EUA reforçam presença militar no Mar Negro

O secretário de Defesa Chuck Hagel utiliza os sistemas de comunicação internos nesta quinta-feira, e se dirige a tripulação do USS Vella Gulf durante sua turnê na Roménia. – (Pablo Martinez Monsivais / AP)

Os Estados Unidos reforçarão sua presença militar no Mar Negro com o envio no futuro de mais navios de guerra, disse nesta quinta-feira na Romênia o secretário de Defesa, Chuck Hagel.

O responsável americano fez essas declarações em entrevista coletiva no porto romeno de Konstanz, próximo à península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em março passado.

A presença nesse porto romeno do cruzeiro americano Vella Gulf, dotado com o sistema de mísseis guiados Aegis, “é uma clara expressão deste compromisso”, destacou Hagel, segundo publicou a agência “Mediafax”.

“Outro exemplo é o anúncio esta semana por parte do presidente (Barack) Obama de que pedirá ao Congresso US$ 1 bilhão para melhorar a presença dos EUA e as forças aliadas (no leste europeu), o que inclui mais rotações de tropas americanas e mais embarcações no Mar Negro”, acrescentou.

O cruzeiro Vella Gulf é a quarto embarcação militar americana que entra nas águas do Mar Negro desde que a Rússia anexou a Crimeia em março, após um plebiscito no qual sua população majoritariamente de língua russa votou para se separar da Ucrânia.

“Manteremos este ritmo”, ressaltou Hagen, que mostrou claramente sua preocupação com os movimentos separatistas na Ucrânia, onde os pró-russos se sublevaram em duas regiões orientais fronteiriças com a Rússia.

EFE

Fonte: Terra

37 Comentários

  1. Parafraseando Cazuza “As suas ideias não correspondem aos fatos”

    Deixa eu ver: segundo a ilibada e imparcial imprensa russa o “Super-Mega-Blaster” Su-24 teria desativado os sistemas de um Arleight Burke a ponto de 27 marujos terem pedido baixa. Mas eis que os EUA reforçam a presença na área com um Cruzador dotado do “falho”AEGIS. Seria masoquistas “uzamericanú mau”? Ou será que, como sempre, a imprensa russa mente?..rs!

    • Caro HMS

      “Ou será que, como sempre, a imprensa russa mente?..rs!”

      Na verdade, não existe “imprensa” russa, o que existe é “assessoria de imprena russa”. Jornalista livre lá vai preso ou “desaperece”…

      E eles mesmos afirmaram que o caso do Su-24 era apenas um boato que rolava nos blogs russos. Depois do “ataque eletrônico mágico” o destroier americano em questão continuou rua rota normal e participou dos eventos programados dentro prazo.

      Se alguns marinheiros se sentiram humilhados foi por não poderem se defender e deixarem aqueles covardes russos brincarem com eles.

      Uma coisa ficou certa, os AEGIs não tem o menor medo da eletrônica russa.

      Grande Abraço!

      • por LUCENA
        .
        .
        Todos o alicerce onde se apoia os dogmas dos americanófilos estão ruídos…todos !!!
        .
        Na Rússia todos os oponentes do sistema que esteja no poder,é perseguido impiedosamente,basta vê o que o Czar Putin faz com seus desafetos.
        .
        Os EUA não é diferente,essa história de que os EUA são aqueles mocinhos em que as donzelas suspiram de desejos,como fazem os americanófilos; nunca existiu,essa faceta do tio Sam sempre foi e é para enganar os incautos,como sempre.
        .
        Ultimamente,os EUA está se comportando como aqueles que eles sempre se diziam em combater;a sua imprensa “estatal”,como New York Post,CNN,Fox sempre procuraram satanizar lideres que se faziam oposição as doutrinas do tio Sam e são as mesmas que ficam caladinha como as maldades que o seus governo pratica pelo mundo a fora.
        .
        Quem iria supor que um dia a liberdade individual nos EU fosse limitada em nome da “segurança”,todo tipo de tirano,sempre há uma explicação para o seu autoritarismo.
        .
        E A hipocrisia dessa gentalha é extraordinária,Obama criticando a Russia por ser imperialista e os americanófilos criticando a Rússia por ter sistema policialesco para com a imprensa livre,Julian Assage com certeza daria boas gargalhadas se um dia lê-se algumas dissertações nesse espaço livre e democrático chamado Planobrasil.
        .
        .
        *******************
        .
        EUA caem para 46º lugar na liberdade de imprensa

        .
        “A Administração Obama é a mais agressiva e antijornalística administração dos EUA da história moderna”, declarou James Risen, jornalista do The New York Times, ao apresentar em Washington o relatório da organização independente Repórteres sem Fronteiras sobre a liberdade de imprensa.
        .
        Num ranking de 180 países, os EUA caíram para o 46º lugar, abaixo da Romênia e de El Salvador.

        .
        (*) fonte: [ portuguese.ruvr.ru/ ]
        .
        .
        .
        Espionagem, delação e detectores de mentira afetam liberdade de imprensa nos EUA
        .
        Segundo seus críticos, as medidas fazem parte de ações para controlar o fluxo de informações nos EUA, pondo em risco a promessa de Obama de um governo aberto e afetando o jornalismo em um país considerado modelo de liberdade de imprensa.
        .
        (*) fonte: [ ultimosegundo.ig.com.br ]

    • Cuidado amigo vai que apareça do nada,estilo Holandes Voador SU velinho e enferujado trolando geral….rsrs.

    • Vai que esse SU seja uma versão alada do Holandês Voador,um upgrade,pois mantar um navio fantasta deve ser caro,me parece que na Segunda Guerra Mundial um Almirante alemão chamado Karl Doenitz e sua tripulação viram o Holandes Voador,vai que esse Su seja o pilotado pela capitão do Holandes…srsr,as vezes as lendas podem ser verdadeiras…rsrs.

  2. a crimeia já é russa ,pode chorar a vontade !!! cuidado para não estar indo direto para o alçapão !!

    • A Criméia já era russa antes, as bases russas e estaleiros já estavam lá!

      A diferença é que agora a rússia perdeu o resto da Ucrânia, enquanto rebeldes pro-rússia já estão perdendo alguns combates e sofrendo baixas.

      E novo presidente ucraniano já afirmou que pretende fazer parte da União Européia e expulsar os rebeldes recuperando algumas partes dos territórios perdidos.

      Quem sabe no futuro façam até parte da OTAN!
      Mais um escudo antimíssil americano na cara dos russos.
      Daqui a pouco vai ter um na Praça Vermelha….

      “cuidado para não estar indo direto para o alçapão !!”
      Pelo que parece, quem começando a ir para o alçapão é a Rússia, cujo futuro é ser capacho da China, mais rica e mais poderosa.

      • Deagol:

        Se você ler os comentários da patota pró-Rússia, ou simplesmente os já tradicionais antiamericanopatas e antissemitas patológicos, vai achar que Putin fez tudo certo nesse episódio. Mas como essa turma se equivale aos cachorros ou seja, apenas enxergam em preto e branco, não enxergam algumas nuances da coisa. E a principal delas é que as atitudes agressivas de Putin terminaram por afastar a Ucrânia, talvez deuma vez por todas, da Rússia. E mais importante do que isso, acabou trazendo a OTAN para mais perto das fronteiras russas.

      • Caro HMS

        Eu só leio os comentários do canino pq eles são engraçados pra caramba!!!

        Quanto ao seu comentário, concordo. Estão cometendo os mesmos erros da Guerra Fria.
        Mas isso vai durar pouco, uma hora esses ex-comunistas vão morrer e as novas gerações
        farão da Rússia um país normal e pacífico.

        Sds.

      • deagogó realmente nao entende nada de patavina nenhuma rsrs

        a ucrania era um pais . Perdeu a crimeia pelo voto da população ,e as outras regiões também preferem ser parte da russia do que serrem governados
        POR nazifaci de Kiev ,

        mas percebo que você já dá o braço a torcer que a crimeia JA É RUSSA

        sabe deagogó eu gosto de discutir mais sobre o meu pais BRASIL ,mas você é tao puxa saco yanke e esta tao desinformado que eu nao consigo deixar de esclarecer os seus equívocos !!!

        se o fantoche cabeça sionista corpo nazista do fantoche mandante de Kiev nao entrar no plumo com moscou ,pode ter certeza que os conflitos irão se intensificar de uma forma que esse governo falido de Kiev nao ira se sustentar

        sendo que a russia terá investido muito menos que os americanos yankes pois os ucranianos pro russia lutam com fervor ,já os nazifaci e mercenários de Kiev vao acabar trocando os pes pelas mãos

        a russia já avisou que se a otan continuar a querer ficar pagando um sapo , próximos a sua fronteira ira considerar que estao a atiçar a guerra !!

        e agora o deagogó acha a china a poderosa ,apenas para afirmar sua posição rsrs .

        deagogo a china é forte sim mas a russia é mais !! e eles nao são um capacho do outro são parceiros cangas !!
        acorda alemão !sua geopolítica de baba ovo te deixa cego a realidade dos fatos .

      • “deagogo a china é forte sim mas a russia é mais !! e eles nao são um capacho do outro são parceiros cangas !!”

        Você é que pensa, o poder hoje é econômico, a china 5 vezes mais poderosa que rússia. E em poucos anos será mais poderosa militarmente também. A Rússia só servirá para fornecer commodities, será capacho e não aliada.

  3. “A presença nesse porto romeno do cruzeiro americano Vella Gulf, dotado com o sistema de mísseis guiados Aegis, “é uma clara expressão deste compromisso”, destacou Hagel, segundo publicou a agência “Mediafax”.”

    Fica claro que eles não tem um pouco amedrontados coma capacidade de guerra eletrônica russa .

    • corrigindo:

      Fica claro que os Su-24, com seus casulos, e outras aeronaves russas de guerra eletrônica não impoem muito respeito aos navios americanos, e que a USNavy não tem o menor medo delas.

      • na verdade o que esse secretario fez falando no radinho interno do navio foi tentar da moral a tropa que esta em uma região perigosa caçando assunto !!

        deois dele contar varias mentiras e fazer essa propaganda ele pegou o rumo dele e foi embora

        mas a noticia chegou a quem ele queria para seus vira-latas e baba ovos dos anglosionistas

        a mídia é usada para a guerra antes da roma antiga acorda alemão ,o Hitler também fez isso e convenceu uma par de fantoches como você a jogarem a Alemanha no buraco ,mas antes falaram que eram invencíveis .

        você caiu de novo na pegadinha da mídia !

      • Cara, nada do que você diz faz sentido.
        já reparou que ninguém escreve uma linha para te defender ou te apoiar.

        Os americanos estão rindo desses Su-24 e Su-34. Ficou mais que provado que os Aegis não tem a menor preocupação com os ECMs russos. Sua ilusão durou pouco, né?

    • Podem! Mas para fazer o que?

      Navios russos tem menor capacidade de ataque contra alvos terrestres, não possuem porta aviões ou bases aéreas na região para darem cobertura, poucas aeronaves de reabastecimento e intelingência eletrônica e uma frota de submarinos muito menor e mais antiga.

      Sem um objetivo definido e uma boa estratégia é melhor eles ficarem em casa.

  4. por LUCENA
    .
    .
    (…) O secretário de Defesa Chuck Hagel utiliza os sistemas de comunicação internos nesta quinta-feira, e se dirige a tripulação do USS Vella Gulf durante sua turnê na Roménia(…)
    .
    Se você virem um SU-24; não entre em pânico …. !!! … 🙂

    • “-Se você virem um SU-24; não entre em pânico …. !!! …”

      Não sei, mas pela matéria fica bem claro que os americanos não tem o mínimo medo dos Su-24 russos. Nem os ucranianos…

      Inclusive a rússia ameaçou invadir a ucrania se cidaddãos de origem russa fossem ameaçados, agora estão sendo assassiandos e os russos não tem coragemde invadir.
      Ameçaram, ameaçaram e agora, na hora de agir, se escondem finaciando rebeldes.

    • “-Se você virem um SU-24; não entre em pânico …. !!! …”

      É verdade, nunca se se sabe onde as coisas podem cair….

  5. É bom os americanos ficarem espertos com os K-300P Bastion-P dos russos,esse sistema de defesa costairo é formidável,e usa os SS-N-26 que tem alcance de 300km,acredito que isso seja mais um dos jogos que americanos e russos gosta de praticar,cada um mostra os seus brinquedos.Espero que nada de mais grave aconteça pelo bem do mundo.

    • Amigo barca o sistema Bastion é muito bom mas, conforme cabalmente demonstrado pelo ataque israelense ao porto de Latakia, mostrou-se vulnerável ao ataque de mísseis de cruzeiro disparados de submarinos.

  6. Para quem acha que o referido vetor é obsoleto, leiam:

    http://www.planobrazil.com/reflexoes-sobre-a-defesa-nacional-defesa-do-mar-territorial-e-zona-economica-exclusiva-parte-3-de-4/

    http://en.wikipedia.org/wiki/Kh-22

    Devidamente repotencializado e não operando isoladamente (como nunca seria em uma ação real), dá pra imaginar o dano causado, ainda mais em um mar restrito como o mar negro…

    Um ataque a um CVBG nunca seria isolado, mas sim uma conjugação de meios, tanto marítimos, terrestres e aéreos (guerra eletrônica, misseis, satélites). Os soviéticos e, atualmente os russos são mais que especialistas mundiais nesta matéria, pois passaram décadas desenvolvendo sistemas para vencer o AEGIS e seus mísseis integrados. Não se surpreendam se o que aconteceu ao navio americano USSCook for verdade (embora não se tenha como comprovar o que realmente houve), pois eles desenvolvem sistemas com essa finalidade á décadas.

    Pessoas que subestimam ou fazem pouco da Rússia normalmente quebram a cara, que o diga Napoleão e Hitler…..

    “Apresento ao inimigo as minhas forças como se de fraquezas se tratassem, ao mesmo tempo em que transformo as suas forças em fraquezas, e busco onde mais fraco ele será.Oculto os meus rastros para que ninguém me veja e conservo-me calado para que ninguém me ouça.”
    Sun Tzu

    • E o que você me diz daquela notícia da Voz da Rússia, naquele tom retumbante, inclusive falando de 27 baixa entre os marujos norteamericanos meu caro Vympel?

      • Meu caro Tireless, o que eu digo sobre isso é que é muitíssimo improvável (embora não impossível) que alguns marinheiros da maior e mais poderosa marinha do mundo iriam entrar em pânico desse jeito, mesmo se seu navio ficasse inoperante como afirma a imprensa russa.

        O problema com esse tipo de boato é quando as fontes oficiais (no caso a US Navy) não se pronunciam e não esclarecem os fatos de maneira resoluta e definitiva a respeito do que realmente houve, acabando por gerar mais especulações sobre o fato. Se fazem isso, deve-se a duas situações:

        1 – Ou nem consideram a fonte dos boatos digna de ser citada, justamente pela falta de credibilidade e oficialidade, impedindo esta mesma fonte de ganhar visibilidade internacional, negando assim que esta fonte consiga atingir seus objetivos de contra-informação; ou

        2 – Aconteceu algo realmente crítico, que porventura venha a denegrir a imagem operacional e moral dos envolvidos, preferindo o silêncio do anonimato visando manter seu status quo intocável (não confirma mas também não nega).

        O que vem a ser a chamada contra-informação?

        A contrainformação ou desinformação “é o ato de silenciar, criar ou manipular a verdade, habitualmente nos meios de comunicação de massa, visando atingir um objetivo a médio/longo prazo”.

        Para os mais interessados sobre contrainformação, acessem o link abaixo:

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Contrainformação

        A Contrainformação é usada desde o início dos tempos, quando pretende-se manipular os fatos acerca do alvo de interesse, como;

        * O caso do USS Donald Cook em questão, no qual a agência de notícias Voz da Rússia (evidentemente pró Kremilin) disseminou os referidos boatos;

        * Quando tenta justificar-se uma ação que vai de encontro a norma internacional (invasão do Iraque de 2003, o qual foi justificada pela suposta posse de ADM por Saddam, nunca encontradas.);

        * Quando interesses econômicos se sobrepõem ao princípio de autodeterminação e soberania de outros países;

        _ Guatemala em 1954 (United Fruit Company);
        _ Irã em 1953 (Anglo-Iranian Oil Company (AIOC), hoje conhecida como British Petroleum)
        _ Brasil da década de 90 sobre a internacionalização da Amazônia (Índios e meio ambiente);

        Para os mais interessados, acessem o link abaixo:

        http://www.planobrazil.com/golpes-de-estado-operacoes-de-desestabilizacao-interna-e-trabalhos-de-convencimento-dos-eua-no-mundo/

        Ou seja, Russos e Americanos são faces da mesma moeda, pois tem interesses semelhantes quanto a suas “zonas de influência”, as quais defendem-nas com unhas e dentes. Ambos se utilizam destes procedimentos para atingirem seus objetivos, sendo que a maioria absoluta da população mundial é míope a respeito do que realmente acontece no mundo.

        Como eu sempre digo, ao invés de escolhermos um lado e defendê-lo ou por admiração ou por um desejo de vingança qualquer, devíamos é analisar as características positivas e negativas de ambos, e definir quais seriam as melhores alternativas para garantir nossa soberania como nação e nossa autodeterminação.

        Mais alguma dúvida, estamos aí…..

  7. Complementando:

    Propaganda é a alma do negócio. Tanto americanos quanto russos querem vender seus sistemas e alçá-los aos melhores (se não o melhor) do mundo!

    Da mesma maneira que em 2014 os russos alardearam que seu sistema de guerra eletrônica Khibiny “apagou” o radar AEGIS do USS Cook, os americanos disseram que o Tomawahk e o Patriot tiveram 100% de precisão durante a guerra do golfo em 1991 (na verdade o Tomawahk teve 53 % e o Patriot 50% e em algumas situações, até inferiores a isso).

    Como se pode ver, todos fazem isso..até nós brasileiros…

    Coisas de geopolítica…

  8. O inimigo interno − Se querem cutucar o dragão e o urso… CUIDADO!

    Não é prudente nem seguro enfiar barra de ferro em brasa em boca de dragão. Digam o que disserem no ocidente sobre dragões, aqui na Ásia, o dragão é venerado, a mais poderosa entidade da terra e do céu. Paciente e sensato, o dragão quase nunca usa a força em primeiro lugar. Mas se desrespeitado ou agredido, pode acontecer de ele revidar de forma determinada, forte, perigosa, mortal.

    Aterrorizar urso que dorme também é modo bem estúpido de agir. É evidente que se você desce até a caverna de um urso que hiberna e põe-se a lhe cutucar a cabeça, que, pelo menos, não espere coisa boa, quando o urso acordar.

    Ocorre que aparentemente a prudência não é obsessão dos que comandam atualmente o império. Mesmo envolvidos sem parar em pequenos conflitos por todo o globo terrestre, agora parece que se cansaram. A Líbia não foi o bastante, nem bastou o Congo. Eles querem coisa grande, mas grande de verdade; ainda maior do que já conseguiram há algumas décadas, como a destruição da Indochina inteira ou a ruína da Indonésia.

    Agora, o império quer luta mortal com adversário poderoso que valha a pena.

    Quer cobrir o mundo inteiro com cadáveres insepultos, em vez de ajudar a construir um mundo pacífico decente. Se puder fazer isso desta vez, como fez há setenta anos, dezenas de milhões de pessoas, talvez muito mais, desaparecerão. Mais uma vez, aí estão um urso e um dragão, a bater de frente com o fascismo e lutar pela sobrevivência do mundo.

    Os uivos insanos da divulgação manipulada de fatos e ideias anti-Rússia e anti-China vêm atingindo nível ensurdecedor, especialmente na Ásia. Os meios de comunicação ocidentais disseminam mentiras, de maneira ostensiva, tanto pelos seus próprios veículos como também por suas afiliadas nos estados que as hospedam e que são, na sua maioria, propriedade de grandes empresas.

    Agora, Rússia e China estão sendo vilipendiadas, insultadas abertamente e responsabilizadas pelo aumento das tensões na região da Ásia e do Pacífico, e também pela escalada militarista. Toda a máquina de divulgação do ocidente está agora trabalhando para demonizar China, Rússia e qualquer outro país independente que a máquina considera oponente.

    O ocidente está levando o mundo à guerra e a todas essas consequências. Só com muito esforço, para não ver isso. Na frente das câmeras de televisão, desfilam políticos, um após o outro, jurando fidelidade ao capitalismo, ao modo de vida ocidental, ao regime, ou simplesmente ao império. Todos esses discursos inflamados e depreciativos contra os que consideram “inimigos” são vergonhosos e transparentes, mas ninguém ri deles, nem na América do Norte nem na Europa, pois já estão virando norma.

    A coisa pode levar a uma guerra mundial, alertam muitos, para os quais o ocidente perdeu completamente o controle e está pronto a promover um banho de sangue planetário, mais uma vez. Há um quarto de século, as aparências indicavam que, com a quebra do bloco do leste europeu, e com a China aparentemente seguindo curso cada vez mais capitalista, o ocidente teria conseguido finalmente aquilo pelo qual lutou durante séculos: total e absoluto controle do planeta inteiro.

    Mas recentemente, alguma coisa deu errado nos planos ocidentais. A América Latina cresceu, e a maior parte dela se libertou, abandonando a Doutrina Monroe. A China começou a implantar reformas socialistas nos serviços médicos, culturais, educacionais e em muitas outras esferas. Já a Rússia, não se deixou intimidar ou humilhar, lembrando tanto à Europa quanto aos EUA que ainda é forte como sempre foi e não será pisada e humilhada como aconteceu antes, nos governos de Gorbachev e Yeltsin.

    Irã e Coréia do Norte (que jamais atacaram país algum, na história moderna) perceberam que a única maneira de não serem reduzidos a pó e sobreviver é ter e desenvolver capacidade nuclear. Assim, todas essas nações, e são várias na América Latina, além de China, Rússia e Irã, decidiram juntar forças e dizer: “nunca mais”.

    Nunca mais permitir que o mundo desça ao horror do colonialismo ocidental.

    O sonho dourado do ocidente, de um mundo sem regras e sem oposição, começa a desvanecer-se no ar. Será que o ocidente se arriscará a destruir o planeta, só porque não será ele o único dono

    Em 31 de maio de 2014, a agência de notícias Canadian CBC News noticiou que “Stephen Harper atacou Vladimir Putin e o mal do comunismo”, referindo-se ao “longo discurso inaugural” que o Primeiro Ministro canadense de direita proferiu em evento para angariar fundos em Toronto. A linguagem do discurso “lembra o auge da Guerra Fria”.

    O presidente dos Estados Unidos, de longe o país mais agressivo na Terra, grotescamente prometeu “parar a agressão” da Rússia e da China, dois países que não invadiram nenhum outro país nas últimas décadas.

    Em discurso cuidadosamente pensado para provocar a China, o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, falou mais como delinquente, que como autoridade de estado: “os Estados Unidos não desviarão o olhar, quando princípios fundamentais da ordem internacional estão sendo desafiados”.

    Continua em http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2014/06/o-inimigo-interno-se-querem-cutucar-o.html

  9. Os States estão indo para as bocas dos Ursos Panda e Misha simultaneamente., Seus especialistas militares, havidos por mostrarem músculos para uma exibição patética de força, ainda vão destruir seu pais com essa vaidade, esse espirito de grandeza. Hoje a força dos Yankes reside mais em suas FAs, que em sua economia, cada vez menos importante para os destinos do mundo. Muitas frentes significa enfraquecer não só sua combalida economia, mas também se ariscar a perder essa sua força vital cada vez mais tênue em domínio no mundo. Hoje a força econômica esta mudando de lado e com ela a força mecânica e tecnológica. Manter a dianteira significará estratégias mais realistas e menos arrogantes frente a um estado economicamente cada vez mais fraco. Podem estar dando mais um tiro no próprio pé.

  10. Deagol
    8 de junho de 2014 at 17:58

    Podem! Mas para fazer o que?

    Navios russos tem menor capacidade de ataque contra alvos terrestres, não possuem porta aviões ou bases aéreas na região para darem cobertura, poucas aeronaves de reabastecimento e intelingência eletrônica e uma frota de submarinos muito menor e mais antiga.

    Sem um objetivo definido e uma boa estratégia é melhor eles ficarem em casa. ==== Nobrte amigo, o q vai acontecer , já é do conheci/ geral do planet, em deze./2014 até junho de 2015, Os Rússos e Sinos vão , juntos, abris um canal sem na Nicaraga e bases desses paises por 100 anos…tanto no lado do Atlantico qto do Pacifico, sem falar em Cuba e Venezuela, Equador… e tendo Bases tem , claro suporte > p td e Vympel1274
    8 de junho de 2014 at 23:57

    Para quem acha que o referido vetor é obsoleto, leiam:

    http://www.planobrazil.com/reflexoes-sobre-a-defesa-nacional-defesa-do-mar-territorial-e-zona-economica-exclusiva-parte-3-de-4/

    http://en.wikipedia.org/wiki/Kh-22

    Devidamente repotencializado e não operando isoladamente (como nunca seria em uma ação real), dá pra imaginar o dano causado, ainda mais em um mar restrito como o mar negro…

    Um ataque a um CVBG nunca seria isolado, mas sim uma conjugação de meios, tanto marítimos, terrestres e aéreos (guerra eletrônica, misseis, satélites). Os soviéticos e, atualmente os russos são mais que especialistas mundiais nesta matéria, pois passaram décadas desenvolvendo sistemas para vencer o AEGIS e seus mísseis integrados. Não se surpreendam se o que aconteceu ao navio americano USSCook for verdade (embora não se tenha como comprovar o que realmente houve), pois eles desenvolvem sistemas com essa finalidade á décadas.

    Pessoas que subestimam ou fazem pouco da Rússia normalmente quebram a cara, que o diga Napoleão e Hitler…..

    “Apresento ao inimigo as minhas forças como se de fraquezas se tratassem, ao mesmo tempo em que transformo as suas forças em fraquezas, e busco onde mais fraco ele será.Oculto os meus rastros para que ninguém me veja e conservo-me calado para que ninguém me ouça.”
    Sun Tzu
    Responder qlq tipo de operação de atke e ou defesa.. ;-D

  11. Deagol
    8 de junho de 2014 at 17:58

    Podem! Mas para fazer o que?

    Navios russos tem menor capacidade de ataque contra alvos terrestres, não possuem porta aviões ou bases aéreas na região para darem cobertura, poucas aeronaves de reabastecimento e intelingência eletrônica e uma frota de submarinos muito menor e mais antiga.

    Sem um objetivo definido e uma boa estratégia é melhor eles ficarem em casa.
    Sim, entretanto nobre amigo, os Russos e sinos, poderão ter bases tanto na Nicaragua, no se mar no Pacifico qto no Atlantico; qdo iniciarem à construção do canal por 100 anos, á presenças dos msm na AV e AS..Aliás, a armada Russa e apta e capaz de fazer frente , atual/, a marinha iankssQuem viver verá.Sds.

    • Caro colega

      “Aliás, a armada Russa e apta e capaz de fazer frente , atual/, a marinha iankss”

      Nada poderia estar mais longe da verdade.

      Só em submarinos nucleares a armada americana é duas ou três vezes superior russa e em porta aviões os EUA são dez vezes mais poderosos.
      Navios Aegis russos nem existem, e embarcações com capacidade anti-aérea os americanos tem em maior número. Capacidade ASW americana também superior.

      Me desculpe mas a armada russa não tem um um quinto da capacidade da marinha americana.Única vantagem que vejo para os russos é a maior quantidade de mísseis supersônicos anti-navio, mas os EUA já treinam contra eles a mais de 40 anos e estão preparados para se defender.

      E colocar navios russos sem cobertura aérea dentro do alcance da USAF seria o maior erro estratégico do mundo.

      “”Aliás, a armada Russa e apta e capaz de fazer frente , atual/, a marinha iankss”

      Sem ofensa, mas gostaria de entender de onde surgem informações tão distantes da realidade.

    • Caro giancarlos argus dos anjos vieira

      “..Aliás, a armada Russa e apta e capaz de fazer frente , atual/, a marinha iankssQuem viver verá.Sds.”

      Não quer contraria-lo mas aconselho a pesquisar bem sobre assunto,
      Verá que afirmação é bastante contestável.

      Respeitosamente

Comentários não permitidos.