Defesa & Geopolítica

Rússia adverte a Ucrânia que não pretende mais tolerar invasão de suas fronteiras

Posted by

Um soldado da resistência coordena o tráfego em uma região separatista a leste da Ucrânia

A Federação Russa assegurou que tomará todas as medidas necessárias para impedir violações por parte da Ucrânia do regime de fronteiras com a Rússia. A decisão está no comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, divulgado nas primeiras horas neste sábado, após o governo ucraniano, tomado pelas forças neonazistas do país, anunciar que estruturou um batalhão formado apenas por integrantes do Svoboda, o partido ultranacionalista de direita que patrocinou o golpe de Estado anterior às últimas eleições.

O Ministério das Relações Exteriores russo expressou sua séria preocupação pelo recente agravamento do confronto político que ocorre nas regiões fronteiriças com a Rússia, após uma série de enfrentamentos ocorridos na fronteira russo-ucraniana, com origem em atos provocatórios no lado ucraniano.

Nomeadamente, refere o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no dia 5 de junho, na área da localidade de Kuybyshevo, um avião Su-27 ucraniano violou o espaço aéreo russo em 1,5 km de profundidade. No dia 12 de junho, na mesma região, foi registrado o voo de um helicóptero Mi-8 ostentando símbolos da Ucrânia, a uma altitude de 50 m, o qual violou o espaço aéreo da Rússia em 3 km de profundidade.

O Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa recordou que o Serviço de Fronteiras do Serviço Federal de Segurança (FSB) endereçou à parte ucraniana as respectivas notas, onde se expressa preocupação com o perigo criado à segurança das populações fronteiriças de ambos os países e que contêm a exigência de que sejam tomadas medidas imediatas para a estabilização das fronteiras.

Na noite passada, no horário local (madrugada deste sábado, no Brasil), um veículo de combate de infantaria ucraniano também violou a fronteira da Rússia na região de Rostov, informou o chefe do serviço de imprensa do departamento de fronteiras do FSB da Rússia na região de Rostov, Vassili Malaev.

O veículo de combate de infantaria que atravessou a fronteira e parou na região russa de Millerovo. Os soldados que seguiam a bordo do veículo deixaram-no e regressaram à Ucrânia, mas, depois, voltaram e tentaram recuperar o veículo. Esta tentativa foi frustrada pelos guardas russos de fronteira, e os militares voltaram à Ucrânia.

O veículo de combate de infantaria foi encontrado, o caso está sendo investigado.

Fonte: Correio do Brasil

19 Comments

shared on wplocker.com