Partido do Vice Presidente Argentino propõe análise de compra de caças JAS 39 Gripen recondicionados

Gripen

Sugestão: S. Tadeu

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

(Infodefensa.com)

Montevideo-Depois de uma tentativa fracassada de compra dos Dassault Mirage F1 espanhois e congelamento das negociações para a possível incorporação dos IAI Kfir. O embaixador da França na Argentina , confirmou à mídia local ( Argentina), que havia negociações para a venda de caças Mirage 2000C e Mirage 2000-5F recondicionados, para a substituição da antiga frota  Mirage III da Força Aérea Argentina (FAA).

Estas declarações são adicionados ao recente pedido de informação formulado pelo partido político  de Alberto Emilio Asseff, UNITE, que exigem uma explicação do Ministério da Defesa sobre o processo de compra de  aviões para a FAA e manifesta a sua preocupação com a possibilidade de ser analisada aquisição de caças Saab JAS 39 AB Gripen primeira geração.

Asseff baseou sua opinião, na recente aquisição desta aeronave na versão mais recente ( NG ) do Brasil, com a correspondente transferência de tecnologia, como no referendo falhado na Suíça, onde foi negada a decisão do governo para substituir o F-5E / F  pelo Gripen .

Nada específico ainda

Este, de acordo com o vice-argentino, geraria um ambiente propício para a aquisição ou mercado  de caças Gripen de primeira geração, em seguida, poderiam ser convertidos para o padrão NG , e diretamente a partir do segundo, sob um programa similar  ao oferecido ao Brasil em  condições de financiamento favoráveis.

Embora tenha havido várias opções e negociações, até o momento nada foi finalizado, decidiu-se comprar peças de reposição para a frota existente e continuar a manutenção até que um substituto seja encontrado.

 

Fonte: Infodefesa

23 Comentários

  1. Esse é um caça para o Uruguai, Paraguai, para as Guianas, para o Suriname, Bolíva e para o Equador e talvez para o Chile, que no entando me parece mais consciente do que precisam.
    Argentina e Brasil deveriam olhar para outro lado.

    • Concordo, esse Corruíra é muito fraquinho para países maiores e com potencial futuro para conflito com potências nucleares .
      Precisamos de caças de verdade .

      • stadeu,

        O Gripen foi pensado para apenas um propósito: bater-se com Flankers e Fulcruns em uma hipotética investida da União Soviética…

        Os suecos sempre projetaram nos soviéticos a sua maior ameaça, e sofrer ataques de armas nucleares táticas sempre foi considerada uma possibilidade. Todo o sistema de defesa sueco foi pensado justamente para garantir alguma capacidade de sobrevivência frente a um ataque nuclear; e o Gripen é parte desse sistema… Aliás, a capacidade de poder operar disperso vem bem a calhar, caso o Brasil venha a topar com um inimigo dotado de armas nucleares. E essa é uma qualidade que dificilmente poderia ser igualada por outros tipos maiores…

    • Espere mais uns anos Argentina e você poderá ter os melhores Gripen já feitos !!!!! Vem ai Gripen NG/BR !!!! aguarde !!!kkkk!!!

      Porque a Argentina não busca ajuda russa,chinesa, paquistanesa,sei lá ta com pouco dinheiro quem sabe não compra uns Sukhoi Su-25 usados como aqueles do Irqaque ! Falando sério da pena ver a Argentina nesse estado !

    • Melkor,

      O Gripen NG será o caça correto para quem busca alguma qualidade com custo operacional acessível.

      Ao contrário do que muita gente pensa, Gripen NG estará longe de ser um caça leve… Terá basicamente o mesmo raio de ação dos demais eurocanards e será tão avançado quanto ( a tecnologia envolvida é basicamente a mesma, com radares AESA e uma rede de sensores passivos, além de sistemas ativos e passivos para defesa ). Apenas será suplantado por eles no payload, mas isso será largamente compensado pela precisão das armas. Em suma, será bom o bastante…

      • RR, não digo que não seja um bom caça, só não é o que realmente precisamos. O Gripen inserido no sistema de defesa Sueco é uma coisa, e uma coisa muito boa por sinal, já no contexto brasileiro de operação é outra, bem diferente. Eu sempre brinco e provoco aqui dizendo que ele é um F-5 monoturbina, claro que ele está anos à frente de um F-5M, mas está aquém das ameaças que nos cercam. São doutrinas de emprego diferentes, mas não há nenhuma grande força aérea cuja espinha dorsal seja um caça leve. E também não há nenhum país com grade extensão territorial que se fie em um caça leve, e principalemente monoturbina. Olha os exemplos, EUA, Canadá, China, Rússia, Índia e Austrália. Todos com caças pesados.
        O Gripen é sem duvida o melhor que a FAB algum dia já teve mas acredito que os Sukhoi seriam mais a altura do que se precisa.
        Fato consumado, a esperança é que a indústria nacional adquira e mantenha o conhecimento que ele pode oferecer. E rezar para que as ameaças não se concretizem até que tenhamos um caça pesado. Ou, se ela se concredizar, espero que o Gripen prove que é tudo que dizem que ele é.

      • Caro Melkor,

        Creio ser um equívoco assumir que o Gripen NG será um caça leve…

        Assumindo que Gripen NG venha a ter um raio de ação e alcance equivalentes aos Eurocanards europeus e outros tipos médios, e será dotado das mesmas tecnologias, então ele apenas perderá para estes no payload, que não será leve, posto que será próximo as seis toneladas. E essa é basicamente uma carga similar a tipos como Mig-29 e Mirage 2000, que foram ou são a espinha dorsal de diversas forças aéreas importantes. E relembrando que hoje, a precisão dos armamentos compensa bem a força bruta…

        Ademais, tipos como o Flanker, cujo desenho remonta ao final dos anos 60, já podem ser considerados próximos da obsolescência em uma época em que o desenho stealth se torna a prioridade para garantir a capacidade de sobrevivência de uma aeronave frente as ameaças atuais e futuras.

        A rigor, se for necessário uma grande capacidade de carga somado a alcance, tipos como Rafale ou Typhoon poderiam muito bem atender aos interesses brasileiros no lugar de pesos pesados como o Flanker, sendo aeronaves de conceito muito mais avançado. Contudo, caso fique o que promete ser, o Gripen NG proverá um desempenho bom o bastante…

        Por fim, praticamente todas as aeronaves de caça cujo projeto nasceu nos anos 80 pra cá, são pensadas para serem parte de uma rede de defesa. E a rigor, um sistema de defesa como o sueco é basicamente o que todos os países buscam, falando genericamente. Aliás, no que diz respeito ao conceito de guerra centrada em redes, os suecos estão junto a vanguarda…

    • Caro Melkor, realmente acredito que a necessidade seria melhor suprida com Su -30 ( mas o David Cameron deve estar chorando pro Putin não vender rs) mas o Gripen estacionado em bases mais estratégicas , oferecerá no futuro, condições de a Argentina enfrentar seu inimigo , que sabemos que é a Inglaterra, mas…tem muito a percorrer no caminho da reestruturação dos hermanos. Sds

      • Arc, nem fale em caça russo que o Cameron desiste de lutar nas Malvinas rs rs rs … esse banco dos Brics pode financiar duas dúzias de caças rapidinho com a simples promessa de pagar em commodities alimentares .
        Além disso a Rússia está precisando de apoio político urgentemente nos casos Síria e Ucrânia.

        E outra o radar é escocês e não ingreis né ???

        Alguns vão chorar se a Escócia cair fora ….

      • Caro Stadeu, a situação da Argentina se tornou um pouco mais preocupante, pois sabemos que não é culpa de mero revanchismo e blá blá blá que põe a Argentina do jeito que está, e sim uma contenção nos bastidores arcada pela Inglaterra e EUA, para que este não cresça e possa futuramente retomar as Malvinas.
        Quanto ao radar ser escocês, acredito que a Inglaterra pode tomar um balão rsrs. Mas realmente pode vir a acontecer um apoio da Rússia para com a Argentina, e pior, não só Rússia, mas Rússia e China, devido os erros da Inglaterra junto aos EUA no quesito Ucrânia, e ainda mais que a Argentina deseja sair debaixo dessa zona de tortura criada pelos EUA. Mas se o apoio acontecer, é bom a Inglaterra se preparar, pois vão ter sérios problemas em lidar com um combate nas Malvinas tendo que se deparar com Sukhois e outros equipa que podem vir a serem adquiridos. Uma vez postei essa frase, e acho pertinente repeti-la:
        “Quem não tem teto de Malvinas, que atire a primeira Ucrânia.”
        Sds

    • Brilhante Melkor

      sempre achei o Gripen um passarinho para defende o Brasil continental

      Su 35 or Rafale seriao ideias para o Brasil

      Gripen na Inglaterra e jatinho de treino e olha o tamanho da Ilhota

      em quanto Eurocanard e o Top la vai ver que marketing da saab nao convenceu os Britons

      Agora no Brasil dizem que Gripen vai se fazer respeitar se KKKKKKK

  2. correto demostra que a américa latina esta tentando padronizar o armamento pois todos nos sabemos que na guerra contra os ingleses o regime militar brasileiro ajudou a argentina
    e com a padronização poderia ser mais eficaz em algum conflito futuro contra um outro continente

    mas concordo que os gripen são apenas o começo poderíamos entrar no t50 e ser mais eficazes

  3. por LUCENA
    .
    .
    A SSB com os seus Gripen vão virar rotina nos céus do cone sul.
    .
    O Ideal seria para o Brasil o SU-35 más, o que se pode; é o Saab JAS NG , devemos lembrar que com eles; há transferência de tecnologias e com tal parceria, poderemos fazer um VANT 5° G no Futuro para usos naval, por exemplo .
    .
    Parabéns para Argentina se caso conseguir tal avião afinal, o vetor poderá ser configurado levar mísseis mais atualizado, como Exosset de alcance maior como já aconteceu … rsrsr … imagine uma saturação de Exosset, os peixinhos irão ter um novo shoping center no estilo inglês nos mares austral … 😉

    • Levante a grade do bercinho quando for dormir ,estes sonhos podem causar crise de convulsao ,se cair e bater a cabeça vai ficar igual ao tonho anti-mineiro ,kkkkkkkk

  4. Se não tivéssemos vendidos nossos Mirages para Coreia do Norte, poderíamos vendê-los ao argentinos !!! kkkkk

    Isso foi noticiado pelo site francês JOL Press já faz algum tempo, e foi repercutido aqui pelo Cláudio Humberto e alguns outros órgãos midiáticos,mas nada passou de mentiras formuladas pela imprensa francesa ! e acabou virando piada embora a notícia tivesse a clara intenção de prejudicar a imagem do BRASIL !

  5. Essa é aquela hora onde eu entro em cena acabo com os delírios PTremens dos viralatas terceiro mundistas de plantão aqui para lembrar o seguinte: Faltou combinar com os ingleses, que produzem muitos dos sistemas embarcados do Gripen…

    • Meu caro, esse é dos menores problemas, tais sistemas podem ser substituídos. Os maiores problemas para tal aquisição são a incompetência(e apatia) generalizada que tomou a argentina e o revanchismo dos Kirchner. Com esses dois empecilhos nem que o Brasil desse o caça de graça a venda se concretizaria…

    • Bem lembrado Tireless.
      Faltou combinar não só com os ingleses, mas com os americanos.
      O motor também é licenciado.
      Quem se lembra os infográficos, vai lembrar que muitos componentes são franceses, ingleses e norte americanos.

    • Sinceramente HMS, duvido que comprarão, acredito que isso é apenas jogada política, o convite da Rússia para que a Argentina assista a cúpula do Brics é proposital, está havendo uma aproximação da Rússia junto a Argentina, e isso pra mim envolverá a venda futura de caças de combate (provavelmente Su-30, devido o baixo custo, e bom benefício) e fortaleço minha opinião com os erros da Inglaterra juntos aos EUA na guerra ideológica contra a Rússia na Ucrânia, e acho que Putin vai fazer a Inglaterra engolir saliva com o possivel fornecimento dessas armas que podem representar a retomada futura da Malvinas (ou pelo menos, a destruição de muita coisa das forças inglesas no local e gastos exorbitantes para manter a guerra, coisa que os ingleses não tem tido muito). Sds

  6. Senhores, por favor não sejam incipientes em suas análises: O Gripen NG do Brasil terá na Embraer o mesmo destino que o Tucano teve entre o fim dos anos 1970 e início dos anos 1980: Será pequeno – para a operar em território nacional, mas já maior do que os seus antecessores -, eficiente, útil e um grande aprendizado operacional e industrial para que respectivamente aprendamos a domar caças modernos super sônicos e os possamos conceber e produzir. Após produzir os primeiros 126 Gripens, acredito que a própria Marinha não vá se interessar mais no projeto Gripen NG naval e aloque os seus recursos para a real versão brasileira que lá pelas proximidades de meados da próxima década será conhecido como Embraer Super Gripen: Comprindo 16,5-17,00 metros em vez dos 15,20 do atual ainda em desenvolvimento Gripen NG; portando dois motores com direcionamento de empuxo nacionalmente produzidos em uma parceria entre a Polaris e a divisão de motores aeronáuticos da Volvo, através de sua filial no Brasil; carga bélica de 8-9000 quilogramas , feito por materiais mais leves do que os já empregados na atual geração e próxima; radares mais potentes e eletrônicos talvez nacional. O Gripen NG ficaria como caça padrão das Forças Aéreas Sul-Americanas e mesmo as Latino-Americanas de menor território e poder aquisitivo. O Embraer Gripen NG cairá como uma luva nas Forças Aéreas Equatoriana, Peruana, Colombiana, Chilena,Boliviana, Surinamesa, Uruguaia e Paraguaia. Enquanto que as Forças Aéreas Brasileiras Brasileira e Argentina adeririam ao Embraer Super Gripen NG e os adotariam e no caso da primeira, adotaria uma conversão da nova versão para uma variante naval que será empregada em seus dois próximos Navios-Aeródromos, Nau-Capitânias de suas duas Esquadras – Norte e Sul. Ah, já ia esquecendo que tal avião pode vir a ser furtivo pois a essa altura a Saab já terá concluído o seu projeto do futuro treinador furtivo da Força Aérea dos Estados Unidos, e poderá nos repassar grandes conhecimentos. E posterior ou também simultaneamente as Forças Aéreas Colombiana, Chilena e Peruana poderiam se juntar ao Brasil e Argentina e começar a operar o Embraer Super Gripen, que a essa altura na verdade já seria um outro avião, e até mesmo a Venezuela o poderia abraçar.

    Enfim, por ai vemos que o Gripen em nosso País está só no começo.Portanto, deixem de besteira, dessa coisa de comprar Sukhois e isso ou aquilo, e vistam a camisa do Gripen! O Gripen NG é apenas o começo, é a semente .

Comentários não permitidos.