‘Mein Kampf’, de Hitler, volta a ser publicado na Alemanha

meinkampfgetty‘Mein Kampf’, de Hitler, volta a ser publicado na Alemanha

Livro não era impresso há 70 e terá versão escolar; governo da Baviera quer desmitificar obra

NOTA DO PLANO BRASIL/Sugestão prévia de leitura:  “Mein Kampf – A História do Livro” , por Viktine Antone,Editora Nova FronteiraSinopse sobre o livro “Mein Kampf – A História do Livro”: “A trajetória de Mein Kampf é em grande parte desconhecida. Atravessando décadas, a história do livro, emanação do cérebro do autor de crimes sem precedente, está cheia de zonas de sombra. Naturalmente, o Conteúdo de Mein Kampf tem sido muitas vezes exposto, analisado, decifrado. Mas sua preparação, os comentários que acompanharam a publicação, seu impacto no florescimento do nazismo e do III Reich, sua recepção, sua difusão internacional, seu itinerário depois da guerra e mesmo a simples questão de saber se a obra, além de ser possuída por muilhões de alemães, foi lida: nada disso se estudou. Investigar esse livro é, na verdade, defrontar-se com questões de considerável alcance…”

MUNIQUE, Alemanha — A Alemanha voltará a publicar em 2016, sete décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial e a morte de Adolf Hitler, o livro “Mein Kampf” (“Minha luta”), que contém parte das memórias e as linhas gerais do pensamento do ditador nazista. A ideia é divulgar uma edição comentada da obra, com inclusive uma versão simplificada para ser usada nas escolas.

Apesar de defender ideias antissemitas, muitas das quais serviram de inspiração para o Holocausto, “Mein Kampf” não era proibido na Alemanha. Sua publicação, foi, porém, vetada constantemente nos últimos 70 anos pelo governo do estado da Baviera, detentor dos direitos sobre a obra desde o fim da guerra.

Os direitos expiram no fim de 2015, e a ideia do governo bávaro é se antecipar à possível publicação de edições comerciais, que poderiam ser usadas como propaganda neonazista, e desmitificar o livro a partir de comentários críticos.

-— A expiração dos direitos de publicação, dentro de três anos, pode levar ainda mais jovens a lerem ‘Mein Kampf’ — afirmou nesta terça-feira o ministro das Finanças da Baviera, Markus Söder, ao anunciar o projeto.

Projeto inclui versões em inglês, áudio e para e-book

Segundo o ministro, o livro ainda carrega “algo de místico”, que acaba servindo de atração para os mais jovens. As observações na nova edição do livro, afirmou, vão ressaltar “a catástrofe global a que esse perigoso modo de pensar pode levar”.

A campanha contra o uso indevido do livro será ainda mais ampla, como detalhou Söder. Um versão em inglês de “Mein Kampf”, além de edições para e-book e em áudio, estão sendo idealizadas. Diretor da fundação bávara que administra os memoriais dos antigos campos de concentração de Flossenbürg e Dachau, Karl Freller disse que o estado já começou a conversar com editoras e livrarias sobre o projeto.

— Estamos confiando neles para que, voluntariamente, evitem vender ou publicar “Mein Kampf” e optem, em vez disso, pela nova edição acadêmica — afirmou Freller.

Hitler escreveu “Mein Kampf” em meados dos anos 1920 na prisão, após ser condenado por uma tentativa de golpe na Baviera. Com o regime nazista já instaurado, começou-se, a partir de 1936, a presentear um exemplar a cada novo casal na Alemanha. Em 1943, dois anos antes do fim da guerra, estima-se que havia cerca 10 milhões de cópias em circulação no país.

As discussões sobre a conveniência de republicá-lo sempre estiveram presentes na Alemanha, mas vinham ganhando força nos últimos anos. Em janeiro, a Baviera vetou a publicação do livro em fascículos. Atualmente na Alemanha, só é possível ler “Mein Kampf” em edições anteriores a 1945 ou em outros idiomas.

Fonte: O Globo 

Leia também:

Possível volta da publicação de ‘Mein Kampf’ divide alemães

Direitos sobre livro de Hitler, detidos pelo estado da Baviera desde o fim da Segunda Guerra, cairão em domínio público a partir de 2016; versão comentada está sendo preparada, mas impressão ainda é incerta

Deutsche Welle (DW)

Para Burkhard Lischka, não há o que discutir. O deputado social-democrata acha um insulto às vítimas do Holocausto que, a partir de 31 de dezembro de 2015, o livro Mein Kampf (Minha Luta), de Adolf Hitler, poderá ser novamente comercializado pelas livrarias alemãs ou, como prevê, distribuído por extremistas da direita nas ruas do país.

“Isso tem que ser prevenido de maneira legal. Eu penso que tal obra deveria ser esquecida permanentemente no lixo da História”, diz Lischka, em entrevista à Deutsche Welle. Por isso, ele e outros colegas de partido estão entrando com um pedido para saber como o governo federal vai proceder em relação ao livro em 2016.

Até lá, o estado da Baviera manterá os direitos autorais e de publicação do livro, os quais passou a deter após a Segunda Guerra. Desde então, proíbe novas impressões da obra na Alemanha.

Na Europa, os direitos autorais expiram depois de 70 anos da morte do autor, e, no caso de Hitler, isso acontecerá ao fim de 2015. O livro então vai se tornar de “domínio público”, ou seja, poderá voltar a ser publicado e distribuído por qualquer pessoa.

O governo federal respondeu cautelosamente ao pedido do SPD, pois precisa esclarecer questões legais relacionadas à proibição da publicação. A expiração do prazo de proteção já foi tópico de discussões com o governo israelense e, segundo Berlim, há um “interesse comum em efetivamente prevenir a propagação de ideias desumanas”.

“O texto original tem, na visão da lei, um caráter discriminatório”, disse o ministro para assuntos internos da Baviera, Joachim Herrmann (CSU), que anunciou ações legais contra qualquer um que distribua o texto original.

Dúvidas legais

Medidas legais para a proibição de Mein Kampf se encontram no artigo 130 do Código Penal, de acordo com o especialista em leis de mídia Tom Hoesmann. Dado seu conteúdo, afirma Hoesmann, provavelmente o livro, que difama pessoas e grupos religiosos, continuará a ser proibido. Ainda assim, ele prefere não garantir: “Não temos como prever a decisão do tribunal”.

Já existem diversos textos da obra de Hitler na internet, e não há muito que o poder judiciário possa fazer a respeito. Além disso, o livro é vendido sem restrições nas livrarias de diversos outros países.

Para Lischka, isso não é motivo para permitir a publicação do livro na Alemanha. “Seria um grande erro. Como cidadãos alemães, temos uma responsabilidade especial em relação à nossa História”, completou.

Já Hoesmann acredita que a proibição vai depender da forma como a obra será publicada. “Há de fato um forte interesse científico no livro e uma versão comentada de Mein Kampf será certamente avaliada de forma diferente do que uma impressão sem comentários”, explicou.

Desmistificando

O Instituto de História Contemporânea de Munique trabalha desde 2009 em uma versão comentada do livro – um projeto financiado pelo estado da Baviera. O governo federal mantém uma postura neutra em relação à ideia. A versão comentada do livro não tem a intenção de apenas olhar para o passado, mas, como diz o projeto, fazer “uma profunda análise histórica da ditadura nazista”.

Para Burkhard Lischka, a iniciativa é questionável porque é legalmente complicado distinguir um comentário bom de um ruim. “Se você permitir que a versão comentada do livro seja distribuída, isso não vai impedir que extremistas de direita substituam os comentários no livro pelos seus próprios comentários”.

Os historiadores em Munique estão trabalhando duro em sua análise, que visa usar o texto completo de Hitler como base. A previsão dos pesquisadores é terminar a versão comentada na época em que os direitos autorais expirem.

“Não será uma obra só de Hitler”, diz Simone Paulmichl, porta-voz do instituto. Todos os capítulos, explica, serão listados de acordo com sua história e ideologia e vão expor as contradições do texto.

Para Paulmichl, o projeto é uma importante obra educacional: “Quanto mais esse livro for tratado como um segredo, mais poderosa se tornará a dúvida”. Tim Hoesmann concorda: “Acho que esse é um passo positivo, porque se o livro continuar completamente proibido, só alimentará os mitos que o envolvem.”

Fonte: Deutsche Welle (DW) via Terra

38 Comentários

    • por LUCENA
      .
      .
      Vamos falar de coisa boa agora … 😉
      .
      .
      Laboratório desenvolverá soluções tecnológicas para o pré-sal .
      .
      O objetivo do laboratório, que ocupará um prédio de dois mil metros quadrados, será desenvolver tecnologias que envolvam soluções na área de exploração e produção de petróleo e gás no pré-sal.
      .
      Nas instalações do LEMI será possível simular processos que envolvam escoamentos multifásicos em alta pressão – fase da produção em que há mistura de petróleo e bolhas de gás dióxido de carbono (CO2) denso.

      .
      (*) fonte: inovacaotecnologica.com.br
      .
      .
      ( … ) Apesar de a Petrobras ter financiado o projeto do laboratório, não há um contrato de exclusividade, e demandas de outras empresas também poderão gerar pesquisas. Os convênios firmados serão de cooperação para desenvolvimento de pesquisa tecnológica e inovação, e contarão com a participação de alunos de pós-graduação.
      .
      “O laboratório, como um patrimônio da USP, também tem a finalidade de viabilizar o desenvolvimento de projetos acadêmicos no âmbito de ensino, pesquisa e extensão, e não irá oferecer privilégios em projetos ou trabalhos de consultoria a petrolíferas”, relata o pesquisador. ( … )

      • Filho, não deu para responder aí abaixo, mas eu li sim o livro, numa biblioteca primeiro. Anos depois, quando eu já trabalhava, comprei uma cópia quando eu passava por Vitória. Você pode não ter percebido, mas eu disse que li sim, em um dos comentários aí. Abra o olha 🙂

  1. Em alguns aspectos dá para traçar um paralelo entre o que vivia a Alemanha pré-guerra ( I e II) e o nosso país. A infiltração comunista e eslavização da cultura alemã (goela abaixo), a distorção da arte, dos valores, a manipulação da sociedade por ambos os lados. Seria bom ler para saber do que estão falando, ver o outro ponto de vista (ponto de vista não é estar certo ou errado) e ter argumentos para falar sobre o assunto, e não somente torcer o nariz e dizer: urrh, Hitler? Tô fora. Não é uma questão de ser Hitler ou não, é ver o outro lado da moeda desta que foi a segunda maior tragédia humana.
    O livro é meio chato nos primeiros capítulos, acho que nos dois primeiros, se me lembro, mas depois desenrola. Li o livro em 1994 e acho que o paralelo com o Brasil está mais válido que nunca. Para os Judeus que possam me criticar eu diria que até para fuzilar um sentenciado é preciso saber o porque da ordem de fuzilamento.

    • Desculpe amigo mas não há paralelo com oBrasil e a Alemanha pós 1º Guerra,o comunismo não foi imposto a sociedade alemã,mas foi uma das alternativas a vista na época ao caos que a alemanha estava mergulhada,havia o sentimento em muitos Soldados e comandantes alemães que a derrota e a rendição não foi devido a aspectos militares mais sim a traição da classe política,havia uma parcela da população que estava exausta da guerra,havia tb a paz humilhante imposta aos alemães pelas potencias vencedoras,e nesse calderão havia duas tendencias políticas fortes,o Comunismo e o Nazismo,grande parte dos seguidores dos Nazis no começo era de ex militares que não acreditavam que alemanha havia perdido,para eles a alemanha foi traida por seus dirigentes.Tanto é que o Hino da Internacional Socialista foi escrito e cantando em Francês e a Revolução via proletariado propagada por Marx era tida como certa acontecer na Alemanha.Poucos acreditavam que a resolução fosse ocorrer na Rússia pois tendo em vista que a Rússia daquela época era muito pouca industrializada.Karl Heinrich Marx ou o tio MARX,era alemão e foi o fundador do socialismo cientifico,o socialismo foi uma resposta da classe trabalhadora a conjuntuira da época,o socialismo pode se dizer a grosso modo veio da alemanhã,tanto o Nazismo quanto o Socialismo não foram no seus primordios infiltrados na sociedade alemã,mas muitos optaram por escolher uma dessas ideologias.Não há nenhum paralelo com a alemanha daquela época e o brasil,nem a Veja ousou fazer essa comparação,hj temos uma vida melhor do que a 20 anos atrás,e torço para que daqui 20 anos as novas gerações tenham uma vida melhor do as que tivemos.

      • Vlw Barca!
        Ótimo esclarecimento.

        Me assusta ver que se tenta associar até o que ocorreu na Alemanha dos anos 1930 ao que ocorre com o Brasil atual. Deve ser o desespero de quem não gosta, ou não sabe, o que é democracia.

      • por LUCENA
        .
        .
        São aqueles que sofre de paranoia de perseguição e de baixa estima; Sr.RobertoCR
        hahahah … são os mesmo que acham que vivemos em uma ditadura, aqueles que sentem saudades da ditadura de 64 … hahahah …só Dr.Freud para explicar … Hahahahah ….que delírio … Hahahah

      • Filho, acho que paranóia está na sua cabeça. Eu nào estou me referindo especificamente aos iluminados no poder, veja que li o livro na época do Itamar/FHnistão. Quem se doeu com a comparação não fui eu. Leia este livro antes para que tenhamos argumentos para discutir.

      • por LUCENA
        .
        .
        S. Melkor,
        .
        .
        Pelo jeito que você fala sobre o tema, já deve leu ter o lido … não é ? …rsrsrsr

      • Roberto, o Brasil ainda vive uma democracia, esfarrapada como sempre, mas democracia não se limita à eleições. Eleições tem até na Coréia do Norte.

      • Como não há, barquinha ???… o estado socialista atual atua como os estados fascistas de então… se liga a grupos financeiramente poderosos para impedir o livre comércio, onde somente meia dúzia de alinhados ao partidão tem acesso às benesses do estado… não se trata de ideologias, trata-se de APARELHAMENTO DA MÁQUINA ESTATAL BRASILEIRA nas mãos de uma máfia política presunçosa e arrogante que se acha intocável… manipula a tudo e a todos… persegue opositores, jornalistas não alinhados e qualquer um que ouse se opor a qualquer questão que seja considerada prioritária para o domínio hegemônico do estado por essa gentalha… agora, quem não quer enxergar é porque tem interesses escusos nesse sistema que ai está… a questão ideológica é secundária e necessária somente como meio de convencimento dos agregados ao movimento de tomada do estado para uso próprio ou melhor, particular desse grupo que está governando no momento esse país… abra o olho, cumpanheiro !!!… deixo aqui um link que comprova o qnto esse governo do partidão é democrático: “Por isso, em nada me espanta que o vice-presidente do PT tenha elaborado uma “lista negra” de jornalistas que falam mal do governo. É a lógica da psicopatia reinante. Mas tenho em mim a certeza de que a vitória final não pertence a eles. A verdade sempre é maior que seus inimigos – e eterna.” http://www.jornaldelondrina.com.br/blogs/comoperdaodapalavra/psicopatas-poder/ … saudações…

      • Barca, obrigado pela “aula”, mas tudo que você escreveu aí, até minha filha de 11 anos já sabe. Você está repetindo o que todo mundo fala. Veja aonde eu coloquei vírgula, eu não disse que o comunismo foi imposto à alemanha. E pelo que vejo, você não leu o livro também. Veja lá, sobre o descontentamento, humilhação imposta, blá, blá, blá. Veja qual é o ponto de vista do Hitler sobre isso e o comunismo. Não precisa recitar a velha cartilha, eu já a conheço. Quanto ao paralelo com o Brasil, veja lá, “..em alguns aspectos..”, só quem não quer enchergar é que não vê isso, pois alguns dos pontos que ele levanta são exatamente iguais. Quando li o livro, o precidente do Brasil ainda era o Itamar, se não me engano, ou já era o FHnistão talvez, e estes aspectos que comparei com o Brasil ainda são válidos até hoje. Abra sua cabeça.

      • Barca, obrigado pela “aula”, mas tudo que você escreveu aí, até minha filha de 11 anos já sabe. Você está repetindo o que todo mundo fala. Veja aonde eu coloquei vírgula, eu não disse que o comunismo foi imposto à alemanha. E pelo que vejo, você não leu o livro também. Veja lá, sobre o descontentamento, humilhação imposta, blá, blá, blá. Veja qual é o ponto de vista do Hitler sobre isso e o comunismo. Não precisa recitar a velha cartilha, eu já a conheço. Quanto ao paralelo com o Brasil, veja lá, “..em alguns aspectos..”, só quem não quer enchergar é que não vê isso, pois alguns dos pontos que ele levanta são exatamente iguais. Quando li o livro, o precidente do Brasil ainda era o Itamar, se não me engano, ou já era o FHnistão talvez, e estes aspectos que comparei com o Brasil ainda são válidos até hoje. Abra sua cabeça.

      • primeiramente o barca esta correto ,e foi muito irônico ao falar que nem a VEja faria isso essa valeu o ingresso

        sobre o livro ser divulgado também concordo pois quando o hilter queimou vários livros ele foi criticado então não apenas os livros que ele queimou não poderia fazer isso nem com o dele também .

        mas a historia é assim vejam a nossa é omitida a todo momento do mesmo jeito que o alemão tem a sua historia escondida a nossa é muito mau explicada tambem

        e sobre o zoinho de catarata a imprensa brasileira não joga contra o governo mais sim contra a nação brasileira

        pois o caso da copa do mundo tem que virar um processo contra aqueles que difamaram o pais e fizeram um terrorismo midiático contra a pátria

        lei dos médios para poder aumentar os canais de comunicação democratizalo e além disso tirar das mãos de três empresa imprensa que controla a mídia e segue interesses internacionais igualzinho a você zoinho de catarata

      • PÉ DE CÃO:

        “….a imprensa brasileira não joga contra o governo mais sim contra a nação brasileira. ”
        ————————

        Muito bom, diagnóstico preciso!

      • Não se esqueça que o maduro está respondendo por genocídio na Corte Internacional pelas mortes que determinou a alguns meses… acho que é isso que vc quer para o nosso povo, VERMElhinho entreguista…

      • rsrsrsrsrsrs… os FASCISTAS VERMELHINHOS estão loucos para calar quem não é comprado pelo partidão… rsrsrsrsrs… lei dos médios… uma excrescência… isso se chama, pura e simplesmente, CENSURA DA DITADURA PETISTA… essa mesma censura tão chorada e combatida a algumas décadas… e agora, que estão no poder, querem CENSURAR O POVO novamente ???… estranho, não ???… “tudo para o bem do povo”… rsrsrsrsrs… sei… se essa corja pudesse e tivesse moral para isso teria que calar DEZENAS DE MILHARES que advertiram a cara de broa durante os jogos da copa com o tomate cru dilma… será que eles irão CALAR todo o povo brasileiro ???… DUVIDO… qnto a vcs, pernósticos xaropes, podem por a viola no saco e se mandar porque NASCEMOS LIVRES e DESTRUIREMOS QUEM QUISER NOS COLOCAR CABRESTO… se vcs gostam de servir a essa CORJA ESQUERDOPATA que ai está, problema seus… aqui não… não tenho sangue de pulhas como vcs… O POVO SABERÁ SE LIVRAR DESSAS TRALHAS… e vcs irão de rodo com elas… hasta la vista, otários… 🙂

      • novamente o zoinho de catarata esta parecendo o vampiro brasileiro bento carneiro

        e vai nos jogar suas pragas rs

        zoinho quando a nação brasileira se cansar de traidores você sera o primeiro a ir para o saco

        rs VAI FICAR SÓ O pó

        quanto mais a imprensa for democratizada saindo das mãos de uma minoria ridícula de leza a pátria
        que so sabem difamar o brasil

        não passam de um bando de atrasa lado

        lei dos médio já !!!

  2. O Nazismo é a forma de Ditadura mais Cruel que existe,nas outras vc morre por não ser a favor do Governo ou Ideologia independente de raça,vc é apenas eliminado por ser do contra ,já no nazismo vc é eliminado por ter nascido em determinado grupo etnico.

    • O nazismo é irmão do socialismo/comunismo e ambos são filhos do fascismo… ambos colocam o estado como um deus perante o indivíduo… resumo da ópera… ainda que mudem de feição um para outro, todos, sem exceção, tem a mesma raiz no aparelhamento do estado por um grupo de escolhidos que se autodenomina moralmente superiores, ainda que imorali e amorais, a NOMENKLATURA, que tudo pode perante o impotente cidadão… understand ???…

    • por LUCENA
      .
      .
      Depois que os EUA buscou na força dos fascistas que inundam o cenário político europeu e que, estão também nas fileiras de mercenários pagos pelos nobres do norte e da CIA, todos atuando nas fronteiras da Rússia com a Ucrânia.
      .
      Este movimento, se sente estimulado em atuar a céu aberto sem serem importunados, ainda …..basta vê esta imundícia atuando nas manifestações que ocorrem no Brasil,com as suas tropas mascaradas,incendiando e quebrando as coisas na rua com tijolos e atacando as pessoas nas ruas só por não concordarem com o modo de vida;e depois, reclamam que vivem em um país totalitário … só Dr.Freud para explicar isso tudo. 🙂

  3. Nada é por acaso, palavras que guardam uma grande sabedoria.
    A “inteligência” internacional recomeça a soltar as travas para motivar pessoas ao ódio. Tudo, baseado em discursos de vitimizações passadas. Que, em se buscando em passado ainda maior, se verificará que a hoje “vitima” pode ter sido o algoz. E assim em ciclos vamos renovando odios e matando, humanos. Em nome de uma humanidade que perde o significado.

  4. por LUCENA
    .
    .
    Com certeza, este livro deve sê um Best seles nas livrarias em Israel … rsrsrsr … e Bíblia de cabeceira de muitos nazistas enrustidos daqui também … Hahahahahah …

  5. O regime nazista era SOCIALISTA. Hitler repetia que o verdadeiro socialismo era o alemão. chegou a exigir, impôs, que todos, trabalhadores e barões da indústria, comessem a mesma comida, fato ocorrido. Seu partido era o Partido Nacional SOCIALISTA DOS TRABALHADORES Alemães. Vejo nisso a razão dos esquerdistas atuais justificarem o nazismo e culpar os judeus. Não culpar as demais vítimas, mas apenas as vítimas judeus.

  6. por LUCENA
    .
    .
    O socialismo é tão bom que até os pária fascistas como os nazistas querem beber daquele néctar dos Deuses … Hahahah … e tem sem-noção que não entende o venha sê o que seja socialismo e que nunca procurou estuda sobre o tema má acha que entente para criticar .. Hahahah é normal …. Hahahah.
    .
    Uma coisa que é tão bom que D’us pratica no paraíso celestial e os diabos tentam imitá-lo e não conseguem e os tonhos não conseguem entender … Hhahhaah … só os abençoados é claro … hahahah …

  7. vai vender muito..rs..será sucesso como foi o manifesto daquele assassino em massa de extrema direita da noruega.. vão relançar pois sabem que vendera muito mesmo…

    Alias…gostaram da dancinha da vitória do time alemão caboclada?!…gostaram da dancinha deles para nós sul americanos?!…mas que gente humilde e de educação né?!…que gente de bem né!?…vejam só que bonitinhos…hhhooooo…

    isso é para os idiotas e ingênuos que ficaram puxando saco destes lixos pela sua “educação” e “humildade” com nosso povo e time derrotados …até torceram por estes lixos….esta ai a educação e humildade deles..rs…eles foram apenas diplomáticos e políticos nas suas posturas e discursos …como todo time de futebol é orientado atualmente…é pra isso que existe sempre um pessoal/equipe de imprensa para estes times..dedicados a prepara-los sobre o que discursar… como se comportar ou portar perante ao publico e imprensa..até no que dizer nas entrevistas são treinados e preparados individualmente…TROUXAS…….

    não interessa se alguns argentinos fazem mesma coisa com os outros..como alguns viralatas andam dizendo por ai..em todo lugar sempre haverá racistas…o time alemão manifestou e cometeu crime de racismo e nazismo..fato..

    • O TERCEIROMUNDISTA SE MANIFESTANDO SEM MÁSCARAS… rsrsrrsrsrss… pois é, caipira… não entendeu NADA… somente esse seu discurso de bairrista patético preconceituoso contra um país que venceu mesmo sendo derrotado em duas guerras… vc, perdedores, detestam o sucesso alheio e não fazem por merecer seu próprio sucesso e por isso MORREM DE INVEJA… típico de socialistas perdedores que não aceitam que outros sejam mais inteligentes, prósperos e melhores que vcs… isso é simples FALTA DE CARÁTER TERCEIROMUNDISTA… quer ser melhor ???… corra atrás, faça por onde, empenhe-se… senão, enfie sua viola no saco e vá cantar noutra freguesia, PERDEDOR… essa cultura de perdedor das izquerdas é que tá matando esse país… não se elogia o melhor, nem o mais preparado, nem o que mais se dedicou… preferem nivelar por baixo… preferem o COITADISMO da mediocridade reinante… mas azelites esquerdalhas não pensam assim… isso é só para os idiotas úteis… eles não… sabem tudo e são esforçados… sabem como embrulhar, mentir, tergiversar, iludir, sacanear, roubar, desmentir e jogar a culpa das suas desgraças nos outros… são profissionais do domínio social pelo cabresto ideológico… tire seu tapa olhos e acorde, maquininha trolladora…

      • o senhor olhos azuis não admite/gosta que fale mal da alemanzada né senhor olhos azuis?!…o senhor “admira/aprecia” muito o alemão né senhor olhos azuis… 😀

      • Qual o problema ???… vc tem alguma coisa contra os alemães ???… diga… eu só não vou perder tempo com trollagensinhas idiotinhas da gueixinha chinesinha entreguistinha… tenho mais o que que fazer… to cagando e andando… sabedoria da vaca… 🙂

      • Tem dias que você está triste mas ninguém repara sua lágrima…….Tem dias que você está feliz mas ninguém repara seu sorriso….Experimente soltar um peido…….. 😀

  8. como tem gente que defec. pela boca é impressionante,
    maquina troll vc calado é um poeta (boa frase do romario para o idiota do pele)

    voltando ao assunto não vejo problema nenhum tb, é um fato histórico que deve ser contado.

    • mais um dos meus fãs me agraciando com suas palavras de carinho….morram de inveja senhores….vejam como meus fãs aumentam cada vez mais…vejam só como cada vez mais conquisto fãs…beijinho no ombro.. 😀

  9. ALGUMAS COISAS QUE MUITOS NÃO SABEM

    VOCÊ SABIA?

    – Que no governo João Goulart algumas organizações de esquerda condenavam a luta pela reforma agrária, porque seu triunfo daria origem a um campesinato conservador e anti-socialista? Isso está escrito na página 40 do livro “Combate nas Trevas”, de Jacob Gorender, que foi dirigente do PCB e um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário, em 1967.

    – Que no governo João Goulart já existiam campos de treinamento de guerrilha no Brasil? Em 4 de dezembro de 1962, o jornal ”O Estado de São Paulo” noticiou a prisão de diversos membros das famosas Ligas Camponesas, fundadas por Francisco Julião, num campo de treinamento de guerrilhas, em Dianópolis, Goiás.

    – Que afora o PCB, por seu apego ao ortodoxo “caminho pacífico” para a tomada do poder, os trotskistas foram o único segmento da esquerda brasileira que não pegou em armas nos anos 60 e 70?

    – Que o primeiro grupo de 10 membros do Partido Comunista do Brasil – então partidário da chamada linha chinesa de “guerra popular prolongada” para a tomada do poder – viajou para a China ainda no governo João Goulart, em 29 de março de 1964, a fim de receber treinamento na Academia Militar de Pequim? E que até 1966 mais duas turmas foram a Pequim com o mesmo objetivo? (livro “Combate nas Trevas”, de Jacob Gorender).

    – Que no regresso da China, esses militantes, e outros, foram mandados, a partir de 1966, para a selva amazônica a fim de criar o embrião da “guerra popular prolongada” que resultou naquilo que ficou conhecido como Guerrilha do Araguaia, somente descoberto pelas Forças Armadas em abril de 1972, graças à prisão de um casal, no Ceará, que havia abandonado a área, desertando?

    – Que mais da metade dos cerca de 60 jovens que morreram no Araguaia, para onde foram mandados pela direção do PC do B, eram estudantes universitários, secundaristas ou recém-formados, segundo as profissões descritas na Lei que, em 1995, constituiu a Comissão de Desaparecidos Políticos?

    – Que a expressão “socialismo democrático” – hoje largamente utilizada por alguns partidos e candidatos – induz a um duplo erro: o de apontar no rumo de um hipotético socialismo que prescindirá do Estado da Ditadura do Proletariado, acontecimento nunca visto no mundo, e o de introduzir a idéia de que o Estado mais democrático que o mundo já conheceu, o Estado Proletário não é democrático? (livro “História da Ação Popular”, página 63, de autoria dos atuais dirigentes do Partido Comunista do Brasil, Aldo Arantes e Haroldo Rodrigues Lima).

    – Que no início de 1964, antes da Revolução de Março, Herbert José de Souza, o “Betinho” já pertencia à Coordenação Nacional da Ação Popular? (livro “No Fio da Navalha”, do próprio “Betinho”, páginas 41 e 42).

    – Que em 31 de março de 1964, quando da Revolução, “Betinho” era o coordenador da assessoria do Ministro da Educação, Paulo de Tarso, em Brasília? (livro “No Fio da Navalha”, páginas 46 e 47).

    – Que pouco tempo antes da Revolução de Março de 1964, o coordenador nacional do “Grupo dos Onze”, constituídos por Leonel Brizola, era “Betinho”, designado pelo próprio Brizola? (livro “No Fio da Navalha”, páginas 49 a 51).

    – Que em março de 1964 o esquema armado de João Goulart “era uma piada”; e que “o comandante Aragão, comandante dos Fuzileiros Navais, era um alucinado e eu nunca vi figura como aquela”? (livro “No Fio da Navalha”, página 51).

    – Que já em 1935 Luiz Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”, era um assalariado do Komintern (3ª Internacional)? Isso está escrito e comprovado no livro “Camaradas”, do jornalista William Waak, que teve acesso aos arquivos da 3ª Internacional, em Moscou, após o desmanche do comunismo.

    – Que Luiz Carlos Prestes foi Secretário-Geral do Partido Comunista Brasileiro por 37 anos, ou seja, até maio de 1980, uma vez que foi eleito em setembro de 1943, quando ainda cumpria pena por sua atuação na Intentona Comunista? (livro “Giocondo Dias, uma Vida na Clandestinidade”, de Ivan Alves Filho, cujo pai, Ivan Alves, pertenceu ao partido).

    – Que 4 ex-militares dirigiram o PCB desde antes de 1943 até 1992: Miranda, Prestes, Giocondo Dias e Salomão Malina? Ou seja, dirigiram – ou melhor, comandaram – o PCB por cerca de 50 anos?

    – Que após o desmantelamento do socialismo real, que começou pela queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, foi considerado que “o marxismo-leninismo deixou de ser uma ferramenta de transformação da História para tornar-se uma espécie de religião secularizada, defendida em sua ortodoxia pelos sacerdotes das escolas do partido?” (livro “Nos Bastidores do Socialismo”, de autoria de Frei Betto).

    – Uma frase altamente edificante: “Quero deixar claro que admito a pena de morte em uma única exceção: no decorrer da guerra de guerrilhas”. Seu autor? Frei Betto, em seu livro “Nos Bastidores do Socialismo”, página 404.

    – Que em fins de agosto de 1995 – 16 anos após a anistia – o governo enviou ao Congresso Nacional um projeto, logo transformado em lei, dispondo sobre “o reconhecimento das pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979”?

    – Que esse projeto definiu que deveria ser criada uma Comissão Especial, composta por 7 membros, com a atribuição de proceder ao reconhecimento de pessoas que tenham falecido de causas não naturais “em dependências policiais ou assemelhadas”?

    – Que da relação de pessoas desaparecidas que acompanhou o projeto constavam os nomes de 136 militantes da esquerda considerados desaparecidos políticos que, por opção própria, pegaram em armas para instalar em nosso país uma República Democrática Popular semelhante àquelas que o povo, nas ruas do Leste Europeu, derrubou, nos anos de 1989 e 1990?

    – Que entre esses nomes, estavam os de 59 guerrilheiros desaparecidos no Araguaia, quando tentavam implantar o embrião do modelo chinês de “guerra popular prolongada”?

    – Que as famílias de todos esses guerrilheiros do Araguaia já foram indenizados com quantias que variaram de 100 mil a 150 mil reais?

    – Que, por conseguinte, à vista do que está escrito na lei, para que essa indenização fosse concedida, a área de selva de cerca de 7 mil quilômetros quadrados em que a guerrilha se instalou, foi considerada uma “dependência policial ou assemelhada”?

    – Que duas senhoras, integrantes da Comissão que representam as famílias dos desaparecidos,Iara Xavier Pereira e Suzana Kiniger (ou Suzana Lisboa) foram militantes da ALN e receberam treinamento militar em Cuba?

    – Que Iara Xavier Pereira participou de “diversas ações armadas”, conforme ela própria revela, na página 297, do livro “Mulheres que Foram à Luta Armada”, de autoria de Luiz Maklouf?

    – Que essas senhoras ou suas famílias foram indenizadas pela morte de 4 pessoas? Iuri Xavier Pereira, Alex de Paula Xavier Pereira e Arnaldo Cardoso Rocha (todos membros do Grupo Tático Armado da ALN, com treinamento militar em Cuba, mortos nas ruas de São Paulo em tiroteio com a polícia), irmãos e marido de Iara Xavier Pereira, que também recebeu treinamento militar em Cuba, e Luiz Eurico Tejera Lisboa (treinado em Cuba), marido de Suzana Lisboa, que com ele também recebeu treinamento na paradisíaca “ilha da liberdade”? Que, no total, 600.000 mil reais, foi quanto os contribuintes pagaram a essas duas senhoras?

    – Que a mídia, a famosa mídia que faz a cabeça das pessoas, jovens e adultos, nunca registrou esse “pequeno trecho” altamente edificante da História recente de nosso país?

    Mas, há mais, muito mais! VOCÊ SABIA que o guerrilheiro do Araguaia, Rosalino Cruz Souza, conhecido na guerrilha como “Mundico”, incluído na relação de “desaparecidos políticos”,sabidamente “justiçado”, no Araguaia, pela também guerrilheira “Dina” (Dinalva Conceição Teixeira) – cujos familiares foram também indenizados – teve sua família indenizada? Não pelo Partido que o mandou para lá e o matou, mas por nós, contribuintes?

    VOCÊ SABIA que a família do coronel aviador Alfeu Alcântara Monteiro, morto em 2 de abril de 1964 – cuja esposa, desde sua morte, recebe pensão militar – foi também aquinhoada com os tais 150 mil reais, com o voto favorável do general que, na Comissão, representava as Forças Armadas? Que, depois, esse mesmo general, em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”,buscando justificar seu voto, disse que no processo organizado pela Comissão constava que o coronel havia sido morto com “19 tiros pelas costas”? E, diz o general: “depois vim a saber que ele foi morto com um único tiro”.

    Caso o ilustre general, que também é advogado, antes de dar seu voto, tivesse consultado o Inquérito Policial Militar instaurado na época, para apurar o fato, arquivado no STM, como todos os demais inquéritos, teria constatado a versão real: dia 2 de abril de 1964, o brigadeiro Nelson Freire Lavanère Wanderley deveria receber o comando da então Quinta Zona Aérea, em Porto Alegre, do mais antigo oficial presente que era o coronel Alfeu Alcântara Monteiro, reconhecidamente janguista. O coronel recusou-se a transmitir o comando e reagiu, atirando e ferindo o brigadeiro Wanderley, sendo morto com um tiro de pistola 45 pelo também coronel-aviador Roberto Hipólito da Costa, que acompanhava o brigadeiro. Ou seja, o coronel Hipólito matou em legítima defesa de outrém, conforme concluiu o Inquérito, sendo absolvido pela Justiça Militar.

    – Que Carlos Marighela, morto nas ruas de São Paulo, delatado voluntária ou involuntariamente por seus companheiros do Convento dos Dominicanos, e Carlos Lamarca, morto no sertão da Bahia, tiveram seus familiares indenizados, embora a esposa de Carlos Lamarca já recebesse pensão militar? Ou seja, as ruas de São Paulo e o sertão baiano foram considerados, também, pela Comissão, “dependências policiais ou assemelhadas”.

    Mas não terminou; eles querem mais, muito mais. VOCÊ SABIA que membros da Comissão pensaram reivindicar a promoção de Lamarca a general?

    VOCÊ SABIA que o então Ministro da Justiça do governo Lula também propôs a promoção de Apolônio de Carvalho (um ex-militar expulso do Exército em 1935 e posteriormente fundador e militante do PCBR e, posteriormente banido do país em troca de um embaixador seqüestrado) a general?

    – Que amplos setores da mídia e toda a esquerda vêm difundindo por todos esses anos a versão de que “a resistência armada” à “ditadura” no Brasil dos anos 60, foi uma resposta ao Ato Institucional nº 5, que “fechou” o regime?

    – Que isso não é verdade, pois o Ato Institucional nº 5, que teria “fechado” o regime, foi assinado em 13 de dezembro de 1968?

    – Que, antes disso, a esquerda armada já havia atirado uma bomba no Aeroporto dos Guararapes, em 25 de julho de 1966, matando um jornalista e um Almirante e ferindo um General?

    – Que já havia atirado um carro-bomba contra o Quartel-General do II Exército, em São Paulo, matando o soldado sentinela Mario Kosel Filho, em 26 de junho de 1968?

    – Que já havia assassinado, ao sair de casa, na frente de seus filhos, o Capitão do Exército dos EUA Charles Rodney Chandler, tachado nos panfletos deixados sobre seu corpo, de “agente da CIA” ?

    – Que um dos assassinos – um sargento expulso da Polícia Militar de São Paulo pela Revolução de 1964 – várias vezes entrevistado, vive hoje, tranqüilamente, em São José dos Campos, após ter sido anistiado pela ditadura militar “fascista”, indenizado, promovido a Sub-Tenente e reintegrado à PM, como reformado?

    – Que em julho de 1968, antes, também, do Ato Institucional nº 5, o Major do Exército da Alemanha Edward Von Westernhagen, que cursava a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, foi morto na rua por um grupo do Comando de Libertação Nacional (COLINA), do qual participavam dois ex-sargentos, um da Aeronáutica (João Lucas Alves) e outro da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo o crime, na época, atribuído a marginais?

    – Que João Lucas Alves residiu durante certo tempo na mesma casa. Ou melhor, no mesmo “aparelho”, em que vivia a então militante do COLINA, Dilma Roussef, em Belo Horizonte?

    – Que o Major Von Westernhagen foi morto por ter sido confundido com o capitão do Exército boliviano Gary Prado, que participou da caçada a Che Guevara, no ano anterior, em seu país, e que, por isso, deveria ser “justiçado”, que também cursava a Escola de Comando e Estado-Maior? (livros “A Esquerda Armada no Brasil”, e “Memórias do Esquecimento”, de Flávio Tavares).

    – Que antes do Ato Institucional nº 5 (dezembro de 1968), guerrilheiros do PC do B chegados da China em 1966 já se encontravam no Brasil Central preparando a Guerrilha do Araguaia?

    – Que era essa a tática utilizada pela esquerda armada para instalar no Brasil um pleonasmo (uma República Popular Democrática): matar, matar e matar?

    – Que a alucinada esquerda armada não matava apenas seus “inimigos”, mas também os amigos e companheiros?

    Veja a relação dos companheiros assassinados, a título de “justiçamento”, sob a alegação de que sabiam demais, demonstravam desejo de pensar com suas próprias cabeças e que, por isso, representavam um perigo em potencial. Não que tenham traído, mas porque poderiam (futuro do pretérito) trair:

    – Márcio Leite Toledo (ALN) em 23 de março de 1971, em São Paulo;

    – Carlos Alberto Maciel Cardoso (ALN) em 13 de novembro de 1971, no Rio de Janeiro;

    – Francisco Jacques Alvarenga (RAN-Resistência Armada Nacionalista) em 28 de junho de 1973, no Rio de Janeiro;

    – Salatiel Teixeira Rolins (PCBR) em 22 de julho de 1973, no Rio de Janeiro;

    – Rosalino Cruz – “Mundico”, na Guerrilha do Araguaia;

    – Amaro Luiz de Carvalho – “Capivara” (PCR), em 22 de agosto de 1971, dentro de uma Penitenciária, em Pernambuco;

    – Antonio Lourenço (Ação Popular), em fevereiro de 1971, em Pindaré-Mirim/MA;

    – Geraldo Ferreira Damasceno (Dissidência da Var-Palmares) em 19 de maio de 1970, no Rio de Janeiro;

    – Ari da Rocha Miranda (ALN), em 11 de junho de 1970, em São Paulo.

    – Que o militante da Resistência Armada Nacionalista, Francisco Jacques Alvarenga, “justiçado” dentro do Colégio em que era professor, no Rio de Janeiro, por um Comando da ALN, teve seus passos previamente levantados por Maria do Amparo Almeida Araújo, também militante da ALN?

    – Que foi ela própria quem revelou esse detalhe no livro “Mulheres que Foram à Luta Armada”,de Luiz Maklouf ?

    – Que Maria do Amparo Almeida Araújo é atualmente a presidente do “Grupo Tortura Nunca Mais” de Pernambuco, entidade criada para denunciar as torturas e assassinatos da chamada “repressão”?

    – Finalmente, leiam este trecho, altamente significativo, considerando a identidade de seu autor:“No curso de Estado-Maior, em Cuba, esmiuço a história da revolução cubana e constato evidentes contradições entre o real e a versão divulgada pela América Latina afora (…) Muitas ilusões foram estimuladas em nossa juventude pelo mito do punhado de barbudos que, graças ao domínio das táticas guerrilheiras e à vontade inquebrantável de seus líderes, tomou o poder numa ilha localizada a 90 milhas de distância de Miami. Balelas, falsificações (…) O poder socialista instituiu a censura, impediu a livre circulação de idéias e impôs a versão oficial. Os textos encontrados sobre a revolução cubana são meros panfletos de propaganda ou relatos factuais, carentes de honestidade e aprofundamento teórico (…) O Partido Comunista é o único permitido, e em seus postos importantes reinam os combatentes de Sierra Maestra ou gente de sua confiança, em detrimento dos quadros oriundos do movimento operário (…) Os contatos com as organizações de luta armada (de toda a América Latina) são feitos através do S2 (Inteligência), conseqüência das deturpações do regime. A revolução na América Latina não seria uma questão política e sim, usando as palavras do caricato Totem, “de mandar bala”. Nos relacionamos com os agentes secretos, que tentam influenciar na escolha de nossos comandantes, fortalecem uns companheiros em detrimento de outros, isolam alguns para criar uma situação de dependência psicológica que facilite a aproximação, influência e recrutamento; alimentam melhor os que aderem à sua linha e fornecem informações da nossa Organização, concedem status que vão desde a localização e qualidade da moradia à presença em palanques nos atos oficiais; não respeitam nossas questões políticas e desconsideram nosso direito à auto-determinação”.

    Totem, acima mencionado, é o general Arnaldo Ochoa, comandante do Exército em Havana, no início dos anos 70, fuzilado nos anos 80, sob a acusação de ser narcotraficante.

    Carlos Eugênio Sarmento Coelho da Paz (“Clemente”) é o autor do texto acima transcrito, que está nas páginas 178 a 181 do seu livro “Nas Trilhas da ALN”. “Clemente” foi o último dos “comandantes” da Ação Libertadora Nacional. Recebeu treinamento militar em Cuba e foi autor de vários assaltos a bancos, estabelecimentos comerciais, assassinatos e “justiçamentos”. Ele próprio calcula que tenha matado dez pessoas, e já disse que não se lembra ao certo (!), como os “justiçamentos” de seu próprio companheiro Márcio Leite Toledo e do presidente da Ultragaz em São Paulo, Henning Albert Boilesen, em 15 de abril de 1971.

    Ao concluir o curso em Cuba, nos idos de 1973, “Clemente” desertou e foi viver em Paris, somente regressando ao Brasil após ter sido um dos anistiados pelo presidente Figueiredo, derrubando outro mito até hoje difundido pelas esquerdas de todos os matizes: o de que a Anistia não foi Ampla, Geral e Irrestrita. Hoje, vive no Rio de Janeiro. Dá aulas de violão para crianças, cujos pais nem desconfiam quem seja o “professor”, e participa de eventos culturais organizados pelo Movimento dos Sem-Terra.

    Este texto deveria ser remetido à © Omissão da Verdade, mas não tenho o e-mail daqueles caras.

    Carlos I. S. Azambuja é Historiador

  10. ,..Maduro já matou uns 2mil?..o TPI deveria colocar em suas masmorras o tal de Bushrro, e tonilaier e td q participaram na invsão ilegal de um país soberano como erao IRAK, q deixaram milhares de mortos e mt + de mutilados, dois pesos e meias medidas ?!?! e tem livros de um dos mesmos q confirma às torturas e mortes…vide os nefastos judeuss ora n momento matando e mutilando os Palestinos, ele ñ copntam pq são os agressores como sempre…Cadê o tal TPI p esses?!?! Sds. ;-(

Comentários não permitidos.