Fabricante russa lançará caça leve de quinta geração baseado no MiG-35

Mig 39 (3)
* As Imagens correspondem a um suposto projeto da MIG que atendia extra-oficialmente pelo nome código  MIG -39. Porém as imagens divulgadas não necessariamente referem-se à aeronave em questão.
10/06/2014 vpk.ru
A Russian Aircraft Corporation (RAC) está projetando um caça leve de quinta geração. A execução desse programa terá como base o caça MiG-35, no qual serão testados novos aviônicos e armamentos.

A produção de um caça leve de quinta geração é uma das ideias, uma das áreas nas quais o nosso escritório está trabalhando. Creio que, em breve, estaremos engajados mais seriamente no desenvolvimento desse projeto”, adiantou o diretor-geral da RAC, Serguêi Korotkov.

O peso máximo de decolagem do MiG-35 é quase cinco toneladas menor do que o do PAK-FA. Por isso, acredita-se que o novo caça leve será mais efetivo em uma série de tarefas previstas. “O MiG-35 é a plataforma ideal para o desenvolvimento de um novo caça de quinta geração”, acrescentou Korotkov.

Mig 39 (4)

Korotkov não especificou em que estágio está o programa, mas afirmou que “muito provavelmente” logo surgirá um novo avião. “O mais importante é que já recebemos uma decisão positiva em favor do projeto”, disse.

Até lá, a RAC espera que o Ministério da Defesa russo assine um contrato para o fornecimento de MiG-35 para as Forças Aéreas do país. Toda a documentação relevante para o fornecimento de um número não declarado de aeronaves já está pronta e o diretor espera que o contrato seja celebrado “ainda este ano”.

Mig 39 (1)

As perspectivas de exportação do MiG-35 também são grandes. A mídia especializada tem anunciado que o Egito manifestou a intenção de adquirir 24 aeronaves equipadas com motores RD-33MK, desenvolvidos pela JDC Klimov.

O diretor refutou ainda a afirmação de que os estudos para um caça leve de quinta geração iria criar um conflito entre a RAC e a Suhkôi, que atualmente está desenvolvendo um caça pesado de quinta geração – o PAK-FA. “São duas aeronaves completamente distintas, concebidas para missões diferentes”, arrematou Korotkov.

 

Publicado originalmente pelo VPK

Fonte: Gazeta Russa

 

3 Comentários

  1. Digno de admiração, pois a Rússia tem tido uma postura de apoio a sua indústria, não permitindo confronto interno entre ambas as empresas, e agora essa nova projeção de um caça de combate leve, realmente atende a uma série de demandas por parte de certas forças armadas do mundo, inclusive a Rússia, pois enquanto a Sukhoi investe fortemente em seu caça “pesado” (PAK-FA) , a MIkoyan vai investir no tal vetor de menor porte. Essa linha de produção e investimento é interessante, mantém investimentos em toda a indústria aeronáutica militar da Rússia.

  2. Eu já havia cantando essa pedra antes.Historicamente a Mig sempre produziu LOW e seria mais que natural que se produzisse um.Ele não será um rival para o Pak-fa, mas sim um complemento.
    O nosso Gripen é um Low e no meu entender precisamos de um High, sugiro entrar de cabeça no Pak-fa.

Comentários não permitidos.