O Iraque recebe aviões russos em plena ofensiva contra os insurgentes

(*) Soldados russos e um dos aviões que chegaram ao Iraque. / REUTERS LIVE!

As forças iraquianas protagonizaram na manhã deste domingo um contra-ataque à cidade natal de Saddam Hussein, Tikrit, que foi tomada há semanas pelos milicianos jihadistas do Estado Islâmico de Iraque e Levante (EIIL). Enquanto, o Governo recebeu os primeiros aviões de combate enviados pela Rússia para apoiar a Bagdá em sua ofensiva contra os insurgentes sunitas, que estão há semanas controlando tanto as principais cidades iraquianas como dos pontos fronteiriços do país.

As fontes de segurança asseguraram que no sábado chegaram ao país cinco aviões de combate Sukhoi, muito provavelmente do modelo Su-30, anteriormente adquiridos pelo Governo iraquiano em um acordo de 500 milhões de dólares (mais de 1 bilhão de reais), segundo informou a rede britânica BBC. No entanto, agências russas informam da aterrissagem de uma dezena de aviões nos aeroportos iraquianos.

Ante as batalhas entre as forças de segurança e os rebeldes sunitas, os partidos políticos iraquianos e as potências mundiais advertiram de que a não ser que se recuperem as cidades que se perderam ante os insurgentes jihadistas e se forme rapidamente um Governo que inclua as diferentes comunidades iraquianas, o país poderia se desintegrar em facções sectárias e ameaçar todo o Oriente Médio.

Neste domingo, os aviões do Exército iraquiano bombardearam Tikrit em ataques aéreos e desenvolveram-se confrontos em toda a cidade. Assim informaram testemunhas à agência France Presse, que assegura que milhares de tropas avançaram na operação mais ambiciosa desde o começo das invasões de EIIL. Os jihadistas invadiram já cinco províncias do país nas últimas semanas.

Os líderes mundiais, alarmados pelos últimos acontecimentos no Iraque, fizeram questão de uma acelerar a formação de um Governo de unidade depois das eleições de abril, e advertiram de que é impossível que o conflito possa ser resolvido militarmente. Mas, ao mesmo tempo, de que o primeiro-ministro Nuri al Maliki reconhece que é necessária uma solução política, seu porta-voz de segurança, o tenente geral Qassem Atta, divulga o sucesso da recente operação em Tikrit. “As forças de segurança estão avançando em diferentes áreas. Os confrontos estão tendo sucesso”, disse na manhã de domingo.

Sukhoi Su-25 Frogfoot

(*) Este caça da imagem da REUTERS LIVE – abertura deste post,  é um Sukhoi Su-25

A função do Su-25 é idêntica à do A-10, do AMX, porém, ele é mais versátil, sobretudo que o A-10.  

Fonte: El País

5 Comentários

  1. A tal democracia que os que os presidentes “Bullshit” pai e filho levaram ao Iraque, só piorou a situação do povo !

  2. ainda bem que o brasil comprou o gripen imagina comprando o avião dos yankes iria chegar nunca e eles armando as ongns na amazonia !!!!

    é um texto que demostra a geopolítica verdadeira e não apenas aquela do aperto de mao feita pelos yankes

    o que adianta visitar os estados unidos como uma super visita se eles tramam contra sua pátria se eles te monitoram

    os yankes so querem dividir o oriente médio em guerras se, fim

  3. Acho o Su-25 um caça perfeito para os conflitos vivenciados no Iraque, sem contar que devem estar sendo adquiridos por um preço camarada, ótimo custo x benefício.

Comentários não permitidos.