Irã envia forças especiais ao Iraque

Irã, Iraque, defesa, exércitoO Irã enviou pelo menos três batalhões de forças especiais do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica ao Iraque para ajudar o Estado vizinho na luta contra os militantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que está capturando cada vez mais províncias e cidades, divulgou esta sexta-feira o Wall Street Journal, citando fontes da segurança do Irã.

Um batalhão das forças especiais iranianas já está combatendo, no Iraque, com os islamitas. Esta unidade conseguiu ajudar o exército iraquiano a libertar, na quinta-feira passada, a maior parte da cidade de Tikrit. Novas unidades iranianas, que estão chegando à zona de combates, irão defender Bagdá e as cidades xiitas de Najaf e Karbala.

De acordo com o Wall Street Journal, o Irã usa o Iraque como um ponto de trânsito para fornecimentos de armas com destino à Síria.

Fonte: Voz da Rússia

39 Comentários

  1. Mais uma vez a inépcia e a inércia de Obama restam evidentes. Para azar dos EUA e do mundo ocidental ele é um Jimmy Carter que deu certo. O resultado é que, para frear o avanço iraniano, é bem provável que os Sauditas aumentem o apoio aos extremistas, transformando o Iraque no palco da batalha dos dois países pela hegemonia no Oriente Médio.

    • Devemos sempre lembrar de quem iniciou a merda a pretexto, falso por sinal, de armas de destruição em massa, para lá instalar seus grupos empresariais aliados, o sr George War Bush. Parece que ultimamente o cidadão yanke esta perdendo a capacidade de discernimento sobre o que vem a ser um grande lider. Para quem já teve um Abraham Linconl, e o venera, é uma grande decadencia moral.

      • Concordo que quem iniciou a merda baseando-se em mentiras foram os americanos, mas o cidadão yanke, por mais alienado que seja sabe muito bem disso, e desaprova.

        O que mais tem na mídia americana são críticas a administração Bush e a Guerra do Iraque.

      • Quem fez a M* foi de fato Bush Jr. mas o atual ocupante da Casa Branca é Obama, e como tal não pode ficar inerte.

  2. O problema não são as trapalhadas do Obama, e sim a M%rd@ que George Bush fez em 2003 quando invadiu o Iraque sem autorização da ONU e com seus motivos baseados em uma mentira. Desestabilizou o Oriente médio, indiretamente fomentando a tal da “primavera árabe” com os resultados conhecidos (extremistas islâmicos proliferando pela região); Ruim com Saddam/Kaddafi, pior sem eles!!

    • “Operação Northwoods

      No início dos anos 1960, quando a Guerra Fria estava no auge e o medo do comunismo era galopante, um plano chamado Operação Northwoods foi proposto dentro da CIA norte-americana. Em suma, ele apelou para o governo que realizasse uma série de ações terroristas violentas nas cidades E.U. incluindo atentados, seqüestros, motins falsos, e de sabotagem, que poderiam então ser atribuídos a Cuba. Isso iria angariar apoio para uma guerra contra os comunistas e levaria a uma eventual operação militar para eliminar Fidel Castro do poder. O plano foi elaborado e assinado pelo Joint Chiefs of Staff e apresentado ao presidente John F. Kennedy, que pessoalmente rejeitou, e foi posteriormente abandonado. Por muitos anos depois, a Operação Northwoods existiu como um rumor, mas foi finalmente revelada como sendo verdade quando os documentos ultra-secretos que descrevem o plano foram tornados públicos em 1997 como parte de um lançamento de papéis do governo relativos ao assassinato de Kennedy.”

      todas essas movimentações que vemos ai mostra o quão fácil é “salvar” floresta ou povo indígena desse pais aqui senhores…é bom começarem a por as barbas de molho ou a prestarem bem atenção a essas coisas ai..já já começarão a fazer o mesmo aqui através de índios “oprimidos e injustiçados”…e de florestas “pulmão do mundo” devastadas…tem índio de pais vizinho sendo importado para este pais pra fabricar cenário/factoide assim..da mesma forma como fizeram no Iraque com a conversa das armas de destruição em massa….a primavera árabe foi planejada pelas velhas e manjadas “forças ocultas” de sempre pois daqui a poucas décadas o petróleo será insuficiente…a Operação Northwoods é mais um exemplo notório de até onde esta gente é capaz de chegar para alcançar e conquistar seus objetivos escusos, macabros e sombrios..

    • Verdade caro Vympel.

      O mais estranho é que, mesmo com o pouco conhecimento que tenho, reconheci que as imagnes de satélite apresentadas peo DoD eram falsas ou pelo menos não provavam nada.
      Não sei como os americanos caíram nessa. Por mim Bush deveria ser punido por crimes de guerra.

      Sds

      • por LUCENA
        .
        .
        “(…) mesmo com o pouco conhecimento que tenho (…)”
        .
        Isso que dizer que Bush com menos conhecimento que você foi presidente dos EUA ….. Puxa !!!! … oque você esta fazendo aqui no Brasil meninozinho …. o seu futuro é extraordinário na terra do Mickey !!!!
        .
        Nas férias escolar do meio do ano,peça a sua mamy ir a Disney e uma vez lá, se candidate a presidência dos EUA …. hahahah
        .
        “(…)Não sei como os americanos caíram nessa. (…)”
        .
        .
        Meninozinho das faldas fendendo mijo,Não é a primeira vez o cidadã americano caiu em uma furada … rsrsr …. basta vê os últimos eleitos presidentes americanos …heheheh….Obama,Bush ,,,, todos incapacitados…por que você,um americanófilo doente, também não pode ser presidente dos USA … hahahah .. incapacitados lá tem vez …hahhaha

      • “Meninozinho das faldas fendendo mijo”… moderação de “dois pesos e duas medidas”… vai eu dizer uma pérola dessas !!!… até porque não sou ANALFABETO FUNCIONAL… 🙂

      • A única maneira desse troll me agredir é mostrando que entende mais de tecnologia do que eu.

        A única coisa que ele sabe fazer e copiar e colar, capacidade de interpretação ele não tem nenhuma.

        Desses xingamnetos eu rio, só me dá pena é saber que ele ainda vai apanhar muito por aqui.

        Valeu Blue Eyes!
        Sds.

      • Pq esse monte de xingamentos? Estou rindo de você e do pé de cão.

        Você escreve em todos os posts e não diz nada que preste. Pelo contrário escreve um monte bobagens que eu sempre corrijo e você fica sem resposta.

        Acho que o incapacitado aqui é você, pq até hoje não contribuiu com nada. Dentro deste blog sou bem mais capacitado do que você, tanto é verdade que você nunca responde nada que eu escrevo.

        Você só tem coragem de ofender pq está escondido atrás de um computador. isso não é atitude de homem…

        Não sei pq você perde tempo nesse blog, se nunca contribui com nada. Ninguém se importa com a sua opinião, se não tem argumentos não deveria nem se manifestar.
        Quando é que alguém aprendeu alguma coisa com você?
        Se você não entende dos assuntos não se manifeste.

        Você é uma piada estou rindo de você!!!!!!!!
        Pior de tudo é que ainda vou ter que te corrigir milhares de vezes, isso é que é o mais engraçado.

        Aqui as pessoas vencem nos argumentos, xingar é coisa de perdedor.

        Coitado!!!!

      • Caro teropode

        Discordo amigo!”tipico de facistinha”

        É típico de perdedores.

        A única maneira desse cidadão me atingir é provar que estou errado na frente de todo mundo e escrever rsrsrs,hahahaha, kkkkk.

        E mesmo assim não me atingiria muito, pois sei que não sou dono da verdade e posso errar.
        Esses xingamentos diminum mais a ele do que a mim.

        Obrigado pelo apoio!
        Grande abraço!

      • Isso camarada Deagol, é o que se chama de “ataque de falsa bandeira”, o qual sempre é complementado por uma “operação de desestabilização interna”.

        A primeira fornece uma “prova” material (a qual pode ser plantada ou aproveita-se alguma condição pré-existente) de que o país-alvo é um inimigo a ser combatido.

        A segunda é um trabalho de convencimento a ser feito com a população mundial e do próprio país agressor, visando convencer que uma ação militar é justa e correta. A população do país-agressor é bombardeada com imagens e notícias repetitivas e diárias chocantes que indignam a opinião nacional e internacional, aumentando assim a aceitação de uma ação militar, mesmo que sem autorização dos órgão internacionais competentes.

        Para os mais curiosos, sigam o link abaixo:
        http://en.wikipedia.org/wiki/Covert_United_States_foreign_regime_change_actions

        Em alguns casos, faz-se necessário existir no país-alvo o que se chama de “5ª coluna”, sendo por vezes setores da administração (militar e civil) ou da economia do país-alvo, os quais tem interesses semelhantes ao do país-agressor.

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta-coluna

        Antigamente, o comunismo era a desculpa mais comum, mas hoje em dia, o termo mais atual utilizado é “intervenção humanitária” ou “intervenção ecológica” e o chamado “dever de ingerência”, as quais foram motivos de uma “quase intervenção” da OTAN/EUA no Brasil da década de 80 (índios/meio ambiente), por ocasião da preservação do “pulmão do mundo”, tão propagada por estes países (e por incrível que pareça, os EUA era o país que mais degradava o meio ambiente naquela época!).

        Tal fato é tido nos políticos dos EUA como “paranóia” do Brasil. Mas o que poderíamos achar, depois de certas declarações:

        “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”.
        Margaret Thatcher, Primeira-Ministra da Inglaterra, Londres, 1983;

        “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós”.
        Al Gore, Vice-Presidente dos Estados Unidos, Washington, 1989;

        “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”.
        François Mitterrand, presidente da França, Paris, 1989;

        “O Brasil deve delegar parte de seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes”.
        Mikhail Gorbachev, chefe do governo soviético, Moscou,1992;

        “As nações desenvolvidas devem estender o domínio da lei ao que é comum a todos no mundo. As campanhas ecológicas internacionais que visam à limitação das soberanias nacionais sobre a região amazônica estão deixando a fase propagandística para dar início à fase operativa, que pode definitivamente ensejar intervenções militares diretas sobre a região”.
        John Major, Primeiro-Ministro da Inglaterra, Londres, 1992;

        “A liderança dos Estados Unidos exige que apoiemos a diplomacia com a ameaça da força”.
        Warren Cristopher, Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Washington, 1995;

        “Os países em desenvolvimento com imensas dívidas externas devem pagá-las em terras, em riquezas. Vendam suas florestas tropicais”.
        George W. Bush, candidato à presidência dos Estados Unidos, em debate com Al Gore, Washington, 2000;

        “A Amazônia deve ser intocável, pois constitui-se no banco de reservas florestais da humanidade.”
        Congresso de ecologistas alemães, Berlim, 1990;

        “Só a internacionalização pode salvar a Amazônia”.
        Grupo dos Cem, cidade do México, 1989;

        “A Amazônia é patrimônio da humanidade. A posse desse imenso território pelo Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador é meramente circunstancial”.
        Conselho Mundial das Igrejas Cristãs, Genebra, 1992;

        Tá vendo, camarada?

        Estes são os países que lutam pela moral e pela liberdade e que tantos julgam ser acima de qualquer suspeita. Especializaram-se no que se chama de “guerra por procuração”, na qual depois de milhares de mortes (na Guatemala de Jacobo Arbenz, morreram 240.000 guatemaltecos pela repressão, em nome de uma suposta ação contra as forças comunistas, mas na verdade foi tudo por causa de frutas!!!!).

        Os soviéticos atuavam de modo diferente, já inundavam o país-alvo com páraquedistas, divisões de carros de combate e de fuzileiros motorizados. Esse é o antigo estilo, que está fora de moda! Essa é umas das razões que levaram a sua queda.

        É o que eu sempre digo, as coisas são mais complicadas que parecem ser. Muitas vezes, o diabo não é tão feio quanto se pinta, e a igreja não é tão santa quanto ela aparenta ser.

        Depois de saber de tudo isso, o que você acharia se os EUA e a OTAN instalassem bases militares em Volta do Brasil (cerca de 40 atualmente) , principalmente na região amazônica?

        Pois é o mesmo que acontece com a Rússia de Putin. Desde o final da guerra fria, a OTAN vem se aproximando das fronteiras russas, ocupando as áreas de influência deixadas pelo espaço pós-soviético.

        A Europa oriental é de suma importância para eles, pois a maioria das invasões da Rússia atravessaram aqueles países. Não é de se admirar a energia gasta por Vladimir Putin na Ucrânia….

        Quem sabe, num futuro próximo, a “bola da vez” sejamos nós brasileiros, que “massacram indefesos índios” e “destroem o pulmão do mundo?”.

        E o que dizer da não-ratificação da “convenção dos direitos do mar” e a atual tentativa de mudar o nome de “Atlântico Sul” para ” Bacia do Atlântico” ?????

        O engraçado disso tudo é que nas áreas indígenas, é exatamente onde se encontram as maiores concentrações de minérios…deve ser coincidência…

        E em Ruanda, ninguém fez nada e morreram 1.000.000 de Tutsis………….

        Bem vindo a Nova Ordem Mundial….

      • Caro Vympel!

        Se todos defendessem os russos como você faz nossas discussões seriam bem mais produtivas.

        Se reparar bem, verá que dificilmente eu defendo a política externa americana.
        O que eu defendo são seus desenvolvimentos tecnológicos, visto que eles tem mais recursos e compartilham tecnologias e desenvolvimento com a Europa. Eles tem até grandes cientistas russos trabalhando para eles.

        O problema da maioria dos anti-americanos( e não há nada de mal em ser anti-americano) é que se importam com política e ideologia e não em estudar tecnologia.
        Então, quando o assunto é técnico, fica fácil ganhar deles.

        Respeito muito sua opinião, pois você tem bons argumentos, mesmo que algumas vezes sejam diferentes dos meus.

        Grande abraço!

      • Deagol, entendeste errado que eu defendo algum outro país a não ser o meu. Todos deveríamos ser pragmáticos em relação ao que acontece mundo afora, analisando os acontecimentos como se estivessem acontecendo com nosso país e tirando conclusões em base das decisões dos países envolvidos, sem influências políticas ou algum tipo de admiração pessoal que possa existir.

        Quando eu cito a Rússia, é devido ao seu histórico de isolamento político e a não participação de alianças com os países europeus e os EUA (de certa forma semelhante ao Brasil), a não ser em momentos de extrema crise como foi durante a 2 ª GM.

        Por não fazer parte da “panelinha” da OTAN, eles estão expostos a sofrerem pressões de toda natureza, pelo fato de suas demandas de segurança nacional e suas áreas de influência estarem sempre sendo acossadas pelos países da aliança atlântica.

        É fácil entender a partir do momento em que conhecemos a história do país, as verdadeiras motivações por trás da crise e nos colocamos no seu lugar, e o que faríamos se fossemos eles.

        No xadrez geopolítico, os países sempre se movimentarão para estar em vantagem contra seus adversários, em todo lugar do planeta isso é feito por quem detém atualmente o poder econômico e militar, que no caso atual é a OTAN/EUA.

        Podes entender que, se fossemos poloneses, e este site se chamasse “Plano Polônia”, estaríamos extremamente hostis a Rússia e querendo nos aproximar dos EUA/OTAN, pois a história entre estes países dá motivos para isso (a Alemanha é aliado da Polônia na OTAN, então não conta).

        O direcionamento das nossas preocupações devem-se ao local onde se encontra o Brasil (américa latina), o qual é uma área de influência/interesse dos EUA, e devido a isso, este país por vezes interferiu nos nossos assuntos internos de maneira agressiva e de acordo com seus próprios interesses.

        Quanto ao fato do antiamericanismo, eu discordo, pois eu acho que somente uma pessoa que viva em uma caverna, sem luz e vestindo peles de animais é que pode se dar ao luxo de ser antiamericano. Todos nós consumimos a cultura deles e esta é extremamente positiva (sabendo diferenciar as coisas) e abrange uma variedade imensa. O que devemos atentar é saber o que devemos considerar da cultura deles produtiva para nós mesmos e para nosso país, e isso se faz com um povo instruído e com discernimento das coisas do mundo.

        Saber aproveitar a cultura americana de maneira positiva (e gostar dela) não é o mesmo de acatar todas as decisões e imposições do governo dos EUA perante o mundo. São coisas totalmente diferentes e que a maioria das pessoas confundem. Justamente por querer empurrar o “american way of life” garganta abaixo de muitos povos do mundo é que temos várias guerras diretas e indiretas, que causam milhares ou milhões de mortes.

        O Brasil, graças a Deus, tem sua política independente não se alinhando a ninguém (mesmo levando em consideração o governo incompetente e corrupto que temos), pois se não fosse assim, teríamos brasileiros morrendo no Iraque para saciar a sede de lucros de empresas como a Shell, Exxon, Mobil, BP, etc..

        Se queremos continuar independentes, devemos desconfiar e saber enfrentar Americanos, Ingleses, Franceses e seus aliados da OTAN, pois quem tem capacidade de impor sanções econômicas e militares por um motivo qualquer atualmente ao Brasil e de acordo com seus interesses, são eles mesmos, e inclusive já pode-se detectar movimentos que indicam isso. A demarcação de terras indígenas e a criação do termo Bacia do Atlântico demonstra isso.

        Futuramente, ainda temos a China, a qual pode vir a ser até pior que os atuais donos do mundo………….

        Sds

      • Caro Vympel

        “Deagol, entendeste errado que eu defendo algum outro país a não ser o meu.”

        Não entendi que você defende outro país a não ser o nosso. Não pensei isso.

        Quanto citei defender os russos, me referia a parte tecnológica, pois você entende do assunto e pode fazer grandes contribuições.

        Abraço.

  3. Ja falei isso anos atrás aqui no PB (uns 5 anos atrás): A verdadeira guerra no Iraque ainda nem começou, isso vai acontecer quando os EUA saírem do país, pois eles não ficariam muito tempo lá. Foi igual a chamada “vietnamização” do vietnã do sul no final da guerra (1973). A “Iraquianização” terá os mesmos efeitos, só que muito piores e mais complexos….

  4. Os persas vao cair na armadilha que os americanos estao preparando. Se mandar tropas iranianas no Iraque eles vao ser atacados por Israel, Arabia Saudista e provavelmente tropas da OTAN.Esse ataque sunista, esta sendo propagado como se o ISIS fosse um grupo de milicias que pegou os servicos de informacoes do ocidente de surpresa. Balela, conversa pra boi dormir. Desinformacao simplesmente. Eu mesmo escrevi aqui no Plano Brasil, que os EUA, Israel e paises da OTAN, estao treinando um exercito formado por mercenarios sunistas fundamentalistas (mais de 10.000 mercenarios) na Jordania e Quatar e os enviandos secretamente para Siria, visando retomar a campanha militar contra Assad. Segundo informacoes que adquiri, (o X22 report, esta comentando isso ja faz um mes, um ataque contra Siria e iminente.Atacar Siria como forma de atacar Russia pelos flancos, e desviar a atencao desta em relacao ao que se passa na Ucrania.E nao se pode deixar de lado a construcao do gazduto, ligando Iram, Iraque e Siria, para transportar o chamado Gaz Shia, que da Siria seria transportado para o Ciprus e algumas ilhas gregas para dai serem exportados para osw paises europeus. A construcao destre gas dutro e dirigido pela GASPRON, isto uma compania petrolifera russa, que nao vai utilizar o dolar em suas transacoes comerciais com Europa.Este e o contexto para o surgimento repentino deste ataque da ISIS, no Iraque, (isto e milicianos treinados, armados e financiados pelos nortes americanos, israelitas e paises da OTAN) que saindo da Siria conquistaram duas grandes cidades do Iraque, onde 800 milicianos fizeram correr uma divisao, e uns milhares mais, de soldados iraquianos, tambem armados, treinados e financiados pelos EUA e paises da OTAN.Da para acreditar que 800 milicianos, por mais fanaticos que sejam, botam pra correr, abandonando seus uniformes, armas, mais de 30.000 homens? Nao, as tropas sunistas iraquianas receberam ordens dos seus treinadores ianques, israelitas e OTAN, para abandonarem o posto. Aguarde os acontecimentos, Os EUA vao usar esse ataque militar da ISIS para atacar Siria. e se o Iram sair para defender Siria, ou mesmo a populacao shiita no Iraque, tambem vao ser atacados, por uma coalizao de israelitas, arabes saudistas e OTAN. A questao e a participacao na Arabia Saudista. Esta esta em crise interna, com principes lutando entre si para ver quem vai suceder o atual rei, que esta morrendo. Os boatos que circulam e que o novo rei ja foi escolhido, e que ele e anti ocidental e pro asiatico, isto e pro China e pro Russia, mas que a linha de pretendentes ao trono, ligado ao principe Bandar, um pro americano, nao saiu da luta. E interesse da China e Russia que Arabia Saudista e Iram abandona suas querelas sectarias se querem juntar o BRICS. Mas o fato que o novo rei ainda nao asumiu o poder, permite os seguidores do principe Bandar manipular a politica externa da Arabia Saudista. E neste caso, setores do servico secretos saudista, fortemente influenciado pelo principe Bandar, estao trabalhando com a Cia e a Mossad, MI6,em organizarem esse movimento militar da ISIS no Iraque, neste caso acirrando o conflito entre os Shias e os Sunnis, abrindo espaco para interferencia norte americana, cujo objetivo maior e salvar o petrodollar e matar o petroyuan.

      • Caro tireless , companheiros foram eliminados do blog por fazer comentarios bem menos racistas e preconceituosos , aqui a mareh estah vermelha , a muito o PA deixou de praticar a isençao , no minimo o autor deste comentario deveria ter as maos amputadas !

      • maos amputadas? nao me digas que e um fundamentalista mulssumano radicasl. Eu lia isso, quando pesquisava os discursos de Aiatolah Khoumeni, muitos anos atraz.Parece que a YouTube em mostrando os agentes da Cia, chamado mulssumanos fundamentalistas, El Quaeda, ISIS etc cortando maos, e pescoco de cristaos na Siria e Iraq propagou esse conceito entre os americanofilos brasileiro.Esse tipo de respostas so pode fazer eu rir.

  5. por LUCENA
    .
    .
    O Irã ainda está de pé !! ..?? … rsrsrsr … faz mais de dois anos que os sionistas falam,em todas semana, ” vamos atacá-los e destrí-los no próximo mês vindouro” .. hahah …DOIS ANOS nesse mantra de hindu louco …heheheh…. e os”cara-de-barbas” ( aiatolas);estão ai … fazendo negócios bilonários com a Russia,outra que está sofrendo com embargos severos do tio Sam …. hahahahah … que mundo psicodélico é esse . 😀

  6. por LUCENA
    .
    .
    Como é que o Iraque perdeu um terço do território para o EIIL em três dias?
    .
    É o mais recente e bem sucedido grupo extremista a aparecer na região e junta antigos militares do tempo do Partido Baath, ex-membros da Al-Qaeda e fundamentalistas de países estimulados pela Primavera Árabe.
    .
    (*) por : Ali Mamouri, do portal The Conversation/cartamaior
    .
    .
    (…)Os sunitas acusam os xiitas de seguir as agendas iranianas. Os xiitas acusam os sunitas de serem a quinta coluna da Arábia Saudita e do Qatar porque não querem viver sob o comando da maioria xiita no seu próprio país. (…)
    .
    .
    (*) fonte: [ .cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Como-e-que-o-Iraque-perdeu-um-terco-do-territorio-para-o-EIIL-em-tres-dias-/6/31146 ]

  7. Iranianos ajudando Iraquianos…. os radicais do Al-Qaeda estão conseguindo até fazer com que os persas se unam aos sírios e aos iraquianos para defender seus territórios…
    Novamente: Parabéns aos EUA por mais esta c …. !

  8. Com certeza as monarquias do Golfo estão patrocinando esses ataques ao Iraque. Isso tem dedo da Arábia Saudita e outros países do Golfo. Estão fazendo isso na Síria e agora no Iraque. Isso vai chegar até o quintal deles em breve….

    • por LUCENA
      .
      .
      É bem por ai Sr. Bobsap.
      .
      .
      *********************
      .
      EUA, França e Arábia Saudita atacam o Iraque
      .
      O Emirado Islâmico do Iraque e do Levante é comandado por Abu Bakr al-Baghdadi, em nome do príncipe Abdul Rahman al-Faisal, (irmão do ministro saudita das Relações Exteriores e do embaixador saudita em Washington).
      .
      (*) por: [ http://www.voltairenet.org ]
      .
      .
      O emirado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL, cuja sigla em árabe se pronuncia “Daesh”), grupo dissidente da Al-Qaida, lançou um ataque formidável no Iraque, a 6 de junho de 2014 . Assim, depois de já ocupar Fallujah, conseguiu tomar o distrito de Nínive (incluindo a capital Mossul) e prossegue a sua ofensiva nas províncias de Kirkuk e Salaheddine. Mais de 150. 000 civis fugiram diante do seu avanço.
      .
      A 10 de junho, o primeiro-ministro Nouri al-Maliki pediu ao parlamento para declarar o estado de emergência.
      .
      O Emirado Islâmico do Iraque e do Levante é comandado por Abu Bakr al-Baghdadi, em nome do príncipe Abdul Rahman al-Faisal, (irmão do ministro saudita das Relações Exteriores e do embaixador saudita em Washington). É co-financiado e dirigido por oficiais norte-americanos, franceses e sauditas. Desde há um mês, dispõe de novo armamento vindo da Ucrânia, onde a Arábia Saudita adquiriu uma fábrica de armas, e enviado por intermédio da Turquia que criou uma linha especial de transporte ferroviário, junto a um aeroporto militar, para abastecer o EIIL.
      .
      Abu Bakr al-Baghdadi é um iraquiano que se juntou à Al Qaida para lutar contra o presidente S. Hussein. Durante a invasão dos EUA, ele distinguiu-se em várias ações contra os xiitas e os cristãos (nomeadamente a tomada da catedral de Bagdad) e o estabelecimento de um terror islâmico (presidiu a um Tribunal islâmico que condenou muitos iraquianos a serem degolados em público). Após a saída de Paul Bremer III, ele foi preso e encarcerado em Bucca de 2005 a 2009. Durante este período, a Al- Qaida no Iraque é dissolvida, e os seus combatentes são integrados num um grupo de resistência tribal, o Emirado Islâmico no Iraque.
      .
      A 16 de maio de 2010, Abu Bakr al-Baghdadi foi nomeado emir do EII, então em completa decadência. Após a partida das tropas norte-americanas, ele organizou operações contra o governo de al-Maliki, acusado de estar a serviço do Irã.
      .
      Em 2013, depois de ter jurado lealdade à Al-Qaida, mudou-se com seu bando para continuar a jihade na Síria, e renomeou-o como Emirado Islâmico do Iraque e do Levante, violando o «franchaise» concedido, na Síria, por Ayman al-Zawahiri em nome da Al-Qaeda á Frente al-Nosra, que não era, originalmente, senão mais que uma extensão do EII.
      .
      O EIIL está implantado na Síria, onde ocupa a cidade de Raqqa, a única cidade cuja população não pôde participar da eleição presidencial de 3 de junho (junto com os sírios residentes em França e na Alemanha).

    • Já chegou a Israel. Três adolescente foram raptados por um grupo que possui ligação com esses bandidos do Iraque.

      No mais, eu infelizmente vejo um cenário não muito bom. O Iraque pode se dividir em três. O Curdistão, um Estado Sunita que pode eentualmente se juntar à Jordânia e a parte xiita, que terminará por se bandear para o lado do Irã.

      • por LUCENA.
        .
        .
        “(…) O Iraque pode se dividir em três. O Curdistão, um Estado Sunita que pode eventualmente se juntar à Jordânia e a parte xiita, que terminará por se bandear para o lado do Irã.(…) ”
        .
        .
        O Curdistão …..não existe ? … rssr … ops ! ….parece que alguém chegou na sua frente Sr.Tireless … eheheh … não pode plagiar se não vai pagar direito autorais .. hahaha .. que coisa né …hahahah… más quem sabe se a vaca-sagrada invada o Curdistão e dão o nome para os novos habitantes do pedaço … hahahah … esses americanófilos … hahaha

      • Não meu caro pastel de vento, ninguém chegou na minha frente. Já você, com suas piadas baratas, continua passando vergonha já que todos aqui já perceberam que você é só mais um militantezinho de bolsa blog….

      • Tireless “eu infelizmente vejo um cenario nao muito bom. O Iraque pode se dividir em tres” Nao me faz rir amigo. Pura lagrimas de crocodilo. Nao me diga que nunca ouviu falar sobre os planos israelitas e neoconservadores ianque de remapear o Norte da Africa e Oriente Medio, plano esse que envolve dividir a Siria em varios cantoes de acordo com religiao, e dividir o Iraque em 3 republicas, Curdos, Suni e Shia. Preciso dar referencia outra vez?

      • A única coisa que eu vejo aqui é o seu antissemitismo barato meu caro Jojo, aliado as asneiras que você lê em site ditos progressitas. Ou então você, como todobom esquisofrênico, ouve vozes. Talvez seja a voz do Paul Craig Roberts que lhe diga as estultices que você repete aqui….rs!

      • e tipico dos jesuitas quando nao ousa discutir as fontes no qual os argumentos se baseiam, tentar por em duvida a sanidade mental do adversario. Parece que essa doenca espalhou ate entre pessoal americasanofilos do Brasil. O Terapode e mais radical, como bom mulssumano fundamentalista manda cortar as maos. Esse tipo de resposta faz eu rir. Quebra a monotonia aqui no meu porao fedorento..

      • “e tipico dos jesuitas quando nao ousa discutir as fontes no qual os argumentos se baseiam, tentar por em duvida a sanidade mental do adversario”

        O que eu posso dizer quando as fontes não prestam? Apenas posso duvidar da capacidade mental de quem dá crédito para as mesmas

        “Parece que essa doenca espalhou ate entre pessoal americasanofilos do Brasil.”

        A única doença que se espalhou foi a hidrofobia entre os americanofóbicos como você e outros por aí, como é o caso do seu parceiro de indigência intelectual o pastel de vento…rs!

  9. Menos…

    É o Washington Post citando fontes internas no Irã. E acho que todos aqui já sabem que quando surge o Sr. Fontes neste jornal é porque falta muita informação a ser confirmada, se é que elas existem. E lembrando também que o Washingtin Post foi um daqueles bastiões que sustentam o universo, afirmando que Saddam tinha armas de destruição em massa; que os revoltosos na Líbia eram republicanos e democráticos; que o egípcio Sissi era meio irmão da democracia; que a Arábia Saudita é o paraíso na terra.

    Desde quando se pode afirmar categoricamente que, de uma hora para a outra, o Irã enviará tropas para proteger Bagdá? A coisa não funciona assim por mais que seja tentador pensar que seria a ironia das ironias ver Irã dar jeito na bagunça criada pelos excepcionais EUA! 🙂

  10. Vejamos: O rebeldes já estão presente at[é em terra so nefastoss judeuss,sequestraram 3 futuros soldados , o Irak está lutando , quase desarmado p ñ ser desmembrado,e o financia/ e das mornarquiasárabes, em especial do reizeco louco saudita e outras…O curdistão , deve aproveitar essa oportunidade, única na história e formar o seu país.. e se a coisa ficar feia dentro das terras dos judeuss…aproveitem Palestinos.O negocio e piorar o q já esta ruim.. Sds. 😉

Comentários não permitidos.