Independência da Escócia está mais perto que nunca, dizem pesquisas

Por Alistair Smout

EDIMBURGO (Reuters) – A campanha pela independência da Escócia continua a ganhar terreno, segundo duas pesquisas divulgadas neste domingo, com os pesquisadores perto de um consenso de que a corrida está ficando cada vez mais apertada antes do referendo de setembro.

Um recorde de 43 por cento apoiam a campanha pela independência, segundo a mais recente pesquisa feita pela Panelbase, dois pontos percentuais a mais do que em maio, com os contrários caindo um ponto, para 46 por cento.

A pesquisa da Panelbase, feita com 1060 eleitores e encomendada pela campanha do “Sim” descobriu que excluídos os indecisos, o apoio à secessão cresceu para 48 por cento, com 52 por cento contra.

Na última pesquisa do ICM, o apoio pela separação melhorou em dois pontos percentuais, para 36 por cento, enquanto os que rejeitam a independência caíram três pontos, para 43 por cento.

A Escócia vota no dia 18 de setembro sobre a possibilidade de acabar com a sua união de 307 anos com a Inglaterra e deixar o Reino Unido. As pesquisas têm mostrado, com consistência, uma liderança da campanha pró-união – “Não”, mas cinco das seis maiores empresas de pesquisa de opinião descobriram que a diferença entre os dois lados está diminuindo.

No começo do mês a Ipsos-Mori e a Survation, apontaram que o voto pelo “Sim” está mais perto do que nunca de ultrapassar a campanha do “Não”. A TNS disse que a diferença se manteve estreita nos últimos três meses.

Fonte: Reuters

14 Comentários

  1. Assim como a coligação política “União Soviética” se tornou um contrato de escravidão, também a Escócia se tornou “propriedade” Inglesa, sem o devido investimento e respeito à sua cultura…

    Nós sabemos que existe uma Escócia, por esforço dos próprios escoceses, caso contrário, tanto a cultura quanto a área geográfica em si teriam sido eclipsados pelo chamado hoje “Reino Unido”.

    Sou mais que favorável, não só à independência da Escócia, como de outras nações em situação semelhante… que dão FORÇA à um IMPÉRIO que prometeu muito, deu quase NADA, e ainda posa de BOM FEITOR E HERÓI… mais um IMPÉRIO em vias de cair…

    A bandeira do “Reino Unido” nunca reconheceu de fato a importância dos estados associados, mais vendo-os como vassalos que qualquer outra coisa.

    Vamos ver o quanto é forte a INGLATERRA sem o apoio escravagista-econômico-territorial de seus vizinhos!

    Imagino que essa “dedicação” quase religiosa à política americana também incomode os orgulhosos escoceses, assim como outras pequenas nações que, ao longo de sua história, viram ações de nações semelhantes ameaçarem tudo que acreditavam ou possuíam!

    Abraço galera!

  2. Torço para a independência total da Escócia, tomara eles botem fim a essa subserviência colonialista … Willian Wallace levantaria de seu túmulo com isso.

  3. Eu acho difícil a Escócia, sair dessa associação,creio que o voto a favor da não
    Independência irá ganhar !

    • Se o Whisky vai ficar mais caro nao sei, mas a vida do estudante universitario escoces definitivamente vai ficar mais caro. Desconheco a situacao atual, mas alguns anos conheci uma inglesa que fazia curso universitario Escocia, ela como residente na Inglaterra, inglesa, teve de fazer emprestimos bancarios para pagar por seu curso, enquanto para o escoces o curso universitario era gratis.Os ingleses nao gostavam muito desse tipo diferente de tratamento. Toleram os escoceses por causa do petroleo do Mar do Norte, isto e territorio escoces. Agora nao havendo mais petroleo, pelo menos nao muito, os ingleses, isto e Londres, sao obrigados a financiar o Estado do Bem Estar Social na Escocia que e muito mais livre do que o existente na Inglaterra. Eu creio que muita gente dentro do partido conservador nao se encomodaria muito se Escocia se tornasse independente, pela simples razao, que essa independencia seria o fim do partido trabalhista.Sao os eleitores da Escocia que faz o partido trabalhista ser um dos maiores partido politico no Reino Unido. A maioria dos eleitores do Sul, tendem a serem conservativos, sao mais classes medias.enquanto no norte da Inglaterra e Escocia, forte tradicao proletaria, os eleitores tendem a votar no partido trabalhista. E a transformacao do partido trabalhista em um partido da ala esquerda do partido conservador, que faz com que a classe operaria da Escicia, desencantgada com os trabalhistas, votam nesse partido escoces que faz campanha para independencia… ,,

    • Seria uma lástima… como irei viver sem meus scotch Bourbon single malt 18 years made in Scotland, tomado no estilo cowboy ou com gelo e soda… pode ser um regalo do tipo Buchanan’s Special Reserve 18 Year Old Blended Scotch Whisky… deixa a vida me levar; vida leva eu… 🙂

  4. Cruz credo Blue Eyes esse Buchanan’s 18 anos e whisky para as classes populares mais pobre da sociede, lavador de pratos, faxineiros, servente de pedreiros etc. Se quer provar whisky dos bons sugiro, o Royal Brackla 1924. Se este for um pouquinho caro para o seu orcamento, tente o Blackbow 1964 ou o Bruichladish 40 anos, nao essas drogas como so pode ser qualquer whisky que nao tem pelos menos 35 anos de amadurecimento. Sorry mate

    • Quem é mesmo o assalariado made in England ???… srrsrsrsrsrsrsrs… eu sou apenas uma rapaz latino americano sem dinheiro no bolso, milorde… rsrsrsrrssrs… um dia eu chego lá… esse seu porãozinho não é nas masmorras do Palácio de Buckingham ???… é ???… rsrsrsrsrsrs… lembre-se, estou no Brasil, não na UE… um blended desses que eu citei, ta na faixa dos €$ 120,00 por aqui… algo como R$ 320,00, o que não pode ser considerado uma bagatela… custa 1/2 salário mínimo nacional… qnto custa então um “bom” como o que aconselhastes ???… acho que não dou conta… 🙂

      • Blue Eyes nao e preciso estar nas masmorras do Palacio para provar bom whisky. E so estar trabalhando no lugar certo na hora certa.O Royal Bracla 1924 e dificil de encontrar, o preco varia em torno de £6.500.00, mas o 1972, o preco varia entre 270 a 300 libras dependendo do ano de engarrafamento, o mais caro foi engarrafado em 1980.O Glenfiddich, 30 anos, custa em torno de 400 libras, e o Bruichladish, 40 anos vai custar 1.000 libras…

      • Me perdoe, amigo, mas os únicos que preenchem os requisitos “só estar trabalhando no lugar certo na hora certa”, que eu conheço, para poderem bancar um blended de £6.500.00 a garrafa são as meretrizes e os traficantes… ainda que seja £ 300.00, é muito caro para os padrões brasileiros… a não ser que estivesse mamando em uma teta gorda do tipo MENSALÃO do pt… ai o dinheiro não me custaria suor algum; que se dane… o dinheiro é do povo mesmo… 🙂 Congratulations for your patience… saudações…

Comentários não permitidos.