Defesa & Geopolítica

Primeiras imagens oficiais do demonstrador ATD-X são reveladas

Posted by
Crédito da imagem: mod.go.jp via Alert 5

Crédito da imagem: mod.go.jp via Alert 5

No mês de junho algumas imagens pouco nítidas do que poderia ser o demonstrador de conceito ATD-X japonês apareceram na internet.

A aeronave feita pela indústria japonesa tem previsão de no futuro substituir o atual F-2 e até mesmo agregar mais missões e capacidades podendo até se tornar substituto de outras aeronaves do atual inventário daquela Força Aérea de Auto-Defesa do Japão.

Hoje, no dia 12 de Julho as primeiras fotos oficiais do ATD-X (cujo número serial é 51-0001) foram publicadas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (TRDI – sigla em Inglês), agência do Ministério da Defesa do Japão responsável pelo desenvolvimento deste projeto que possuí codinome “Shinshin” (“espírito do coração “).

O planejamento japonês prevê que o ATD-X servirá como base para o desenvolvimento de uma nova aeronave de combate para o Japão, que deverá receber a designação de F-3, porém não existem confirmações sobre a designação, o codinome da futura aeronave ou até mesmo garantias sobre seu desenvolvimento.

O ponto interessante é que o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Defesa do Japão publicou as imagens alegando que as mesmas são do dia 8 de Maio de 2014 e novamente o reforço de que pela natureza da agência que comanda e desenvolve o projeto até o momento o ATD-X não se trata de um protótipo de uma nova aeronave no momento e sim um demonstrador de tecnologias e conceitos.

atd-x_1407_2_img2

Com informações de TheAviationist e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico do MD Japonês

8 Comments

shared on wplocker.com