Ex-militares ligados a Chávez pedem a renúncia de Maduro

2014-729925174-20140701193102858afp.jpg_20140701

 

Militares ligados a Chávez criticam Maduro e pedem sua renúncia

Para analistas, descontentamento é maior entre baixas patentes das Forças Armadas, mas não ameaça governo

O Globo

Karina Hermesindo

RIO — Depois de o ex-ministro do Planejamento, Jorge Giordani, ter sido exonerado do governo no mês passado e aproveitado para fazer duras críticas à política econômica de Nicolás Maduro, agora dois outros militares da reserva, Yoel Acosta Chirinos e Carlos Guyón, pedem a renúncia do presidente. Ligados ao ex-presidente Hugo Chávez, Acosta e Guyón participaram de uma tentativa fracassada de golpe em fevereiro de 1992, contra o ex-presidente Carlos Andrés Pérez.

— A renúncia de Maduro é inevitável. Mais tempo é um sacrifício inútil — afirmou Acosta, que convocou seus antigos companheiros das Forças Armadas “a assumir sua missão histórica de salvar a democracia”.

Trinta militares já foram presos desde o início do ano, acusados de conspiração. Mas para analistas, apesar da ofensiva contra militares e críticas ao governo, Maduro não corre risco algum de ser deposto e tampouco estaria cercado de inimigos. O cientista político e professor da Universidade Simon Bolivar Hernán Castillo diz que o quadro político na Venezuela é extremamente complicado após a autorização de militares para participar de atividades partidárias.

— O quadro militar atualmente é delicado, mas não chega a ameaçar Maduro e nem ao extremo de um golpe militar.

A presidente da Organização Controle Cidadão para a Segurança, Defesa e Forças Armadas Nacional, Rocio San Miguel, também assegura que o alto comando militar venezuelano está com Maduro:

— Não há militares na ativa manifestando ou criticando Maduro. Esses militares estão divulgando uma percepção de crítica política, mas não deve ser entendida como uma oposição porque não são da ativa, já estão fora do governo, reformados — afirma Rocio.

No seu entender, o problema fundamental da Venezuela hoje não é o descontentamento militar e sim a militarização do país.

— A dinâmica da análise é outra. Os militares estão cada vez mais controlando todo o poder na Venezuela, desde altos cargos públicos, ministérios com os maiores recursos econômicos e até institutos autônomos — opina.

Ela também chama a atenção para outros grupos de militares que estão surgindo e terão uma importância grande no futuro.

— Há militares com muito poder desde a morte de Chávez e devido à debilidade institucional de Maduro. Há uma simbiose entre eles que agora traz estabilidade e benefícios para os dois setores, mas teremos que ver como fica a médio prazo. Na próxima sexta-feira, em comemorações ao 5 de julho (festa nacional da Venezuela), haverá promoções de generais e militares. Vamos ver como fica.

MILITARES CUBANOS

Outro ponto crítico levantado por analistas é o fato de as Forças Armadas venezuelanas terem perdido o seu caráter profissional por completo.

— Para chegar a general ou almirante hoje, pouco importa o mérito e sim a filiação partidária, ser leal ao partido do governo — revela Castillo.

Segundo ele, desde a época de Chávez a situação já era delicada.

— Existem hoje na Venezuela mil generais. Antes do chavismo, eram 15.

Isso gera um descontentamento muito grande entre os militares de baixa patente, já que fica difícil para eles fazerem carreira. Outra preocupação é a presença dos militares cubanos. No governo Chávez, por exemplo, os militares podiam participar de atos vestidos de civis. Maduro insiste no uniforme, como fazem Raúl e Fidel Castro, em Cuba, afirma Acosta.

— Um grande mal se instalou entre os militares venezuelanos devido a presença dos cubanos, principalmente no serviço de inteligência, diz Castillo.

Rocio, no entando, minimiza a presença do cubanos.

— É claro que as Forças Armadas da Venezuela não querem nenhuma intervenção estrangeira, mas a participação cubana já foi maior. Agora está moderada e bem mais discreta.

Os militares cubanos se instalaram na Venezuela após o governo de Hugo Chávez assinar um convênio com Cuba de assistência médica chamado Bairro Adentro, uma espécie do Mais Médicos do governo Dilma.

Segundo Castillo não há dados de quantos cubanos vivem hoje na Venezuela.

— Dizem 30 mil a 120 mil. Porém, em qualquer caso o número é importante e eles estão atuando em todas as áreas, saúde, educação e inteligência militar — afirma.

Fonte: O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante ceremônia militar, em Caracas – LEO RAMIREZ/ AFP

Fonte: O Globo, Mundo, Página 36, Sexta-Feira, 04/07/2014

35 Comentários

  1. noticiário da globo : baixa patentes pedem a renuncia do maduro
    PS mas não ameaça governo , vai ler o resto do texto rsrsrs não obrigado
    eles passam a noticia e eles mesmo se desmentem .

    • Já eu prefiro esta notícia!

      JORNAL GOPISTA AFUNDA… NA VENEZUELA!

      Um dos principais jornalões golpistas da Venezuela, o “El Universal”, foi vendido na semana passada para um consórcio espanhol. A notícia foi encarada como uma tragédia pelos barões da mídia da América Latina, que radicalizaram ainda mais seus ataques ao presidente Nicolás Maduro. Isto apesar do novo dono do veículo, Jesus Abreu Anselmi, ter garantido à equipe do jornal “que a linha editorial crítica ao governo será mantida”, segundo relato da Folha. “Jesus Anselmi disse ainda que o grupo comprador ‘não tem nenhum vínculo com o governo’ e pediu que todos trabalhem da mesma forma. Porém, há receio de que, a exemplo de outros veículos antes críticos, o jornal mude o alinhamento”.

      O novo dono do “El Universal” é irmão do maestro José Antonio Abreu, diretor da ‘orquestra jovem’ da Venezuela, fundada por Hugo Chávez. Ele também foi vice-ministro dos Transportes do governo conservador de Jaime Lusinchi, que presidiu o país de 1984 a 1989. O jornal, antes dirigido pelo fascista Elides Rojas – um dos incendiários do fracassado golpe de abril de 2002 –, vinha afundando na crise há vários meses. Sua tiragem despencou e a empresa passou a ter dificuldades na compra de papel. Empresários da Colômbia chegaram a doar 52 toneladas da matéria prima para seus comparsas venezuelanos. Mas não adiantou. O diário reduziu o número de páginas em maio passado e dispensou vários profissionais.

      continua em http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/07/jornal-golpista-afunda-na-venezuela.html#more

      Saldações Pé de Cão!

      • Olha o que o Natimorto esconde sobre o paraíso bolivariano:

        Inflação oficial na Venezuela supera 60%

        A inflação na Venezuela em 12 meses atingiu 60,9% em maio passado, após chegar a 5,7% em abril por “eventos de conflito político”, informou o Banco Central (BCV) do país nesta quinta-feira. Na última medição, divulgada em abril, o índice estava em 59%. Segundo o jornal El Universal, a alta acumulada de 23% em 2014 corresponde ao maior avanço no mesmo período desde 1996. De acordo com a nota oficial do BCV, “perturbações de caráter extraordinário, alheias a fatores próprios da atividade produtiva, influíram desfavoravelmente nos resultados do INPC [índice nacional de preços ao consumidor] (…) com o consequente efeito nos resultados da inflação”.

        As principais altas foram registradas entre alimentos e bebidas não alcoólicas (6,4%), restaurantes e hotéis (6,9%), e transportes (10,1%). Imersa em um desequilíbrio financeiro em que as despesas excedem a renda das exportações de petróleo e a arrecadação de impostos, o governo solicitou ao Banco Central para imprimir mais dinheiro. O resultado óbvio de mais capital sem lastro em circulação no mercado é a inflação fora de controle. A oferta não pode acompanhar a demanda inflada pela injeção de bolívares.

        Além disso, há uma estagnação na produção de petróleo, principal produto de exportação do país, fazendo com que a Venezuela não consiga ampliar os lucros com a venda da commodity. Ao mesmo tempo, o preço dos bens importados aumenta rapidamente porque a demanda por dólares tornou-se insustentável, já que o governo controla o câmbio artificialmente desde 2003, e o livre acesso à compra e venda de divisas está proibido desde então.

        O Sistema Complementar de Administração de Divisas (Sicad), criado ano passado, realiza leilões semanais de 100 milhões de dólares a uma taxa de 11,30 bolívares. Apenas importadores, porém, podem participar destes leilões. Pessoas físicas e jurídicas precisam realizar seus pedidos por meio de mecanismos burocráticos e somente no fictício câmbio oficial, de 6,30 bolívares por dólar. Nas ruas, a moeda americana é vendida por um valor mais de dez vezes mais caro, chegando até 70 bolívares. O resultado dessa política cambial insana é uma escassez de dólares no mercado venezuelano, com as empresas não conseguindo importar e, com isso, ampliando a inflação e o desabastecimento de produtos.

        País com as maiores reservas petroleiras do planeta, a Venezuela atravessa uma severa crise econômica, com um déficit fiscal de entre 15% e 18% do PIB e escassez de produtos básicos, entre outros problemas. O presidente Nicolás Maduro acusa setores ligados à oposição venezuelana e conservadores dos Estados Unidos e Colômbia de promover uma “guerra econômica” contra seu governo. Desde o final do ano passado, seu governo iniciou uma “guerra econômica” contra setores acusados de “especulação financeira”. Grandes redes de varejo sofreram inspeções e algumas chegaram a ser forçadas a realizar saldões.

        A Venezuela enfrenta uma onda de protestos desde fevereiro devido à inflação, à falta de produtos básicos – como papel higiênico, açúcar, farinha ou leite – e à altíssima violência que provoca em média 65 mortes por dia no país.

        http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/inflacao-oficial-na-venezuela-supera-60–2

      • Não foi essa sua fonte que pois matéria de capa noticiando que as obras da copa só ficariam prontas em 2038?
        E é justamente este lixo de onde você quer nossa credibilidade…

        Vamos dar algum contexto. Antes de Hugo Chávez ser eleito presidente em 1998, a Venezuela foi governada por várias administrações neoliberais. Em 1975, 15% dos venezuelanos viviam na pobreza. Duas décadas mais tarde, o número subiu para 45%. Quando venezuelanos protestaram contra o então presidente Pérez – que abandonou o neoliberalismo em 1989 -, todo o poder do estado foi jogada sobre eles no chamado “Caracazo”, um massacre da Praça de Tiananmen em que centenas de manifestantes foram abatidos.

        Repelido pela elite política tradicional, os venezuelanos deram a Chávez uma vitória esmagadora em 1998. Na época, ele defendia a abordagem da Terceira Via defendida por Tony Blair, mas sua principal estratégia era usar a riqueza do petróleo para financiar programas sociais. As taxas de pobreza despencaram de 50% para cerca de 25%; a extrema pobreza foi reduzida em dois terços. Segundo a ONU, o que representa a segunda maior queda percentual de pobreza na América Latina.

        O bastião tradicional do dogma neoliberal, o Banco Mundial, revela que, enquanto a renda per capita da Venezuela definhava abaixo da média do continente antes de Chávez chegar ao poder, ela é agora de US$13 120, mais alta do que Brasil ou Argentina, contra uma média de US$ 8 981. Apesar dos problemas econômicos recentes, a ONU revelou que a Venezuela teve a maior queda no número de pessoas em situação de pobreza na região em 2012.

        Isso quer dizer que a Venezuela é uma espécie de paraíso? Não. A inflação está em mais de 50%. Sob o antecessor neoliberal de Chávez, Rafael Caldear, na década de 1990, ela superou os 100%. E, no entanto isso não foi apresentado como um fracasso do capitalismo de livre mercado.

        http://www.diariodocentrodomundo.com.br/os-criticos-do-socialismo-olham-para-a-venezuela-e-dizem-nos-avisamos-mas-eles-estao-errados/

    • por LUCENA
      .
      .
      Rússia confirma perdão de US$ 35 bi em dívidas de Cuba

      .
      O Parlamento russo ratificou um acordo assinado entre Rússia e Cuba que prevê a anulação de 90% da dívida de Havana com a extinta União Soviética, na última sexta-feira
      .
      (*) fonte: vermelho.org.br
      .
      .
      *********************
      .
      Premiê de Israel prepara ofensiva militar terrestre contra Gaza
      .
      O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu ordenou às Forças Armadas que se preparem para uma nova ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza, nesta terça-feira (8). Enquanto diversos grupos acadêmicos, jornalistas e líderes políticos debatem os “rumos da paz” em uma grande conferência na moderna Tel-Aviv, Netanyahu impõe mais violência aos palestinos, enquanto segue impune pelos abusos da ocupação, intensificados nas últimas semanas.
      .
      (*) fonte: vermelho.org.br
      .
      .
      ****************************
      .
      É inevitável que o capitalismo produza desigualdades?
      .
      No coração do capitalismo há um incentivo que conduz ao aumento das desigualdades: o princípio da competição, que favorece os mais ricos.
      .
      (*) fonte: cartamaior.com.br
      .
      .
      ( … )Recentemente, em um artigo do New York Times, o economista prêmio nobel Joseph Stiglitz teorizou que o capitalismo não produz inevitavelmente desigualdades de riqueza.
      .
      Ao invés disso, ele argumentou que as desigualdades de hoje são o resultado de decisões políticas que afetam a renda das pessoas: a estrutura de impostos que favorece os ricos, o resgate dos bancos durante a Grande Recessão, subsídios aos agricultores mais ricos, corte nos vales-refeição, etc.
      .
      Na verdade, ele conclui, hoje não há “leis fundamentais do capitalismo.” Graças à democracia, as pessoas podem guiar a economia em várias direções e nenhum resultado é inevitável. ( … )

  2. Desde o início eu falei que este “mais médicos” seria um meio para os agentes do ódio e repressão se infiltrarem também no Brasil.
    Um rede secreta para ouvir o povo e mapear os inimigos do povo e da revolução paleolítica dos que cultivam a derrota eterna.

    • A infiltração de agentes da DEA, da CIA e da NSA para espionagem, assassinatos cirúrgicos, cooptação de militares e servidores do alto escalão do governo, tudo bem, não é, afinal o que é bom para os estadunidenses sempre é bom para nós.

      • Deixa de ser ridículo japonesinho paraguaio! O Melkor está certíssimo! Sem falar que esses médicos cubanos na verdade são escravos visto que a maior parte do que recebem vai para a ditadura castrista.

      • Tio de Ronaldo Caiado entra na ‘lista suja’ do trabalho escravo

        O pecuarista Antônio Ramos Caiado Filho, tio do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO), está entre os 91 incluídos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na atualização semestral da relação de empregadores flagrados com trabalho escravo, a chamada “lista suja”.  Ele foi considerado responsável por submeter quatro pessoas a condições degradantes e a jornadas exaustivas na produção de carvão em sua fazenda em Nova Crixás, cidade localizada a 400 quilômetros de Goiânia e um dos redutos eleitorais da família. Os resgatados afirmaram que foram obrigados a cumprir jornadas de até 19 horas seguidas, “das 2h às 21h”, nas palavras de um dos trabalhadores.

        Os carvoeiros trabalhavam no local há cerca de um ano quando equipe de fiscais do MTE, procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e agentes da Polícia Rodoviária Federal chegaram ao local, em abril de 2013. Os trabalhadores produziam carvão vegetal em 12 fornos, sem qualquer equipamento de proteção individual como máscaras ou luvas. Eles trabalhavam vestindo chinelos e bermudas, sujeitos a contato direto com o pó e a fumaça resultantes da queima do carvão.

        http://www.mst.org.br/node/16272

      • nascimento os escravagistas no congresso ainda querem abrandar a nova lei de trabalhos escravo

        tomara que não consigam !!!! essa atitude escravagista sim merece um protesto

        e sobre os médicos cubanos eles atendem a periferia do meu pais ajudando milhões de brasileiros a tratar as doenças antes que essas doenças fiquem crônicas e dessa forma seja maior o valor do estado a ser gasto

      • Vai fazer uma visitinha nas fazendas do lulinha, nascimorto… vc vai se surpreender !!!… ou não…

  3. Já vai tarde, e fopra de hora, ele deveria ter convocado eleições p janeiro desse ano, e teria saído c héroi e consolidado, pelo voto, no poder, logo, o Chavismo…foi burro e vai pagar por isso, bom p q os poutros = a ele ñ o imite…sds. 😉

  4. Depois da partida BRASIL X ALEMANHA foi constatado:

    “Nem a Volkswagen consegue fabricar sete Gols em 90 minutos !!!…

    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

    Em outubro teremos uma nova partida:

    BRASIL X CORRUPÇÃO

    Alguém arrisca um palpite ???…

      • INDISCUTÍVEL SUPERIORIDADE DA CULTURA ALEMÃ… LÁ não existe socioconstrutivismos e paulos freire para acabar com a alta cultura e educação alemã… AQUI temos a “educação inclusiva” esquerdista para acabar com a MERITOCRACIA… eis a diferença..

      • O que você não vê na mídia

        Na Inglaterra, austeridade, no Brasil, emprego. No último sábado (21/06) cerca de 50 mil pessoas marcharam pelo centro de Londres, em pauta estava o protesto contra as políticas de austeridade que vem sendo apresentadas pelo governo britânico como uma saída para a crise financeira, retirando direitos dos trabalhadores em troca do pagamento das dívidas públicas e dos banqueiros.

        Enquanto no Brasil vivemos em uma situação de quase pleno emprego e as pessoas foram às ruas em centenas de milhares para pedir a ampliação de direitos, na Europa o desemprego só cresce e se torna cada vez mais constante a luta pela não retirada de direitos já conquistado.

        http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/06/o-que-voce-nao-ve-na-midia.html

        PS: Voltando ao futebol… http://www.youtube.com/watch?v=RLZUKqpXYzU

  5. DILMA: MAIS MÉDICOS SUPERA META E BENEFICIA 50 MILHÕES

    “Quando a gente trata o problema de saúde lá na base, lá no posto de saúde do bairro, a gente trata as doenças no início. E isso desafoga os hospitais e os serviços de urgência. Com o Mais Médicos, conseguimos reduzir em 21% o número de encaminhamento aos hospitais. Os centros mais especializados de saúde estão cada vez mais atendendo apenas os casos mais graves”, disse a presidente Dilma Rousseff.

    http://www.brasil247.com/pt/247/saudeebemestar/145136/Dilma-Mais-Médicos-supera-meta-e-beneficia-50-milhões.htm

    • É né !!!… mas pergunta para os comunistas/socialistas se eles querem enfrentar um corredor do SUS, para variar… o COMUNISTA Plínio de Arruda Sampaio morreu ontem, internado no hospital SÍRIO LIBANÊS… me pergunto se as custas do SUS ou não… seria interessante se alguém tiver essa informação postar para sabermos com quem lidamos… agora, ir pro hospital público no bairro de pobre, nem pensar, né mesmo ???…

      • É possível ser rico e fraterno, filantropo, com sensibilidade social. Desejar o bem do próximo, repartir o pão. Se importar coma situação do outro. Querer o seu bem e desejar viver em uma sociedade mais justa, como as que existem na Noruega, na Finlândia, na Dinamarca, na Suécia. O capitalismo não precisa ser selvagem. O prêmio dos mais fortes, mais critativos, mais inteligentes, mais dispostos ao trabalho, não pode ser o massacre o abandono dos mais fracos. Não somos animais, não precisamos herdar a lei das selvas.

      • quanta bobagem sindicalista. todos os países citados são extremamente ligados aos americanos, o dia que assumirmos uma postura como adeles quem sabe seremos grandes. mas antes sindicalista devemos acaber com essa esquerda bolivariana.

      • Vc tem que falar isso para os animais socialistas/comunistas que adoram comer carne humana… foram mais de 300.000.000 em toda a história recente dessa “ideologia” da morte…

      • Por que então você não vai fazer filantropia, fraternidade e dividir o pão com o seu dinheiro e não com o nosso meu caro Walfredo? Como de costume vocês querem fazer “socialismo”com o dinheiro dos outros. Ademais, é preciso premiar aquele que trabalha, que se esforça, que produz.

        Premiar o vagabundo, o preguiçoso, o bandido, o desonesto e o puxasaco é o que o socialismo faz.

      • Este é anuncio que faz adoecer vários demotucanos – como Álvaro Dias e Ronaldo Caiado. Eles fizeram de tudo para bombardear o programa, inclusive incentivando protestos agressivos contra a chegada de médicos estrangeiros. Chegaram a explorar o anticomunismo mais tacanho para atacar profissionais cubanos reconhecidos internacionalmente por sua competência no tratamento básico de saúde. Alegaram que não havia necessidade de mais médicos no país, apesar de um levantamento do Tribunal de Contas da União, divulgado em abril, ter constatado que a falta de médicos é o principal problema enfrentando por 81% dos hospitais do Brasil.

        A histeria oposicionista, porém, foi derrotada.

  6. ONU/OIT: “BRASIL DÁ LIÇÃO AO MUNDO DE DESENVOLVIMENTO COM POLÍTICAS SOCIAIS”

    Além do “Bolsa Família”, entidade elogia ações contra trabalho infantil e valorização do salário mínimo

    “O “Relatório Mundial sobre Proteção Social 2014-2015″, publicado em junho pela “Organização Internacional do Trabalho” (OIT, da ONU), ressalta que o Brasil “acelerou a expansão da cobertura da proteção social e do salário mínimo a partir de 2009″. Para a entidade, essa política representa uma “poderosa lição de desenvolvimento” para o mundo.

    No caso do trabalho infantil, a OIT considera que “reduções do trabalho infantil são mais evidentes onde os benefícios em dinheiro são integrados com elementos adicionais, como os programas pós-escolares, como no Brasil”, fazendo menção ao “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil” (PETI), integrado ao “Bolsa Família” em 2006.

    O “Bolsa Família”, registra o documento, tem um “custo anual de US$ 3,9 bilhões (0,4% do PIB)” e “programas similares foram implementados em outros 16 países da América Latina e Caribe, cobrindo cerca de 70 milhões de pessoas ou 12% da população na região”.

    Para o presidente da “Comissão de Seguridade Social e Família” da Câmara, Amauri Teixeira (PT-BA), os programas sociais, combinados com aumentos reais do salário mínimo e investimentos do PAC, resultam no crescimento econômico com inclusão social. “Esse relatório da OIT atesta o que já sabemos e o que a oposição quer negar: que o ‘Bolsa Família’, além de beneficiar diretamente as pessoas, tem impacto muito positivo para a economia do País, especialmente na região Nordeste, onde a economia das pequenas e médias cidades foi muito dinamizada”, diz.”

    http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2014/07/onuoit-brasil-da-licao-ao-mundo-de.html

Comentários não permitidos.