Suécia aprova mudança no contrato com a Saab para receber Gripen E novo de fábrica

O Parlamento sueco aprovou em 11 de junho último a mudança no contrato fechado com a Saab em 18 de dezembro do ano passado que previa a conversão de 60 exemplares do Gripen C para o Gripen E.

A intenção com esta nova decisão é de permitir que a Força Aérea da Suécia (FAS) conclua toda a conversão operacional para o novo modelo do caça sem afetar a sua operacionalidade e capacidade de resposta frente às potenciais ameaças. Hoje o país conta com aproximadamente 75 Gripen C em sua frota, que deve ser mantida em serviço até pelo menos 2026 neste novo cenário, ano em que todos os Gripen E devem ser entregues para a FAS.

As diferenças estruturais entre o Gripen C e o Gripen E são enormes, com poucas partes idênticas e que podem ser utilizadas em ambas as aeronaves. O valor da mudança no contrato não foi informado.

O país também pretende ampliar a encomenda de 60 para 70 caças, devido as tensões causadas na Ucrânia que acabaram por elevar o estado de alerta das Forças Armadas do país.

Este anúncio e o possível aumento da encomenda em 10 exemplares chega após a Saab ter perdido o contrato com a Suíça que iria adquirir 22 Gripen E. O acordo foi vetado no referendo popular realizado em 18 de maio, num contrato avaliado em US$ 3,4 bilhões.

Fonte: C&R

1 Comentário

Comentários não permitidos.