Defesa & Geopolítica

Kerry diz que EUA estão dispostos a cooperar com Irã no Iraque

Posted by

O secretário de Estado americano John Kerry afirmou nesta segunda-feira que está disposto a cooperar com o Irã, tradicional inimigo de Washington, para tentar resolver a crise no Iraque.

“Não descartaria nada que fosse construtivo”, afirmou Kerry ao Yahoo News, acrescentando que ataques com drones são uma opção para deter o avanço jihadista no Iraque.

O chefe da diplomacia americana disse que o presidente Barack Obama realiza “um exame minucioso de cada uma das opções à disposição”, incluindo os ataques com drones.

Acrescentou que os Estados Unidos, que se retiraram militarmente do Iraque em 2011, estava “profundamente ligado à integridade” territorial desse país.

Irã e Estados Unidos, ambos aliados do regime iraquiano ameaçado pelos jihadistas, poderão iniciar conversações sobre este tema à margem das negociações nucleares que transcorrem em Viena, anunciou nesta segunda-feira uma fonte americana.

O Wall Street Journal afirmou no domingo que Washington e Teerã, que romperam relações há 34 anos, devem iniciar negociações diretas sobre a ajuda que os dois países podem fornecer ao regime xiita de Bagdá que enfrenta a rápida progressão jihadista sunita.

AFP

Fonte: Terra

43 Comments

shared on wplocker.com