Santos vence eleições na Colômbia e garante continuidade do processo de paz

Presidente é reeleito numa vitória estreita sobre o rival Zuluaga. Campanha opôs visões distintas sobre as negociações com as Farc, grande desafio do novo mandato de Santos.

O presidente Juan Manuel Santos foi reeleito neste domingo (15/06), no segundo turno da eleição presidencial na Colômbia. Santos recebeu 50,73% dos votos, pouco a mais do que os 45,19% do opositor Óscar Iván Zuluaga, quando cerca de 95% das urnas haviam sido apuradas.

Santos, da coalizão de centro-direita Unidade Nacional, conquistou a vitória com uma diferença de pouco menos de um milhão de votos sobre o ex-ministro da Fazenda Zuluaga, do partido de direita radical Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, segundo as autoridades colombianas.

Santos obteve 7,7 milhões de votos, contra 6,8 milhões para Zuluaga. Quase 50% do eleitorado compareceu às urnas. O voto não é obrigatório na Colômbia. O resultado já havia sido previsto em enquetes realizadas antes da semana passada, quando entrou em vigor uma regra proibindo a divulgação de pesquisas de intenção de voto.

Enquanto Santos centrou sua campanha na continuidade do diálogo com as Forças Armadas Revolucionárias da Columbia (Farc) em Cuba, Zuluaga propôs agir com pulso firme contra os rebeldes, redobrando a ofensiva militar para superar o conflito que deixou mais de 200 mil mortos e milhões de desalojados. Poucos dias antes das eleições, Santos também havia anunciado o início de mais negociações de paz com o grupo rebelde Exército de Liberação Nacional (ELN).

O presidente reeleito, que governa desde 2010, celebrou a vitória dizendo que, com a renovação de seu mandato, a paz ganhou. “A exigência (de alcançar a paz) não é somente para o governo, a mensagem de hoje também é para as Farc e para o ELN. É claro que este é o objetivo final e há de se chegar a ele com seriedade e decisão, este é o fim de mais de 50 anos de violência no nosso país e o começo de uma nova Colômbia.” Santos reconheceu, porém, que não será fácil concluir as negociações.

As dúvidas de muitos colombianos sobre a disposição da guerrilha para deixar as armas – o que levou Zuluaga a ganhar o primeiro turno – serão um desafio para o segundo mandato de Santos, que começa em 7 de agosto. “A luta continua”, disse Zuluaga após felicitar o rival pela vitória. “Lutaremos para que todas as promessas que fizemos sejam realidade para todos os colombianos.”

Apesar de participaram de negociações há mais de um ano e meio, as Farc seguem combatendo nas selvas e montanhas da Colômbia. Até agora, as partes envolvidas só chegaram a acordos parciais para garantir o acesso à terra para os camponeses pobres, permitir que a guerrilha se transforme num partido político sem armas e combater o narcotráfico.

LPF/rtr/dpa

Fonte: DW.DE

Reeleição de Santos na Colômbia é triunfo da razão

A vitória de Juan Manuel Santos é uma opção pela democracia e contra a guerra. Em jogo estava algo tão essencial quanto a paz: o Estado de Direito, opina José Ospina-Valencia, da redação espanhola da DW.

As opções eram votar a favor de uma sociedade inclusiva, como o projeto que Juan Manuel Santos pode seguir colocando em prática até 2018, ou a favor de uma polarização, como demonstrou a campanha de Óscar Iván Zuluaga, candidato apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Apesar de Zuluaga oferecer um sólido programa de governo, muitos colombianos temiam o regresso do “uribismo” — quando a estigmatização e a perseguição dos que pensavam diferente eram o denominador comum no país.

José Ospina Valencia é especialista em Colômbia da DW

Mesmo reconhecendo que Uribe interrompeu o ímpeto de uma guerrilha cuja violência deixou o país à beira de ser declarado um Estado falido, a divisão de poderes – o pilar de qualquer democracia – foi falha em seu governo. O Estado de Direito foi quase substituído por um “personalizado”. Sob o comando de Uribe, que governou de 2002 a 2010, a Colômbia nunca esteve tão perto de se parecer com a Venezuela de Chávez e Maduro – só que no outro extremo do espectro ideológico.

O fato de Uribe ter mudado as leis para poder se reeleger parece hoje uma anedota, mas é outro sinal claro de que a Colômbia precisa fortalecer a sua democracia, negociando a paz com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Columbia (Farc) e do Exército de Liberação Nacional (ELN), e não voltar para a aventura da extrema-direita que, ironicamente, nutre-se da existência da ultra-esquerda armada.

Não é à toa, portanto, que o voto foi a favor de uma sociedade inclusiva. Assim, os colombianos mostraram algo que não costuma ser levado em conta: sua paixão pela democracia. Não existe na história da América Latina uma democracia mais atacada do que a colombiana. Há mais de meio século grupos violentos tentam impor um regime “castrista”. Sem sucesso. Em seguida, paramilitares de ultradireita quiseram “refundar” o país. Também sem sucesso.

Hoje, apesar dos conflitos, a democracia volta com força. Um presidente nunca havia sido eleito com tanto apoio: de conservadores, liberais, de diferentes grupos étnicos e associações e da esquerda democrática, que, no governo de Santos, pôde voltar a exercer seu direito de fazer oposição sem ser perseguida ou estigmatizada como um suposto braço da insurgência.

Por isso, o processo de paz é vital para a sobrevivência da democracia na Colômbia: sem uma guerrilha armada, os partidos poderão se focar na resolução dos problemas; sem uma guerrilha armada, a ultradireita perderá o sentido num país laico e multiétnico; sem uma guerrilha armada, os riscos para o Estado de Direito serão menores.

Embora ainda seja necessário convencer alguns civis, militares e guerrilheiros de que 220 mil mortos e 5 milhões de refugiados internos já são um preço alto demais, agora as esperanças estão em Santos e em seus interlocutores do outro lado, que prometeram a paz baseada na verdade e não numa “troca de impunidades”.

Por tudo isso, o resultado desta eleição é um triunfo da razão.

Fonte: DW.DE

18 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Hahahahahah …. Uribulino entrou pelo cano, caiu do cavalo e sentou a buzanfa no chão … hahhahah …essa é boa …hahhahah … já vão dizer que a eleição foi uma farsa e que os “bolivarianos,petralhas,castristas,o bicho papão,o vei-do-saco ….o pé-preto ,…etc … etc … todos,são os culpado pelo fracasso dos ” patrimonialistas conservadores uribulistas” …hahhahaha … essa turma são umas piadas … hahahahh

    • por LUCENA
      .
      .
      (…) Aiiiiiiiiiiiiii.

      Paizinho, outro jogo adiado eu não quero mais
      Porque só a preliminar não me satisfaz
      Chupei sua uva e gostei só que não rolou
      E eu na vontade, fique sem fazer amor
      .
      Já que você me provocou, agora experimenta
      Senta que é de menta, senta que é de menta
      Tchaca tchaca, vuco-vuco, será que você aguenta ?
      Senta que é de menta, senta que é de menta(…)

      .
      .
      [ letras.mus.br/cavaleiros-do-forro/1227071/ ]

    • por LUCENA
      .
      .
      A Hora da Verdade.
      .
      .
      ********************
      .
      Joe Biden diz que EUA vão abrir arquivos da ditadura militar brasileira
      .
      Joe Biden anunciou envio de documentos à Comissão Nacional da Verdade. Essa é a primeira visita a Dilma desde que ela foi alvo de espionagem.
      .
      (*) fonte: g1.globo.com
      .
      .
      O vice-presidente americano disse nesta terça-feira (17) que os Estados Unidos vão abrir arquivos sobre o período da ditadura militar brasileira. Joe Biden foi recebido pela presidente Dilma Rousseff.
      .
      Um gesto de aproximação. Foi a primeira visita de um representante da Casa Branca à presidente Dilma Rousseff, depois de ela ter sido alvo da espionagem americana. Joe Biden disse que teve uma conversa franca sobre o assunto com a presidente.
      .
      Na embaixada americana, o vice-presidente americano declarou haver um esforço comum para dar segurança à internet e lembrou que os Estados Unidos já revisaram processos e anunciaram mudanças em janeiro. Biden afirmou que se dá muito bem com a presidente e destacou o interesse americano em restabelecer uma boa relação com o governo brasileiro. Disse que quando o assunto é o Brasil, o céu é o limite.
      .
      Biden anunciou ainda cooperação em outra área: os americanos afirmam que enviaram documentos à Comissão Nacional da Verdade para ajudar nas investigações sobre a ditadura no Brasil. Em clima descontraído, ele comemorou a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, que ele acompanhou da Arena das Dunas, em Natal, e elogiou a preparação do Brasil para a Copa.
      .
      O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que ainda aguarda a chegada dos documentos do governo americano sobre a ditadura no Brasil.

    • “helveciofilho 17 de junho de 2014 at 7:19
      por LUCENA
      .
      .
      Hahahahahah …. Uribulino entrou pelo cano, caiu do cavalo e sentou a buzanfa no chão … hahhahah …essa é boa …hahhahah … já vão dizer que a eleição foi uma farsa e que os “bolivarianos,petralhas,castristas,o bicho papão,o vei-do-saco ….o pé-preto ,…etc … etc … todos,são os culpado pelo fracasso dos ” patrimonialistas conservadores uribulistas” …hahhahaha … essa turma são umas piadas … hahahahh”

      Mais uma pérola das vítimas da “Educação inclusiva” do PT

      Viva o “Brasil PuTênfia”!

  2. Agora é esperar pela inevitável punhalada nas costas que os bandidos terroristas das FARCs irão dar. O último governante que tentou negociar com as FARCs, Andrés Pastrana, sabe muito bem o que é isso…

    • Concordo! Negociação com terroristas se faz com “pólvora e aço” 🙂 . Uribe foi quem realmente deu rumos à Colômbia e a colocou no caminho do progresso e estabilidade! Tenho amigos que são de lá e mostram com clareza a Colômbia antes e depois do mesmo! Negociar com narcotraficantes é cair em uma grande armadilha! E aos que falam que a Colômbia abriu as pernas para os EUA pergunto, com quem eles contariam enquanto o grupo narcotraficante era provido de apoio da Venezuela de um lado, do Equador do outro e das vistas grossas do Brasil também?
      Abraço,

      • Exatamente grande Henrique! Vocë foi claro e preciso! Santos está cometendo um erro histórico ao negociar com os guerrilheiros narcotraficantes, especialmente quando sabemos que os regimes venezuelano e equatoriano também estão por trás dos terroristas.

  3. Andres Pastrana foi traído pela própria estrutura paramilitar que não gostou nem um pouco do acordo feito comas FARC na época em que era Presidente da Colômbia. Estes grupos paramilitares tem tanto contato com o narcotráfico quanto as guerrilhas. E suspeita-se muito que os responsáveis por dar o tiro de misericórdia no plano de paz de Pastrana seja o mesmo que, em seguida, conseguiu eleger Uribe Presidente da república. Não existem acasos nesta história.

    O grupo guerrilheiro estava depondo as armas, como havia sido acordado, e as zonas desmilitarizadas sendo obedecidas apesar da força das FARC, na época, ser maior da que dispunha o exército colombiano.

    O problema é que velhas oligarquias, postas de lado por Pastrana durante as negociações, não ficaram felizes com os acordos pois não ganhavam nada com aquilo. Melhor, para estes, seria seguir os planos do queijo suíço que atende pelo nome DEA.

    Assim que os ex-componentes das FARC começaram a depor as armas, iniciou-se a caça por estes, realizadas grupos paramilitares financiados por oligarcas e traficantes. A pressão foi tamanha que os dirigentes políticos das FARC reativaram a guerrilha, naquele ponto já bem enfraquecida pela perda de milhares de ex-combatentes que foram assassinados.

    A Colômbia realmente conseguiu algum avanço econômico no período de Uribe, mas foi única e exclusivamente para que se cria-se um contraponto a Venezuela, e que se mantive-se na América do Sul um governo de direita frente ao avanço dos governos de esquerda no século XXI. Tire o dinheiro que vem do DoD dos EUA e do DEA e a estrutura econômica local não se sustenta porque Uribe não criou nada que se assemelhasse a isso. Santos foi mais perspicaz e tenta dar algum fôlego a economia através de acordos multilaterais. Mas para isso ele teve de, acertadamente, se afastar e isolar o grupo controlado por Uribe, que não promoveu nada além de retórica militarista anacrônica. Se a Colômbia cresceu economicamente foi graças a Santos, que tem equacionado o problema com as FARC. E mesmo esse crescimento ainda é insuficiente pois ainda está muito atrelado a economia norte-americana.

    As FARC são secundárias nesta equação, mas servem para sustentar esse discurso de que seremos dominados por monstros do mal comunistas. Pura bobagem que não serve nem como retórica.

    Pastrana foi traído realmente. Pela sua própria gente.

    • As FARCs não estavam depondo as armas.Pelo contrário, aproveitaram-se da criação de uma gigantesca zona desmilitarizada para aumentar o seu poder de fogo. Feito isso lançaram-se em uma campanha de ataques e sequestros, oportunidade em que Ingrid Bettancourt foi sequestrada.

      Assim, tardiamente Pastrana foi obrigado a romper o cessar fogo e retomar a ofensiva. Mas aí já era tarde.

      Como se vê, essa tentativa de reescrever a história e colocar as FARCs de vítima não se sustenta no mundo dos fatos.

      • Com toda certeza… só os apátridas melancólicos esquerdistas não enxergam esse processo… claro, são os próprios que financiam politicamente essa barbárie… tomara um dia o Brasil precise se livrar dessa traia esquerdopata chamada farc e então resolveremos a questão como já fizemos no passado… é tiro na cara com 7,62 e tá feito o processo de paz…. como foi no Araguaia… só sobraram os esquerdistas coxinhas bunda moles… rsrsrsrss… agora tão dando uma de machinhos… literalmente… 🙂

      • Exato Grande Blue Eyes! E quando é pego com a boca na botija contando lorota apenas resta ao esquerdista tentar desqualificar o interlocutor. Eles não cansam de ser patéticos….!

      • Concordo plenamente com o Blue Eyes e com HMS_TIRELESS. o ubnico tratamento que um estado soberano deve dar a traficantes, sequestradores, guerrilheiros, terroristas, e bala, ou no minimo trabalhos forçados.
        E qualquer um que defenda dialogo com esta corja, e no minimo suspeito. mas também o que esperam de gente que defende Genuino da vida, que ate esquartejar gente, esquartejou, durante a guerrilha do Araguaia

  4. Santos para Dilma: “Brasil foi importante no diálogo com a guerrilha”

    Antes de acompanhar a partida entre Colômbia e Costa do Marfim, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o presidente colombiano se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Segundo informações publicadas pelas agência de notícias, no encontro de cerca de uma hora e meia, Santos disse que conversou com Dilma sobre integração da América Latina e Copa do Mundo.

    Santos afirma que o Brasil teve papel importante nas negociações do governo colombiano com o Exército da Libertação Nacional (ELN). O presidente colombiano – reeleito no último domingo (15) – disse que pretende estreitar as relações com o Brasil e outros países da América do Sul. “Se trata de complementar, e não de competir, juntar-nos para podermos ser mais fortes, por isso que Brasil e Colômbia estão trabalhando juntos”, disse Santos em entrevista coletiva.

    De acordo com ele, o Brasil teve papel importante nas negociações do governo colombiano com o Exército da Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha em atividade no país. “Não tenho palavras de agradecimento ao Brasil”, disse sobre o tema que foi decisivo na campanha presidencial.

    Sobre a a vinda dos colombianos para acompanhar a seleção, Santos agradeceu o acolhimento aos conterrâneos. O presidente colombiano veio com acompanhado da família para o time do seu país e assistirá a partida contra Costa do Marfim. “Colômbia ganha de 2 a 1”, arrisca o placar.

    PS: 150 argentinos, 50 mil colombianos. A COPA DAS COPAS!

  5. A única pergunta que faço aos defensores do sectarismo político através das balas e do aço das baionetas é por que o povo colombiano aprovou um governo que busca a distensão através de um dialogo e não o outro que pregava pelo acirramento militar?
    Como é bom tecer comentários destituídos de qualquer compromisso com a consequência. Anos se passaram e as Farcs estão lá como parte integrante do povo colombiano, ou será que eles se mantêm por geração expontanea?

Comentários não permitidos.