72 Rafale para o Qatar

Segundo o site de notícias Bloomberg, a Dassault está prestes a fechar um contrato com o Qatar para o fornecimento de 72 jatos de combate Rafale, numa transação que poderá, inclusive, se tornar a primeira exportação do caça de 4ª ++ geração, antes mesmo da Índia.

As negociações devem ser feitas em dois lotes de 36 aeronaves cada e o assunto deve ser tratado pelo Xeique Tamim Bin Hamad Al Thani durante a sua visita a França na semana que vem.

O Qatar possui uma frota de apenas 12 Mirage 2000-5 responsáveis pela defesa aérea do emirado, entretanto os caças estão atingindo alto nível de obsolescência e disponibilidade.

Fonte: C&R

6 Comentários

  1. puxa vida o pedido de o contrato de compra do rafale ate hoje nao saiu na India rsrsrsrs
    pelo jeito nem vai sai vao voltar atras viram que a jaca e pior do que pensavam rsrsrrsrsrs ainda da tempo pra comprar os migs35

  2. Essa é mais uma daquelas situações em que a Dassault resolve falar pelo cliente, com os resultados que todos conhecemos. No mais, conforme outra publicação as partes “seguem conversando”o que, em Rafalês, é praticamente dizer que a venda não vai se concretizar tão cedo ou foi para o vinagre.

    Por fim, o Catar, como outros países da região, está na verdade em compasso de espera aguardando pela autorização dos EUA para exportar o F-35, o que vai acontecer após Israel receber os seus primeiros exemplares.

  3. Sei não, 72 Rafales são uma quantia considerável (digo em dinheiro) não que o Qatar não tenha, mas custará uma quantia exorbitante tendo no mercado caças de envergadura similar e até melhor que o da Dassault (tirando dessa lista o F-35 que pra mim, ainda não inspira confiança, aliás, não inspira confiança pra quase ninguém) , como o F-18, o Su-30 (e até o Su-35 se houver algum diálogo mais próximo de Moscou). Mas acredito que esta quantia está um pouco exagerada, e não acho um Rafale um mau caça, só é muito caro pro que oferece.

Comentários não permitidos.