Nuri al-Maliki rejeita pressão para renunciar ao cargo no governo do Iraque

Nuri al-Maliki e Obama

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, se recusou nesta sexta-feira a desistir de buscar um terceiro mandato, desafiando os críticos que exigem sua substituição num momento em que o país enfrenta a ameaça de fragmentação por parte de insurgentes islâmicos.

Maliki está sob crescente pressão desde que militantes do grupo agora autodenominado Estado Islâmico invadiram áreas do país no mês passado e anunciaram a formação de um califado em estilo medieval em terras tomadas no Iraque e na vizinha Síria. “Eu nunca vou desistir da minha candidatura para o cargo de primeiro-ministro”, disse Maliki em um comunicado lido por um locutor na televisão estatal.

“Vou continuar a ser um soldado, defendendo os interesses do Iraque e seu povo”, acrescentou, qualificando os insurgentes e seus aliados como como terroristas. Maliki se referia ao Estado islâmico e a alguns dos principais grupos armados sunitas que tomaram o controle de grande parte das regiões de maioria sunita do Iraque.

A declaração de Maliki vai complicar a luta para formar um novo governo que una o país, étnica e religiosamente dividido, algo que o Parlamento não conseguiu alcançar esta semana. Com isso, prolonga-se o impasse político que se tornou ainda mais perigoso por causa da premente ameaça à integridade territorial do Iraque.

Acusado por seus críticos de exacerbar a divisão sectária no país, Maliki está sob imensa pressão de inimigos políticos sunitas e curdos para renunciar ao cargo, e até mesmo de aliados no próprio campo xiita.

REUTERS

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. Como diz o proverbio, nada de novo sob por do sol. Ocorre com Malik o que ocorreu com Sadan Hussein. Ambos foram colocados no poder pela Cia. Hussein atraves de um golpe militar, organizado pela CIA, para depor o regime nacionalista encabecado pelo General Karin Qasin. Sadan trabalhava para CIA nesta ocasiao.Embora, Ahmad Hassan Al Bakr, foi colocado no poder imediantamente ao golpe de 1963 que depos Qasin, Sadan Hussein eventualmente forcou Bakr retirar-se do poder e ele assumiu o governo iraquiano. como homem da Cia no Iraque.Malik, foi posto no poder como resultado da Segunda Guerra do Iraque. Malik fazia parte dse um grupo de iraquianos que trabalhava para Cia.Malik, se tornou inconveniente para os EUA, nao por que ele e ditador, corrupto, coisas patrocinadas pelo proprios EUA, mas porque como Shia, ele passou se aproximar do Iram. Juntou-se com Iram, no projeto russo-chines de criar um gazduto Shia, ligando Iram, Iraque e Siria e Ciprus, parea transportar gas do Iram para Europa, gaz este a ser vendido em rublos, yuam, euro, etc nao envolvendo o dolar.Dai o lancamento dessa operacao ISIS, que esta sendo controlada pela Cia na embaixada norte americana da Turquia. Se por causa das atrocidades cometidas pelo ISIS, opiniao publica exigir que os EUA envie tropas para o Iraque, a fim de combater o ISIS, teremos uma situacao onde tropas do Pentagon, estara combatendo tropas organizadas pela Cia. O que esta sendo comentados em certos sites norte americanos, este saera o momento quando o Alto Comando Militar norte americano vai se aproximar do Senado e exigir a demissao do presidente Obama.

    • por LUCENA
      .
      .
      Malik esta sendo fritado pelos EUA com o seu exército de mercenário e não é de hoje.
      .
      Aquela história do desaparecimento de um exército iraquiano e o recrudescimento das milícias sunitas financiada pelos amigos da Síria é uma forma dos EUA derrubar o seu guri, o agente duplo Malik que está flertando o Irã quando ele pediu a retirada da força de ocupação americana.

    • por LUCENA
      .
      EUA QUEREM INCENDIAR A MUDANÇA DE REGIME NA SÍRIA.
      .
      os EUA estão conseguindo envolver no conflito do Iraque, rebeldes sírios apoiados pelo sauditas. Dito de outro modo, os EUA e seus aliados do Golfo ampliarão o conflito sírio, para incluir nele também o Iraque. É a atual crise iraquiana, sendo ‘acrescentada’ à grande estratégia.
      .
      (*) fonte: dinamicaglobal.wordpress.com
      .
      .
      ( … ) O que está fartamente claro é que a agenda de EUA-sauditas, de ‘mudança de regime’ na Síria, voltou ao centro do palco. Claramente Putin terá de disputar palmo a palmo a Síria. Mas como poderá abandonar a Ucrânia, tão vital para os interesses russos de longo prazo, para se dedicar outra vez à Síria? Obama sentiu que teria chegado a hora de levar a agenda de ‘mudança de regime’ na Síria até a conclusão. A audácia da esperança[9] de Obama é de tal ordem, que ele espera conseguir vencer o jogo de xadrez na Síria e na Ucrânia.( … )

      • O articulista colocou bem o problema. Ja faz algum tempo alguns neoconservadores fora do poder nos EUA, tem feito campanha para Obama atacar Siria, para diividir a atencao de Putin. Mas nenhum deles colocou a necessidade de atacar o Iraque agora, como forma de desviar a concentracao de Putin. Afinasl das contas Malik foi colocado no poder pelos EUA.

  2. Esse títere iankss, o nurialmaluko, vai facilitar a formação do páis Curdo, ótimo qto à isso, a fragmentação do Irak em três(3) partes, q vão lutar entre eles p se afundarem..ou seja, dividir p reinar..Maquiávelico + m bem bolado…quem viver verá. e torço p estar mt errado.sds. 🙁

  3. Enquanto isto,
    em outro teatro de operações estadunidense, depois de mais de 12 anos de ocupação do EUA/OTAN, este é o nível de “controle e segurança” que a maior força militar do planeta conseguiu:
    (nas portas de Cabul…)

    05 de Julho, 2014 )

    Rebeldes do Taliban incendeiam 200 caminhões da Otan em Cabul

    Insurgentes do Taliban atearam fogo neste sábado em quase 200 caminhões-tanque que forneciam combustível para as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto da capital afegã, Cabul, informou a polícia.

    Imagens televisivas mostraram fumaça negra subindo ao céu no local do ataque, com a fuselagem queimada de dezenas de caminhões.

    O Taliban reivindicou a responsabilidade pela autoria do ataque, dizendo que os caminhões carregavam combustível para as forças da Otan lideradas pelos EUA.

    Ainda não se sabe como o fogo começou. Alguns veículos de imprensa afegãos disseram que os insurgentes dispararam foguetes contra os caminhões no final da sexta-feira. Não há informações sobre mortes.

    “O número de caminhões-tanque incendiados ainda não está claro, mas informações preliminares da polícia apontam para cerca de 200 veículos queimados”, afirmou o Ministério do Interior em comunicado.

    O ataque ocorreu em um momento no qual o Afeganistão se prepara para anunciar, na segunda-feira, os resultados Preliminares do segundo turno da eleição presidencial, em meio a um clima muito tenso. Ambos os candidatos acusam o outro lado de fraude.

    O Taliban prometeu arruinar o processo eleitoral. Na quinta-feira, militantes dispararam foguetes contra o aeroporto internacional de Cabul, destruindo um helicóptero.

    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/15881/Rebeldes-do-Taliban-incendeiam-200-caminhoes-da-Otan-em-Cabul/

Comentários não permitidos.