Governo reconquista cidades-chave no leste da Ucrânia

Soldados ucranianos em Sloviansk Foto Reuters

Presidente da Ucrânia descreveu retomada de Sloviansk como momento-chave na luta do país contra separatistas

Rebeldes separatistas pró-Rússia se retiraram das cidades de Sloviansk e Kramatorsk, no leste da Ucrânia, e recuaram para a cidade de Donetsk, capital da região.

Eles disseram que a retirada seria um recuo estratégico e prometeram manter a luta para separar a região do resto da Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, descreveu a retomada da cidade de Sloviansk, que esteve ocupada por separatistas por três meses, como um momento-chave na luta do país contra os militantes que ameaçam a integração territorial do país.

O correspondente da BBC em Kiev, capital da Ucrânia, David Stern, disse que a reconquista de Sloviansk, onde começou a insurgência dos separatistas pró-Rússia, em abril, é uma vitória significativa para o governo.

Segundo um comunicado oficial, os rebeldes fugiram após intensos bombardeios com morteiros por parte de forças do governo.

As autoridades pró-Rússia na cidade de Donetsk disseram que combatentes rebeldes começaram a chegar do norte, e pediram que os moradores ficassem em suas casas.

Líderes rebeldes teriam dito que a decisão de abandonar Sloviansk foi tomada por Igor Strelkov, o comandante militar da autodenominada República do Povo de Donetsk.

Strelkov, cujo nome verdadeiro é Igor Girkin, fez um apelo na sexta-feira por intervenção da Rússia, dizendo que seus homens perderam a vontade de lutar.

6 Comentários

  1. USA instigando Kiev atacar o Leste da Ucrania numa tentativa de provocar Putin invadir, mas este querendo separar Alemanha e Franca dos Estados Unidos, mantem-se calmo. Ucrania esta num buraco negro economicamwnte. Segundo o qie li, nao plantaram nada este ano e portanto nao havera colheita.A fome vai apertar, e quando o inverno chegar nao havera gaz, ainda que ucranianos roubaram muito gaz russo que eras transportado para Europa atravez do gasduto que passa pela Ucraniano.Estes sao os dois fatores que faz com que Putin mantem-se calmo, e paassivo..E parte do jogo de xadres do qual Putin e um adepto.A questao e saber se ocorrer um massacre da populacao civil do leste da Ucrania, Kiev ja esta utilizando armas quimicas, bombardeio aereo, se havera uma pressao russa para Putin invadir e como este reagira.

    • TioSam, com to os respeitos, mas esta falando asneiras. Pode haver diferenca religiosa, uma catolica romana, catolico ortodoxo Moscow ou catolico ortodoxo Kiev. Mas etnicamente sao eslavicos. No conjunto de predios onde moro, vivem muitas pessoas daquela parte da Europa. Poloneses, ucranianos, lituanos, gente da Georgia, etc Quase todos falam russo. Assim como italianos, portugueses e espanhois se entendem falando, eles tambem o fazem.

      • A raiz é a mesma mas o tronco a muito se tornou distinto, caro JOJO… assim, um português é tão carcamano qnto um ucraniano é russo… todos são de descendência eslava sim… mas não comungam dos mesmo valores culturais… a alma ucraniana é muito distinta da russa… não propagandeie meias verdades… saudações…

Comentários não permitidos.