. O aviao foi derrubado pelos rebeldes , as armas foram fornecidas pela russia e os operadores sao russos ,esta eh a verdade , dizer que foi um acidente faz sentido , mas oque fica explicito eh o envolvimento direto de moscou neste comflito , coisa que putim se esforçava para negar ,mas o maior erro foi da empresa aerea que nao evitou a aerea em comflito ,no mais ,lamanto a morte das crianças e dos cientistas holandeses e de seus colegas de voo ,nao adianta os baba ovos de russos negarem mais este fiasco russo , ateh o putim ja admitiu a barrigada ,Tio san possui gravaçoes de satelites aonde se ve o rastro termico do missel patindo da fronteira russa ,alem de grampos e videos que provam que os rebeldes possuiam este equipamento !

    • SEM SOMBRAS DE DÚVIDA… só os russófilos e esquerdalhas de plantão não querem admitir os fatos já comprovados… agora, a Rússia podia ter o bom caráter de vir a público e se desculpar pelo erro, que confesso, acredito não ter sido intencional, mas pura INCOMPETÊNCIA…

  10. beneficia ao menino Obama, assim eles colocam o mundo contra os rebeldes pinta russia como diabo vermelhor como de costume, que armas da terroristas com se o EUA nao desse, vede siria. fica complicado pro lado dos russos que ja estao a caminho da ucrania, querendo sei la cria um estado novo novorussia como chama ou toma na bala mesmo, ja que eles querem fazer parte da russia.

  11. Ao analisarmos os fatos, antes de postarmos comentários que afrontam outros comentaristas e o bom senso em geral, devemos nos perguntar:

    1 – A quem interessa a internacionalização do conflito?

    a) Os rebeldes procuram autonomia/anexação a Rússia, visam angariar condições para que seus interesses sejam reconhecidos pela comunidade internacional. Recebem apoio indireto da Rússia, pois em sua maioria são de origem russa;

    b) O governo de Kiev busca a reintegração dos territórios ocupados pelos rebeldes (ricos em matérias-primas) ao mesmo tempo que procura criminalizar os rebeldes acusando-os de “terroristas”, numa guerra limitada na qual apesar dos esforços, vem angariando derrotas. Pretendem um envolvimento maior da OTAN, pois não possuem recursos para finalizar o problema.

    2 – Quem na região possui os SA-17 “Buk”?

    a) Tanto o governo de Kiev quanto o de Moscou possuem tais sistemas. Estes sistemas de defesa antiaérea são considerados modernos e eficazes, mesmo levando em consideração suas primeiras versões. Seus operadores são treinados na sua operação em situações de guerra, as quais incluem disciplina de rádio, por operarem em ambiente de ECM. São perfeitamente capazes de diferenciar um avião que se desloca em uma velocidade de cruzeiro, altitude e em uma rota utilizada por voos comerciais (as quais são obviamente muito diferentes de uma aeronave militar).

    b) Ainda não existem provas que os rebeldes operem sistemas SA-17. Se os mesmos porventura possuírem tal equipamento, com certeza necessitariam de pessoal especializado para operarem o mesmo, sendo estes com formação de vários anos em instituições militares específicas. Com formação de tal monta, tais operadores somente destruiriam uma aeronave civil se realmente quisessem isso.

    c) Existe a possibilidade de se encontrar técnicos capacitados para operarem um sistema de defesa antiaérea no mercado civil, como ex-militares aposentados ou mercenários. Se os rebeldes tiverem capturado estes sistemas do exército ucraniano ou obtido através de outras fontes, pode acontecer que pessoas sem direcionamento político/militar assumam a operação de tais sistemas e causem catástrofes semelhantes ao ocorrido.

    d) Se tais sistemas foram fornecidos por Moscou, muito provavelmente foram enviados juntamente com os referidos sistemas, técnicos extremamente capacitados para sua operação, os quais nunca utilizariam um sistema aberto de comunicação para reportar a situação aos seus superiores, pois a região em que se encontram é extensamente monitorada.

    3 – A composição dos passageiros da aeronave comercial derrubada

    Seria um alvo interessante, pois quase a totalidade dos passageiros são pertencentes a países que fazem parte da OTAN, além de uma equipe de pesquisadores que buscavam a cura da AIDS. Se alguém desejava causar comoção internacional, era um alvo perfeito.

    4 – O que podemos conjecturar da situação?

    O fato do míssil ter sido disparado de território em disputa, não significa saber exatamente quem o disparou, pois tanto Kiev quanto Moscou possuem sistemas do tipo;

    Se intencional, a quem interessaria derrubar uma aeronave civil com quase 300 passageiros de várias nacionalidades?

    a) Ao governo de Kiev, pois ao envolver países da Europa e de outros continentes, isso causaria comoção internacional que forçaria o fim do conflito com condições vantajosas para Kiev, além da intervenção forçada da OTAN nas hostilidades?

    b) Aos rebeldes, se possuírem tal sistema, significaria que possuem armas modernas para se defenderem, mas que as mesmas são conduzidas por operadores extremamente incompetentes que não sabem diferenciar uma aeronave civil de uma militar?

    Se acidental, o que pode ter ocasionado tal catástrofe?

    a) O governo de Kiev, operador do sistema, pode ter tentado derrubar um alvo que acreditava não ser o que foi realmente atingido?

    b) Os rebeldes, conseguindo tais sistemas através de terceiros, se utilizando de ex-militares ou mercenários para operar o sistema, não possuíam uma cadeia de comando competente e ciente do quadro geral da situação, deixando a decisão de derrubar ou não aos próprios operadores do sistema?

    c) O governo de Moscou, (se houver) fornecendo o sistema em questão aos rebeldes, não forneceu juntamente os operadores, ou se houver fornecido, estes eram de uma incompetência estratosférica, que além de não diferenciar uma aeronave militar de uma civil (mesmo com uma parafernália de sistemas para tanto, além da interpretação da altitude, rota e velocidade do alvo), ainda reportou o acontecido aos seus superiores através de um sistema não criptografado de comunicações (ainda assim não utilizando mensagens pré estabelecidas e disciplina de silêncio-rádio), mesmo com amplo monitoramento de ECM dos países da OTAN na região?

    5 – Conclusão

    Foi aberta investigação para apurar os fatos. Antes mesmo de sair o resultado das investigações, a OTAN/EUA/Ucrânia já dão como certo o envolvimento russo, provocando assim um direcionamento da opinião pública mundial, criando assim uma estratégia de tensão, a qual poderá influenciar os investigadores do sinistro bem como a comunidade internacional. Essa estratégia é por demais conhecida, pois a mesma vem sendo utilizada há décadas, onde a verdadeira causa do acidente, se for conhecida, se dará vários anos após o ocorrido, e seus desdobramentos já terão se tornado irreversíveis.

    Isso me lembra alguns episódios parecidos:

    A guerra do golfo de 2003, onde até hoje não encontraram as ADM de Saddam;
    O incidente do Golfo de Tonquim;
    A deposição de Mohammed Mossadegh (Irã);
    A deposição de Jacobo Arbenz (Guatemala);

    E tantos outros….

    O ataque com armas químicas na Síria em 2013, foi um exemplo do que certas pessoas são capazes para atingir seus objetivos. Foi somente após um trabalho sério de um grupo sem envolvimento político/econômico com qualquer nação, é que a trama foi descoberta, pois até o momento o ônus do massacre era totalmente do ditador Bashar Al Assad. As principais potências do mundo ocidental, após meses sustentando esta versão dos fatos, iriam juntar esforços para derrubar o ditador sírio com a justificativa moral de o mesmo ter perpetrado o massacre, quando na realidade este não o fez.

    Os donos do poder mundial aprenderam a se unir em busca de seus objetivos. Linchamento moral e econômico a nível internacional são suas principais armas na atualidade, pois intervenções militares são por demais custosas em dias de crise mundial, sendo estas, seu último recurso.

    Que os brasileiros abram seus olhos! Pois é muito provável que um dia, devido ao nossa política de não alinhamento (graças a Deus) com nenhum país ou bloco de países, venhamos a ser alvos de tais maquinações, como já ocorreu em um passado recente. A proposta da mudança do nome de “atlântico norte e atlântico sul” para “bacia do atlântico” significa mais que vossa vã filosofia possa perceber!

    Que os senhores tirem suas próprias conclusões dos fatos expostos acima e em vez de tomarem partido de um lado ou de outro por razões que vão desde uma admiração pessoal extrema ou interesses próprios escusos, pensem o que nós deveríamos fazer se o Brasil fosse o alvo em questão. Em ambos os extremos.

    • Bom argumento Vympel1274!

      Trouxe a luz acontecimentos que eu já havia esquecido!

      Jamais teria acesso a esse volume de informação se não fosse compartilhamento na rede.

      Valeu!

      • É Nascimento, eu sempre digo que para nos aproximarmos da verdade, devemos analisar todas as situações possíveis antes de dar um parecer, fazendo isso sem paixões de qualquer espécie, seja por motivos pessoais escusos ou uma admiração doentia qualquer.

        O Plano Brasil é um espaço por demais valoroso, e na minha opinião o melhor em língua portuguesa, exatamente por ser imparcial em suas publicações.

        É difícil ver tal espaço ser degradado por postagens de alguns participantes, que ao invés de estabelecer um debate saudável, preferem impor seus pontos de vista preconceituosos, normalmente utilizando palavras de baixo calão ou insinuações agressivas que nada contribuem para o site.

        Ainda assim, vale a pena contribuir para o real entendimento do que realmente acontece no mundo, suas maquinações dos que buscam manter seu “status quo”, que porventura podem ser utilizadas contra nosso próprio país num futuro previsível, do mesmo jeito que aconteceu conosco em um passado recente.

Comentários não permitidos.