Rebeldes aceitam cessar-fogo na Ucrânia

Após reunião com representantes do governo russo e da OSCE, separatistas da autonomeada “República Popular de Donetsk” concordaram com cessar-fogo e início de diálogo com Kiev.

Os separatistas do leste da Ucrânia informaram na segunda-feira (23/06) que concordam com o cessar-fogo unilateral decretado pelo presidente do país, Petro Poroshenko. A trégua pelo lado dos rebeldes, porém, vale até sexta-feira.

“Nós esperamos que as negociações de paz comecem durante o cessar-fogo”, disse o autoproclamado primeiro-ministro da “República Popular de Donetsk”, Alexander Boroday, à agência russa de notícias Interfax. A república, que se declarou independente após uma consulta popular, não é reconhecida como tal pela Ucrânia.

Donetsk é considerado o reduto mais importante dos separatistas. Na cidade, representantes da Rússia e da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) se encontraram com líderes dos rebeldes na segunda-feira.

De acordo com o ex-presidente ucraniano Leonid Kutchma, que participou do encontro com um mandato de Poroshenko, a trégua é resultado dessas negociações.

Num pronunciamento na televisão no domingo, Poroshenko afirmou estar aberto ao diálogo com os separatistas. O cessar-fogo é a primeira etapa de um plano de paz proposto pelo presidente ucraniano.

CN/dpa/rtr/afp

Fonte: DW.DE

4 Comentários

  1. Eu gosto muito das fontes, mas n sei s acredito nessa notícia… tem uma cara de ser meio unilateral. Mas se for verdade, melhor.

  2. os nazostas de Kiev estão pedindo a cabeça do novo precidente ucraniano
    na verdade os nazifaci estão querendo uma guerra civil entre os ucranianos do leste
    e ainda tem uns ruelas da direita e da esquerda que querem dar oportunidade maior para os blacs bobo daqui foi a mesma coisa que fizeram com os de Kiev deram armas e agora esses saíram do controle de todos até dos financiadores anglo sionistas

  3. por LUCENA
    .
    .
    Com os russos não se brinca e sim leva-os à sério só como exemplo disso; em 1983 os russos derrubaram um avião civil sul-coreano ( Boeing 747 da Korean Airlines ) carregado de americanos e sul-coreano e outras nacionalidade.
    .
    Os caças Sukhoi Su-15, não contaram pipocas,mandaram para o chão o Boeing e com ele muitas vítimas inocentes.
    .
    Os EUA só ficou na retórica e muitos americanófilos espumando pela boca, só.
    .
    Para quem leva a soberania à sério e não deixa que outros venham fazer pouco caso com a sua soberania,é nisso que dá.
    .
    Hoje os americanos antes de entrara de esperto com os russos ou com os chineses,eles sabem muito bem que ali,há muito café-no-bulhe ou seja,pensam mais de duas vezes para depois chorarem.
    .

Comentários não permitidos.