Santa Maria quer consolidar polo de defesa

10149Cidade da região Central busca aproveitar sua tradição militar para captar negócios dentro do segmento bélico

Jefferson Klein

ADESM/DIVULGAÇÃO/JC

De Gregori é superintendente executivo da Adesm
De Gregori é superintendente executivo da Adesm

A cidade de Santa Maria, sede do Comando da 3ª Divisão de Exército, quer aproveitar a sua tradição militar para desenvolver negócios dentro do segmento bélico ou (como preferem chamar os empreendedores dessa área) de defesa. O superintendente executivo da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Diogo De Gregori, ressalta que a meta é desenvolver um polo desse setor no município.

Um dos fatores que sustenta essa perspectiva é a implantação do Centro de Desenvolvimento, Fabricação e Manutenção de Blindados da Krauss-Maffei Wegman (KMW). A construção do complexo da empresa alemã, fabricante dos blindados Leopard, já está em andamento. Segundo Gregori, a previsão é de que a unidade seja inaugurada até outubro deste ano. O dirigente comenta que o início das operações acontecerá a partir de um pavilhão destinado à manutenção dos blindados. Posteriormente, a planta se transformará em uma fábrica desses veículos e atendará a toda a América Latina. A KMW não divulga os valores envolvidos no empreendimento.

Outra iniciativa militar de interesse de Santa Maria é o Simulador de Apoio de Fogo (Safo), que será instalado no Campo de Instrução do Exército no município. Conforme o Ministério da Defesa, os simuladores são usados no adestramento dos oficiais, cadetes e praças da força terrestre. A ferramenta retrata de maneira fidedigna a realidade do terreno de combate – inclusive os fatores psicológicos, o desgaste físico e as alterações climáticas.

O Safo foi desenvolvido por indústrias brasileiras de defesa em parceria com a companhia espanhola Tecnobit. O simulador consiste em um software e funciona junto com maquinário operacional colocado em um ambiente desenvolvido especificamente para os exercícios militares. Os Safos funcionarão da seguinte forma: oito obuseiros (espécie de canhão de uso militar) adaptados com sensores de pontaria ficarão instalados no espaço do exercício. Neles, serão registradas informações dos tiros a serem desferidos de maneira simulada. Ao mesmo tempo, em outra sala, observadores com binóculos conferem em telas audiovisuais – parecidas com uma televisão – o percurso da bala após o disparo.

O passo seguinte, realizado pelos observadores, é fazer as correções de trajeto, a fim de melhorar a precisão do tiro. Esses dados são enviados a uma sala central – que fica também dentro da estrutura do simulador –, que transfere os dados de volta aos obuseiros e, assim, inicia-se outro ciclo. Cerca de 120 militares interagem com o simulador durante o exercício, que tem duração variável de acordo com ambientes reais de campos de tiro reproduzidos pelo software. Além disso, há nas simulações a participação de efetivo permanente de instrutores, monitores e auxiliares técnico-administrativos. Em Santa Maria, o término das obras do Safo está previsto para julho e as dependências ocuparão área de 4,5 mil metros quadrados. A unidade ficará subordinada ao Comando da 3ª Divisão de Exército. No total, foram investidos R$ 8,5 milhões em obras e equipamentos.

Seminário internacional vai divulgar oportunidades na área militar

Entre os dias 17 e 19 de novembro, Santa Maria realizará o seu primeiro seminário internacional de defesa. O superintendente executivo da Adesm, Diogo De Gregori, enfatiza que o objetivo é fazer a articulação entre entidades civis e militares para atuarem em parceria no setor de defesa e segurança.

“O que uma empresa precisa é ter mercado e estar próxima do cliente”, argumenta o dirigente. A cidade já recebeu a visita de representantes de companhias como a Indra, Tecnobit e CAE, entre outras. Gregori adianta que o desejo é que o governo do Estado insira o setor de defesa como área prioritária dentro da política industrial. Outra estratégia avaliada é fazer com que o parque tecnológico local torne-se provedor de soluções de defesa e segurança.

Santa Maria tem a vocação militar desde a sua origem, envolvida na demarcação de terras entre Portugal e Espanha. Ainda hoje, é possível perceber a forte presença do Exército e da Aeronáutica no local. Na base aérea da região, encontra-se o primeiro esquadrão de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) do Brasil.

Gregori salienta que Santa Maria é um município que verifica uma dependência muito grande do poder público. Em 2010, aproximadamente 40% do PIB da cidade (que chegou a cerca de R$ 3,7 bilhões) decorreram da universidade federal, das unidades militares e da prefeitura.
Fonte: Jornal do Comércio

28 Comentários

    • por LUCENA
      .
      Sr.Argus;
      .
      Vamos torcer que o governo faz o mais rápido possível a sua política de defesa e em especial aquelas onde tenha tema estratégico para defesa.
      .
      Nos dois últimos governos houve uma enfase em primorear a indústria brasileira como por exemplo,desenvolver os seus centros de pesquisas.
      .
      Com tudo há também aqueles que procuraram,quando estava no poder,mitigar a capacidade de defesa do Brasil em especial,no governo do FHC; e não é a toa afinal,este era e é uma notável americanófilo dedicado ao seu senhor. 😉
      .
      .
      *************************
      .
      GENERAL DOS EUA AMEAÇA COM INTERVENÇÃO NA AMAZÔNIA.
      .
      O general americano Patrick Hughes ameaça intervenção na Amazônia brasileira por “questões ambientais”.
      .
      .
      (*) fonte:[ dinamicaglobal.wordpress.com ]
      .
      .
      (…)Segundo informou o jornalista Ricardo Boechat, inicialmente no programa Bom Dia Brasil da TV Globo, e confirmado essencialmente em matéria publicada em O Globo, “uma platéia de professores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) presenciou, na quinta-feira passada, um momento histórico: pela primeira vez, uma autoridade de alto escalão dos Estados Unidos defendeu em público a intervenção militar norte-americana na Amazônia”. A autoridade em questão foi ninguém menos que o general Patrick Hughes, atual diretor da agência de inteligência das Forças Armadas norte-americanas (Defense Intelligence Agency – DIA), que discorreu sobre as ameaças potenciais para seu país nos próximos vinte anos: narcotráfico, escassez de matéria prima, terrorismo nuclear e agressões ao meio ambiente com conseqüências para os Estados Unidos. A novidade ficou por conta da declaração explícita do general Hughes de que, se o Brasil resolver fazer uso da Amazônia de forma prejudicial ao meio ambiente dos Estados Unidos, estes devem estar prontos para interromper o processo imediatamente.
      .
      Em jargão militar, isto significa hipótese de intervenção armada; tratando-se de um profissional de informações do quilate do general Hughes, estamos defronte não de uma inconfidência, mas de um recado que pode ter múltiplos endereços, como, por exemplo, às Forças Armadas brasileiras, que recusaram peremptoriamente qualquer ingerência na Amazônia de eventuais “capacetes verdes” da ONU por ocasião das recentes queimadas ocorridas na região.
      (…)

      .
      .
      Para ler a matéria na íntegra:
      .
      .
      [ http://dinamicaglobal.wordpress.com/2014/06/20/general-dos-eua-ameaca-com-intervencao-na-amazonia/ ]
      .
      .
      ************
      .
      Para fazer tal coisa,bastam eles acionar a sua tropa de quinta coluna que já esta misturada com os brasileiros,pois é para o trabalho sujo,é que servem esses parasitas dos americanófilos.
      .

      • por LUCENA
        .
        .
        A copa de 2014 até o momento esta sendo um fiasco para a elite coxinha,dos sem pedigree ,dos 5º colunas e de toda escoria que sempre fez e fará “previsões” catastróficas ao Brasil.
        .
        Sempre torcem contra o Brasil e desejam sempre o pior para o Brasil .
        .
        Agora vai caindo do cava em toda partida onde quem ganham são os torcedores que vão se divertir ordeiramente,enquanto lá fora,ficam a pole da elite coxinha fazendo arruaça bem ao estilo do Hooliganismo.
        .
        Todo os seus desejos vai caindo e as única coisas que irão ficar, são a amargura e a frustração de vira-lata por seus planos sórdidos de traíras não terem funcionado.

    • por LUCENA
      .
      .
      Muitos acham que uma coisa não tem haver com outra más esquece que,a elite que estava no poder,que nunca se interessou o progresso social do Brasil más,sempre procurou se locupletar no poder e viver na mamata,está sentindo saudades e que agora,como sujo que fala mau do imundo;estai ai,com os seus dedos sujos,apontando os erros dessa outra elite,mais burocrata e que aos poucos também vai ficar na saudades.
      .
      Todo governo é efêmero e passageiro,só as viúvas que ficam no saudosismos das velhas mamatas.
      .
      Quem envergonhou o Brasil aqui e lá fora
      .
      O que ocorreu revelou aos demais brasileiros e ao mundo que tipo de tipo de lideranças temos ainda no Brasil. Envergonharam-nos aqui e lá fora.
      .
      (*) por : Leonardo Boff / cartamaior
      .
      .
      ( … ) Quem conhece um pouco a história do Brasil ou quem leu Gilberto Freyre, José Honório Rodrigues ou Sérgio Buarque de Hollanda sabe logo identificar tais grupos. São setores de nossa elite, dos mais conservadores do mundo e retardatários no processo civilizatório mundial, como costumava enfatizar Darcy Ribeiro, setores que por 500 anos ocuparam o espaço do Estado e dele se beneficiaram a mais não poder, negando direitos cidadãos para garantir privilégios corporativos. Estes grupos não conseguiram ainda se livrar da Casa Grande que a tem entrenhada na cabeça e nunca esqueceram o pelourinho onde eram flagelados escravos negros. Não apenas a boca é suja; esta é suja porque sua mente é suja. São velhistas e pensam ainda dentro dos velhos paradigmas do passado quando viviam no luxo e no consumo conspícuo como no tempo dos príncipes renascentistas.
      ( … )

      .
      .
      (**) fonte : cartamaior.com.br/?/Coluna/Quem-envergonhou-o-Brasil-aqui-e-la-fora/31183

      • por LUCENA
        .
        .
        .
        E por falar em vergonhar … rsrsrsr
        .
        .
        .
        Putin envergonha departamento de Estado dos EUA por invasão de privacidade
        .
        O presidente russo, Vladimir Putin, considerou como estranha a reação de Washington à sua carta dirigida aos líderes europeus sobre a situação na Ucrânia, observando que “é feio ler as cartas de outras pessoas”.
        .
        .
        “A carta não foi destinada a eles, mas aos consumidores de gás na Europa. Todos já estão habituados ao fato de que nossos amigos americanos fazem escutas, mas espionar é ainda mais feio”, disse Putin. Ao mesmo tempo, ele observou que a fórmula do preço de gás é fixada em contratos oficiais, assinados entre os países em 2009, e não sofreu alterações.
        .
        Em resposta à carta, o Departamento de Estado dos EUA pediu para não politizar a questão dos preços do gás russo para a Ucrânia.
        .
        .
        (*) fonte: voz da Russia

      • De novo, falando “pras parede” ???… rsrsrsrssrs… não se preocupe… vc tem os esquerdopatas desmiolados de sempre para te fazer companhia… pero no mucho… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      Exoesqueleto do Professor Nicolelis deu um chute no traseiro dos detratores do Brasil
      .
      De vez em quando, torcer contra o Brasil chega ao limite do ridículo e faz vítimas improváveis. O mais recente alvo dessa babaquice foi Miguel Nicolelis.
      .
      (*) por: Antonio Lassance / cartamaior
      .
      .
      ” (…) Há, de tudo, um pouco. Comemorar o gol da Croácia é o de menos. Dizer que #NaoVaiTerCopa e queimar nossa bandeira em praça pública mostraram-se atos isolados, que acabaram surtindo efeito contrário.(…) ”
      .
      .
      ( …) Acredite, Nicolelis foi acusado de “nacionalista” e também de ser um novo Santos Dumont, pejorativamente, por se dizer inventor de algo já inventado – sim, há quem, por aqui, prefira acreditar na lenda de que quem inventou o avião foram os irmãos Wright, aqueles que fabricaram um planador que só decolava catapultado, que teve um voo documentado por uma foto desfocada e de escassas testemunhas.
      .
      Até hoje, ninguém conseguiu fazer uma réplica do aeroplano dos irmãos Wright que conseguisse voar, ao contrário do voo perfeito da réplica do 14-Bis, em seu centenário (2006). (….)

      .
      .
      .
      (***) Para ler o texto na íntegra .
      .
      .
      cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Exoesqueleto-do-Professor-Nicolelis-deu-um-chute-no-traseiro-dos-detratores-do-Brasil/4/31199

      • por LUCENA
        .
        .
        A copa do Brasil,quando terminara e vir o famoso “high-fi” a enxaqueca passar da grande festa que é a copa,iremos vê o que ficou,de bom ou de ruim.
        .
        A elite coxinha,aquela que no começo procurou desprestigiar a capacidade brasileira,difamando pela imprensa sensacionalista como por exemplo, o pasquim dos conservadores The Econimic e a folha de São Paulo,o matutino da elite patrimonialista cabocla brasileira,os coitadinhos e perseguidos; hipocritamente estão ganhando com os turistas,muita das vezes praticando crime contra o consumidor .. rsrsrs … com presos exorbitantes.
        .
        Essa mesma gentalha,com os bolsos cheios de dollar,irão gastá-los nos New Yorke ou em paris comprando marcas e grifes para mostrar para os descamisados tupiniquim,os seus perseguidores,o quando esta elite é maltratada e infeliz em um país, que esses coxinhas adoram fazer considerações depreciativa como país banânia e país puntênfia.

  1. Excelente iniciativa, Santa Maria sempre foi um polo militar de honra e orgulho de nossa pátria. Com o Know How tecnológico dos alemães, ficaremos ainda mais fortes na região.

  2. por LUCENA
    .
    .
    Aos poucos o governo vai implementando a sua política de defesa,o que antes era criticado por muitos em especial ,os americanófilos com os seus escárnios de sempre.
    .
    Já que falamos em defesa,a Rússia está mais perto do que nunca dos EUA.
    .
    *******************
    .
    Rússia vai instalar estações do Glonass em Cuba
    .
    O governo russo aprovou um acordo com Cuba sobre a cooperação na exploração e uso do espaço sideral. Um projeto de lei específico foi aprovada e aguarda ratificação do Conselho Federal (câmara alta do Parlamento russo).
    .
    (*) fonte : [ br.rbth.com ]
    .
    .
    O documento “satisfaz os interesses russos, incluindo a necessidade de instalar estacoes do sistema de localização por satélite Glonass”, declarou a assessoria de imprensa do Kremlin nesta quarta-feira (18). A lei também define os parâmetros das relações bilaterais em atividades no espaço e proteção dos direitos de propriedade intelectual.
    .
    Instalar satélites em três órbitas e estações de monitoramento são medidas necessárias para manter a operação, receber sinais e fazer medições na Rússia. A constelação do Glonass é composta por 24 satélites em operação de rotina e quatro satélites em apoio orbital.
    .
    Até 2020, a precisão do sinal do sistema russo será elevada em 60 centímetros em vez dos atuais 2,8 metros. A instalação de uma estação do Glonass em Cuba deve compensar, em parte, o prejuízo causado pela relutância dos EUA em implantar estações do gênero em seu território.
    .
    “As capacidades do Glonass serão aumentadas graças aos seus componentes terrestres e espaciais”, disse o diretor da JSC Russian Space Systems, Gennádi Raikunov à Itar-Tass. “No entanto, para um posicionamento global mais preciso, deve haver estações do Glonass em todo o mundo. Se conseguirmos criar um recurso de navegação comum, a precisão de posicionamento aumentará vários milímetros.”
    .
    Rússia e Cuba já haviam assinado um acordo-quadro de cooperação intergovernamental para o espaço durante a visita do primeiro-ministro Dmítri Medvedev a Havana, em fevereiro passado.
    Agora, o país tem planos imediatos de implantar estações do no Brasil e na China, juntamente com Cuba, e negociar a implantação dessas estruturas nos Estados Unidos até 31 de agosto.

    • boa matéria parabéns a cuba e a russia

      sobre santa maria noticia boa !!

      e eu acredito que o governo esse que esta ai da DILMA ,que não apenas em uma região seja alavancada em matéria militar mas em todas da mesma forma que ajuda todos os setores da nossa sociedade

      como todos sabemos o plano dos estados unidos na segunda guerra mundial era justamente invadir o nordeste brasileiro acho que devemos ter um olhar mais apurado para novas industrias de defesa para aquela região .

      • por LUCENA
        .
        .
        É bem por ai PÉ DE CÃO , você disse bem.
        .
        Nós sabemos que há muitos “xenófobos” sociais neste Brasil querido,assim como na Europa.
        .
        Como estamos no clima da copa do mundo,e nós somos s anfitriões,gostaria de saber do senhor o seguinte.
        .
        Aqueles que detestam estrangeiros que não tem cútis saxônicas e olhos azuis,caso contrário estariam nos aeroportos e portos que nem marias chuteira critando por eles.
        .
        Aqueles que faz distinção de raça e de região,como senhor falou da região nordeste de onde há muitos desses “xenófobos” sociais que adoram tecer palavras pejorativas a nordestinos e negros;
        .
        A pergunta é;que tipo de pessoa que tem esse “pensamento” aqui ?
        .
        .
        (…) A França tem história suficiente para saber como funciona a ocupação pela bomba demográfica… não nasceram ontem, como nós… enquanto isso, importamos mazelas, como os haitianos sem formação educacional para engrossar ainda mais as fileiras de miseráveis do país… típica ação demagógica do governo que ai está para poder bradar contra a oposição que levantar tal questão que se trata de xenófobos… e tem tolos que acreditam nesse discurso falacioso… (…)

      • CORREÇÃO
        .
        (…)Aqueles que faz distinção de raça e de região,como senhor falou da região nordeste de onde há muitos nordestinos que são vítimas desses “xenófobos” sociais pois,adoram tecer palavras pejorativas a nordestinos e negros (…)

      • Apenas por curiosidade meu caro pesquise a localização destes xenófobos e constatara que a maioria se originam de um mesmo estado.

      • Falando sozinho de novo !!!… como sempre, só te sobraram as raspas e os lunáticos de sempre a lhe dar ouvidos… sorry… 🙂

      • lucena , com certeza foi o ZOINHO DE REMELA SECA !!!O VULGO CONJUNTIVITE !!!
        mas nos temos que dar um desconto para ele pois como ele não acerta nada de coisa nenhuma essa foi apenas mais uma falha ridícula mas normal para ele rsrs

      • O que EUA, Russia e Cuba tem com isso?
        A matéria fala sobre pato, os caras entendem marreco e comentam ganso, tassqueparil….

    • Pois é “Cuba vai ficar uma belezura”, quando vc vai embora para lá Helvecio Lulu? Vc ainda esta ouvindo vozes?

      • por LUCENA
        .
        .
        Os 10 maiores micos da Copa do Mundo do Brasil
        .
        Na Copa do Mundo do Brasil, foram embora pro chuveiro mais cedo aqueles que torceram pelo fracasso do país. Confira alguns micos da elite e da mídia.
        .
        (*) fonte: Najla Passos / cartamaior
        .
        .
        – Confira, então, os principais micos do mundial… pelo menos até agora!
        .
        .
        1 – O fracasso do #NãoVaiTerCopa
        .
        Mesmo com o apoio da direita conservadora, da esquerda radicalizada, da mídia monopolista e dos black blocs, o movimento #NãoVaiTerCopa se revelou uma grande falácia. As categorias de trabalhadores que aproveitam a visibilidade do evento para reivindicar suas pautas históricas de forma pacífica preferiram apostar na hashtag #NaCopaTemLuta, bem menos antipática e alarmista. E os que continuaram a torcer contra o evento e o país, por motivações eleitoreiras ou ideológicas, amargam o fracasso: políticos perdem credibilidade, veículos de imprensa, audiência e o empresariado, dinheiro!

        .
        2 – A vênus platinada ladeira abaixo
        .
        Desde os protestos de junho de 2013, a TV Globo vem amargando uma rejeição crescente da população. E se apostava no #NãoVaiTerCopa para enfraquecer o governo, acabou foi vendo sua própria audiência desabar. Uma pesquisa publicada pela coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, com base em dados do Ibope, mostra que no jogo de abertura da Copa de 2006, na Alemanha, a audiência da Globo foi de 65,7 pontos. No primeiro jogo da Copa de 2010, na África do Sul, caiu para 45,2 pontos. Já na estreia do Brasil na Copa, neste ano, despencou para 37,5 pontos.
        .
        3 – #CalaABocaGalvão
        .
        Principal ícone da TV Globo, o narrador esportivo Galvão Bueno é o homem mais bem pago da televisão brasileira, com salário mensal de R$ 5 milhões. Mas, tal como o veículo que paga seu salário, está com o prestígio cada vez mais baixo. Criticar suas narrações virou febre entre os fãs do bom futebol. E a própria seleção brasileira optou por assistir os jogos da copa pela concorrente, a TV Band. O movimento #CalaABocaGalvão ganhou ainda mais força! O #ForaGlobo também!

        .
        4 – A enquadrada na The Economist
        .
        A revista britânica The Economista, que vem liderando o ranking da imprensa “gringa” que torce contra o sucesso do Brasil, acabou enquadrada por seus leitores. A reportagem “Traffic and tempers”, publicada no último dia 10, exaltando os problemas de mobilidade de São Paulo às vésperas de receber o mundial, foi rechaçada por leitores dos EUA, Japão, Holanda, Inglaterra e Argentina, dentre vários outros. Em contraposição aos argumentos da revista, esses leitores relataram problemas muito semelhantes nos seus países e exaltaram as qualidades brasileiras, em especial a hospitalidade do povo.
        .
        5 – O assassinato da semiótica
        .
        Guru da direita brasileira, o colunista da revista Veja, Rodrigo Constantino, provocou risos com o texto “O logo vermelho da Copa”, em que acusa o PT de usar a logomarca oficial do mundial da Fifa para fazer propaganda subliminar do comunismo. Virou chacota, claro. O correspondente do Los Angeles Times, Vincent Bevins, postou em seu Twitter: “Oh Deus. Colunista brasileiro defendendo que o vermelho 2014 na logo da Copa do Mundo é obviamente uma propaganda socialista”. Seus leitores se divertiram usando a mesma lógica para apontar outros pretensos ícones comunistas, como a Coca-Cola (lol)!
        .
        6 – A entrevista com o “falso” Felipão
        .
        Ex-diretor da Veja e repórter experiente, Mário Sérgio Conti achou que tivesse tirado a sorte grande ao encontrar o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, em um voo comercial, após o empate com o México. Escreveu uma matéria e a vendeu para os jornais Folha de S. Paulo e O Globo, que a publicaram com destaque. O entrevistado, porém, era o ator Wladimir Palomo, que interpreta Felipão no programa humorístico Zorra Total. No final da conversa, Palomo chegou a passar seu cartão à Conti, onde está escrito: “Wladimir Palomo – sósia de Felipão – eventos”. Mas, tão confiante que estava no seu “furo de reportagem”, o jornalista achou que era uma “brincadeirinha” do técnico…
        .
        7 – A “morte do pai” do jogador marfinense
        .
        O jogador da costa do Marfim, Serey Die, caiu no choro quando o hino do seu país soou no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Imediatamente, a imprensa do Brasil e do mundo passou a noticiar que o pai dele havia morrido poucas horas antes. A comoção vias redes sociais foi intensa. O jogador, porém, desmentiu a notícia assim que pode. Seu pai havia morrido, de fato. Mas há dez anos. As lágrimas se deveram a outros fatores. “Também pensei no meu pai, mas é por tudo que vivi e por ter conseguido chegar a uma copa do mundo”, explicou.
        .
        8 – “Vai pra casa, Renan!”
        .
        Cheio de boas intenções, o estudante Renan Baldi, 16 anos, escolheu uma forma bastante condenável de reivindicar mais saúde e educação para o país: cobriu o rosto e se juntou aos black block paulistas para depredar patrimônio público na estreia do mundial. Foi retirado do meio do protesto pelo pai, que encantou o país ao reafirmar seu amor pelo filho, mas condenar sua postura violenta e antidemocrática. A hashtag #VaiPraCasaRenan fez história nas redes sociais!
        .
        9 – O fiasco do “padrão Fifa”
        .
        Pelos menos 40 voluntários da Copa em Brasília passaram mal após consumir as refeições servidas pela Fifa, no sábado (14), um dia antes do estádio Mané Garrincha estrear no mundial com a partida entre Suíça e Equador. Depois disso, não apareceu mais nenhum manifestante desavisado para pedir saúde e educação “padrão Fifa” no país!
        .
        10 – Sou “coxinha” e passo recibo!
        .
        Enquanto o Brasil e o mundo criticavam a falta de educação da “elite branca” que xingou a presidenta Dilma no Itaquerão, a empresária Isabela Raposeiras decidiu protestar pela causa oposta: publicou no seu facebook um post contra o preconceito e à discriminação dirigidos ao que ela chamou de “minoria de brasileiros que descente da elite branco-europeia”. “Não sentirei vergonha pelas minhas conquistas, pelo meu status social, pela minha pele branca”, afirmou. Virou, automaticamente, a musa da “elite coxinha”.

    • por LUCENA
      .
      .
      Brasil é o segundo maior investidor estrangeiro na UE
      .
      O Brasil é o segundo maior investidor direto estrangeiro na União Europeia (UE), com um aporte de € 21 bilhões em 2013, informou nesta sexta-feira a Eurostat, órgão de estatísticas do bloco europeu.
      .
      (*) fonte: [ ecofinancas.com ]
      .
      .
      O Brasil é o segundo maior investidor direto estrangeiro na União Europeia (UE), com um aporte de € 21 bilhões em 2013, informou nesta sexta-feira a Eurostat, órgão de estatísticas do bloco europeu. O maior investidor direto estrangeiro são os Estados Unidos com um volume muito maior: € 313 bilhões.
      .
      No total, a UE recebeu investimentos diretos do exterior (IDEs) num total de € 327 bilhões, volume que inclui desinvestimentos. Atrás de Estados Unidos e Brasil seguem Suíça, com € 18 bilhões; Japão, com € 10 bilhões; Hong Kong e Rússia, cada um com € 8 bilhões em IDEs.
      .
      Segundo a Eurostat, os investimentos a partir de centros financeiros em offshores recuaram € 41 bilhões. Estes incluem tanto centros europeus, como Liechtenstein, Ilha de Man, as ilhas Anglonormandas, Andorra e Gilbatrar, mas também centros financeiros da América Central e Caribe ou ainda centro asiáticos, como Bahrein e Cingapura.
      .
      Por outro lado, os investidores diretos estrangeiros dos 28 países-membros da UE totalizaram no ano passado € 341 bilhões.
      .
      A maior parte foi para os Estados Unidos (€ 159 bilhões), seguidos pelos centro financeiros offshore (€ 40 bilhões); Brasil (€ 36 bilhões); Suíça (€ 24 bilhões); Hong Kong (€ 10 bilhões); e China (€ 8 bilhões).
      .
      Os investimentos da UE em Rússia e Canada foram negativos no ano passado, com € 11 bilhões e € 2 bilhões, respectivamente.
      .
      Os IDEs são uma categoria de investimento internacional com objetivos a longo prazo, aplicando em empreendimentos em um país estrangeiro

      • “Segundo a Eurostat, os investimentos a partir de centros financeiros em offshores recuaram € 41 bilhões. Estes incluem tanto centros europeus, como Liechtenstein, Ilha de Man, as ilhas Anglonormandas, Andorra e Gilbatrar, mas também centros financeiros da América Central e Caribe ou ainda centro asiáticos, como Bahrein e Cingapura”

        KKKK 😀 😀 😀 😀

        Só paraísos fiscais!!!

  3. Tudo bem que ali esta o centro de serviço e deve haver a manutenção tambem mas eu não me agrado muito que coloquem no mesmo local todo o ciclo.Falo isso numa visão estrategica militar de combate.O mesmo penso em relação ao programa atomico em Aramar e o complexo aeronautico em São Jose dos Campos.Em caso de guerra é facil nos fracionarem ainda mais com defesas inapropriadas e parcas.

  4. Vi uma matéria ontem no Zero Hora…. temos que tomar cuidado onde colocamos nosso dinheiro porque existe um movimento em RS querendo a separação do Estado e eu não sei se isto é sério ou não, mas muitas opiniões lá me levam a crer que eles tem sim esta ideia.

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/06/shana-muller-incrivel-perceber-que-em-pleno-2014-muita-gente-viva-parada-nos-tempos-da-revolucao-farroupilha-4537734.html?utm_source=Redes%20Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite

  5. O que muita gente boa não reconhece é qual esta apoiando essa avalanche de boas noticias para o meu país. Logico que tem uma turma que não se pode chamar de gente boa para o Brasil, por que sequer torcem para o País. Inclusive imagino eles nestas horas, depois da derrota no futebol, devem estar chorando já com as malas prontas para voltar para sua origem se é que teclam daqui, afinal a internet faz milagres.

Comentários não permitidos.