Plano Brasil/História Contemporânea: “O enforcamento de Lucas da Feira, em 1849, na Bahia”

407831-600x600-1Do “Memórias da Bahia”: A pena de morte na Bahia na execução de Lucas da Feira

Em 25 de setembro de 1849 Lucas da Feira, o mais célebre bandido de seu tempo, foi enforcado num patíbulo erguido no campo do gado de Feira de Santana. A justiça baiana cumpria assim a pena de morte, instituição que vigorava para situações excepcionais; uma delas era a convicção de que o condenado, pela extensão e gravidade de seus crimes, não tinha mais como ser recuperado para a sociedade.

A pena de morte tinha antecedentes extrajudiciais em nossa terra, oficialmente realizada pela primeira vez em 1549, quando Thomé de Souza, num rito sumário, determinou que o índio a quem se atribuía o assassinato de um branco fosse despedaçado em praça pública. O nosso primeiro Governador não hesitou em ordenar que o baiano-tupinambá fosse amarrado à boca de um canhão para ser explodido pelos ares, cruel execução que impressionou os gentios e esse era justamente o propósito.

Lucas da Feira foi condenado à morte, não tanto pelos crimes a ele atribuídos, mas principalmente pelo que representava no imaginário das elites de seu tempo: um bandido no estilo épico que sertão adentro, durante vinte anos, brincou de gato e rato com a justiça, rompendo cercos policiais enquanto roubava gado, assaltava fazendas, sequestrava e estuprava moças. Uma delas, Maria Romana, estava com ele quando o comparsa Cazumbá informou à policía seu esconderijo nas matas à margem do Jacuipe. No interrogatório do delegado Leovegildo Filgueiras, Lucas admitiu o rapto de inúmeras donzelas, mas garantiu nunca ter matado as meninas.

“O Salteador” era a sua alcunha, característica de um estilo de atacar as vítimas de surpresa. Segundo testemunhos de época liderava um bando de quatro facínoras e na sua longa vivência pelas matas teria cometido crimes bárbaros. Em juízo, porém, declarou que “não se lembrava que de caso pensado  matasse alguém senão a dois indivíduos que andavam com falsidades e fortuitamente a um moleque que acompanhava a dois homens sobre os quais com o seu companheiro atirara; fazendo fogo outras vezes logo sobre pessoas de que desconfiava que o perseguissem, ou em represália aos tiros disparados por viandantes mais ousados e zelosos da bolsa”.

Lucas da Feira foi preso na mata, enviado para Cachoeira onde teve o braço ferido amputado e em seguida removido para Salvador. O braço espetado por espinhos de mandacarú foi exibido como troféu e o crânio enviado ao respeitadíssimo Dr Jonatas Abott para estudos sobre o DNA do crime a partir de análises osteológicas.

Fonte: Luis Nassif Online (http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-enforcamento-de-lucas-da-feira-em-1849-na-bahia)

Leia também:

Ruas de SP tinham touradas, treinos de artilharia e forca no século 19

Enforcamentos em praça pública

Folha de São Paulo, 22/06/2014

Larissa Linder

No século 19 largo da Forca, hoje praça da Liberdade, região central, onde é feita a feirinha oriental.

Quando vigorava a pena de morte no Brasil, a praça da Liberdade era um dos locais de execução. E tinha outro nome: largo da Forca. Em 20 de setembro de 1821, um desses enforcamentos tornou-se folclórico: o do soldado Francisco Xavier da Chagas, o Chaguinhas.

Condenado à morte por participar de uma rebelião que reivindicava salários atrasados, Chaguinhas se safou na primeira tentativa de execução porque a corda da forca se rompeu. Na sequência, tentaram eliminá-lo com uma tira de couro, que também se partiu.

O público que assistia à execução interpretou as falhas como um sinal divino da inocência do soldado e pediram clemência, mas ele acabou morto na terceira tentativa, a paulada.

Em honra dele, que já era cultuado pela massa, ergueu-se no local uma cruz, a “Santa Cruz dos Enforcados”, que daria origem à capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados, até hoje no bairro.

Desenho: Largo da Forca, atual praça da Liberdade, onde é feira a feirinha oriental

Para ler toda a matéria acesse a fonte

Fonte: Folha de São Paulo 

21 Comentários

  1. O soldado Francisco Xavier da Chagas, o Chaguinhas. foi Condenado à morte por participar de uma rebelião que reivindicava salários atrasados ?!

    Infelizmente nada mudou nesse país,o Estado continuar a condenar o cidadão de bem mesmo sem culpa !

    • Embora não se condene mais à morte, infelizmente ainda vigora no Brasil a tese de que o Estado é o dono do cidadão meu nobre César…

      • Diria que o cidadão se coloca nessa condição a partir do momento em que escolhe o estado para gerenciar sua vida e suas necessidades… quem bem pensar não usa o SUS (caso do molusco e da cara de broa… rsrsrsrs… não são bobos não… 🙂 ) ou a previdência social… basta saber organizar suas finanças e procurar orientação correta sobre o tema… garanto que lucraria mais…

  2. O BRASIL ñ tem pena de morte “OFICIAL” + tem oficiosa, onde às instituições, seus agentes, matam p manter os interesses e privilegios dos poderosos de plantão. Como sempre.Se morre + no BRASIL q me mt guerras, sempre os mesmas alegações e desculpas p esses crimes, existem kits p confirmar e legalizar td essas mortes. Transforma em um monstro hediondo o + santo dos pais de família, 96% são negros ou pardos(puro eufemismo ) entre 14 anos à 30 anos…essa são às n instituições criadas p proteger o cidadão e manter o cumprimento da lei,lei de quem? cara pálida? Esse é o BRASIL.. Terrível.Sds. 🙁

    • “O Brasil nao tem pena de morte oficial” Nao sei se o Codigo Penal Militar que existia nos quarteis em 1960 ainda esta em vigor, mas neste codigo, que li sumariamente em 1967, constava que existe existe a pena de morte, quando o Brasil esta em estado de guerra.PENA DE MORTE EXISTE PARA CASO DE TRAICAO NACIONAL. Gostaria de saber se esse Codigo Penal Militar ainda esta em vigor.

      • Não está no Código Penal Militar somente, mas na CF também, senão vejamos:

        “A pena de morte é proibida no Brasil, exceto em tempos de guerra, conforme a Constituição Federal, que no artigo 5, inciso XLVII, aboliu a pena de morte, “salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX”.

        O ‘artigo 84 autoriza a pena de morte nas seguintes condições:

        XIX – declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sessões legislativas, e, nas mesmas condições, decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional;

        Código Militar Penal

        A pena de morte é regulamentada pelo Código Militar Penal (CMP), que em seus artigos declara:

        Art. 55 – As penas principais são:

        morte;
        reclusão
        detenção;
        prisão;
        impedimento;
        suspensão do exercício do posto, graduação, cargo ou função;
        reforma

        Art. 56 – A pena de morte é executada por Fuzilamento.

        Art. 57 – A sentença definitiva de condenação à morte é comunicada, logo que passe em julgado, ao Presidente da República, e não pode ser executada senão depois de sete dias após a comunicação.

        Parágrafo único. Se a pena é imposta em zona de operações de guerra, pode ser imediatamente executada, quando o exigir o interesse da ordem e da disciplina militares.

        Alguns artigos do CMP em que a pena de morte é prevista:

        Art. 355 (Traição). Tomar o nacional armas contra o Brasil ou Estado aliado, ou prestar serviço nas forças armadas de nação em guerra contra o Brasil

        Art. 356 (Favor ao inimigo). Favorecer ou tentar o nacional favorecer o inimigo, prejudicar ou tentar prejudicar o bom êxito das operações militares, comprometer ou tentar comprometer a eficiência militar

        Art. 358 (Coação ao comandante). Entrar o nacional em conluio, usar de violência ou ameaça, provocar tumulto ou desordem com o fim de obrigar o comandante a não empreender ou a cessar ação militar, a recuar ou render-se

        Art. 365 (Fuga em presença do inimigo). Fugir o militar, ou incitar à fuga, em presença do inimigo

        Art. 368 (Motim, revolta ou conspiração). Praticar qualquer dos crimes definidos nos artigos. 149 e seu parágrafo único, e 152

        Art. 372 (Rendição ou Captulação). Render-se o comandante, sem ter esgotado os recursos extremos de ação militar; ou, em caso de capitulação, não se conduzir de acordo com o dever militar.

        Art. 384 (Dano em bens de interesse militar). Danificar serviço de abastecimento de água, luz ou força, estrada, meio de transporte, instalação telegráfica ou outro meio de comunicação, depósito de combustível, inflamáveis, matérias-primas necessárias à produção, depósito de víveres ou forragens, mina, fábrica, usina ou qualquer estabelecimento de produção de artigo necessário à defesa nacional ou ao bem-estar da população e, bem assim, rebanho, lavoura ou plantação, se o fato compromete ou pode comprometer a preparação, a eficiência ou as operações militares, ou de qualquer forma atenta contra a segurança externa do país

        Art. 390 (Abandono de Posto). Praticar, em presença do inimigo, crime de abandono de posto, definido no Art. 195

        Art. 392 (Deserção em presença do inimigo) . Desertar em presença do inimigo

        Art. 401 (Genocídio). Praticar, em zona militarmente ocupada, o crime previsto no Art. 208 (genocídio)

        Embora esses crimes somente sejam aplicados em tempo de guerra, todos eles prevêem penas de prisão, atribuindo a pena de morte somente em casos extremos.”… FONTE: Wikipédia…

      • por LUCENA
        .
        .
        Nessa história, como já se pode vê, você não é inocente/ ignorante sobre o ato de conspiração ou traição e as penalidades para a traição .
        .
        Ficará mais fácil e sem precisar de explicações na hora do sapeca iaia e mandar ferro na boneca … rsrsrsr … é o que reserva aos 5º colunas e americanófilos .
        .
        Abra o Olho remelado ratazana … >:)

      • E não nos esqueceremos do maior TRAIDOR que esse país já teve: O MOLUSCO NOVE DEDOS, o entreguista mor que nos decepou um naco na TRAIRAGEM da RAPOSA SERRA DO SOL entregando-a a rapinagem internacional em um futuro próximo… LEMBRAREMOS DISSO NO MOMENTO ADEQUADO… eles não precisam de 5a coluna… eles já tem representantes no poder federal… não fosse isso não teriam conseguido nos roubar território sem disparar um tiro… TRAIÇÃO !!! TRAIÇÃO

      • Sim Jojo, está. A constituição do 88 estabelece pena de morte em estados de guerra para insubordinados ou traidores.

  3. por LUCENA
    .
    .
    Caramba ! … já estão apelando … que paranoia …hahahahah … complexo de inferioridade e paranoia de perseguição … nem Freud explica … hahhaah
    .

    • por LUCENA
      .
      .
      ” Parque Tecnológico pretende criar “Vale do Silício paulista”
      .
      Trata-se da primeira etapa de um projeto que pretende reindustrializar a região e transformá-la em área de desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, inspirada em grandes centros do mundo como o Vale do Silício, nos EUA.
      .
      .(*) fonte: inovacaotecnologica.com.br
      .
      .
      ( …) “Nós sabemos que Parque não é galpão. Parque é o uso da capacitação tecnológica em prol da economia,” defendeu o professor Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação – o Parque está situado ao lado do campus da USP. (….)
      .
      .
      ******************
      .
      Governo decide adotar “visão capitalista” em ciência e tecnologia
      .
      O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, afirmou ter recebido sinal verde da Presidência da República para dar continuidade a um projeto de desenvolvimento do país que aproxime educação e ciência e tecnologia (C&T) do setor empresarial.
      .
      (*) fonte: inovacaotecnologica.com.br
      .
      .
      (… ) “Muitos recursos já estão sendo gastos dentro do sistema acadêmico-universitário brasileiro e já existem as ações de fomento como, por exemplo, o Inova Empresa, em que o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] e a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] estão financiando as empresas. Então, será uma maneira de organizar isso e dar uma orientação mais robusta para o desenvolvimento do país”, anunciou o ministro. (….)
      .
      .
      *********************
      .
      O bilionário das letras
      .
      Conheça a trajetória do empresário José Janguiê Diniz, o ex-engraxate que fez de tudo um pouco até se tornar o principal acionista do Ser Educacional, o maior grupo privado de ensino superior do Nordeste
      .
      (*) fonte : istoedinheiro.com.br
      .
      .
      ( … )A necessidade financeira despertou a sensibilidade de Janguiê, como é mais conhecido, para os negócios. Ao perceber que seus colegas lucravam mais com a venda de laranjas, ele se desfez da caixa e saiu às ruas para oferecer a fruta. Em seguida, entendeu que o produto sazonal da vez era o sorvete e investiu em picolés. Até a inauguração da primeira unidade da sua universidade no Recife, em 2003, Janguiê foi ajudante em bar, office boy, datilógrafo e professor. “Nunca tive problema em mostrar o que fiz porque todo trabalho é digno”, diz ele. “Sempre estudei muito e fui empreendedor, nunca almejei ser rico.” ( … )
      .
      .
      ********************
      .
      .
      O caso do ex-engraxate que se tornou bilionário é um de muitos exemplos de novos ricos que não nasceram em beço de ouro, assim como um torneiro mecânico refugiado da seca que virou presidente da republica.
      .
      O Brasil é um lugar certo para aqueles que acreditam nele e que sabe aproveitar as oportunidades que aparecem.
      .
      A elite conservadora e patrimonialista, com as suas cútis rosadas e que a anos se sente dona deste país, se sente desprezada e rejeitada pela nova elite que tem calo nas mãos e uma história de labuta e de persistência em acreditar na sua capacidade em um país cheio de contraste social mais com muitas oportunidades.
      .
      .
      **********
      .

      (*) A frase da semana:
      .
      ..
      “Nunca tive problema em mostrar o que fiz porque todo trabalho é digno”, diz ele. “Sempre estudei muito e fui empreendedor, nunca almejei ser rico.”
      .
      (**) O ex-graxeiro que acreditou no seu trabalho e no Brasil e agora é mais bilionário

    • Pastel de vento risadinha, como de costume falando inutilidades. Já disse, volta para a CEASA que a Kombi meia seis te espera…..rs!

      • rsrsrsrsrss… “Governo decide adotar “visão capitalista” em ciência e tecnologia
        .
        O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, afirmou ter recebido sinal verde da Presidência da República para dar continuidade a um projeto de desenvolvimento do país que aproxime educação e ciência e tecnologia (C&T) do setor empresarial.” … governinho socialista empregando métodos capitalistas conservadores já sabidamente eficazes… RSRSRSRSRS… claro, viram que se não for assim o barco irá a deriva… coitadinho dos comunistas de boutique… que desespero ver seus ídolos traírem a causa maior !!!… RSRSRSRSRSS…

  4. Lendo isto lembrei dos ucranianos que tiveram uma morte mais lenta e mais humilhante , alem de verem suas terras sendo queimadas detruidas , foram executados e suaves prestaçoes por stalin ( fome ,frio e pestes ), os cumunistas nao diferiam em nada de hitler !

    • por LUCENA
      .
      .
      ( … ) comunistas não diferiam em nada de Hitler ( … )
      .
      .
      Toupeirinha,
      .
      Isso o quê você bem disse, está acontecendo na Palestina, lá o PROGRAN está de vento em popa; os sionistas estão fazendo o seu dever de casa como o seu titio Joe ( Stalin ) lhes ensinou … heheheh
      .
      .
      Os sionistas e suas orgias .. hahahah …

      • Risadinha, risadinha, trollando com bobagenzinhas… rsrsrsrsrss… PASTEL DE VENTO !!!… Hitler, por mais que vcs psicopatas da esquerda não aceitem era SIM NACIONAL SOCIALISTA, diferindo de vcs apenas por não ser entreguista internacionalista… certo, TOUPEIRÃO…

Comentários não permitidos.