Banco de Desenvolvimento do BRICS

O novo governo da Índia pretende que seu país seja a sede do Banco de Desenvolvimento do BRICS, instituição que o grupo pretende criar em julho, na cúpula que acontecerá em Fortaleza, no Brasil. O Banco será uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional. No entanto, segundo comenta o jornal russo “Nezavisimaya Gazeta” na edição da sexta-feira, 6, muitos analistas acreditam que o projeto não dispõe por ora de recursos e prestígio necessários para desafiar os maiores bancos transnacionais.

Nova Delhi também quer que o primeiro diretor-gerente do futuro Banco dos BRICS seja indiano. Assim, o novo governo liderado por Narendra Modi procuraria aumentar o peso de seu país no cenário internacional. Ainda segundo os especialistas consultados pela publicação russa, as pretensões indianas confirmam que as cinco economias emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – levam a sério a vontade de criar sua própria instituição financeira.

Em 30 de maio, de fato, os BRICS deram um grande passo em direção ao seu Banco ao acordarem uma participação equitativa no projeto, depois de intensas discussões. Assim, cada país irá contribuir com 10 bilhões de dólares de capital e outros 40 bilhões em garantias para poder captar fundos nos mercados internacionais.

Fonte: Diário da Rússia

3 Comentários

  1. Deixem a Índia sediar o banco, e ter o seu futuro diretor-gerente, pois a presidência sera rotativa mesmo , que não pode acontecer e deixar a ideia do Banco de Desenvolvimento do BRICS, morrer por causa de vaidades de seus membros,ou por se basearem em análises de ”especialistas” que juram imparcialidade mas na verdade trabalham para os concorrentes dos BRICS !

  2. Frankfurt sera o centro financeiro do Zona Euro Asiatica de Comercio Livre onde o dolar so vai existir como papel higienico. O padrai ouro sera restituido. Nao me surpreende que o Banco Mundial do BRICS tambem seja cediado la.

Comentários não permitidos.