Plano Brasil/Sugestão de Leitura: “Adeus, Farewell — O Espião Russo Que Mudou o Curso da História”

Adeus (2)

Vladimir Vetrov, o espião soviético que antecipou o fim da URSS

É preciso ler “Adeus, Farewell — O Espião Russo Que Mudou o Curso da História”, Editora Record , para tomar a real noção da história desse jovem sorridente, um espião russo que entregou ao Ocidente todos os segredos dos soviéticos e ajudou a antecipar o fim da União Soviética e da Guerra Fria.

O engenheiro Vladimir Vetrov (1932-1985) , trabalhava para a temida KGB (com espiões de elite integrantes da “Linha X”). A história dele começa em 1965, quando vai para a embaixada soviética na França como representante do Ministério do Exterior, embora sua função real era espionar e obter segredos científico-tecnológicos do governo e das empresas francesas.

Apesar dos bons trabalhos prestados, Vetrov não era promovido; ele via seu departamento corrompido pelo nepotismo e corrupção, e começou a ficar desmotivado e aborrecido com a atitude de muitos dos seus superiores, principalmente quando constatou que os soviéticos implantavam espiões para roubar a tecnologia estrangeira, não mais investindo em pesquisas próprias, de modo que via como o sistema estava sucateado e como o povo passava por privações terríveis para manter um estado praticamente falido.

Vetrov então decidiu agir e trabalhou para a agência francesa espionagem DGSE (Direction Générale de la Sécurité Extérieure)  a qual repassou tudo para os EUA, ou seja, a CIA.

O livro é impressionante, impossível resumi-lo aqui, mas esse personagem tem uma importância incrível (na história da espionagem do Século XX).

Vetrov acabou fuzilado (no ano de 1985 com um tiro na nuca) por traição.

 [embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1sxNXXC” standard=”http://www.youtube.com/v/WAvJXVUAR1s?fs=1″ vars=”ytid=WAvJXVUAR1s&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1355″ /]

Vladimir Vetrov, o espião soviético que antecipou o fim da URSS

Fonte: Fotolog  

4 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    ( … ) espião russo que entregou ao Ocidente todos os segredos dos soviéticos e ajudou a antecipar o fim da União Soviética e da Guerra Fria. ( … )
    .
    .
    Não sei porquê más, me lembrei de Snowden … rsrsr

Comentários não permitidos.