Exército iraquiano retoma áreas ocupadas por califado sunita

Insurgentes do EIIL desfilam em um veículo transportador do míssil Scud que, segundo especialistas, pode ter sido abandonado por forças iraquianas

O Exército iraquiano expulsou, nas últimas horas, os últimos insurgentes sunitas do vilarejo-natal do falecido ditador Saddam Hussein, de acordo com a mídia estatal e a polícia iraquianas, como parte de uma campanha para retomar amplas áreas do norte e do oeste do país, ocupadas por extremistas islâmicos. O grupo dissidente da al Qaeda que lidera a insurgência anunciou na semana passada a formação de um califado islâmico de estilo medieval, que elimina as fronteiras do Iraque e da Síria, e ameaçou avançar rumo à capital iraquiana, Bagdá, para derrubar o governo central, ocupado por xiitas.

Em uma contra-ofensiva, as forças do governo e voluntários muçulmanos xiitas, apoiados por helicópteros de ataque, recapturaram o vilarejo de Awja na noite passada, segundo moradores locais. Fontes disseram às agências internacionais que três insurgentes foram mortos na batalha que durou cerca de uma hora e a principal unidade das forças dos rebeldes fugiu de Awja no sentido sul, pela margem leste do Rio Tigre. O Exército disse que agora controla o trecho de 50 km (30 milhas) da estrada principal que vai de norte da cidade de Samarra – localizada a 100 km ao norte de Bagdá – para Awja.

Califado armado

O grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), apesar da derrota em Awja, anunciou nesta sexta-feira que passou a ter à sua disposição um míssil balístico. Os guerrilheiros publicaram na Internet uma fotografia e um vídeo onde se vê como algo semelhante a um míssil R-300, conhecido também por Scud, atravessa uma praça da cidade síria de Raqqa.

Além disso, os guerrilheiros publicaram fotografias que mostram três morteiros norte-americanos M198. Os especialistas não duvidam de que os extremistas só conseguiram obter esse armamento no Iraque. O analista militar líbio Amin Hteit afirmou aos correspondentes que “a impetuosa ofensiva desencadeada pelo EIIL no Iraque permitiu-lhe apoderar-se de arsenais e equipamento militar iraquianos”.

– Além disso, o êxito desta ofensiva explica-se não tanto pelas grandes qualidades combatidas dos guerrilheiros, como pela traição de numerosos oficiais que prestaram serviço ainda na época de Saddam Hussein. A situação, porém, já está mudando. Os iraquianos começam gradualmente a reconquistar regiões ocupadas pelos extremistas. Por isso os insurgentes não podem esperar completar o seu parque de blindados até ao nível de constituírem uma séria ameaça. Quanto aos Scuds, o EIIL pode empregá-los tanto na Síria, como no Iraque, se for necessário. E isso constitui um certo perigo – disse.

A propósito, os combates continuam e a situação nas frentes é extremamente instável. Por isso os guerrilheiros ainda podem receber alguma quantidade de equipamento. O analista político russo Konstantin Sivkov afirmou à agência russa de notícias VdR:

– Admito que os guerrilheiros possam formar um parque de equipamentos blindados. Como é sabido, as forças armadas iraquianas têm à disposição grande quantidade de equipamentos norte-americanos. Ele exige uma manutenção atenta e cara, principalmente nas condições do deserto. Por isso, parte do equipamento blindado pode ser abandonada, por não funcionar, pelas tropas iraquianas que recuam. Seja como for, é evidente que o EIIL, nas últimas semanas, conseguiu completar substancialmente as suas reservas de armamentos. O exército iraquiano tem cada vez mais dificuldade em resistir ao poderio militar dos extremistas. Em ajuda dos iraquianos vem o exército governamental sírio que, nas regiões fronteiriças, desfere golpes contra grupos de guerrilheiros e de armamento.

Enquanto o exército iraquiano inicia uma resistência ao califado, adidos militares dos EUA também se preparam para atuar. Neste sentido, pode-se recordar os US$ 500 milhões que, vários dias atrás, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu urgentemente ao Congresso para liberar, como forma de subvenção aos guerrilheiros sírios moderados. No passado, como é sabido, a farta ajuda norte-americana aos supostamente guerrilheiros “moderados” foi rapidamente parar nos cofres dos extremistas.

Voos internacionais

As agências de inteligência dos EUA e da União Europeia, segundo especialistas em segurança internacional, aumentaram substancialmente as medidas de segurança nos aeroportos, temendo a ameaça representada por seus próprios cidadãos que voltam para casa a partir do Iraque e Síria. De acordo com relatórios recentes, o famoso químico terrorista islâmico, especializado na criação de “bombas invisíveis”, começou a colaborar com o grupo EIIL. Nos aeroportos internacionais dos EUA e da União Europeia foram reforçadas as medidas de segurança em conexão com informações sobre possíveis ataques terroristas planejados por membros desse grupo terrorista, escreve o The Guardian. Uma preocupação especial causou a informação segundo a qual um dos terroristas mais procurados, o químico Ibrahim Hassan al-Asiri, envolvido em uma tentativa de fazer explodir um avião que fazia a rota entre Amsterdã e Detroit em dezembro de 2009, começou a trabalhar com membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Al-Asiri, que já colaborou com a al-Qaeda e o grupo Frente al-Nusra, ramo sírio da al-Qaeda, ficou famoso por fabricar dispositivos explosivos engenhosos, que não podem ser detetados, segundo o jornal, usando métodos de inspeções existentes. De acordo com o jornal, os líderes do grupo terrorista pretendem usar como terroristas suicidas cidadãos recrutados nos Estados Unidos e da União Europeia, que, possuindo passaportes de seus países, são livres de viajar em aviões. A este respeito, as agências de segurança de aeroportos dos EUA e da Europa tomaram medidas urgentes para reforçar a proteção e o controle.

Por enquanto, as agências de inteligência dos Estados Unidos e da Europa não fizeram qualquer declaração relativamente a essas medidas específicas, nem se haverá uma nova lista de itens e substâncias proibidos de transportar a bordo.

Fonte: Correio do Brasil

5 Comentários

  1. Esses proprio $500 milhoes de dolares que Obama quer entregar aos rebeldes sirios, mostra que o envolvimento do EIIL/ISIS no Iraque e parte da estrategia de Obama. O EIIL esta sendo controlado da embaixada norte americana na Turquia, como estao tambem os chamados moderados. Dizer que Frente al-Nusra, e outros grupos semelhantes sao moderados, e falsificacao dos fatos. E desinformacao.O que o noticiario ignora e que Avioes de Assad atacaram o EIIL na fronteira Siria com Iraque, matando mais de 300 mercenarios, e prendendo varios lideres do grupo.Mas a perspectiva de ver tropas organizadsas pela CIA combater tropas norte americana e que merece atencao.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.JOJO
      .
      Para mim,a cada dia ;o governo americano se enrolado nesse engodo que ele mesmo fabricou, só o tempo irá dizer o grau de comprometimento deles ; o tio Sam, os Sauditas e dos Sionistas ( SSS ), nessa carnificina.

      • Lucena, Senhor ou Sr e Deus, eu sou JOJO. voce diz so o tempo dira o grau de comprometimento do governo norte americano. Eu diria o grau de comprometimento ja esta revelado, a imprensa do estabelecimento esta procurando obscurecer esse comprometimento, afinal de contas o governo norte americano colocou no poder Malik. O que so o tempo dira,e se Obamas vai ser deposto. Porque ja estao dizendo que Wall Street e mafia traficante de heroina que controla a CIA, que estao por detras do EIIL, estao preparados para sacrificar seu porta voz, Obamas. Ja disse muita vezes, Pai Tomaz Obamas e pau mandado, obedece ordens. Sem falar que ele, o criolo, e agente da CIA, dentro do territorio ianque. Dai, as contradicoes de sua biografia. Filhoe de um casal que trabalhavam para CIA, diz ter estudado numa universidade, onde diz ter feito de doutoramento, mas onde seu nome nao aparece como tendo publicado qualquer ensaio em seu nome. O criolo e um agente secreto da CIA, mas vao sacrifica-lo. Isso so o tempo dira se e verdade ou nao.

      • JOJO, vc sabe que a CIA é impedida legalmente de agir em território pátrio… caso isso seja constatado, será mais um escândalo da administração obamis… como sempre digo, o obamis é agente infiltrado sim, mas é dos internacionalistas de Wall Street, esses que condecoraram o nove dedos safado… não a toa o obamis vomitou que ele “era o cara”… todos mafioso e pertencentes a mesma quadrilha… só os esquerdalhas nacionais idiotas úteis é que não enxergam isso…

Comentários não permitidos.