Rusia retorna a Cuba e recupera estação de escuta de radiofrequência

estação de escutaRustam, Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

MOSCOU, 16 de julho.  A Rússia está recuperando a principal estação de interceptação de radiofrequências do centro radio da extinta União Soviética em Lourdes, Cuba, publicou nesta quarta-feira, o Kommersant.

“A decisão de voltar a Cuba após este longo tempo é devido às mas condições financeiras da Rússia até então, porém, é também devido ao esfriamento das relações com os Estados Unidos,” – disse uma fonte de alto escalão do governo russo.

A Base implantada  no país aliado da URSS e da Rússia foi construída em 1962 e desde então tem sido repetidamente modernizada, para executar as tarefas para interceptar informações de satélites de comunicação norte-americanos, cabos de telecomunicações terrestres e “escutar” o controle de missão da NASA em Cabo Canaveral. O que contribuiu este local ter sido escolhido é a sua localização na parte ocidental da ilha, a apenas 250 km da costa da Flórida.

20 Comentários

  1. Pelo realidade político-econômico-social the Cuba e Russia, essa estrutura não serviu em nada.
    Reativar essa estrutura me parece mais atitude de moleque insolente para mostrar que é contra a lei da gravidade, de nada vai adiantar. Esse recursos poderiam ser usados em investimentos internos na própria Rússia ou até na Criméia.
    Mas isso é parte do teatro para demonstrar descontentamento. Quando as agências começaram a remexer nas contas e investimentos secretos do “homi” ele na hora baixou o rabinho e guardou os dentes. Restou só o teatro.

    • Como sempre, só para animar os idiotas úteis vermelhinhos mundo afora… assim, vende-se mais camisetas vermelhinhas com a foice e o martelo… e o capitalismo ocidental agradece… 🙂

  2. Os States escolheu resgatar a guerra fria. Escolheu esse caminho já que sua industria da guerra devia estar perdendo a motivação. Depois de duas guerras contra inimigos imaginários, para alavancar o patriotismo americano, e disfarçar interesses comerciais de alguns de seus grupos dominantes. Acabaram por ser descobertos em suas intenções e tudo acabou por ser considerado vexatório, por conta da percepção mundial de engodo, vindo de quem sempre vendeu o discurso bom mocista nas relações internacionais. Então nada melhor que um autentico adversário do passado, com poder para revitalizar velhas desconfianças, e ainda justificar no resgate de ideologias mortas para encobrir a verdadeira guerra que sempre lutaram a pelo predomínio econômico. Essa sim sempre motivou todas as iniciativas de guerras yankes, por isso tanta diferença e hipocrisia verifica-se entre ação e discurso.

  3. Rsrsrs… estas sanções contra Cuba estão ficando igual as sanções contra a Rússia: tá virando queijo suíço de tanto buraco.

    Brasil ajuda a construir porto e instalar indústrias; Rússia perdoa parte da dívida e investe em infraestrutura; Venezuela (a tempos) fornece petróleo; Índia tenta contatos para ampliar comércio internacional; China também mostra interesse em negociar com cubanos… pra que servem as sanções mesmo? Isolar o país? De quê?

    😀 😀

  4. por LUCENA
    .
    .
    Já Cuba vai virara um balneário para os russos, os caras tem muito tutu e quem sabe,os bacanas de Miame vão lá também com seus iates;dançaram Rumba e beber cubra libre e tira uma foto ao lado da estátua de Che … vai sê o máximo … hahahah … os anti-castristas hein … hahahahh …. é que vão se descabelarem e virar lobisomem com isso … hahahha …
    .
    .
    ( … )
    .
    Yo soy un hombre sincero
    de donde crece la palma
    Yo soy un hombre sincero
    de donde crece la palma
    Y antes de morirme quiero
    echar mis versos del alma

    Guantanamera
    guajira Guantanamera
    Guantanamera
    guajira Guantanamera
    .
    Mi verso es un verde claro
    y de un carmín encendido
    Mi verso es un verde claro
    y de un carmín encendido
    Mi verso es un ciervo herido
    que busca en el monte amparo
    .
    Guantanamera
    guajira Guantanamera
    Guantanamera
    guajira Guantanamera
    .
    ( … )

    .
    .
    Isso sendo cantad por Julio Iglesias é o máximo … só ouvindo … 😉
    .
    http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/julio-iglesias/guantanamera/2486843

    • Ajudar em que caro Pé de Cão? Reativar uma estação de escuta só isolará ainda mais Cuba de uma possível aproximação com o Norte e ainda aumentará mais as atividades de escuta “inversa”, sabotagem e espionagem dos “aliados” nos países que são seus simpatizantes. A Rússia ainda tem bala na agulha (misseis nucleares) pra peitar quem quiser mas e o Brasil? Temos que parar de tomar partido e começarmos a arrumar a casa e os antigos “amigos” da guerra fria que se digladiem política e economicamente sozinhos.
      Adoro ver os defensores de Cuba … são os primeiros a encher a boca a falar em democracia quando apoiam um país onde a família Castro simplesmente se apossou e transformou num reinado sem coroa!
      Abraço,

      • RSRSRSRSSRSRS… não fira a desinteligência dessa gentalha, meu amigo Henrique… eles não são capazes desse tipo de raciocino lógico… pararam de estudar na 2a série primária… SEMIANALFABETOS funcionais… só sabem usar o caixa eletrônico para sacar a bolsa trollagem e a urna eletrônica para votar no partidão… de resto, nem amarrar os sapatos sozinhos dão conta… por isso só compram calçados de velcro… 🙂

      • Henrique você não percebeu ainda mas a união é a única forma de sobrevivência da américa latina

        os estados unidos podem espionar mais cuba não pode ?????

        eles os yankes atacaram cuba com um aplicativo que ficava fazendo a mesma coisa que o facebook fez em vários locais do mundo tentando inflamar o povo a uma guerra civil

        apenas para tentar transformar cuba em uma síria libia

        ai os russos arrumam uma estação e não pode ,mas os americanos podem ???

        dois pesos e duas medidas cuba é um pais que tem meu respeito lutaram e venceram os vencedores

        zoinho não pode ver ninguém conversando comigo que ele fala assim não de atenção a ele… esse anarfa rsrs

        mas o mais ridículo é o que mais tenta debater o anarfa é esse mela cueca zoinho de remela

        e o mais engraçado além dele nunca acertar nada em geopolítica nada mesmo , e perde em 97 por cento dos debates que entra no plano brasil rs

        zoinho de catarata o anarfa aqui é você ,um anarfa intelectupeba que além de perder fica nervosinho e começa a pedir penico e chamar todo mundo de comunista rsrs

        zoinho pensa que me engana , quer pagar de traça de biblioteca que é letrado mais um anarfa funcional que decorou apenas o nome dos autores de livros mas não entendeu patavina de coisa nenhuma do que TENTOU LER

      • Caro Pé de Cão… na teoria tudo seria muito bom, união, convergência, bloco etc… mas na prática nenhum destes países do entorno gostam de nós e certamente gostariam de nos ver arruinados, principalmente sendo o único país de língua portuguesa na AL… isso nunca desceu redondo pra nenhum destes. Sou por um Brasil neutro, temos aqui o país mais rico do mundo porém um dos mais mal administrados e corruptos. Se aplicássemos aqui uma política em geral ao estilo de países neutros como Suíça, Dinamarca, Suécia etc… seríamos certamente uma superpotência. Ficar comprando briga dos outros sem estarmos de fato calçados é continuar dando tiro no pé! Se gostam de comunismo então que se siga a linha de estratégia da China a qual, quando surgiu (se abriu) para o mundo no século XX, já veio como uma grande potência, comunista no trato interno mas extremamente capitalista nas suas relações comerciais e econômicas.
        Agora..quando nos juntamos com Bolívia, Equador, Paraguai, Venezuela, Cuba … Argentina…. é realmente não ter noção..
        Abraço,

  5. vcs acham mesmo que depois daquelas pezepadas na Síria e na Ucrânia os Russos não fariam nada a respeito é?! …vcs acham mesmo que depois dessas prezepadas da Síria e da Ucrânia os Russos não irão dar resposta é?!…INOCENTES…..SABE DE NNNAAAADDDAA INOCENTE.. 🙂

    isso é só o começo…como diz o ditado..Sorria…Amanha será pior… 🙂

    • VERMElhinho mostrando as garrinhas… não engana mais ninguém… resolveu assumir-se agora ???… 🙂

      • senhor olhos azuis..não sou de esquerda e não sou aliado a nada e a ninguém….mas apoio a ideia dos Brics..sua união e estratégia..a séculos “nos rastejamos” para sermos aliados desta gente do ocidente/eua e só somos sabotados e explorados..só somos tratados como quintal ou ralé…só sabotam nosso potencial, desenvolvimento, progresso, auto determinação, independência e economia…nunca nos viram ou tiveram como aliados mas sim apenas como colônia de exploração..apoio totalmente um mundo multipolar…os Brics são a nossa oportunidade para buscarmos e conquistarmos nossos interesses/espaço…nosso desenvolvimento, progresso, auto determinação e independência…é a nossa oportunidade para nos livrarmos definitivamente do cabresto daquela gente..que só levam vantagem sobre nós…que só apenas nos exploram para seus benefícios..vc parece só apoiar os interesses dos outros em nosso pais..o cabresto desta gente em nosso pais..vc parece apoiar a subserviência de nosso pais a esta gente..sujeito que apoia ações de sabotagens, exploração e controle de nosso pais e interesses por nações estrangeiras não é brasileiro…

Comentários não permitidos.