Uma nova normalidade nas relações EUA-Brasil

PETER HAKIM

Depois de torcer pela vitória da seleção americana em sua primeira partida na Copa do Mundo, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, viajou para Brasília a fim de se encontrar coma presidente Dilma Rousseff. O encontro tornou-se mais um sinal da deterioração das relações entre os dois países após a revelação da espionagem americana, no ano passado. Apesar de Biden ter manifestado confiança em que a relação bilateral possa “voltar ao normal”, não deu indicações de como ou quando isso poderá ocorrer–nem sugestão do que tinha em mente ao usar o termo “normal”.

Joe Biden mostrou-se muito mais otimista depois do encontro com a presidente Dilma há pouco mais deu mano. Na época afirmou que 2013 marcaria o “início de uma nova era no relacionamento EUA-Brasil”. Embora certamente tenha exagerado, seu entusiasmo tinha alguma base. A presidente brasileira recebera pouco antes convite da Casa Branca para uma visita de Estado a Washington, considerada no Brasil uma apreciada afirmação de sua estatura internacional. Barack Obama só concedera essa honra a sete outros líderes mundiais, todos aliados muito próximos dos EUA ou de grandes potências globais.

Mas meses mais tarde a presidente cancelou, indignada, a viagem a Washington após revelações de Edward Snowden de que os EUA espionavam secreta e maciçamente o Brasil e que ela própria e a estatal petrolífera brasileira eram alvos da espionagem. E as relações sofreram novo abalo. Primeiro, pela desatenção ou indiferença de Washington às queixas brasileiras sobre a espionagem; depois, quando o Brasil, numa atitude considerada em grande parte uma esnobada direta aos EUA, decidiu apressadamente, após uma década de tergiversações, adquirir caças de fabricação sueca por US$ 5 bilhões em vez de aviões da Boeing. Desde então as relações EUA-Brasil passaram a ser consideradas congeladas ou paralisadas.

Biden foi apenas o segundo a visitar o Brasil, depois do secretário do Tesouro, Jacob Lew, em março. O vice-presidente não levou desculpas ou manifestações de pesar pela espionagem nem promessa firme de que isso não voltaria a acontecer. Embora, antes da chegada, Biden tivesse sugerido estar na hora de reformular as relações, sua visita acabou sem um único comentário oficial da presidente ou de algum alto funcionário brasileiro, e seu vice-presidente não quis unir-se a Biden numa declaração conjunta sobre o encontro. Talvez essa visita tenha ocorrido num momento ruim – Dilma estava preocupada com a Copa, com a economia debilitada e como declínio do apoio popular nas pesquisas eleitorais. Mas o mais provável é que os resultados limitados de suas conversas reflitam realisticamente o estado conturbado das relações entre os países e devam servir de advertência quanto à persistência das dificuldades.

Biden decerto tinha razão ao reduzir as expectativas e oferecer o modesto objetivo de um “retorno à normalidade”. Mas para as relações EUA-Brasil “normal” não é um nível muito elevado. Já antes do caso Snowden as relações não eram muito robustas nem particularmente construtivas. Em que pese a retórica que enfatizou o contrário durante muitos anos, Brasil e EUA nunca cooperaram muito, pelo menos não nas últimas décadas. Mesmo quando seus interesses e objetivos convergiam, as duas nações raramente procuraram alinhar estratégias ou enfoques.

Aampliaçãodoslaçoscomerciaiséhámuitotempoprioridadeparaambososgovernos, mas EUA e Brasil não negociam um pacto econômico importante há quase 30 anos. Nesse período os EUA assinaram mais de 20 acordos comerciais, 11 deles com governos latino-americanos. Sendo os maiores exportadores mundiais de alimentos, Brasil e EUA deveriam colaborar na redução das barreiras ao comércio agrícola em todo o mundo. Mas essas questões, em vez de colaboração, têm causado amargas disputas. A cooperação também é escassa em outras questões globais de interesse mútuo, como a não proliferação nuclear, desafios da criminalidade transnacional e clima.

Na América Latina a política adotada pelas autoridades brasileiras nos últimos dez anos aparentemente pretendeu diminuir a influência americana em assuntos regionais. Na América do Sul o Brasil procurou reduzir o papel da OEA e transferiu suas funções políticas exclusivamente para instituições latino- americanas. No plano internacional, perseguiu seus objetivos mantendo-se distante dos EUA– enfatizou regularmente, até com estardalhaço, discordar de Washington. Já os EUA muitas vezes parecem considerar o Brasil um intrometido em questões internacionais, uma nação que não se mostrou à altura do status e do poder alcançados e cujos julgamentos em política externa muitas vezes carecem de informação e são equivocados. Com certeza Washington não está disposta a defender a aspiração brasileira a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU – prioridade fundamental na agenda internacional do País.

Não é preciso reafirmar que os dois gigantes do Hemisfério Ocidental deveriam investir muito mais em melhorar as suas relações e torná-las mais produtivas. Mas após dois graves confrontos em três anos – sobre o programa nuclear do Irã e a espionagem americana – talvez tenha chegado a hora de os dois governos admitirem abertamente que seu relacionamento se tornou consideravelmente conturbado e precário.

Embora seja ainda improvável, a persistir a tendência atual é possível que EUA e Brasil acabem se tornando adversários estratégicos, e não parceiros estratégicos. A difícil situação da Venezuela, que caminha rapidamente para a degradação, por exemplo, poderia fornecer o motivo para mais um grave confronto. Os dois países têm de ser mais cuidadosos um com o outro. Agora precisam concentrar- se em manter abertas as linhas de comunicação, a fim de evitar maior deterioração e afastar a possibilidade de novos confrontos. É bem possível que tenha sido principalmente essa a finalidade da visita de Biden.

* PRESIDENTE EMÉRITO DO DIÁLOGO INTERAMERICANO

Fonte: Estadão via CCOMSEX

71 Comentários

  1. A gente sabe que os caras espionam, mas não são os únicos. A China não chegou aí onde está só investindo em pesquisa, isso foi grande parte do processo com certeza, mas não só isso.
    Mas, não importa o que os EUA façam o governo de ódio dos socialistas vai sempre procurar desculpa para destratar os americanos. Igualzinho ao Chaves que dependia da exportação de petróleo para os facistas-imperialista-inimigos do povo e da revolução, mas sentia cheiro de enxofre sempre que encontrava com algum representante dos EUA.
    A Dima-terrorista vai na mesma onda. Come filé e não anda de busão, usa tablet, facebook, Nike, etc, etc, mas desdenha dos EUA. Destila sua inveja, ódio e preconceito enquanto tira os pelos do saco do Fidel de entre os dentes.
    E claro, tudo está bem, a economia está bem, a política cisterna está bem, a saúde, educação e segurança estão bem. Só os inimigos do povo é que não veem. E salve o paraíso na terra, Cuba.

    • Ouvi por aí, Melkor, que o FBI treinou a polícia brasileira para enfrentar as manifestações durante os jogos da copa.

      • André, se treinou, não vejo problema algum nisso. Poderia ser a Scontland Yard, o Mossad, ou qualquer outro. Se os caras tem mais experiência, por quê não? Se a polícia de lá é mais eficiente, por quê não?
        Acho que o brasileiro tem muito, muito, a aprender com os norte-americanos. E não só na área policial.

      • Concordo, Melkor. O que eu quero dizer é que nosso governo gosta de mostrar pro povão que bate de frente com os ‘imperialistas’ mas quando a casa cai pro lado dele (como tem acontecido nos últimos meses), vai pedir ajuda pra aqueles que são alvos do discurso inflamado.

      • Com certeza, a hipocrisia desses trogloditas não tem limite. Veja outro exemplo; durante a contra-revolução no Brasil, eles fugiram para se exilar nos EUA, Inglaterra, França e Uruguai, onde inclusive muitos concluíram cursos de pós-graduação. Os que foram para Cuba e URSS, foram por período determinado, apenas para concluírem seus doutrinamentos em táticas terroristas. Morar mesmo, só onde lhes era agradável.

    • por LUCENA
      .
      Sr.Melkor
      .
      O Brasil e assim como o mundo inteiro se tornou em um imenso ” BIG BRODER ” onde um espiona o outro.
      .
      Aliás nesse contexto de bisbilhotice,o que nos salta os olhos é a tamanha hipocrisia de alguns no que se refere a isso.
      .
      Muitos se posicionaram contra a atitude da presidente quando esta na ONU,fez severas críticas sobre tal ato,a Alemanha que no começo ficara calada na ONU,só se manifestou quando a Merkel foi também vítima do Voyeur do tio Sam,que coisa; espiando atras da fechadura .. hahahahh
      .
      O que teve de latido aqui no Brasil criticando a ” Dilminha ” por censurar a vaca-sagrada foi ensurdecedor !! nunca o Brasil foi tão vaiado pela “elite coxinha” como foi naquele momento,onde alguns se posicionaram a favor do ataque cibernético,coisa igual só na abertura da copa…. Hooliganismo … hahahah.
      .
      O que é anormal,para um cidadão que ame o seu país e deseje o que é melhor para ele;é alguns,( não é o vosso caso ); posicionar contra o presidente ( a ) nesse momento,independente se este é do partido que esteja ligado ideologicamente ou não !!! … é o país que foi agredido !! e o presidente naquele momento está representando a nação brasileira !!!
      .
      Os EUA e assim como muitos países,que tenham aspirações e pretensões colonialistas e imperialistas ( China,Rússia,França,Inglaterra,…etc ),se deve ter em mente que são perigosos demais se forem subestimados,achando que eles respeitarão regras e princípios de éticas regidas pela ONU,pois não farão !!!
      .
      O Brasil deve ser mais altivo e está preparado,buscando ele mesmo traçar o seu destino sem se submeter ao ditames externos com parceiros estratégicos,independente e soberano !!!.
      .
      A turma que apoiou e apoia estultices com ; prefiro ser espionado pelo Obama do que ser espionado pela Dilma ,segui as mesmas trilhas de ” raciocino” do Maluf,quando este disse; ” estupre más não mate ! hahahahah
      .

      • LUceNÁTICO, você estava indo muito bem até vir com esse papo furado de “elite coxinha”. Diante disso, te dedico esse texto, quem sabe ainda há tempo para você se salvar..rs!

        O Nacional-Socialismo Petista

        Sim, eu estava perplexo com o “Dilma, vai tomate cru”! Pensava: “O que aconteceu com o povo cordial dos que não leram Sérgio Buarque de Holanda e dizem que o nosso povo é cordial?”. Muitos cronistas se arrepiaram de emoção com o hino a capela e de horror com o protesto, especialmente porque quem cantou uma coisa também cantou outra. Deve ser bom se arrepiar por tão tolos motivos… De súbito, apareceu o coro dos Catões dispostos a moralizar a República, rebaixando os torcedores a uma “elite branca sem calo na mão”. Houve até quem pedisse desculpas a Dilma em nome dos brasileiros! Em meu nome? Não endosso xingamentos. Mas eu é que espero que a Soberana se desculpe por ter usado o meu dinheiro para tirar uma casquinha eleitoral da Copa. Ela não tem o direito moral de recorrer à Rede Nacional para não ouvir o Itaquerão.

        O PT pode se perder nos fatos, e está perdido, mas sempre se arranja nas versões. Esta semana foi tomada por uma avalanche de notícias assegurando que as vaiais foram excelentes para a presidente porque ela pôde, assim, exercer o poder da vítima. Não é Nietzsche, mas malandragem política. As vaias e os xingamentos teriam servido à estratégia petista de fazer a luta do “nós” (a turma do amor) contra “eles” (a turma do ódio). Então tá!

        Se assim é; se, há tempos, os petistas esperavam uma boa notícia para a campanha eleitoral, e se as vaias e os xingamentos ajudaram o PT a encontrar um discurso, o que dizer? Vai ver os companheiros decidiram se comportar como Odorico Paraguaçu, de “O Bem-Amado”, de Dias Gomes. Quando ele queria um pretexto para empastelar o jornal da oposição, mandava pichar na parede: “Odorico é ladrão”. Se as ofensas são um ativo eleitoral, quanto mais, melhor! O PT me obriga a ser binário: então quem vaia vira cabo eleitoral de Dilma. Qual é a razão do chororô?

        É evidente que o lado positivo da vaia é cascata. Essa versão é obra de “spin doctors”, cujo trabalho só é efetivo quando conta com a opinião abalizada de “especialistas” e com a sujeição voluntária ou involuntária da imprensa.

        No dia seguinte à vaia, o PT e suas franjas no jornalismo e no subjornalismo a soldo já espalhavam a versão de que a hostilidade era obra da “elite branca”, em conluio com a oposição e com a imprensa. Desta feita, o partido inovou. O sr. Alberto Cantalice, seu vice-presidente, publicou no site da legenda uma primeira lista de profissionais do mal: Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Demétrio Magnoli, Danilo Gentili, Guilherme Fiuza, Marcelo Madureira e Arnaldo Jabor.

        Segundo ele, nossas “pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes”, de sorte que “o subproduto dos pittbuls (sic) do conservadorismo teve seu ápice nos xingamentos torpes e vergonhosos à presidenta (…)” –aqueles mesmos que, dizem os próprios petistas, fizeram um imenso bem a Dilma…

        É calúnia e difamação, mas isso é para o tribunal. Falas como a do sr. Cantalice têm história. Fiz uma tradução (is.gd/iOAfO5) do discurso proferido por Goebbels no dia 10 de fevereiro de 1933, 11 dias depois de Hitler ter assumido o cargo de chanceler. Seu alvo era a “imprensa judaica”, que acusava de “ameaçar o movimento Nacional-Socialista”. Advertiu: “Um dia nossa paciência vai acabar, e calaremos esses judeus insolentes, bocas mentirosas!” Cumpriu a ameaça.

        À lista de Cantalice seguiu-se um previsível silêncio na própria imprensa –vai ver somos mesmo os “judeus insolentes” da hora. Mais uma advertência de Goebbels para quem está aliviado por ter sido poupado: “E, se outros jornais judeus acham que podem, agora, mudar para o nosso lado com as suas bandeiras, então só podemos dar uma resposta: ‘Por favor, não se deem ao trabalho!'”.

        Pronto! Já escrevi o que queria, menos uma coisa: “Goebbels, vai tomate cru!”.

        http://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldoazevedo/2014/06/1473310-o-nacional-socialismo-petista.shtml

      • por LUCENA
        .
        .
        LUceNÁTICO, você estava indo muito bem até vir com esse papo furado de “elite coxinha”. Diante disso, te dedico esse texto, quem sabe ainda há tempo para você se salvar..rs!
        .
        .
        Logo a parte da coxinha ?!! … rsrsr …. pastel,coxinha é tudo quitutes … não ? …. você então, deve fazer parte da elite pastel … ahhhhh !!! … tá bom …. da próxima vez,não esquecerei da casta dos pastéis . .. heheheh

      • por LUCENA
        .
        .
        .

        O Facebook ensaia a manipulação de mentes
        .
        O Facebook acaba de publicar detalhes de um amplo experimento, no qual manipulou informações postadas nas páginas de 689 mil usuários, e descobriu que poderia fazê-los sentir-se mais positivos ou negativos, por meio de um processo de “contágio emocional”.
        .
        .
        (*) fonte: outraspalavras.net/capa/o-facebook-ensaia-a-manipulacao-de-mentes/
        .
        .
        (…) Jim Sheridan, um membro do comitê de mídia da Câmara dos Comuns britânica, disse que o experimento era intrusivo. “Trata-se de algo extraordinariamente poderoso, e se ainda não há uma legislação para isso, deveria haver, para proteger as pessoas”, disse. “Estão manipulando informações da vida pessoal de seres humanos, e me preocupa a capacidade do Facebook e de outros para manipular os pensamentos relacionados a política ou outras áreas. Se as pessoas estão sendo controladas dessa maneira, segundo o que pensam, é necessário que haja uma proteção, e elas precisam ao menos ter consciência disso.” (…)

      • O pastel de vento, como todo socialista, se engana e pratica religião sem se aperceber, pois o socialismo é o evangelho da inveja, o credo da ignorância, e a filosofia do fracasso regado com pitadas e mais pitadas de ódio fundamentalista cego contra a humanidade e a cultura milenar ocidental… é cego guiando outros cegos… e já estão no buraco da ignorância e da falta de amor próprio… lamentável…

      • Blue Eyes, “o socialismo é o evangelho da inveja, o credo da ignorância, e a filosofia do fracasso regado com pitadas e mais pitadas de ódio fundamentalista cego contra a humanidade e a cultura milenar ocidental… é cego guiando outros cegos…”, Cara, essa definição deveria estar em todos os dicionários de todas as línguas da terra e de outras galáxias também 🙂

      • Pena não ser de minha lavra… rsrsrrss… mas é como se fosse, dada a perfeição da definição absolutamente perspicaz dessa ignomínia que é o socialismo, a considero como uma filha de minhas ponderações sobre o qnto a humanidade pode construir coisas grandiosas como outras incompreensivelmente lamentáveis… saudações…

    • Melkor, to começando a suspeitar que tudo não passa de uma cortina de fumaça… no final parece ser tudo junto e misturado… foi algumas cossitas que fiquei sabendo sobre as farcs e cia… viu o caso do Irã ???… no final. o povo é gado em qualquer esquema e eles os lobos… vc vai ver: a Dilmaquinista ainda vai receber um Dr. em alguma Universidade americana… podes crer… independência do país não teremos… ao contrário, cada vez mais nos amarramos aos internacionalistas… os militares tentaram, mas foram boicotados… ainda assim desenvolveram tecnologia militar e atômica… se dependesse dessa corja de hoje, nem isso… e ainda pregam: COMO NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS… sim, como nunca antes dependemos tanto do mundo além mar… vc vai ver… pode mudar o partido no poder mas nossa realidade pouco vai mudar… só um governo conservador pode nos dar alguma chance… e antes que venham os vermelhinhos dizerem que os neocons são isso ou aquilo, digo que me refiro aos conservadores da velha guarda, não os financiadores do esquema globalista… saudações…

    • Impressionante! Como se os EUA não tivessem financiado e planejado diversos golpes de estado na América do Sul, como se não houvessem quaisquer motivos para desconfianças, como se as propostas econômicas que os americanos apresentam aos demais países fossem boas para ambos os lados. Evidente que todos temos muito a ganhar e aprender com os estadunidenses, mas as relações devem sempre primar pelo respeito e amizade. Espionagem e boicotes não rimam com amizade e respeito. Quem pisou na bola foi o governo dos EUA.

    • É fácil retomar uma boa relação. É só parar com algumas sacanagens na área de equipamento militar.
      A marina comprou 4 SH70b Seahawk por 194 milhões de dolares.Quarenta e oito milhões por aeronave.A marinha americana compra por 36 milhões.
      Bola para politico?

  2. esta normal então tudo bem !!!
    o normal é o estados unidos continuar a tentar tirar a influencia que o brasil tem na américa latina
    e o brasil tentar tirar a influencia do brasil na américa latina
    esta tudo normal !!!
    mas agora com o acordo no brics o brasil quer mais influencia mundial e isso os estados unidos também não querem pois para os anglo sionistas e seus lacaios vira-latas apenas os estados unidos tem que ser o super reizinho do mundo
    esta tudo normal.

  3. Que podemos chamar de” normalidade nas relações BRASIL- EUA” ?
    Nos sujeitarmos ao querer de Washington sem pestanejar?
    Abrirmos mãos do pouco de dignidade que nos resta ?
    Nos sentirmos gratificados porque fomos convidados para uma cerimônia de beija mão ao qual somente outros setes vassalos foram convidados ?

    A meu ver as relações BRASIL- EUA,serão sempre conturbadas , pois esta claro que os EUA são adversários as nossas pretensões, jamais nos apoiam mesmo que façamos que foi combinado, se o BRASIL quiser ser grande terá que bater de frente com os EUA,não estou dizendo que tenhamos que fazer uma guerra contra eles,mas é líquido e certo que ainda vamos divergir muito !

    • César:

      Toda divergência é saudável. O fato de discordarmos (e muito) dos EUA é prova inequívoca disso. Agora o que não pode é querer cantar de galo com os EUA e querer ser a concubina dos chineses.

      • Quando foi que eu disse para o BRASIL ser concubina de chineses ou de quem quer que seja ?
        Já disseram que em geopolítica não existe amizade e sim interesses ,portanto devemos cuidar de nossos interesses e isso que defendo !

      • César, você não disse isso meu amigo, mas a turminha adePTa da diplomacia dos atabaques pensa assim infelizmente. Enxergam que a salvação para o Brasil reside em vender ad eternum commodities para a China enquanto o país se desindustrializa. Essa patota não sabe ou ignora, por exemplo, que quem mais compra os nossos E-Jets não são as estatais chinesas mas sim as empresas regionais alimentadoras do mercado norteamericano.

        Da mesma forma a patotinha também faz pouco caso do que ocorreu na Eurosatory desse ano, quando um oficial chinês foi retirado do Stand da IVECO por estar debruçado fotografando a suspensão do Guarani.

      • Mas sempre INFELIZMENTE vendemos commodities, isso não é invenção do atual governo,isso é uma mácula que nos acompanha desde 1500 !

        Quanto a esse fato de um suposto oficial chinês, ter tentado fotografar a a suspensão do Guarani no Stand da IVECO, sinceramente chega a ser hilário, que há de tão inovador nessa suspensão para levar um oficial chinês a fazer tamanho papelão?

        Eu acredito que isso não passa de uma mentira para promover esse veículo, nada mais !

      • César, não é mentira! A cena foi presenciada Por um jornalista de uma conceituada revista de defesa nacional, lembrando que foi o contribuinte brasileiro que financiou o veículo para um chinês pilantra e cara de pau vir querer espionar. E segundo esse mesmo jornalista a suspensão do Guarani é sim exclusiva.

      • HMS_TIRELESS respondendo ao seu comentário do dia 1 de julho de 2014 at 9:20, se você esta dizendo isso eu acredito em você, não acredito é nesse suposto episódio narrado pelo jornalista,pois existe uma extensa literatura à respeito dos veículos da IVECO na internet, que poupariam essa ação do suposto oficial chinês .
        E sinceramente o Guarani não é nenhuma joia da engenharia ! Repetindo eu acredito em você,mas não no suposto fato!

    • César,
      se o Brasil quiser ser grande, primeiro tem que bater de frente com Bolívia, aí sim, nos enterramos nosso último suspiro de dignidade. E depois bater de frente com o Paraguai e Venezuela. Parece até piada.
      Você se lembra do caso do Gás da Bolívia?
      Você se lembra do caso da Petrobras na Bolívia?
      Você se lembra do caso da contestação territorial boliviana?
      Você se lembra dos fazendeiros brasileiros, humilhados, espancados, roubados e escurraçados da Bolívia?
      Você se lembra do caso daqueles marginais, Corinthianos, brasileiros presos na Bolívia?
      Pois é,
      Passou da hora de culpar os Yankes, imperialista e olharmos para o próprio rabo.
      Nós criamos nossa mazelas, nós somos incompetentes, nós somos menos produtivos, nós somos corrúptos, nós somos mal educados, nós somos complacentes com tudo isso que está aí.
      Enquanto o brasileiro não assumir isso e tomar medidas para resolvermos isso, nada mudará.
      O discurso anti-imperialista só serve, ainda, aos lunáticos bolivarianos. E isso não está resolvendo o problema deles, ao contrário, eles estão chegando no fundo do poço, a ditadura.

      • ”… não importa o que os EUA façam o governo de ódio dos socialistas vai sempre procurar desculpa para destratar os americanos…”
        Você esta defendendo os interesses dos EUA em detrimento do BRASIL ?

        Veja bem essa é uma pergunta,porque dá a entender que devemos dar um tratamento especial, privilegiado aos EUA,quando na verdade devemos trata-los como os nossos demais parceiros,a menos que nos ofereçam algo mais !

      • Veja bem César, não defendo os interesses dos EUA, assim como também não defendo os de Cuba nem os da China. Defendo o que é bom para os brasileiros.
        Conduto, os EUA são a desculpa dos socialistas para as mazelas do Brasil, então eles precisam manter o mesmo discurso do velho facismo, imperialismo, etc. Eles querem se deitar é com Fidel e para isso tem que se manter fiéis as suas doutrinas anti-americanas do século passado. Repetem a mesma ladaínha esfarrapada. Criam inimigos aonde não há, e fingem que não há inimigos aonde há. Um capitalista é sempre inimigo. O bolivariano cuspindo na tua cara, como o índio da Bolívia, tudo bem, porque somos companheiros. Eles tem que manter essa aparencia de ódio aos Americanos.
        Vou te dar um exemplo positivo. A Austrália, é parceira dos EUA, é espionada e tudo, mas não há barreiras entre os dois, tando que os Growlers foram vendidos aos Australianos. E o pais está anos luz do nosso país que só olha para o passado.
        Eles pregram contra os americanos ao mesmo tempo em que abraçam ditadores, assassinos e terroristas.
        É o típico vizinho frustrado que briga com a vizinhança toda, enquando os outros estão festejando, se confraternizando, jantando junto, trocando de carro, pintando a casa, cuidando do jardim.

      • Eles foram os ÚNICOS que sempre ofereceram “algo a mais” e entregaram… alguém, algum dia, se lembra de algum “hermano” traíra ter-nos fornecido algo ???… até a refinaria Abreu e Lima que era para a Venezuela ser parceira, no final, pularam fora… quem mais ???… a China ???… rsrsrrsrsrssrs… essa tá de olho só nas commodities que temos… os russos ???… nunca ouvi falar que tenham repassado alguma tecnologia substancial, exceto vender de prateleira… então, antiamericanismo é só um modo de ser dos socialistas que detestam quem não pensa o mundo como eles… na prática não se explica… apenas retóricas vazias e mentirosas… se temos alguma indústria devemos aos americanos… desde a fundação da CSN, a mais de meio século… gostem os esquerdalhas ou não…

      • Parabéns, Melkor, pela resposta sucinta e esclarecedora a quem não quer e nunca quis entender NADA, exceto distorcer a verdade em prol de suas ideologias equivocadas… parabéns também pela paciência com esses indigentes intelectuais que teimam em recalcitrar contra os fatos…

      • Meu caro Melkor, eu sempre defendendo uma linha de pensamento genuinamente brasileira,que venha a trazer o bem estar de nosso povo,sem que com isso tenhamos que sacrificar outros povos !

        ”…se o Brasil quiser ser grande, primeiro tem que bater de frente com Bolívia…”

        Para que bater de frente com a Bolívia ? você acha que se o BRASIL estivesse tendo prejuízo nesse país nós continuaríamos por lá? você acha que só o BRASIL teve empresas nacionalizadas por Evo Morales ?

        ”Você se lembra do caso daqueles marginais, Corinthianos, brasileiros presos na Bolívia?”

        Sim, desses marginais eu me lembro, pois eram marginais mesmo,e não é porque nasceram aqui que vou defende-los, eu me solidarizo sim com a família do jovem boliviano que morreu nesse lamentável episódio !

        Você diz no seu 1º comentário 30 de junho de 2014 at 11:36
        ”… não importa o que os EUA façam o governo de ódio dos socialistas vai sempre procurar desculpa para destratar os americanos…”
        Você esta defendendo os interesses dos EUA em detrimento do BRASIL ?

        Eu vou deixar bem claro aqui para aqueles que não entenderam o que eu disse, o BRASIL deve caminhar sozinho ter soberania,se os EUA querem ser nossos parceiros tudo bem,mas que nos trate e nos ofereça bons acordos,caso contrário vamos buscar outros parceiros, sejam eles quem for, China, Rússia, Irã,etc.
        Essa coisa de sempre abaixar a cabeça para os EUA já basta,eles sempre melam nossos planos lembram de nosso programa espacial,lembram ?
        E essa coisa de nos jogar contra a Venezuela,vejo muitos brasileiros que querem ir a guerra contra esse país, e eu me pergunto que a Venezuela nos vez?
        Lembram quando tentaram comprar nossos aviões,lembram? e os EUA nos impediu de vende-los ?

        Por fim somos uma grande nação e quando nos movimentamos incomodamos mesmos,vamos ser soberanos negociar com quem quer ser nossos parceiros sejam quem for !

      • César, acho que teu raciocínio está meio confuso.
        Você disse que para que “se o BRASIL quiser ser grande terá que bater de frente com os EUA ” . O que digo é que antes de bater em cachorro grande, o governo tem que deixar as duas caras de lado e bater com a Bolívia. Se o governo não bate nem com a Bolívia, como vai bater com os EUA?
        E com certeza não foi só empresas brasileiras que perderam dinheiro na Bolíva, mas e o kiko que os outros perderam. Eu me importo com as empresas brasileiras, eu defendo o interesse dos brasileiros. Seu raciocínio está meio confuso aqui também.
        O governo recebe uma cusparada na cara e depois dá um tapinha nas costas dos camaradas. É piada. Não se impõe nem quando tem o direito de fazê-lo porque não pode enfrentar os companheiros idológicos.
        Quanto a questão os corinthianos. Creio que você não sabe a metade da missa. Independente de serem culpados ou não, pelo monos 10 talvez fossem inocentes, ou pelo menos lhes caberia o direito da dúvida. Deixando isso de lado, fato é que o governo além de não mexer um pirulito, atrabalhou as negociações. Isso quem disse foram os advogados brasileiros, o representante do Itamarati, e o consul brasileiro na Bolívia. Isso tudo para não bater de frente, com os novamente, companheiros ideológicos, já que o índio boliviano queria uma negociação por causa daquel político refugiado na embaixada brasileira e q foi trazido clandestinamente para o Brasil. Procure saber mais sobre o deserviço que o governo brasileiro fez ao seus cidadãos. Ignorou TODO E QUALQUER protocolo internacional, passou por cima de autoridades, tudo para não bater nos companheiros. Imagino que se tivesse ocorrido no Chile a história seria outra. E por outro lado, ninguém é louco de dizer que ficou feliz com a morte do garoto.
        Quanto a Venezuela, não entendi se você realmente não sabe o que se passa, ou se sabe e concorda com tudo isso. Não dá para escrever aqui qual a relação entre Cuba, Venezuela, Bolívia e Brasil. Mas acho que você é inteligente suficiente para entender o que está se passando. E começo a entender que você talvez apoie este movimento mesmo sabendo do mau que está por vir se tudo correr como eles planejam.

      • Pelo seu texto você me parece apaixonado pelo socialismo bolivariano. Espero que você não seja outro bucha de canhão recrutado e doutrinado para defender “a vontade do povo”. Porque, brother, pergunte ao “povo” de lá o que eles acham.
        Essa maldição é muito boa em propaganda, são muitos bons e exibir teorias fantasiosas que até agora não se provaram na prática. Tudo está bom e o que está ruim é por culpa dos imperialista. Isso é discurso de perdedor e de manipulador. Discurso de frustrado, de invejoso, perdedro. Se você é mais um desses, eu vou repetir pela enésima vez: “Como pode alguém conhecendo a Noruega, a Austrália, a Itália, a Nova Zelândia, o Japão, a Escócia, pode querer um governo tipo Venezuela, Cuba, Coréia no Norte e China?”
        Eu acredito que a grande maioria aqui defende a soberania do Brasil, porém meu caro, soberania não se resume a excomungar os EUA e fornicar com Cuba. A maioria aqui quer um Brasil livre, soberano, tecnologicamente avançado, educacionalmente na vanguarda, e muito mais, mas outros, por ingenuidade talvez, acreditam que ser soberano é expurgar os EUA. Talvez por ignorância acreditam que soberania é ser um Cubano. O Brasil está cheio de terroristas perseguidos no período da contra-revolução e foram se exilar onde? Nos EUA, na França, na Inglaterra, no Uruguai.
        Chega de manipulação, chega de hipocrisia.
        Eu sou Brasileiro e capitalista, eu produzo, eu gero riqueza, emprego, pago impostos, e muito. Não sou Cubano, não sou Boliviano, não sou Venezuelano, não sou norte-americano e também não quer ser nenhum desses bolivarianos.

      • Bem o título da matéria aqui é ”Uma nova normalidade nas relações EUA-Brasil”
        Quem 1º levou para o outro lado ou seja para o lado bolivariano foi você !

        Vamos por partes 1º o caso dos bandidos corintianos.
        ”…governo além de não mexer um pirulito, atrabalhou as negociações. Isso quem disse foram os advogados brasileiro…”
        Esses mesmos advogados criaram um ”menor laranja” para segurar a bronca desses bandidos são bem confiáveis mesmo !
        http://blogmiltonneves.bol.uol.com.br/blog/2013/08/27/corintiano-que-ficou-preso-na-bolivia-e-flagrado-na-briga-generalizada-no-mane-garrincha-em-brasilia-nao-passou-da-hora-de-desorganizar-as-torcidas-qual-medida-seria-mais-eficaz-para-trazer-paz-a/

        2º Vou dizer algo aqui se te chocar paciência, mas o Evo Morales estava coberto de razão quando nacionalizou as multinacionais, teve peito foi soberano, a Petrobras ao contrário do que dizem nunca foi um orgulho para o povo brasileiro,essa empresa vende seus produtos de má qualidade a preços exorbitantes,e ingênuo é aquele que acredita que com a exploração do petróleo do pré sal a gasolina brasileira que é talvez a mais cara do mundo e já vem batizada de fábrica irá abaixar de preço !

        A Petrobras explora seus próprios filhos,imagina que não estava fazendo na Bolívia?,se liberarem outras empresas para importarem combustíveis de outro países para venderem no BRASIL, eu garanto que a Petrobras quebra, pois teremos combustíveis mais baratos e de melhor qualidade !

        Você diz ”…Pelo seu texto você me parece apaixonado pelo socialismo bolivariano…”

        Uê e pelo seu texto você me parece mais uma tiete dos EUA,daquelas que até hoje estão procurando as armas de destruição em massa do Sadam,que a propósito era aliado dos EUA,os mesmo que invadiram o Iraque com o pretexto de democratizar o país e deixaram pior do que estava,um país pior que Cuba, Venezuela, Bolívia, e BRASIL !

        O BRASIL em 1938 também nacionalizou seus hidrocarbonetos tal qual a Bolívia, pena que a Petrobras tenha se tornado essa empresa que explora o bolso dos brasileiros,não sou bolivariano, sou um brasileiro,que acredita que há um caminho para o BRASIL,um caminho soberano e digno sem que precisamos vender nossas almas para os EUA,Europa,China ou qualquer outra nação !

      • Nós somos a sétima economia do planeta, somos os melhores produtores agrícolas, temos a terceira maior empresa aérea, somos alegres e felizes e não devemos nada a ninguém, temos quase 400 bilhões em títulos da dívida americana. Estamos realizando a Copa das Copas, estamos concluindo o maior programa de investimentos de nossa história, o PAC 2, com mais de 800 bilhões em obras. Nós somos demais da conta sô. Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor, mas não só para cantar nos estádios.

      • Agora vou responder o Blue Eyes, Na Resistência
        ”Eles(EUA) foram os ÚNICOS que sempre ofereceram “algo a mais” e entregaram…”
        Respondo com esse singelos links abaixo http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8
        http://www.aereo.jor.br/2011/10/09/eua-boicotaram-o-programa-espacial-do-brasil-nos-anos-90/

        Eu queria saber quem repassa tecnologia de graça, para mim poder ir buscar algumas para nós !kkkkkk

        Quanto as nossas matérias primas, hoje glamourosamente chamadas de ”commodities” eu pergunto é só a China que esta de olho nelas os EUA nunca estiveram ? nem no nióbio da terra da Dona Beja?, deixa de ser dissimulado,todos estão de olho nas nossas commodities, infelizmente ainda vivemos de suas vendas.
        http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com.br/2012/08/wikileaks-niobio-preocupa-os-eua.html

        ”… se temos alguma indústria devemos aos americanos… desde a fundação da CSN, a mais de meio século… gostem os esquerdalhas ou não…”

        Senhores isso que Blue Eyes, Na Resistência,diz não é verdade pois Getúlio Vargas,já tinha tudo acertado com o grupo siderúrgico alemão Krupp para construir uma siderúrgica no Brasil, que só não foi feita devida a pressão dos EUA, que tão logo viu que teríamos as siderúrgicas mesmo sem eles, voltaram atrás e nos ofereceram mais,mas não foi porque gostavam da gente foi porque perderiam um aliado !

        Sejamos honestos nunca os EUA, ou qualquer outra nação nos deu algo de graça !
        Em geopolítica só existe interesse, não há amizade !

      • Querendo reescrever a história, caro Pereira ???… rsrsrsrsrsrs… claro, a novistória, assim como a novilíngua, fazem parte do arsenal de mecanismos de engenharia social aplicada pelos socialistas para implantarem suas “verdades”, desconstruindo a civilização e implantando a barbárie, tudo em nome do governo socialista eterno (sempre com a mesma turma no poder), ou seja, poder, poder e poder, e claro, alguns bilhões de dólares desviados do patrimônio público para alguma conta cubana, pois teem que garantir as suas aposentadoria, uma vez que não sabem produzir NADA, exceto tomar de quem realmente produz com a desculpa de fazer justiça social… rsrsrsrsrs… há quem acredite…

      • Blue Eyes, Na Resistência 6 de julho de 2014 at 0:05

        Já citei as fontes você é Blue Eyes,mas não quer enxergar !

      • Re respondendo ao Blue Eyes, Na Resistência 4 de julho de 2014 at 22:36
        Bem meu caro Blue, eu não estou querendo reescrever a história eu apresentei fatos REAIS que contradizem seus argumentos !
        E você sabe, você é uma pessoa inteligente,que os fatos por mim apresentados se traduzem na mais pura verdade,tanto é que você nem os contra atacou, apenas se limitou em sair pela tangente com esse argumento de que eu estou tentando reescrever a história !

      • Mas está, meu caro… os fatos eu expus anteriormente… vc quem levantou a hipótese contrária… cite fontes, pois que não me convenceu só na retórica… saudações…

  4. Concordo com os comentários, porém, o que alguns não entenderam é o que diz o ditado: Aqui é cada um por si e Deus por todos.
    Qual a obrigação de qualquer país em “ajudar” seu vizinho? Nenhuma.
    A América Latina é (infelizmente) uma região subdesenvolvida, corrupta e mal educada. Isso NÃO é culpa de mais ninguém, só nossa! Chegou a hora de acabar com as desculpas, com as acusações a terceiros e começar a trabalhar. Muito.
    Resolver o problema do Brasil é fácil, devemos destruir uma conceito e construir outro. Devemos acabar com a impunidade e fortalecer nossa educação. Simples.
    Devemos olhar para dentro acabar com justificativas embaraçosas para nossa incompetência e nos preocupar com NOSSOS problemas.
    Termino com mais um ditado: “Farinha pouca, meu pirão primeiro”

  5. E bom p o BRASIL ter uma relação ditas normais c os iankss, bom p os negocios>Militar/ eles ñ confiam em nós, até já nos disseram q ñós ñ somo os donos da Amazônia e q ela deveria ser de td,lèia-se eles. como digo sempre: eles, os iankss ñ são confiáveis…sds. 🙁

  6. “No plano internacional, perseguiu seus objetivos mantendo-se distante dos EUA– enfatizou regularmente, até com estardalhaço, discordar de Washington. Já os EUA muitas vezes parecem considerar o Brasil um intrometido em questões internacionais, uma nação que não se mostrou à altura do status e do poder alcançados e cujos julgamentos em política externa muitas vezes carecem de informação e são equivocados.”

    Com certeza… e além daquele caso em que o “rapaz” se hospedou na embaixada brasileira? E aquele outro em que o Lula foi chamado para ser o “diplomata” da questão!

    Casos como este estão incomodando, e muito, a outro hegemonia do Tio Sam na política internacional!

    Uma coisa é certa… o “império” americano está descendo a montanha, por mais alta que ela seja, a tendência é eles descerem mesmo…

    E o “gigante deitado em berço esplêndido” que é o Brasil, dá sinais de estar acordando… morgando muito, bocejando, voltando pra cama de novo… mas pelo menos já deu sinais que tá vivo… o que é bom!

    E a inveja… a linda inveja… pelo que tenho observado por aí… essa é a copa mais alegre de todas as copas… justamente por ser no BRASIL, SIL, SIL, SIL… a galera tá adorando ir pra praia, antes e depois dos jogos… pras festas juninas, funk (arrrgh… essa por%$&a insuportável!) samba, ou seja lá o que fôr… boteco de esquina pra se “entrosar” e ver se pega umas “mina” nativa do Brasil… que manda bem! 🙂 E a mulherada atrás dos “mininu du Riu” que a Baby falou! 🙂

    Se der mole, boa parte desses turistas já compram um apzinho e ficam por aqui mesmo até a Olimpíada, que já deve estar até no orçamento! “Brasil novamente, Tô dentro!”

    Assim como o povo americano é bacana, apesar do governo que têm… não é esse governo “sem adjetivos” que vai queimar o filme do povão do Brasil… estive fora, e sei que o brasileiro, onde quer que chegue… é muito bem visto, e muito bem recebido (apesar das mancadas de jogar lixo na rua, etc, etc.)

    Se algum dia nos tornarmos potência não vai ter pra ninguém, porque NÓS somos queridos e ELES não são!

    Ou seja, se não ficarmos atentos ainda vamos levar alguns tapas na cara… inveja aciona bulling… e o fraquinho aqui somos nós mesmos! 🙁

    Abraço, galera!

  7. E desde quando os EUA tem parceiros?

    Este foi o país que nos disse que, se nós não comercializassemos com eles comerciazariamos com a Antartica…

    Vamos bem! Obrigado!

    • Resta a Obama torcer para que, em 2014, seja eleito para a Presidência da República alguém que lhe preste bons serviços, por aqui, contentando-se em saber que o Brasil não figura como uma das prioridades de sua política externa. Candidatos para isso não faltam.

  8. por LUCENA
    .
    .
    No espírito da copa !!!
    .
    .
    Os times anglo-saxões, voltaram todos para casa … hahahah … bolas muchas … hahahah

  9. O QUE É A DIREITA NORTE AMERICANA…

    O artigo mais estúpido sobre a Copa

    Saiu o artigo mais estúpido sobre a Copa do Mundo e o futebol. E olha que a concorrência é duríssima (das previsões apocalípticas aos bestialógicos fazendo paralelos entre o torneio e o mundo animal, a morte, a vida etc).

    Para chegar ao primeiro posto, a celebridade americana de extrema direita Ann Coulter – advogada, colunista, escritora, apresentadora de TV, loira, alta, uma espécie de Sheherazade alfabetizada -, caprichou na caricatura, na ignorância e na tentativa inútil de fazer graça. O artigo é tão absurdo que você se pergunta se não foi produzido no Coxinheitor, o gerador de textos que junta clichês direitosos.

    Não é novidade que protoconservadores americanos odeiam o futebol, considerado uma aberração no chamado “excepcionalismo” dos EUA, coisa de imigrantes, pobres, liberais etc. Mas Coulter, num desespero para chamar a atenção no meio da histeria e do ódio (não é só aqui), se superou. Seria uma peça satírica, não fosse ela mesma uma piada.

    “Qualquer interesse no futebol só pode ser um sinal de decadência moral de uma nação”, diz ela, se fingindo chocada com a popularidade da Copa nos EUA.

    E então vem um apanhado de lixo pseudosociológico:

    – A realização individual não é um grande fator no futebol.
    – No futebol, a culpa é dispersa e quase ninguém pontua. Não há heróis, não há perdedores, não há responsabilidade e não se machuca a frágil auto-estima de nenhuma criança.
    – Todo mundo corre para cima e para baixo do campo e, de vez em quando, uma bola acidentalmente cai dentro do gol. Eu já estou dormindo.
    – O beisebol e o basquete apresentam uma ameaça constante de desgraça pessoal. No hóquei, há três ou quatro brigas por jogo. Depois de um jogo de futebol, cada jogador recebe uma fita e um suco.
    – Você não pode usar as mãos no futebol. O que diferencia o homem dos animais menores, além de uma alma, é que temos polegares opositores. Nossas mãos podem segurar as coisas. Aqui está uma ótima ideia: vamos criar um jogo em que você não tem permissão para usá-las!
    – O futebol é como o sistema métrico, que os liberais também adoram porque é europeu. Naturalmente, o sistema métrico surgiu a partir da Revolução Francesa, durante os breves intervalos quando não estavam cometendo assassinatos em massa na guilhotina.

    Graças a Ann Coulter, os artigos de Jabor psicografando Nelson Rodrigues tornaram-se clássicos imediatos.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/07/o-artigo-mais-estupido-sobre-copa.html

    • Nascimento,
      claro que a visão desta senhora não reflete a realidade norte-americana e também é claro que a visão do blogueiro que a publicou é tão imparcial quanto a da dita senhora.
      Eu discordo do tal “ódio ao futebol”. Pelo contrário, mesmo não sendo apaixonados como os sulamericanos os norte-americanos gostam sim, e se sentem até envergonhados por não estarem entre os melhores. Isso para o futebol masculino, porque no feminino eles já são os melhores, ou um dos.
      Estou nos Estados Unidos nesse momento e vejo que todos estão cientes do que está acontecendo na copa. Eu estou almoçando em diferentes restaurantes a cada dia, quase um por dia, e em todos, sem excessão, há tvs transmitindo algum jogo. Os meus colegas americanos estão indo almoçar no Humperdink’s todos os dias para pegar parte do primeiro ou do segundo tempo de algum jogo. Esse é o melhor lugar por ser maior, ter telão além das TVs e por ficar a 3 minutos da empresa .
      A diferença é que eles não saem soltando rojão, quebrando carros, etc. Mas torcem sim, e gostam. E mais, ele sabem comentar sobre o time das outras nações. Mas eles comentam sobre o jogo, tática e pontos fortes, melhor jogador de tal país e por aí vai. Não espere que eles saibam o nome de todos os jogadores de sua seleção, ou qual jogador está comendo quem.
      Neste exato momento está havendo um jogo em Houston, de um Campeonato de futebol de minha empresa, e claro, eles incorporam 4 de nós no time (em terra de cego, quem tem olho é rei).
      Essa material com certeza é estúpida, se não fabricada, e certamente não condiz com a realidade da maioria daqui.

  10. Na prática o Brasil não tem que ser amigo ou inimigo de ninguém, tem que ser PROFISSIONAL! Relações exteriores são negócios e como qualquer negócio é preciso ter profissionalismo, estratégia e sagacidade para que se represente os interesses da nação em qualquer esfera.
    O Brasil chora porque foi espionado mas o fato é que SEMPRE foi espionado e nunca fez o dever de casa como deveria. A China espiona todo mundo, inclusive os EUA, que no final são até mais profissionais no choro pois também espionam os chineses de alguma forma. Inteligência, contra-inteligência e ações efetivas para barrar intrusões são o que devemos fazer … Vide o caso do nosso veículo lançador de satélites que explodiu e meses antes já se observavam e detectavam sondas, sonoboias de telemetria e “alienígenas” se hospedando em pousadas e hotéis das cidades nas redondezas de nossa base… alguém foi investigado, preso, sondado ou identificado?
    Antes de querermos cantar de galo com os EUA temos que cantar de galo em nosso próprio terreiro colocando em seus devidos lugares nossos “mui amigos” do entorno que só querem nos ver detonados. Temos que arrumar nossa defesa externa e interna, justiça e construirmos um sistema de EDUCAÇÃO de primeiro mundo que solidifique a cultura e verdadeiro amor à pátria para daí sim… peitarmos quem quer que seja! Se não querem seguir um sistema de ensino e formação ao estilo da Suiça que sigam então da China onde se formam só de projetistas 200 mil por ano… daí a condição daquela nação de copiar, mudar e inventar o que quiserem. E aposto que por lá tb não ficam certos grupos tendenciosos (apoiados pelo estado) espalhando cartilhas G .. e Kits via ..gem para crianças nas portas das escolas de ensino fundamental. Esta é a base de tudo… Educação e Cultura!
    Quanto à cadeira permanente no CS da ONU…. só quando tivermos seriedade política e armas nucleares … antes disso … melhor renovar o estoque de lenços.
    Abraços,

    • BRAVO… perfeitas considerações… despiu esse governinho que faz de conta que tamos numa nice… 🙂

  11. A nova normalidade do Plano Brasil, um site que publica um dia ou outro, Deus sabe quando, uma serie de noticias, talvez para seus leitores contemplarem, comentarios e debates, nao sendo mais prioridades.

    • Jojo, eu entendo que este blog seja um hobby para seus criadores.
      Não é algo profissional com o objetivo de se “viver disso”, ou faturar grana com isso.
      Eu mesmo comecei a criar um blog sobre pesquisas desenvolvidas no Brasil, mas, como trabalho, e muito, acabei não achando tempo para isso.
      As matérias as vezes demoram para sair, mas entendo que os editores também tem os mesmos problemas que eu tive.
      Mas acho que as discursões aqui são muito boas. E as matérias também.
      Eu acho até que eles conseguem postar muita coisa, se você levar em conta que isso deve ser feito no horário em que a maioria de nós estamos vendo tv, descansando, passando um tempo com nosso filhos.

  12. Quem conhece a historia humana, pelo menos dos últimos 6 mil anos sabe que, manda quem pode. Politica ajuda, mas força ajuda ‘muuito mais’. Manda então quem pode. Ouvi um cara dizer certa vez que eles eram os, ou o, melhor dizendo, xerife do mundo. Arrogância? Sim, claro, mas esse cão late e costuma morder (apesar de que dar tapa em bêbado é fácil!)

    Para medirmos força temos que arrumar a casa antes, criar condição… infelizmente estamos meio longe disto, espero que mais perto do que eu imagino.

    Agora uma coisa que nunca entrará na minha mente frágil é o seguinte: eles já tem histórico conosco. Se eles não abrirem mão de nada, nunca mais terão nada…. não com a tia…. não com a nova direção deste barco… podem esquecer… e eles deveriam abrir o olho porque tem gente que esta conseguindo, depois de muitas décadas, trazer o Brasil mais pra perto…. um acordinho aqui… outro ali…. de repente não dá mais pra voltar a coisa como era antes…..

  13. O RECADO ALEMÃO

    (Hoje em Dia) – Encaradas, por alguns setores, apenas como uma espécie de “chilique” da Presidente Dilma, as reações do governo brasileiro às ações de espionagem levadas a cabo pela NSA,     dos Estados Unidos, têm sido até brandas quando comparadas às de outras nações.

    Ontem, a Alemanha mandou duro recado a Washington, com a suspensão de vultoso contrato com a norte-americana Verizon.

    “Há indicações de que a Verizon é legalmente obrigada as fornecer informações à NSA, e essa é uma das razões pelas quais a cooperação com a Verizon não continuará. – afirmou Tobias Plate, porta-voz do Ministério do Interior do governo alemão.

    Com a  decisão, os contratos, relativos à prestação de serviços de internet a vários órgãos governamentais, deverão ser repassados para a Deutsche Telekom, que tem participação do governo, e administra as comunicações de alguns ministérios e dos órgãos de inteligência do país.

    Enquanto isso ocorre na Alemanha – tradicional aliada dos Estados Unidos e maior economia do continente europeu –  no Brasil o governo insiste em continuar contratando serviços de empresas estrangeiras para setores estratégicos sensíveis.

    Esse é o caso da INDRA, empresa espanhola de telecomunicações, que conta, atualmente, com importantes contratos na área de defesa concedidos pelo  governo brasileiro, nas áreas de comunicações  militares via satélite (é fornecedora das estações terrestres do exército), de sistemas de vigilância por radar, e – pasmem os leitores – de nossos sistemas de guerra eletrônica, que estão voltados justamente para enfrentar ameaças a ameaça de inimigos externos.

    E isso, apesar de ter um governo estrangeiro, membro da OTAN, como um de seus principais acionistas. O governo espanhol, que detêm mais de 20% de suas ações, é um dos mais abjetamente subalternos aos Estados Unidos, não apenas do ponto de vista de sua política externa, mas também no campo militar, como mostra sua atuação como linha auxiliar das forças armadas dos EUA em lugares como  a Líbia e o Afeganistão. Nos EUA, a INDRA coopera diretamente com o governo, e possui uma subsidiária, instalada na cidade de Orlando.

    O governo brasileiro precisa entender que existem limites no que pode ser contratado a uma empresa estrangeira. Comprar, ou desenvolver, ou copiar, por engenharia reversa, uma determinada peça, de uma empresa de outro país, é uma coisa. Outra, muito diferente, é encomendar lá fora sistemas fechados, que podem ser anulados ou sabotados facilmente em caso de conflito. O que precisamos é desenvolver, aqui dentro, mesmo, nossos projetos de defesa, e, quando não pudermos fazer isso, contratar técnicos e cientistas, no exterior, para trabalhar dentro de nossas fronteiras. Foi isso que os norte-americanos e os russos sempre fizeram. E nunca se arrependeram.

    http://www.maurosantayana.com/2014/07/o-recado-alemao.html

  14. No final das contas, dá pra resumir facil, facil, nós somos vassalos dos EUA, não tomamos a postura correta de independência em relação a uma postura internacional mais séria e gerenciamento interno menos corrupto, somos um grande boi de piranha, vai chegar nossa vez, e breve breve teremos alguma justificativa para uma invasão da OTAN, para salvar nossas florestas.
    Precisamos de um país de todos e não um país de tolos como hj temos.

Comentários não permitidos.