Brics se reúnem com líderes sul-americanos para ampliar influência do bloco

João Fellet

Da BBC Brasil em Brasília

Reunião dos BRICs em Fortaleza (AFP)

Países apresentarão aos sul-americanos seu recém-criado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD)

Chefes de Estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reúnem nesta quarta-feira em Brasília com líderes da América do Sul para tentar ampliar a influência do bloco entre países emergentes. O governo brasileiro espera que todos os chefes de Estado sul-americanos estejam presentes.

No encontro, que ocorrerá em meio à sexta cúpula dos Brics, iniciada na terça-feira em Fortaleza, os Brics apresentarão aos sul-americanos seu recém-criado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

Inspirada no Banco Mundial, a instituição financiará investimentos em infraestrutura em países pobres e emergentes que integrem ou não os Brics.

Em entrevista recente a jornalistas, o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores José Alfredo Graça Lima disse que o Novo Banco de Desenvolvimento poderá se abrir a outros bancos multilaterais ou de desenvolvimento regionais.

Como, segundo Lima, os critérios para essas participações ainda não foram definidos, é possível que os líderes sul-americanos também tratem desse tema com os membros dos Brics.

O diplomata diz que o convite dos Brics aos chefes de Estado sul-americanos integra a estratégia do bloco de expandir suas ações, com prioridade aos países em desenvolvimento.

Na última cúpula do bloco, em 2013, na África do Sul, os Brics se reuniram com líderes de países africanos.

Em entrevista recente à TV estatal NBR, o embaixador Flávio Damico disse que a presença de líderes de outros países “é muito positiva tanto para os Brics, por enriquecer seus debates com outras perspectivas, e também permitir a outros países em desenvolvimento que conheçam melhor os Brics e suas potencialidades”.

Adesão argentina

Nesta quarta, é possível que a Argentina reforce junto aos Brics seu interesse de integrar o bloco. Na semana passada, a agência oficial de notícias da Argentina, Telám, divulgou que a China apoiaria a entrada da Argentina no grupo.

Entre os demais membros do bloco, porém, não há consenso quanto à questão.

Damico lembrou que a composição dos Brics já mudou uma vez, com o ingresso da África do Sul, em 2010.

Ele mostrou-se contrário, porém, a novas adesões.

“Acreditamos que estamos com a composição ideal neste momento, mas isso não significa que os Brics estejam fechados ao diálogo com outros países em desenvolvimento e economias emergentes.”

Na última semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também expôs cautela quanto às aspirações da Argentina.

“A questão de aumentar o número de seus membros por enquanto não está em questão”, ele afirmou à agência Prensa Latina, durante visita a Cuba.

Segundo observadores, a crise econômica vivida pela Argentina seria um dos principais entraves à sua adesão.

Crescimento inclusivo

O tema oficial desta cúpula dos Brics é “Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis”. O encontro desta quarta deve se iniciar às 11h, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

A reunião se encerrará após o almoço, por volta das 15h.

Antes do encontro, a presidente Dilma Rousseff deverá se encontrar às 8h30 com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada.

Na quinta-feira, será a vez de Dilma se reunir em privado com o presidente da China, Xi Jinping, que fará uma visita de Estado ao país.

Fonte: BBC Brasil

18 Comentários

  1. A diferença é essa pós 1982, enquanto alguns preparam uma Estrela da Morte para roubar território e riquezas alheias, outros …

  2. O banco dos BRICS, vai crescer, e muito, noo vácuo deixado pelas atuais instituições econômicas mundiais, que praticam politicas exclusivistas e exclusivamente rentistas, que mais beneficiam os donos da moeda, excluindo a maioria dos cidadãos de países que buscam socorro. Praticam com isso um contra senso. Agindo de modo tão insensível que fazem com que aquela parte da cidadania menos capaz de defesa econômica perca a sua condição de reconhecimento da sua condição de humanidade, se tornando meramente objetos para questões de estatística. Por isso, nessa interdependência, sua responsabilidade, e de seus principais agentes por detrás dessas administrações, pouco reconhecida, quando obrigam autoridades publicas a se divorciarem de seus cidadãos, grande parte das vezes com risco das próprias democracias dos países sob “ajuda”. Enquanto os países com poder nessas instituições não precisam correr esses riscos, como todos vemos, em anos e anos.

  3. por LUCENA
    .
    .
    Esse movimento dos Chinese e dos Russos na região, vai forçar os EUA modificar a forma de como tal governo trata a América Latina em especial; os países com ideais bolivarianos; Cuba,Equador,Bolívia e Venezuela; ALBA . 😉
    .
    Poderão também sabotar a unidade Sul-americana, pelos movimentos oligárquicos conservadores, ultra-ultrapassados com seus ideais fascistas patrimonialistas.
    .
    America Latina deve ser unidas e soberana para negociar com governos imperialistas com são os americanos,russos e chineses; sem falar dos europeus. 😀

  4. É os BRICS (leia-se China e Rússia) adentrando a América Latina, única zona de influência do Brasil. Vá lá o Brasil se meter no quintal deles…

    • o Brasil já disputa mercados com o ocidente(eua e europa), China e Rússia na África, América latina e sudeste asiático..porque vc acha que a Dilma por ex perdoou todas as dividas da África com nosso pais recentemente?!…que é das casas dos bilhões inclusive…foi para fincar poder, influencia e controle na África…conquistar o mercado africano..foi para abrir acesso ao mercado africano para nossos conglomerados…os mesmos que financiaram as campanhas/candidaturas do pt….sabe de NADA…innnoooocceennttteee….. 🙂

      a hegemonia geopolítica e econômica global não pertence mais ao ocidente(eua e europa)..dai as movimentações destas gentes como nas ilhas senkaku, irã, iraque,venezuela, paraguai, honduras, siria e ucrania..o mundo caminha irreversivelmente e inevitavelmente a multipolaridade..dai as movimentações, sabotagens e ataques por todos os meios disponíveis….todas essas movimentações…tem um motivo por trás…que é a ameaça dos Brics…tomaremos fatias dos mercados desta gente(já tomamos)…seremos sua principal ameaça…seremos os seus maiores rivais..tomaremos áreas de influencia, poder e controle….tomaremos a hegemonia desta gente… dai estas movimentações e ações…..existe uma guerra velada contra os Brics em varias frentes..por todas as frentes..uma guerra que se utiliza de todas as redes disponíveis..políticas, econômicas, sociais e militares…os países que formam os BRICS devido seu estado de desenvolvimento e tamanho de território e população são os melhores mercados, incontestável…ninguém neste mundo é santo ..nenhum pais ou bloco neste mundo é bem intencionado ou bonzinho..existe SIM…campanhas veladas e obscuras de desestabilização e sabotagens contra os Brics..campanhas de desestabilização principalmente institucionais, sociais, econômicas e políticas…

      quem não se lembra daquele black bloco que matou com um rojão um cinegrafista da band onde depois se descobriu que o sujeito…só ele recebia pagamentos mensais de 150 reais para promover estas ações de desestabilização e baderna…são milhares e milhares destes militantes black blocos por todo o pais…ora senhores de onde vcs acham que estes partidos de esquerda como pstu ou pc do b estão tirando todo estes recursos?!….

      já descobriram que “ONGS ESTRANGEIRAS” da europa como da SUÍÇA é que estão financiando estas ações de desestabilizações aqui neste pais…

      vcs acham mesmo que este partidos fuleiras tem alguma capacidade seja ela financeira ou de organização para promover essas ações desta magnitude que presenciamos neste pais?!…como estes partidos fuleiras estão tirando recursos e capacidade de organizar essas movimentações de nível nacional como foi ano passado?!…os eua adotam a tática de seus agentes se passarem por manifestantes “apolíticos” nas redes sociais e depois infiltrar mercenários nas manifestações populares para promover ações violentas….quando dá certo para eles passam a utilizar armas de fogo para matar cidadãos indefesos até enfraquecer e derrubar o governo….foi assim na Líbia, na Tunísia, no Egito, na Ucrânia onde esses mercenários terroristas ajudaram os EUA a perpetrar golpe de estado…sempre que os eua conseguem aprovar uma “zona de exclusão aérea” eles e seus cúmplices genocidas descarregam dezenas de milhares de bombas e mísseis sobre a pequena nação indefesa e roubam petróleo e outras riquezas deixando centenas de milhares de mortos e uma dívida impagável pela pretensa reconstrução do país atacado… o Pentágono deve ter planos para nos tomar o petróleo do Pré-Sal e a água dos Aquíferos Guarani e Alter do Chão… além das outras inúmeras riquezas nacionais….

      sabe de NADA…innnoooocceennttteee…..

      Operações de desestabilização interna realizadas pelos EUA em vários países pelo mundo inclusive nos dias atuais são o que devemos atentar….estamos em uma área geopolítica na qual os EUA mandam desde sua unificação como país como era dito no “destino manifesto” redigido por eles mesmos e infelizmente são eles e seus aliados os quais devemos monitorar constantemente visando nossa segurança geoestratégica…

      • Ué, maquineta… o tal pstu, bem como o pc do b, não são aliados do governo do pt e não pertencem a base aliada do mesmo ???… vc, que sabe tudo, de uma explicação mais inteligível sobre esses fatos… somos todo ouvido… posso concluir então, que o pt está entregue a interesses dos americanos e europeus ???… é isso ???… são entreguistas ???… a esquerda brasileira foi comprada ???… gosta mesmo é de dinheiro ???… estamos aguardando ansiosamente sua resposta…

      • vivemos num mundo que vc sabe muito bem como é…os inimigos de hoje são aliados amanha e os aliados de hoje são inimigos de amanha..cada um segue a apenas seus objetivos e interesses…estes partidos radicais de esquerda são totalmente inimigos do pt..e são completamente regidos pela premissa: “os fins justificam os meios”…são uma gente que para alcançar seus “objetivos” não hesitaria em aceitar ajuda ou apoio de “forças ocultas” estas a que eles mais combatem e demonizam…estas que eles proclamam como os maiores inimigos de todos e tudo..são grupos oportunistas como o grupelho neo nazista que tomou o poder da ucrania….

      • “os fins justificam os meios” é EXATAMENTE a premissa do seu pt, caro maquineta… que o diga o MENSALÃO PETRALHA… não há salvação em partidos não conservadores, maquininha… que dirá nos socialistas… aprenda isso…

      • Créeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu..
        Créeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu..
        Cré…Cré….Cré…Cré…Cré…Cré…Créeeu
        Créeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu..
        Créeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu..
        Cré…Cré….Cré…Cré…Cré…Cré…Créeeeu
        Cré…Cré….Cré…Cré…Cré…Cré…Créu

  5. O Brasil é tão… mas tão… influente que deixou que a Índia ficar com a primeira presidência da Banco recém criado! Estamos diminuindo a influência americana para ficarmos sob influência russa e mais perigosamente ainda…. Chinesa! Os Chineses tem um plano que muitos não querem enxergar e se pensam que são bonzinhos, estão muito enganados!
    E o Brasil, maior país da AL, segue como coadjuvante …
    Abraços,

  6. Enquanto os comunistas de boutique torcem para que a China tome conta da américa latina toda, fazendo de nós seus escravos, acabando com nossa industria e abocanhando a industria da construção civil e estatal, bem como a industria de mineração nacional, posto um trecho de um testo de JACOB GORENDER, COMUNISTA, dirigente do pc do b durante anos, que nos fará entender o qnto é nefasto o domínio de um país com regime comunista sobre outros:

    “A reivindicação de independência e separação ganhou expressão ostensiva nos três países bálticos e, logo em seguida, na Armênia, Geórgia e Ucrânia. As repressões brutais de tropas de choque só agravaram os sentimentos de hostilidade. Longamente oprimidas por um poder central despótico, as repúblicas agora ansiavam pela autodeterminação plena. Ainda mais na medida em que a situação econômica se deteriorava e a reivindicação nacionalista se associava a posições pró-capitalistas. O podercentral, encarnado na fusão do Partido Comunista com o Estado, ganhou a imagem de representante do fracasso do socialismo de Estado. Esta imagem impregnou a consciência do próprio povo russo, cuja maioria deu apoio a Ieltsin na sua disputa com Gorbatchov. Dessa maneira, o Partido Comunista e o Estado soviético perderam, em ritmo acelerado, o suporte da nação que constituía a espinha dorsal do sistema político multinacional. Em meados de 1991, Gorbatchov empreendeu a última tentativa de
    salvação deste sistema. Fez a proposta de um tratado da União, ao qual seria
    voluntária a adesão das repúblicas federadas e que dava a estas direitos amplos
    jamais antes concedidos. Publicado pela imprensa a 15 de agosto, o tratado
    receberia, no dia 20, as assinaturas já compromissadas dos presidentes da
    Rússia (Ieltsin), do Cazaquistão e do Uzbequistão, ficando aberto a posteriores assinaturas dos presidentes das demais repúblicas.A cúpula da burocracia comunista percebeu que a vigência do tratado conduziria à eliminação dos privilégios, que o sistema estabelecido lhe conferia. Daí a detenção de Gorbatchov pelos conspiradores golpistas, a 18 de agosto , e o anúncio, no dia seguinte, da tomada do poder por um comitê de emergência.
    Esvaziados de força efetiva, os golpistas sofreram rápida derrota. Mas o golpe
    acentuou nos próprios russos os sentimentos nacionalistas e anti-soviéticos. Li-
    vrar-se do poder soviético significava desembaraçar-se do sistema político res-
    ponsável pelo atraso tecnológico e econômico, pela degradação do padrão de
    vida, pelas desgraças de um passado, que só nos últimos anos pudera ser
    revelado em seus tenebrosos detalhes.
    Ieltsin explorou habilmente esses sentimentos e, assim, com apoio da grande maioria dos russos, os presidentes da Rússia, da Ucrânia e da Belarus assinaram, a 9 de dezembro, o documento que proclamava a cessação da existência da União Soviética. Logo em seguida, as
    demais repúblicas se associaram a esta proclamação e nove delas anunciar
    am sua adesão à Comunidade de Estados In dependentes (CEI), entidade sem caráter estatal, nem poder supranacional. Reconhecendo os fatos consumados, a 25 de dezembro Gorbatchov renunciou ao cargo de presidente de uma
    entidade desaparecida. A dissolução da URSS pôs fim a uma estrutura políti
    ca multinacional que, após a Primeira Guerra Mundial, só conseguiu uma so
    brevida graças ao domínio ditatorial do Partido Comunista como partido único dirigente, por princípio constitucional. Submetida a poderosas forças centrífugas no curso da perestroika, aquela estrutura não conseguiria manter-se após a desagregação do Partido Comunista. Seu término estava selado.”

    http://marxismo21.org/wp-content/uploads/2013/08/Sobre-a-dissolu%C3%A7%C3%A3o-da-Uni%C3%A3o-Sovi%C3%A9tica.pdf

    É, pelo visto, teremos que sofrer nas mãos chinesas e cubanas para entendermos o qnto o COMUNSIMO/SOCIALISMO é a ideologia mais perniciosa e malévola de todos os tempos… assumido até por quem defendeu essa ideologia satânica…

    • Fala sério Gringo, confessa, você quer é a China todinha para vocês né?
      Por que se bem me lembro foram vocês, antes donos do mundo, quem primeiro abriram as portas da China, para apresentá-la como parceiro comercial. Esse seu discurso é muito contraditório, como as ações apresentadas por seu país e talvez isso se caracterize por seus anos de residência lá e ter comprado o discurso de seus dirigentes para o publico e ter que defender seus interesses no particular, mas que tem de vir a publico. Na verdade meu caro seu país ainda não conseguiu sair do sistema da guerra fria que servia como uma luva para encobrir todos os seus interesses. Acostume-se, a guerra fria acabou e hoje os países já não se assustam com “comedores de criancinhas” se assustam mais com comedores de coração fanáticos religiosos e esses vocês não tem tido qualquer pudor em apoiar desde que ofereçam algum flanco para vocês explorarem. O mundo hoje esta muito mais consciente, os tempos são outros meu caro e vocês ajudaram muito, eu reconheço, a vivermos esse momento.

      • O meu país, caro Julio extremista soviet é esse, hoje tomado por forças socialistas da pior espécie, as mesmas que a filósofa Ayn Rand dissecou qndo afirmou: “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.… é a cara dos PETRALHAS… nascemos, infelizmente, num BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS como vc, caro Julio…

Comentários não permitidos.