Defesa & Geopolítica

EUA reforçam presença militar no Mar Negro

Posted by

O secretário de Defesa Chuck Hagel utiliza os sistemas de comunicação internos nesta quinta-feira, e se dirige a tripulação do USS Vella Gulf durante sua turnê na Roménia. – (Pablo Martinez Monsivais / AP)

Os Estados Unidos reforçarão sua presença militar no Mar Negro com o envio no futuro de mais navios de guerra, disse nesta quinta-feira na Romênia o secretário de Defesa, Chuck Hagel.

O responsável americano fez essas declarações em entrevista coletiva no porto romeno de Konstanz, próximo à península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em março passado.

A presença nesse porto romeno do cruzeiro americano Vella Gulf, dotado com o sistema de mísseis guiados Aegis, “é uma clara expressão deste compromisso”, destacou Hagel, segundo publicou a agência “Mediafax”.

“Outro exemplo é o anúncio esta semana por parte do presidente (Barack) Obama de que pedirá ao Congresso US$ 1 bilhão para melhorar a presença dos EUA e as forças aliadas (no leste europeu), o que inclui mais rotações de tropas americanas e mais embarcações no Mar Negro”, acrescentou.

O cruzeiro Vella Gulf é a quarto embarcação militar americana que entra nas águas do Mar Negro desde que a Rússia anexou a Crimeia em março, após um plebiscito no qual sua população majoritariamente de língua russa votou para se separar da Ucrânia.

“Manteremos este ritmo”, ressaltou Hagen, que mostrou claramente sua preocupação com os movimentos separatistas na Ucrânia, onde os pró-russos se sublevaram em duas regiões orientais fronteiriças com a Rússia.

EFE

Fonte: Terra

37 Comments

shared on wplocker.com