Chineses roubaram dados sobre F-22 e F-35

AF-2 (F-35), Flt 119, Maj Scott "Shark" McLaren, &  A/C 4011 (F-Tradução e Adapação: E.M.Pinto

Um cidadão chinês residente no Canadá foi acusado de espionagem e da organização e roubo de dados confidenciais das empresas de servidores da Boeing e Lockheed Martin. Estes incluíram informações importantes sobre os caças F-22 e F-35 e aviões de transporte C-17 Globemaster III.

O principal suspeito é Su Bin, proprietário das fábricas especializadas em tecnologia de aviação, que teve seu escritório no Canadá e foi preso no estado canadense de British Columbia. Segundo a acusação apresentada no tribunal federal de Los Angeles em 10 de julho de 2014, Su Bin trabalhou diretamente com duas pessoas não identificadas na China com a missão de quebrar a segurança industrial que contém informações sobre os projetos militares dos servidores nos Estados Unidos.

Até agora revelou-se que o roubo de 65 Giga bits de dados confidenciais dos programas C-17, F-22 e F-35.

O processo que ocorre em Los Angeles é mais uma prova que aumenta os esforços dos americanos em evitar espionagem cibernética, que é definido em os EUA como “uma ameaça direta para o desenvolvimento econômico”. Na época, informaç~eos divulgadas pelos chineses afirmavam que muitas das soluções encontradas no seu quadrimotor Y-20 são surpreendentemente semelhantes àquelas desenvolvidas pela indústria norte-americana, que teve que fornecer uma enorme quantidade de dinheiro no programa Boeing C-17.

Fonte: Defense24

25 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    CHAPEL DE OTÁRIO É MARRETADA NA CABEÇA ! Rsrssr …
    .
    Os caras são tão mané; que os chineses irã conseguir fazer uma cópia do F-35 muito melhor do que a original dos babaquaras americanos … ai vai sê o cumulo do otário .. hahahah

    • por LUCENA
      .
      .

      Avião mais caro da história dos EUA não pode voar
      .
      .
      O caça de última geração F-35, o avião mais caro da história dos EUA, pode ser muito perigoso para voar e tem apresentado problemas com seu motor que já o impediram de voar pelo menos 3 vezes no último mês.
      .
      No dia 3, o Pentágono anunciou, de acordo com o site da Foreign Policy, que toda a frota do F-35 seria mantida em terra após o incêndio em uma das aeronaves na pista da Base Aérea de Eglin, na Flórida. A decisão foi tomada justamente no mês em que os marines americanos iriam realizar diversos testes no avião – cada aeronave F-35 teve um custo de US$ 112 milhões.
      .
      Declarar que o avião mais caro da história americana é muito perigoso para voar é um grande problema para o Pentágono, que é pressionado por anos para permitir o aumento de custos com o F-35.
      .
      .
      (*) fonte: http://blogs.estadao.com.br/radar-global/aviao-mais-caro-da-historia-dos-eua-nao-pode-voar/

      • por LUCENA
        .
        .
        Isso tem um nome aqui no Brasil; Farra com o dinheiro público $$$ lá também tem ParTidários … rsrsrsr ..

    • helveciofilho.

      Creio ser difícil, no curto prazo…

      Obter os dados apenas não basta. Deve se interpreta-los corretamente para que eles tenham alguma valia. Seria necessária uma analise atenciosa até se chegar a alguma conclusão. E somente assumindo que se tenha a certeza de se poder compreender tudo o que foi conseguido, partir para a analise do componente industrial local, para se ter a certeza de que se pode replicar o que foi interpretado. Por tanto, seriam anos debruçados sobre essas informações até que elas sirvam pra alguma coisa, assumindo que os dados comprometidos são realmente vitais e permitam chegar a algum lugar…

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr. RR, até o momento o que se sabe, é que houve um vazamento do projeto e isso não é de hoje más, o que o senhor diz tem sentido porém, não se sabe o quanto de teor tenha vazado.
        .
        O que se sabe, é que o original tem muitos problemas e isso é um fato.
        .
        Se as informações grampeada pelos chineses tiverem informações valiosa, mesmo assim eles terão problemas de colocar o seu projeto de engenharia revesa com êxito,pois; como eu afirmei, o original tem problema.
        .
        Más se eles conseguirem ter êxito, ai o governo americano deverá colocar isso como uma conspiração interna dentro do projeto, ou seja, pode ser uma ponta de um iceberg de um grande vazamento.

    • helveciofilho.

      Creio ser difícil, no curto prazo…

      Obter os dados apenas não basta. Deve se interpreta-los corretamente para que eles tenham alguma valia. Seria necessária uma analise atenciosa até se chegar a alguma conclusão. E somente assumindo que se tenha a certeza de se poder compreender tudo o que foi conseguido, partir para a analise do componente industrial local, para se ter a certeza de que se pode replicar o que foi interpretado.

      Por tanto, seriam anos debruçados sobre essas informações até que elas sirvam pra alguma coisa, assumindo que os dados comprometidos são realmente vitais e permitam chegar a algum lugar…

  2. ta explicado tanto crecimento tecnologico derrepente assim
    e os porta avioes chineses nao querendo desmerece o dragao ele fez o dever de casa bem feito porem acho bem provavel que tenha conseguido espiona o geraldo ford e os nimits tambem no quesito portaavioes acho que ate os russos deram uma olhada neles tambem estao falando em construir seu porta avioes com catapultas eletromagnetica tambem de onde vira tanto expertisse assim em mais de 20 anos sem grandes navios grandes investimento e tecnologias novas navais

    • rsrsrsrrssrs… tudo mokup, meu caro… por fora bela viola, por dentro, pão bolorento… os chinas são bons mesmos é em propaganda…

    • Fosse aqui no Brasil os Petralhas entregariam de graça, não precisava os chineses terem trabalho algum..rs!

  3. Deve ser por isso que o F-35 sai pouco do chão, para enganar os chinas que produto é ruim, mas ao contrario é uma maravilha, para uma turma que baba quando vê um peso cheio de designe e estilo.

    • eles já devem ter percebido/constatado a fria de ter hackeado aquele abacaxi do programa f-35 e por conta disso resolveram buscar hackear outros programas/f-22…rsrsrsrsrs… 🙂

      ARGENTINA….ARGENTINA…..ARGENTINA…ARGENTINA… 😀

  4. hoje nnnnãããooo….hoje nnnnnããããooo…HOJE SSSSIIIIMMMM…..DE NOVO…(2)… 😀

    essa defesa cibernética estadunidense é mais fuleca/goleada/vazada do que a seleção brazileira….. 😀

    para cerrar todo con clave de oro ahora sólo necesita nuestra gran Argentina ser el campeón y Dilma reelección …. será perfecto.. 😀

  5. Os chinas estão certos, pau que dá em Chico dá em Francisco, não existem santas puras, no puteiro da geo politica mundial.

    Somente o grandão bobão da America do Sul, acredita me “mundo de poneis rosas’

  6. Se colocarmos um motor a jato na minha sogra até ela voa… 🙂 … deixem de carolices… já pararam para pensar que esse tipo de informação não se consegue usando um micro ligado a net e, se, somente se, houve alguém que entregou de caso pensado informações privilegiadas, e isso é ALTA TRAIÇÃO… lá dá pena de morte… quem se arriscaria ???… 🙂 … também pode ser que, premeditadamente tenham fornecido informações viciadas para que os chinas ficassem marcando passo nas suas tentativas de igualar a tecnologia americana… tudo é possível… menos as babaquices dos antiamericanos energúmenos de plantão que se acham engraçadinhos… cópias chinesas do didi mocó… 🙂

  7. se tem razao na questao de espionagem Blue Eyes os americanos sabiam que os chineses iriam querer pegar informaçoes deles quem sabe vazaram de propozito informaçoes falas e dira ate com supervirus no meio so pra regaça com eles mesmo, porem vale lembrar do caso SNOWDEM da vida que num pendrive ferro com EUA pode se que a china nao conseguir espiona tanto assim mas alguma coisa alguns traitras devem ter vendido para eles

  8. O estranho é o produto original, dar defeito e o generico obter resultados favoraveis ou o original sofreu sabotagem ou isto é historia para arecadar mais verbas,claro que tambem pode ter ocorrido que o generico tenha descoberto os defeitos antes do original e ter descoberto as soluções não sou espescialista na area mas esta historia esta mal contada.

  9. O Osprey sofreu também muitos revezes e no entanto está aí.
    O F/A-18 Hornet, o F-4 Phanton II, o F-14 Tomcat, o Typhoon e o Rafale também enfrentaram diversos problemas e no entanto seguiram em frente.
    Esse F-35 talvez não seja a maravilha prometida mas será uma aeronave muito sofisticada e por isso está pagando o preço alto para ser terminada.
    Eu não entendo o porquê de tanta gente torcer contra, como se isso lhe garantisse alguma vantagem pessoal. Acho que é muita frustração e muito ódio para uma produção próxima do nada.
    Por mais que estajam com problemas, vale lembrar que nós não temos capacidade de projetar nada parecido com isso. A Embraer por exemplo, é um motivo de orgulho nacional com certeza, mas do ponto de vista produtivo é meramente uma integradora e montadora de componentes importados ou fabricados sob licensa. A quantidade de tecnologia norte-americana nas aeronaves, tanto em quantidade quanto e valor agregado, é absurdamente alta e demoraremos décadas para minimizar isso. Minimizar. Às vezes me pergunto se essa gente acha que se os E-Jets fossem construídos com turbinas, aviônica, processos Russos ou Chineses a Embraer seria lider mundial.

    • rsrsrssrsrsrs… matou a charada, Melkor… investir em educação e P&D os PETRALHAS não querem, né… isso iria libertar o povo da ignorância e por consequência das amarras do partidão… melhor importar tudo mesmo, né, dona dilma… 🙂

Comentários não permitidos.