EUA aproximam-se cada vez mais da Rússia – Sistema de defesa antimíssil (DAM) “AEGIS em terra” na Romênia

Imagem conceitual das instalações “AEGIS em terra” na Romênia

Ultimamente, a OTAN afirma que o Pentágono tenciona reforçar a presença militar dos EUA em várias regiões do mundo. Além disso, como se afirma em Bruxelas e Washington, o mais importante hoje é dinamizar a cooperação defensiva entre os aliados. Os Estados Unidos tentam convencer os moradores da Europa de que eles pensam na segurança energética do velho continente e em como proteger rotas de trânsito e estruturas vitalmente importantes.

Está claro que a situação geográfica da Europa é extremamente importante para apoiar as ações dos EUA na África, no Oriente Médio e na Ásia Central. Não se deve esquecer também o fator principal – a via comercial através do Atlântico garante aos americanos 4 triliões de dólares. Pelo visto, esta é a causa mais importante da vontade dos americanos de se fixarem na Europa uma vez e para sempre.

Atualmente, graças à extensão, a OTAN transformou-se no maior bloco militar global no mundo. Nos últimos quinze anos, a aliança fez três guerras de plena envergadura em três continentes: na Europa (Iugoslávia, 1999), na Ásia (Afeganistão) e na África (Líbia, 2011). Após a operação Anjo Misericordioso, na OTAN entraram a Eslovênia (2004) e, posteriormente, a Croácia e Albânia (2009).

Logo depois da desintegração do Pacto de Varsóvia, o Pentágono aproveitou rapidamente o “momento oportuno”. No período da Guerra Fria, uma das melhores infraestruturas militares foi criada na Europa de Leste – aeródromos, polígonos, bases navais, sistema de comunicações etc. Os americanos decidiram apoderar-se de tudo isso. De graça, os Estados Unidos receberam aquilo em que os antigos países socialistas haviam investido várias centenas de bilhões de dólares.

Instalações militares em Deveselu/Roménia recebendo os componentes do sistema de radar “AEGIS em terra”

Uma transação bastante vantajosa… A Romênia foi a primeira a oferecer seus serviços. Ainda no início das ações militares no Iraque e no Afeganistão, as autoridades romenas entregaram o aeródromo Mihail Kogalniceanu à Força Aérea dos Estados Unidos. O presidente romeno Traian Basescu declarou em 2005: “Temos esperado os americanos mais de 60 anos”.

Imagem conceitual dos lançadores do sistema  “AEGIS em terra”

Posteriormente, a Romênia cedeu à “gestão” americana mais três polígonos – Babadag, Cincu e Smardan. No início de fevereiro de 2010, o Conselho Supremo de Defesa (CSAT) da Romênia, a mais alta estrutura do país, que responde pela segurança e defesa nacional, aprovou a proposta dos EUA sobre a instalação de elementos do futuro sistema global de defesa antimíssil (DAM) no território romeno. A DAM americana na vila de Deveselu custará 400 milhões de dólares e entrará em serviço em 2015. Serão instalações terrestres com foguetes de interceção SM-3 da classe Bloks 1B. Na Romênia, porém, não haverá radares.

Em geral, a Romênia não será agora um simples Estado na fronteira entra a UE e a Rússia e não um simples membro da OTAN. Em opinião de Bucareste, o grande empresariado com bilhões de dólares terá também a vontade de dedicar-se a investimentos estratégicos. Washington calculou perfeitamente todos os pormenores do “ajuste romeno” – através de Bucareste, os americanos aproximam-se cada vez mais perto da Rússia.

Fonte: Voz da Rússia

8 Comentários

  1. Um grave erro, pois a Rússia nunca demonstrou expansionismo contra os EUA, é pura birra norte americana. Interessante lembrar a declaração do então primeiro ministro da Rússia, Dimitri Medvedev, que deixou bem claro, que caso sejam instalados tais escudos na Europa, e eles de alguma forma representarem uma ameaça a Rússia, será implantado um sistema de mísseis Iskander-M no extremo oeste da Rússia, em Kaliningrado, ou seja, os mísseis balísticos mais temíveis (de médio alcance) da Rússia.

    • Não é birra, é precaução contra um país que por várias vezes demonstrou sua sanha expansionista na história recente… quem tem juízo se previne… simples assim… os países vizinhos a Rússia já sentiram na pele o qnto “amável” pode ser o exército russo… não querem mais se arriscar…

      • Terei de discordar caro Blue eyes, os russos são muito respeitosos em sua política externa do que os EUA. Não é a toa que eles possuem ótima relações com países da Europa (e que esses países hj, são quase que obrigados a sancionarem a Rússia devido a dependência que eles tem dos EUA).
        E sobre os russos serem “amáveis” não tenho muito a ressaltar, a não ser o óbvio, os EUA estão claramente cercando eles com suas maquinações de detê-los (e até destruí-los) Putin despertou para essa realidade, e a Crimeia pediu para que fossem anexados a Rússia, não houve tiro, não houve mortes, não houve divergências, e até os habitantes que eram contrários, hj aceitam e já veem as mudanças coma nova gestão. Além claro do aspecto estratégico da região em relação ao mar, onde hj os russos podem abrigar uma base militar importante para sua proteção caso algum engraçadinho queira tentar alguma coisa.

        E adverso a pregação pseudo histórica de alguns países , o país mais massacrado pela segunda guerra mundial, foi a URSS, que perdeu em torno de 23 milhões de habitantes nessa guerra pela libertação de seu território e da libertação da Europa do exército de Hitler. Até historicamente os russos já demonstraram sua capacidade de sacrificar para apoiar os países vizinhos.

  2. Conforme palavras de outra autori// iankss , e uma estúpidez empurrar os Rússos p forçar uma amizade, de autodefesa, c os Sinos , c essas atitudes agressivas ..existe kelingrado p eles, Ivan, instalarem os seus Misseis de defesa e atake e aterrorizar à UE…

  3. por LUCENA
    .
    .
    Os russos com seus submarinhos cheios de ogivas nuclear, que pode ser disparados em qualquer lugar do planeta,onde os famosos AEGIS ( ..rsrs .. ) em terra ou em mar,será que poderá barralos ?

  4. O governo norte americano nunca abandonou sua intencao de colocar sistema de defesa antimissilcirculando a Russia porque jamais abandonou seu objetivo de destruir Russia e desmembra-la, ou em tres republicas conforme o sonho de Brzerzinsky ou em varias republiquetas como desejava o ex vice presidente yanque Dick Cherney. Com esse sistema de defesa antimissil em volta da Russia, os EUA pensam que eles estariam em condicoes de iniciar um ataque termonuclear contra Russia e se defenderem de um possivel contra ataque russo. Putin reconhece este perigo para existencia da Russia, mas entrelacado com os oligarcas que controlam Russia e que mantem vinculos financiros com o mundo financista ocidental, creio que ele espera por milagre.Que o colapso financeiros dos EUA e da Europa vai ocorrer antes que os EUA decide atacar Russia e com o dolar americano se depreciando ao nivel do dolar do Zimbabwe, o Pentagno e fechado devido falta de recurso financeiro. E milagre ocorre, o Mar Vermelho nao se retirou e permitiu a pasagem dos israelitas que fugiam do Egito nos tempos de Moises? O problema e saber se vai ocorrer quando Putin assim o desejar. Na verdade eu creio que Putin e os oligarcas estao apavorados com a possibilidade de uma radicalizacao da classe operaria russa como o que parece esta ocorrendo no Leste a Ucrania. E a emergencia da classe operaria ucraniana na frente da luta contra os golpistas de Kiev, que explica a aparente reticencia que Putin tem manifestado recentemente, praticamente dando carta branca aos golpistas de Kiev para usar de qualquer meios necessarios para derrotar esses rebeldes. Ate armas quimicas ja foram usados, ataque aereos ocorrem diariamente. O pretexto para atacar Kadaffi foi uma “ameaca” por uma suposta ameaca deste em usar a forca aerea libia para atacar os “rebeldes” no leste da Libia. E Kadafi nunca usou armas quimicas. A gang de Kiev, controlada pela Cia tem usado armas quimicas, ataques aereos no Leste da Ucrania, mas a midia ocidental mantem-se calada. O que faz Putin? Mantem-se calado.

  5. Nenhum país hoje, mais que os EUA, mostra tanta fome de poder sobre outras nações, e faz isso dizendo “vamos respeitar sua soberania… aqui vocês mandam! Nós só vamos dar suporte para que saibam que vocês não estão sozinhos”… mas aqueles casos de agressão e estupros dão conta de que a coisa é bem diferente!

    Numa nova guerra global, eles não só DITARIAM o rumo político que esses países deveriam tomar (Vietnam novamente!?) como já teriam bases e armamentos lá para facilitar isso!

    E procuram cada vez mais acuar e provocar a Rússia, até não haver mais outra opção, como qualquer animal acuado, a não ser revidar! E se a Rússia começar a instalar bases com mísseis nas nações amigas, como aconteceu em Cuba… ahhhhh… não falei… eles são do “demônio”…

    Estou cada vez mais convicto de duas coisas… assim como a Alemanha pré-nazista, a economia americana está indo para o buraco, o castelo de cartas está caindo… mas diferente da Alemanha nazista… os EUA se armaram antes, para os planos de “dominação pela força”… e espalharam “bases americanas” em países cuja sociedade sequer respeitam ou ajudam…

    E me parece que a história tende a se repetir… os únicos com poder suficiente para “bater de frente” serão Russia, China, Índia e, acredite se quiser… Brasil… num futuro, espero, próximo… caso contrário seremos apenas uma “presa” de altíssimo valor já nos primeiros momentos da guerra!

    Acho que por isso o BRICS incomoda tanto… por ser, mesmo que não de forma AFRONTOSA, um bloco que pode se opôr!

    Abraço, galera!

Comentários não permitidos.