Vladimir Vetrov, o espião soviético que antecipou o fim da URSS
É preciso ler “Adeus, Farewell — O Espião Russo Que Mudou o Curso da História”, Editora Record , para tomar a real noção da história desse jovem sorridente, um espião russo que entregou ao Ocidente todos os segredos dos soviéticos e ajudou a antecipar o fim da União Soviética e da Guerra Fria.
O engenheiro Vladimir Vetrov (1932-1985) , trabalhava para a temida KGB (com espiões de elite integrantes da “Linha X”). A história dele começa em 1965, quando vai para a embaixada soviética na França como representante do Ministério do Exterior, embora sua função real era espionar e obter segredos científico-tecnológicos do governo e das empresas francesas.
Apesar dos bons trabalhos prestados, Vetrov não era promovido; ele via seu departamento corrompido pelo nepotismo e corrupção, e começou a ficar desmotivado e aborrecido com a atitude de muitos dos seus superiores, principalmente quando constatou que os soviéticos implantavam espiões para roubar a tecnologia estrangeira, não mais investindo em pesquisas próprias, de modo que via como o sistema estava sucateado e como o povo passava por privações terríveis para manter um estado praticamente falido.
Vetrov então decidiu agir e trabalhou para a agência francesa espionagem DGSE (Direction Générale de la Sécurité Extérieure) a qual repassou tudo para os EUA, ou seja, a CIA.
O livro é impressionante, impossível resumi-lo aqui, mas esse personagem tem uma importância incrível (na história da espionagem do Século XX).
Vetrov acabou fuzilado (no ano de 1985 com um tiro na nuca) por traição.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1sxNXXC” standard=”http://www.youtube.com/v/WAvJXVUAR1s?fs=1″ vars=”ytid=WAvJXVUAR1s&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep1355″ /]
Vladimir Vetrov, o espião soviético que antecipou o fim da URSS
por LUCENA
.
.
( … ) espião russo que entregou ao Ocidente todos os segredos dos soviéticos e ajudou a antecipar o fim da União Soviética e da Guerra Fria. ( … )
.
.
Não sei porquê más, me lembrei de Snowden … rsrsr
Toma lá… dá cá! 🙂
Snowden, é você?
,.. vamos seer sinceros, os Russos sempre teve spay infiltrados nos > serviços de inteligência Ocidental, os caras são bons..Sds. 😀