Crise no Iraque alimenta sonhos de independência dos curdos

Guarda curdo (AFP)

Atualizado em  14 de junho, 2014 – 08:39 (Brasília) 11:39 GMT

Curdos se fortificaram contra os insurgentes sunitas; tomada de cidade estratégica foi comemorada

Enquanto o caos se alastra no Iraque e os incêndios se aproximam da capital Bagdá, os curdos no norte aproveitam silenciosamente do tumulto para expandir e reforçar o seu controle na cidade de Kirkuk, rica em petróleo, e que estava há tempos nos sonhos de conquista da etnia.

A tomada da cidade no norte do país foi um movimento tanto defensivo quanto ambicioso e envolveu oportunismo e risco.

“Parte da motivação foi evitar um desastre humanitário”, disse uma fonte de alto escalão em Irbil.

“Se não tivéssemos preenchido o vazio deixado pela saída do exército iraquiano, todo mundo teria invadido a região do Curdistão. Tivemos meio milhão de pessoas batendo em nossas portas”.

“É muito mais simples enviar 100 militares curdos para manter a segurança e assim as pessoas podem ficar. Uma vez que nossas unidades entraram, os desabrigados começaram a voltar.”

Mas a situação é claramente mais do que isso. Os meios de comunicação curdos comemoraram a tomada da cidade como um passo para a reunificação histórica das terras curdas.

Joia da coroa

A cidade de Kirkuk, que tem uma população mista de curdos, árabes e turcomanos, tem sido um assunto delicado da política iraquiana.

Seu estatuto especial de cidade disputada foi reconhecido na Constituição iraquiana pós-Saddam Hussein e indicava alguns itens para que a cidade fosse “normalizada”:

  • Retorno para o sul dos árabes que lá se estabeleceram durante o regime de Saddam
  • Volta dos curdos expulsos
  • Realização de um censo
  • Convocação de referendo para decidir se a cidade deve se unir à região autônoma do Curdistão.

Mas isso nunca aconteceu e Kirkuk, bem como as outras áreas disputadas por iraquianos árabes (sunitas e xiitas) e curdos, têm sido palco de embates entre essas forças. Agora, o governo iraquiano deixou Kirkuk cair nas mãos dos curdos.

Com o restante do Iraque envolvido em conflitos sectários e o governo de Bagdá em desordem, fica claro que a autoridade iraquiana terá dificuldade para desafiar a tomada de Kirkuk pelos curdos, já que eles acreditam que a cidade historicamente sempre lhes pertenceu.

A região do Curdistão já preocupou o governo iraquiano ao vender por conta própria seu petróleo e gás para a vizinha Turquia, com quem o governo regional havia desenvolvido uma estreita parceria mesmo com as suspeitas de que os turcos apoiaram os curdos.

Agora parece que a tomada de Kirkuk, rica em petróleo, pode levar à independência da região do Curdistão.

“De fato, ficamos mais perto da independência”, disse uma fonte influente.

“Ninguém se esforçou mais do que a gente para manter o Iraque unido, mas agora estamos desistindo, não há esperança”.

Mas essas ambições não são isentas de riscos.

Se a instabilidade se espalhar, pode afetar o atual boom de investimentos e da atividade econômica no Curdistão, que floresceu, enquanto a maior parte do Iraque, se viu estagnado.

Outras forças

Iraquianos andar na rua em Kirkuk (AFP)

Os curdos esperavam há tempos controlar Kirkuk, cidade rica em petróleo

Até o momento, o grupo político que tem mostrado a cara na recente crise iraquiana é o extremista Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIS, sigla em inglês), um ramo da al-Qaeda.

Mas desde o início da insurgência anti-EUA desde 2004, ficou evidente que existem outras vertentes revoltadas, o que explica a rapidez com que avançam principalmente sobre as áreas sunitas.

Os curdos não têm simpatia pelos radicais do ISIS, mas mantêm contato com outros grupos, como os líderes dos Conselhos Militares e Revolucionários Iraquianos (MCIR, sigla em inglês), que inclui muitos ex-oficiais do Exército iraquiano.

Os curdos receberam garantias do MCIR de que não vão se aproximar das fronteiras do Governo Regional do Curdistão, segundo um porta-voz do MCIR.

Este grupo considera que seus combatentes são a voz mais importante nesta revolta, seguidos de militantes tribais e depois do ISIS, apesar destes atraírem as atenções da mídia internacional.

Quando os rebeldes sunitas tomaram a cidade de Fallujah, a oeste de Bagdá, em janeiro, o primeiro-ministro Nouri Maliki pediu aos curdos para enviar forças militares para ajudar a expulsá-los, segundo fontes.

Mas o pedido foi recusado. A mensagem da liderança curda ao MCIR simbolizava que eles não tinham nada contra os sunitas procurarem um caminho próprio, como o Curdistão.

Não é difícil prever um cenário futuro onde as forças curdas ajudem grupos “moderados”, como o MCIR.

Mas há sinais de um potencial conflito entre as vertentes do movimento rebelde, embora no momento elas estejam atuando em conjunto.

Visões diferentes

Os sunitas veem o primeiro-ministro xiita como um intruso, um “terrorista”, e a revolta deles têm muito a ver com isso.

Os americanos e demais países estão conscientes de que a turbulência reflete o fracasso de Maliki de incluir as principais forças políticas sunitas no processo político.

Apesar de suas diferenças visíveis, os vários grupos da revolta sunita estão de acordo sobre a necessidade de seguir em direção a Bagdá.

Mas como ocorreu com os curdos no norte, o curso dos acontecimentos dependerá muito do grupo que irá predominar dentro do movimento rebelde.

Se o ISIS prevalecer, conflitos sectários poderão ser esperados. Mas, se os grupos mais moderados predominarem, pode haver espaço para um acordo.

Fonte: BBC Brasil

15 Comentários

  1. Os curdos possuem excelentes relações com os EUA desde a primeira guerra do Golfo. Isso talvez explique a inércia de Obama. Um curdistão independente seria um confiável fornecedor de petróleo para os EUA, em oleodutos que poderiam ir até os portos turcos.

    • por LUCENA
      .
      .
      Fico imaginando com que cara os turcos estariam vendo um porto seu sendo usado por uma nação curda …rsrsrsr
      .
      Que inocênte …. os turcos dando uma forcinha para os cudos …hahahah … só se for para empurrar os curdos em um precipício abaixo … hahahh …inocênte …hahahah

      • Pois é né? O oriente Médio não é para iniciantes e tampouco para pastéis de vento. Existe forte dissidência entre os curdos da Turquia e os curdos iraquianos, de modo que embora jogeum muito duro com o PKK local, possuem aliança com o os curdos iraquianos.

      • por LUCENA
        .
        .
        (…)possuem aliança com o os curdos iraquianos. (…)
        .
        .
        Claro !! … hahahha … principalmente quando o exército turco faz incursões no Iraque … hahah … realmente é um inocente … hahah … você tem dentro da cabeça o mesmo recheio que os pastéis que você vende na sua Van enferrujada e barulhenta … hahahah … olha o pastel do tiririca …hahahah….

      • Pobre de você meu caro! Nem suas piadinhas empolgam e tampouco seu (des) conhecimento conence alguém. As incursões turcas no norte do Iraque destinam-se a atingir as bases do PKK ali localizadas, que não têm nada a ver com os curdos iraquianos.

        Como se vê, além de péssimo piadista você não sabe de nada, inocente pastel de vento…rs!

  2. Tá mais que na hora da ONU fazer justiça com esse povo, que foi trapaceado pelos vencedores da segunda guerra, na organização e distribuição de novos países controlados por elementos mais adequados a geopolitica que implantaram com a finalidade de terem o controle de pontos chave no mundo.
    Os Curdos foram um das vitimas dentro das moedas de troca.

  3. Sonho dos Curdos e parte do Projeto Israelita/Norte Americano de dividir o Iraque em tres paises, Curdo no Norte, Suni no Centro e um pais Shia no Sul.

    • Mais antissemitismo barato meu caro! Continue assim que o Mossad vai te pegar. E você vai tomar uma surra inesquecível…heheheh

  4. por LUCENA
    .
    .
    Uma nação curda seria um novo Israel,a Turquia que o diga … rsrsrs
    .
    Os curdos são uma nação sem pátria e os palestinos são uma nação que está perdendo a sua pátria e a Líbia que foi levada para lá a democracia americana assim como no Iraque,são bons exemplos do tão afamada ” American Dreams ” ,para alegria dos americanófilos …. hahahah

    • por LUCENA
      .
      .
      Agora é assim,todos que não aplaudia os despautérios da vaca-sagrada,logo era e é taxado de bolivariano,comunista,terrorista,esquerdista … etc.
      .
      Como a vaca sagrada dos americanófilos só está dando mancada,sempre são aqueles que se achavam os donos da razão e e da verdade e agora,estão nesse escandalosa e retumbante decadência política internacional,como é o caso iraquiano.
      .
      Más ainda tem aqueles que sempre cai do cavalo como se Vê …rsrsr …e com a buzanfa dolorida,andam coxo igual ao seu herói atrapalhado ( anti-herói) tio Sam … está parecido a outro atrapalhado que conhecemos por chapolim colorado ….. ” não contavam com as minhas astucias ” … hahahah
      .
      .
      *********************
      .
      O fim da civilização ocidental está próximo: por que a NASA está sendo chamada de comunista
      .
      A civilização ocidental está à beira do colapso e só há duas saídas: a preservação da natureza e políticas para reduzir a desigualdade social.
      .
      Sem muita novidade, certo? A não ser o fato de que essa é a conclusão de um novo estudo da NASA que analisou o fim de outras civilizações, como os romanos e o povos da Mesopotâmia — que também não viram sua própria extinção chegar.

      .
      (*) fonte: diariodocentrodomundo.com.br
      .
      .
      .
      (…) Numa prova de que a histeria ultradireitista é moda não apenas no Brasil, a NASA já está sendo classificada de comunista por uma vastidão de paranóicos.
      .
      “Para além de qualquer coisa, esse levantamento prova que precisamos ficar atentos à implantação do socialismo nos Estados Unidos”, escreveu Suzanne Hamme do site Freedom Outpost.
      .
      Para uma líder de um grupo de evangélicos fundamentalistas, “a cada dia que passa nosso Caro Líder se parece menos e menos com um progressista ingênuo e mais como alguém determinado a destruir nosso país”.(…)

      .

      • Pobre pastel de vento bolivariano-petralha-socialista-cabeçadeventista, nem trollar sabe! E ainda coloca bobagens dos sites aparelhados que lê, lembrando que o referido site, de onde veio a estultice, tem um banner gigantesco da prefeitura de SP, hoje administrada por um coxinha petralha.

        Coisas de quem não pensa e tampouco aceita o confronto de ideias. Assim, tenta aqui emplacar suas piadinhas sem graça que apenas conseguem a adesão da patotinha camarada. Quando muito….

        Mas o mais engraçado é saber que, enquanto os bolivariÂNUS postam suas estultices em uma lan house quente e abafada, tomando coca-cola quente, aqueles que eles veneram se refestam em restaurantes caros, com as melhores bebidas e prostitutas.

        Como se diz ” Erra é humano, persistir e se jactar do erro é bolivariano”

  5. Iraque era ruim com Saddam? … pior sem ele !!
    Certos tipos de países constituídos por diversas tribos e etnias só permanecem unidos (infelizmente) com governos “totalitários”…. democracia jamais será algo efetivo nestas regiões !!
    Parabéns aos EUA por mais esta c… !!

    • Finalmente uma opinião “dissidente” com a qual eu concordo! O mesmo se pode dizer da China… não há como haver democracia lá… perder o controle da maior população do mundo, seria lançar o caos sobre o sistema econômico mundial… sem contar que milhões de pessoas morreriam na “briga” por territórios, apoiada pelas nações “amigas” ocidentais! 🙁

      Uma grande amiga, professora de geografia, me disse certa vez que boa parte do que se vê na África hoje foi devido à colonização Européia que “dividiu” a África enre os “colonizadores” sem sequer atentar ou respeitar as diferentes etnias presentes… que guerra sempre houve… onde houver humanos sempre haverá… mas havia um equilíbrio… hoje é caos e covardia apenas!

      Aos que dizem que democracia é um regime perfeito ( o que não existe… não existe ditaduta totalitária, nem democracia total… tudo isso é besteira!) lembro que cerca de 2000 anos atrás, por voto popular, um assassino confesso e reconhecido foi solto, e outro cara por ser “diferente” foi crucificado… POR VOTO POPULAR!

      O filme “Herói” com Jet Lee dá uma aula sobre o quanto um verdadeiro líder precisa sacrificar para fazer o melhor pelo seu povo… e estou falando do Imperador mesmo!

      Dar terras para cada povo não ia adiantar nada… eles vão crescer e querer mais espaço, e o caminho óbvio é tomar dos “odiados” diferentes e mais fracos!

      Aqui só na marra mesmo pra fazer eles aprenderem a conviver com um “senso comum” apesar das suas crenças e diferenças!

Comentários não permitidos.