Defesa & Geopolítica

José Mujica reuniu-se em Brasília com Vladimir Putin, na pauta Yakovlev Yak-130

Posted by

Ivan Plavetz

O presidente uruguaio, José Mujica, reuniu-se em Brasília (DF), com seu colega russo, Vladimir Putin, durante encontro com representantes dos cinco países que fazem parte do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo o jornal uruguaio “El Observador”, na pauta discutida entre Mujica e Putin constou assuntos ligados à área militar incluindo o interesse do Uruguai nos aviões russos de treinamento avançado Yakovlev Yak-130.

De acordo com o jornal, fontes do Ministério da Defesa do Uruguai confirmaram  as negociações. Em abril passado, o ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro, recebeu  comitiva russa para tratar opções de financiamento das aeronaves.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/UfzMuB” standard=”http://www.youtube.com/v/6utHkjOO8S0?fs=1″ vars=”ytid=6utHkjOO8S0&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1023″ /]

As autoridades responsáveis pela defesa aérea do Uruguai consideram a possível aquisição dos jatos Yak-130 um grande salto qualitativo para a Força Aérea Uruguaia (FAU), que possui atualmente cerca de 10 Cessna A-37B Dragonfly como vetor de interceptação, único tipo com capacidade de ação em tempo adequado, mas que estão chegando ao limite de suas vidas operacionais, não guarnecendo o espaço aéreo de forma desejável.

O Sistema de Vigilância e Controle do Espaço Aéreo do país conta com apenas três radares localizados em Carrasco, Treinta y Tres e Durazno.

Fonte: Tecnologia & Defesa

17 Comments

shared on wplocker.com