Defesa & Geopolítica

F-35 à preço do F-16?

Posted by

F35-16

Tradução e adaptação E.M.Pinto

O Pentágono anunciou a assinatura de um acordo para redução do preço do caça de quinta geração F-35, permitindo a sua produção em massa segundo nota o custo dos caças seria fixado nos valores atualmente pagos pelos caças F-16 Falcon ou Eurofighter.

O documento chamado de “The Blueprint for or Affordability” é comprometido entre a Lockheed Martin, Northrop Grumman e BAE Systems para introduzir mudanças destinadas a reduzir o custo de produção do F-35 Lighting II. As empresas terão entre os anos de 2014-2016 o recurso de US$ 170 milhões para investir neste tipo de ação.

Se forem resolvidos com sucesso, o governo dos EUA irá reembolsar essas despesas e alocar mais fundos para reduzir o preço unitário de um F-35 em 2016-2018. De forma semelhante está prevista a aumentar a economia de operação e manutenção dessas máquinas.

O acordo tem por objectivo alcançar em 2019 o preço unitário do F-35  semelhante ao custo de aquisição do caça de quarta geração, como o F-16, F-18 ou o Eurofighter. A estratégia é devotada a atingir não só as forças dos EUA, mas também qualquer comprador dos F-35. Atualmente, o Pentágono estima que o preço de um único F-35 de produção em série em 2019 seria de cerca de US $ 80 milhões.

O acordo faz parte de uma iniciativa do governo chamado de melhor poder de compra 2.0, cuja missão é financiar e promover soluções inovadoras para reduzir o custo dos produtos e serviços de terceirização para a indústria de defesa.

Fonte: Defence24

30 Comments

shared on wplocker.com