Ucrânia declara cessar-fogo unilateral em confronto com separatistas

As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia

 

O governo da Ucrânia anunciou nesta sexta-feira (20) um cessar-fogo unilateral nos combates contra separatistas pró-Rússia no leste do país.

A medida, segundo o Ministério do Interior ucraniano, começa no fim desta sexta-feira e deve vigorar pelo menos até o próximo dia 27 de junho.

“As forças da operação antiterrotisa vão interromper as ações militares a partir de hoje e até 27 de junho”, afirmou nota do presidente Petro Poroshenko.

A ordem foi transmitida para todas as unidades das Forças Armadas, a Guarda Nacional e as Forças de Fronteira da Ucrânia, segundo um comunicado da presidência.

“O Exército ucraniano cessa o fogo. Mas isso não quer dizer que não ofereceremos resistência em caso de agressão contra nossos militares”, esclareceu Poroshenko. “Faremos todo o possível para defender o território de nosso Estado.”

Além disso, o governante ressaltou que a integridade territorial do país “nem sequer é tema para se discutir”.

Poroshenko realiza nesta sexta sua primeira visita na qualidade de chefe de Estado à região (mineradora) de Donbass, cenário há meses de combates entre as tropas e os insurgentes russófonos. os estatais e a descentralização do poder nas regiões.

O cessar-fogo faz parte de um pacote de ações sugerido por Poroshenko, para pôr fim ao conflito na região. Além do fim das hostilidades, o pacote prevê garantias de segurança para os participantes de eventuais negociações, a libertação dos reféns e o compromisso de que aqueles que depuserem suas armas não sejam julgados.

Além disso, o documento inclui a abertura de corredores para uma saída sem obstáculos dos combatentes, a desocupação de sedes de organismos estatais e a descentralização do poder nas regiões. (Com agências internacionais).

Fonte: UOL

11 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    A Ucrânia corre um sério risco de sofrer uma profunda mudança no seu desenho,novos países podem surgir do seu desmembramento.
    .
    A Ucrânia a cada dia esta perdendo a sua soberania para os Russos e europeus já os EUA, estão nessa mais pelo seu compromisso de pacto com a Europa;o seu grande desafio é com a China;a Rússia e a Índia, seriam o apoio natural deles para conter a expansão chinesa.
    .
    Agora,é capitalizar o prejuízo de ações e escolhas mal ponderadas.

    • por LUCENA
      .
      Revolução do gás de xisto à ucraniana: primeiro a limpeza étnica
      .
      É uma situação muito estranha: a mídia ucraniana e ocidental informa que no Sudeste da Ucrânia o valoroso exército ucraniano está destruindo os separatistas e terroristas, defendendo deles a população civil, mas os habitantes, que alegadamente sofreram às mãos dos bandidos pró-russos, não foge para as regiões centrais da Ucrânia, mas para a Rússia.
      .
      .
      (*) fonte: voz da Rússia
      .
      .
      ( … ) Sabemos que a exploração do gás de xisto é extremamente nociva para o meio ambiente. Mesmo nos EUA, onde ela é realizada sobretudo em regiões desérticas, a população expressa seu descontentamento. Mas na Ucrânia as jazidas de gás de xisto estão localizadas em regiões densamente povoadas e, além disso, ocupadas por empresas industriais, incluindo químicas e de armamento. ( … )
      .
      . Ler na íntegra :
      .
      portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_20/Revolu-o-do-g-s-de-xisto-ucraniana-com-limpeza-tnica-no-sudeste-do-pa-s-7816/

    • por LUCENA
      .
      Neonazis ucranianos atiram bombas em território russo para provocar Moscovo
      .
      .
      residente russo, Vladimir Putin, ordenou, este sábado, o estado de alerta para as Forças Armadas que estão no centro do país, depois de vários ataques de grupos neo-nazis que operam sob ordens de Kiev contra a Rússia.
      .
      A notícia foi divulgada pelo ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, detalhando que a ordem presidencial foi emitida às 07h00 GMT.
      .
      Esta medida foi tomada um dia após o relatório do Ministério da Defesa russo ter informado que os seus militares estão preparados para entrar nas partes orientais da Ucrânia, a fim de «colocar barreiras entre a população civil e o Exército ucraniano» [1].
      .
      “Seguindo as suas ordens (de Putin), desde as onze da manhã, hora de Moscovo(Moscou-Br), as tropas do Distrito Militar Central, assim como as formações e unidades situadas no seu território, foram colocadas em estado de alerta”, assegurou Shoigu .

      O funcionário russo explicou, além disso, que o Exército russo está em alerta de combate, depois de Putin ter ordenado o início de exercícios militares não programados, de uma semana de duração, a partir do dia de hoje.
      .
      Pelo seu lado, o chefe de Estado-maior da Rússia, Valery Gerasimov, anunciou que nas mencionadas manobras participarão mais de 65.000 soldados, 180 aviões e uns 60 helicópteros.
      .
      Esta decisão do Kremlin foi tomada depois de um ataque de morteiro, a partir de solo ucraniano, contra o posto de controlo russo de Novoshajtinsk, no sudoeste da Rússia, incidente em que um funcionário da alfândega ficou ferido.
      .
      O gabinete do chefe de Estado russo exigiu, igualmente, ao Governo ucraniano que reconheça a responsabilidade por este incidente e peça desculpas pelos eventos registados, mas Kiev insiste em negá-los
      .
      .
      (*) fonte: voltairenet.org/article184401.html

  2. O buraco é bem mais fundo do que o pessoal pró união europeia achava. Quem vai por a mão nesse vespeiro para ajudar a Ucrânia a escapar das garras do temido urso. Bom o tal do maluquinho disse a uns meses atrás que f@#$% tava a Ucrânia pois bastava deixa chegar Dezembro – ainda estamos em Junho e já tem cessar fogo unilateral. Espero que isso se resolva logo pois tem muita gente inocente sofrendo, e no inverno a coisa vai ficar bem pior.

  3. Acho que houve um aumento de forças russas na fronteira. Talvez isso tenha influenciado.
    Talvez a espionagem ocidental tenha identificado alguma coisa que os russos estivessem planejando, tipo, não estamos blefando, ou talvez eles queiram dar uma pausa para torcer pela Bélgica 🙂

  4. “Poroshenko realiza nesta sexta sua primeira visita na qualidade de chefe de Estado à região (mineradora) de Donbass…”

    Hehehe… 🙂

    A uns trinta dias atrás escrevi aqui que ninguém governa a Ucrânia sem apoio dos mineiros. Nem oligarcas como Poroshenko. Agora a primeira viagem pelo país do novo presidente começa com uma visita aos mineradores… hehehe… essa presidência já nasceu fraca. E depois ainda querem ser “os corajosos” pra cima da Rússia.

  5. Conforme eu disse, o presidente Ucrâniano anda lendo o PB, e sem precisar ir p a Rússia, (;-) ) ele decretou o cessar fogo unilateraL.Isso o deixa bem, junto a Moscovo, e c créditos p negociar c o Tzar Putin, o gá tão vital p eles e suas empresas, assim como p à UE. Essa calmaria, ñ q dizer q será respeitada pelos soldados de Kiev.. ainda assim..ele agr, vai telefonar p acertar o pagamento do gás…Quem viver verá.Sds. 🙂

  6. por LUCENA
    .
    .
    A frase da semana ;
    .
    . ‘Você vai ter o seu direito quando trabalhar e ganhar seu dinheiro’
    .
    Disse o pai ao Filho,no meio do protesto,quando este afirmava que queria protestar para ter estudo.

    • por LUCENA
      .
      .
      EM CLIMA DE COPA !
      .
      .
      Um chute de bico da Rússia nas patas da vaca-sagrada… heheheh
      .
      .
      *************
      .
      “A carta não foi destinada a eles( EUA ), mas aos consumidores de gás na Europa. Todos já estão habituados ao fato de que nossos amigos americanos fazem escutas, mas espionar é ainda mais feio”
      .
      Disse Putin
      .
      ****
      .
      PUTZ !!! …. essa doeu … rsrsrsrrs

  7. Bastou cortarem o gás que logo cessaram os combates.
    esperem chegar o inverno.Infelizmente o povo Ucraniano sera punido por culpa de seus neo-nazistas.

Comentários não permitidos.