EUA dão prazo de um mês para Putin mudar sua política na Ucrânia

Obama e Cameron nesta quinta-feira. / SAUL LOEB (AFP)

A comemoração do desembarque da Normandia, da qual participarão nesta sexta os líderes dos países aliados, incluindo a Rússia, e da potência derrotada, a Alemanha, deveria ser uma celebração da unidade transatlântica. Mas o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pisará com um gosto amargo nas praias aonde 70 anos atrás milhares de jovens deram a vida pela libertação do continente.

Atacado em Washington pela troca de um soldado prisioneiro de guerra por cinco talibãs, Obama conclui um giro de uma semana no qual tropeçou de novo na complexidade da Europa.

As iniciativas do presidente, durante a viagem para Varsóvia, Bruxelas e França, para reforçar a presença militar no flanco oriental da OTAN e para aumentar a pressão sobre o presidente russo, Vladimir Putin, toparam com a incompreensão tanto do lado oeste como do lado leste da União Europeia.

Em entrevista coletiva em Bruxelas, o presidente dos EUA e o primeiro ministro britânico David Cameron, buscaram projetar nesta quinta uma imagem de unidade. Ambos concederam um mês para que Putin reconheça o novo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, impeça o contrabando de armamento pela fronteira russo-ucraniana e deixe de apoiar os milicianos pró-russos deste país.

“Veremos o que fará o senhor Putin nas próximas duas, três, quatro semanas. Se adotar estas medidas, então é possível que comecemos a reconstruir a confiança entre a Rússia e seus vizinhos e a Europa”, disse Obama. Caso contrário, adicionou, chegará a hora de impor sanções a setores chave da economia.

Para os países da Europa central e oriental, inquietos pelo novo nacionalismo russo que se manifestou na Ucrânia, as propostas de Obama são demasiado tímidas. Os aliados da Europa ocidental, que não sentem a ameaça direta de Moscou, se desobrigam dos pedidos dos EUA para aumentar o gasto com defesa, contribuir com maior presença militar na Polônia e nos países bálticos e preparar-se para reforçar as sanções a Putin se, como sustentam europeus e norte-americanos, persistir a “inaceitável interferência” nos assuntos internos da Ucrânia.

A complexidade europeia entrou em cena esta noite em Paris e paira sobre o encontro dos chefes de Estado e de Governo aliados (aliados da Segunda Guerra Mundial) nesta sexta na Normandia. Na quarta e na quinta, em Bruxelas, o G7 – o grupo de países mais industrializados do mundo – organizou uma cúpula da qual, pela primeira vez em 17 anos, exclui Putin.

Mas nas horas seguintes, em Paris e na Normandia, alguns dos mesmos líderes do G7 – Cameron, a chanceler Angela Merkel e o presidente francês François Hollande – reuniram-se cara a cara com Putin. Hollande o recebeu na noite desta quinta no Palácio dos Campos Elíseos, na mesma noite em que teve de arranjar sua agenda para encontrar Obama em um restaurante em Paris.

A noite dos dois jantares tem algo de burlesco ou de comédia, mas também serve como lição prática para o presidente dos EUA sobre o quebra-cabeças europeu e as ambigüidades dos países mais influentes da UE, aliados dos EUA na hora de impor sanções a Putin, mas também com grandes interesses econômicos e financeiros na Rússia.

No jantar com Hollande em Paris, Obama previa expressar seu desacordo com a venda de navios de guerra franceses Mistral para a Rússia, e o treinamento de 400 marinheiros russos. Hollande replicou que as atuais sanções não afetam este contrato e pressiona Obama para que freie as investigações do Departamento de Justiça dos EUA ao banco BNP Paribas por violar sanções dos EUA a países como o Irã, Sudão e cuba.

A multa ao BNP Paribas, de até 10 bilhões de dólares (22,63 bilhões de reais), “poderia tem conseqüências econômicas e financeiras por toda a zona do euro”, de acordo com o presidente francês. O ministro francês de Finanças, Michel Sapin, avisou que a disputa afetará as negociações sobre o tratado de livre comércio, que enfrente resistências na UE e no congresso dos EUA.

O giro de Obama pela Europa coincidiu com o anúncio de que a promotoria federal da Alemanha investigará as escutas que a CIA (a agência de espionagem dos EUA) realizou na chanceler Merkel, um assunto que complicou a relação bilateral e feriu a confiança entre Obama e Merkel, segundo admitiu o primeiro.

Nada é fácil para Obama em um clube de 28 sócios, em um continente dividido há 25 anos, em uma cidade, Bruxelas, aonde os presidentes dos EUA nunca se sentiram confortáveis. “Às vezes me confundo com a Comissão Europeia, o Conselho e o Parlamento”, confessou em uma entrevista coletiva junto com Cameron. “Bem vindo ao clube”, sorriu o britânico.

Fonte: El País

43 Comentários

  1. Ultimamente o Obama anda muito petulante, ameaça, exige, dá ultimato, está um verdadeiro fanfarrão, quero ver se a Europa vai agir com essa empolgação toda que ele tenta passar.

  2. Por mais que as ações de Putin sejam deploráveis no que tange aincitar o separatismo na Ucrânia, cada vez mais Obama mostra sua total falta de habilidade em temas de política externa. Dar um ultimato para alguém que já mostrou mais de uma dezena de vezes que não respeita ultimatos? cada vez mais Obama mostra ser aquilo que é, um Jimmy Carter que deu “certo” para azar dos EUA e do mundo ocidental. Outros presidentes, sejam eles republicanos (Nixon, Reagan), sejam eles democratas (Kennedy, Clinton) teriam sido bem mais hábeis na condução dessa crise.

  3. isso tudo prova que a europa depois da segunda guerra mundial é um protetorado yanke

    todos querendo pular fora do barco furado anglosionista mas sem forças para tal e com muitos políticos fantoches espalhados

    o futuro a deus pertence mas essas reuniões com o líder russo pode se conversar muita coisa diferente do que a brincadeira do telefone sem fio que os yankes fazem

    a informação passada pode ser outra bem diferente quando chegar aos ouvidos dos russos

    • “isso tudo prova que a europa depois da segunda guerra mundial é um protetorado yanke”

      Claro que um protetorado.

      Você não sabia que a União Soviética dominou à força vários países e assassinou, prendeu e escravizou 50 milhões de pessoas?
      E que muita gente morreu tentando fugir de lá para viver no mundo ocidental.

      Sorte deles que havia os Estados Unidos para ajuda-los, caso contrário, a Rússia poderia ter dominado a europa interia e assassinado mais algumas dezenas de milhões de pessoas.

      A Rússia matou mais seres humanos do os EUA já mataram em todas as suas guerras juntas desde 1776 quando o país foi fundado.

      A Rússia é o segundo país mais assassino da história da humanidade, perdendo apenas para a china. E Putin representa os mesmos ideais de superpotência e toma atitudes semelhantes aos criminosos e corruptos que dominaram a URSS. É normal que fiquem com medo.

      Sorte da Europa ter sido um “protetorado yanke” senão estariam completamente falidos, pobres e aafundados na corrupção como todos os países “aliados” da Rússia.
      Além de tudo se não fosse os EUA não haveria dinheiro para ajudar os russos quando a União Soviética faliu.

      Se você de um exemplo de país que queira pular fora da OTAN e não tenha permissão para isso…

      “muitos políticos fantoches espalhados ”

      Um cara que defende a URSS, despotismo corrupto russo e ditadura corrupta chinesa, não tem moral nenhuma para chamar os políticos ocidentais de fantaches, embora muitos realmente sejam.

      Putin não é inimigo da Europa, ele só vai cortar seu gás e sua comida e deixa-lo morrer de frio e fome se você não fizer o que ele manda, como nos velhos tempos. É um cara legal, como os antigos ditadores soviéticos.

      Gente boa!

      • deagogó você é um mentiroso .
        primeiro os estados unidos já matou mais do que a russia e china juntos alias ,os yankes já mataram em guerra mais que o império romano e etc etal
        segundo quem é a europa para você ??? deve ser apenas a Alemanha pois a europa ,Portugal espanha, grecia, italia , e por ai vai estão falidas faz tempo

        você é apenas um alemão !!! puxando sardinha para o seu lado ,mas a russia já devolveu a Alemanha oriental
        porque então a sua vaca sagrada yanke não devolve a Alemanha para os alemães e retiram suas bases de seu território

        sabe por que não devolvem ??? porque tem uma par de frustrados que nem você alemão que já abaixou as ceroulas para os yankes e acostumaram a viver de joelhos

        você é a prova do capaxismo e viralatismo em uma só pessoa

        europa um protetorado ridículo que faz uma força militar de mercenários chamada otan em detrimento do nacionalismo de cada nação

        e outra coisa se você alemão tentar invadir a russia novamente vai tomar ferro ,então aprende a lição não invade pais alheio !!!! aprende
        mas vocês alemão pode tentar se ver livres das bases anglo sionistas do seu território, isso é um direito de qualquer nação,mas não tem força psicológica nem moral para tanto pois a maioria pensa como o deagogó e acabam por conseguir nem dar segurança ao telefone de sua chanceler ,quem dirá retirar as bases americanas sionistas ,perdeu playboi alias cidadaozinho europeu de meia pataca !!!

        um alemão defensor de yanke ,isso é típico da síndrome de Estocolmo ,apenas mais um refém rs

      • Pe de cão

        “primeiro os estados unidos já matou mais do que a russia e china juntos alias ,os yankes já mataram em guerra mais que o império romano e etc ”

        Pesquise as guerras americanas e some o número de mortos e depois compare com as ditaduras comunistas.

        “perdeu playboi ”
        o mesmo direito que você tem de me chamar de playboy eu tenho de chamar você de chinelo.

        E não sou alemão, sou brasileiro com dupla cidadania, tenho orgulho do meu país. Minha família fez parte da história do Brasil moderno.
        Ajudou Brizola e iniciou a reforma agrária aqui no rio Grande do sul.

        E se eu fosse alemão também teria orgulho, pois antepassados meus vieram de lá e a Alemanha é um dos países mais desenvolvidos e ricos do mundo.

        “um alemão defensor de yanke ,isso é típico da síndrome de Estocolmo ,apenas mais um refém rs”

        E um negro indígena defendendo a ditadura e a escravidão. Faz sentido?

  4. Chega provocar nojo, ouvir tamanha prepotência de ambos, espero que estejam bem preparados pro que há de vir, pois na medida que macularem a economia russa, mas eles tenderão e quebrar alianças com o Ocidente e começar a expandir horizontes em prol de alianças independentes. E o Cameron Dias que se cuide, Argentina pode fechar contratos interessantes com a China e Rússia no setor militar depois dessa gafe política.

  5. Hã rã…

    E o Obama pensa que o Putin é alguma quenga derretida ao estilo “Felipe cps”?

    Ta certo…

    Se enxerga Obama…. A Russia tem poder pra transformar os EUA em lixo radioativo….

    • Como se os EUA não tivessem igualmente ogivas nucleares suficientes para transformar a Rússia em um aterro radiotivo? Se liga meu caro que essa tua paixão pelo Vader já te cegou….rs!

      • Caro HMS

        Só lembrando. A Rússia já se destinava a se transformar em um aterro radioativo sozinha. Foi graças a ajuda, técnica e econômica, dos EUA que isso não aconteceu.

        Sds.

      • E eu por acaso falei das ogivas dos EUA?

        Eu apenas disse que a russia tem o suficiente pra fazer um estrago medonho

    • Rafa nao exagera, Russia nao interessa “transformar os EUA em lixo radioativo” pela simples razao que seu seu parceiro China, esta comprando. praticamente 60% ou mais de imoveis, terras, nos EUA. E China na medida que esta se transformando no Senhor proprietario dos EUA nao vai querer ver esses imoveis, terras e outras propriedades transformadas em “lixo radioativo. Os chines estao praticamente comprando tudo que eles pensam ter valor monetario nos EUA, um meio de se verem livres dos trilhoes de dolares em papel moeda que eles posuem.Vao se transformarem no maior latifundiario dos EUA e no maior proprietario de residencias e predios de escritorios, terrenos urbanos, e proprietario das conglomeracoes industriais ianques.Como se ve na medida que China se torna o proprietario dos EUA e sua populacao tem que implorar esses chineses agora seus Senhores, que lhe deem empregos, por salario menor que o salario pago aos chineses na China para trabalho semelhantes, a China vai ter o interesse em conter qualquer belicosidade anti ianque que seu parceiro russo possa manifestar.O engracado e ver familias ianques exigindo que as escolas ensinam Mandarim, lingua oficial chinesa, para seus filhos. Isto ja esta ocorrendo na Inglaterra.

    • “Se enxerga Obama…. A Russia tem poder pra transformar os EUA em lixo radioativo….”

      Mas quem teve o poder de impedir que a rússia se tornasse um monte de lixo radiotivo, na década de 90, foi o dinheiro dos EUA que salvou a vida de milhões de russos.

      “Se enxerga Obama…. A Russia tem poder pra transformar os EUA em lixo radioativo….”
      E mesmo aconteceria com rússia, qual a vantagem?

      Hoje o poder é econômico, cara, e a Rússia é um país dependente da Europa. Putin não vive no mundo da fantasia como vocês, ele sabe muito bem até onde pode ir, ele sabe que sem a EU eles quebram de novo e que a china não vai sustentá-los.

      Para um continente que já superou duas guerras mundiais, vever sem Rússia é fichinha…

      • o problema do deagogó continua o mesmo ,o ser humano não entra em guerra apenas por motivos lógicos ,deagogó
        deagogo cartinha pokemom e jogo uno !!!

        se o obamis continuar a provocar ele pode encontrar sim !! e acabar ganhando uma banana atômica !!!

        mas para o deagogo por poderem se destruir mutuamente isso não é logico acontecer rsrs sabe nada inocente !!!

  6. A pergunta que fica é : quem governa Ucrânia ? Estados Unidos ou UE?

    O mais engraçado ainda é os EUA querendo mandar na Rússia através de intimidação e prazos. Querem que a Rùssia reconheça um governo golpista em 3 meses. Isso é uma brincadeira.

    • Bobsap sua pergunta quem governa Ucrania, Estados Unidos ou Uniao Europeia mostra que voce esta um pouco desinformado. A resposta foi dada antes do golpe que depos o eleito presidente da Republica e impos em seu lugar os fantoches que atualmente estao no poder. A resposta a sua pergunta foi dada pela Secretaria de Estado para Assuntos do Leste Europeu Senhora Victory Nuland, quando disse “”, Yats seria o candidato preferido dos EUA e “fuck the EU”, traduzindo, Foda-se a UE.. Ela pode ser ouvida no YouTube, e so google Nuland “Fuck the EU. Acrescento, que ela, esposa de um dos neoconservadores, que formularam o Project for the New American Century, o projeto politico-economico-militar que visa manter a supremacia dos EUA e prevenir que surja outras nacoes que possa um dia ameacar essa supremacia. Seja Obama, seja Bush, republicano ou democrata, os presidentes dos EUA tem de executar esse projeto.

      • correto jojo união europeia ganhou uma banana ,pois se tiver um entrevero o que mais perde é justamente a união europeia perde a pax ,
        guerra em seu território e tem um deagogózinho alemão cidadaozinho de quinta da união europeia rsrs que apoia os estados unidos cutacar urso para fora da caverna e entrar nas pradarias europeias novamente ,vai ser cego ideológico puxa saco da vaca sagrda yanke assim só la em holiwood

        sera que apoia os gringos apenas pois o governo de Kiev é nazifaci ????
        novamente serão usados apenas para provocar o estopim e a cavalaria yanke volta para ajudar a europa contra os nazistas que saíram do controle e se vacilar luta do lado dos russos ainda pois contra é faca na caveira rsrs

  7. por LUCENA
    .
    .
    (…) “Veremos o que fará o senhor Putin nas próximas duas, três, quatro semanas. Se adotar estas medidas, então é possível que comecemos a reconstruir a confiança entre a Rússia e seus vizinhos e a Europa”,disse Obama. Caso contrário, adicionou, chegará a hora de impor sanções a setores chave da economia.
    (…)

    .
    .
    Tempo é uma coisa que está se esgotando para os europeus,a Rússia está buscando com os chineses e indianos parcerias e novos do Oriente Médio;e assim os russos vão mostrando para os europeus que a russia pode viver modestamente sem os europeus,já o contrário não será tão modesto.
    .
    E que ironia,eles estarem comemorando o triunfo sobre o nazismo;,logo agora em que os europeus e os americnos;buscam no neo-nazismo a mão-de-obra para fazer o trabalhgo sujo no joguete em cima dos russos ás cistas dos ucranianos.

    • por LUCENA
      .
      .
      Acabou o Ouro: Áustria quer uma Auditoria de Suas Reservas de Ouro no Banco da Inglaterra
      .
      A Áustria planeja mandar auditores do Banco da Inglaterra para verificar a existência de reservas de ouro em cofres britânicos.
      .
      (*) fonte: anovaordemmundial.com
      .
      .
      O escritório de contabilidade austríaco vai enviar uma delegação para Londres para avaliar as reservas de ouro do Banco da Inglaterra, segundo a revista austríaca Trend. O tamanho das consequências pode gerar grande pressão publica. Existe uma grande desconfiança por parte dos austríacos em relação às reservas.

      “Eu reconheço o pedido. Qualquer loja é obrigada a fazer um inventário uma vez por ano. É uma forma de se livrar dessas alegações absurdas.”, Ewald Nowotny, gerente do Banco Nacional da Áustria, afirma a Trend.
      .
      A Áustria é dona de 280 toneladas de ouro das quais 17% são guardados dentro do próprio país. Estima-se que outras 150 toneladas estejam guardadas em Londres.
      .
      Nos últimos anos, duvidas acerca da existência e da qualidade do ouro alemão guardado no New York Fed e no banco da Inglaterra foram aumentadas devido ao numero crescente de céticos.
      .
      Em Janeiro o Bundesbank anunciou planos de repatriar grande parte das reservas de ouro até 2020.

      • Esse sumiço do ouro ainda vai dar o que falar. Aliás, vai dar é m…

        Quero ver se a coisa apertar na Ucrânia, escalando o conflito para outros países, quem vai cobrir os títulos emitidos lastreados em ouro que não existe.

        Mais uma bolha a estourar.

      • O Bundesbank foi forcado esperar ate 2020, ou ate o dia que galinha ter dente e pato produzir leite, para ter o ouro depositado em Londres e Nova York, repatriado. Os gringos e os ingleses venderam o ouro que estavam depositados no Banco da Inglaterra e no Fort Knox. EUA. E com China comprando mais de 20.000 toneladas de ouro, e exigindo ouro fisico e nao pedaco de papel dizendo que vale ouro, os ingleses e norte americanos nao estao em condicoes de devolver ouro para Alemanha, nem para Italia, nem para Arabia Saudista nem para outros paises que acreditaram que os criminosos que governam os EUA e Inglaterra iriam cumprir o contrato assinado, e devolver o ouro quando os depositantes assim o desejarem. No way, my friend! We sold your gold and fuck off. Enquanto isto esta ocorrendo, falando-se ate em uso de mafias para assassinarem banqueiroas que renegam suas obrigacoes, o governo do Equador, ou por ignorancia, ou por suborno, esta enviando metade de seu ouro, para o banco que esta mais falido, que qualquer outro, por causa dos derivativos, digo Goldman Sachs. Crime para mim ao nivel de traicao maxima contra os interesses do Equador. Este vai pais vai ter esse ouro de volta no dia de Sao Nunca. Inda bem que nao so equatoiriano.

      • correto lucena quem quer se informar não fica cego ao sistema
        jojo como já diria o saudoso bezerra da silva só quando morcego doar sangue e saci cruzar as pernas rsrs
        espera sentado que de pe cansa !!!

    • Mais de 3.000 companias da Alemanha tem vinculos comerciais com Russia. Eu creio que eles vao ter que sacrificar a vaca gorda Merkel, isto e bota-la fora do poder e colocar um politico que luta pelos ingteresses dessas corporacoes alemans e nao por um pais que falido comon os EUA.

    • Ouviu durante 50 anos, e terminou de cabeça baixa pedindo ajuda.
      Mas infelizmente não aprendeu a lição.

      O poder hoje é econômico, ai que ele vai perder de novo.

      • o deagogó a russia teve um presidente ridículo chamado gobarchove igualzinho ao Fernando entrega tudo saiu privatizando até as cuecas pois achava esse capitalismo o ó do borogodó

        engraçado é ver que a atitude da russia de devolver a Alemanha oriental e suas antigas republicas aos olhos do cidadaozinho europeu de meia pataca isso é visto como derrota !!!!

        na verdade foram humildes em achar que isso bastaria para a paz na região e que ela já é forte sozinha e não precisaria ficar colecionando espólios de guerra !!!

        mas o alemão deagogó acha que isso foi uma derrota rsrs por isso então os yankes vao continuar com bases na Alemanha pois se devolverem seu espólios de guerra isso significara derrota rsrs vai ser vira-lata chucrute assim só la em holiwood rs

      • Pé de Cão

        “engraçado é ver que a atitude da russia de devolver a Alemanha oriental e suas antigas republicas aos olhos do cidadaozinho europeu de meia pataca isso é visto como derrota !!!!”

        Essa foi piada eu já li até hoje!!!!!!!!!!1

        A rússia não devolveu nada!
        Ela se desintegrou humilhantemente e não teve mais poder para mandar em ninguém nem nela mesma!

        E ainda teve que baixar a cabeça e pedir dinheiro e ajuda técnica ao inimigo. Foi um vexame ridículo…

        Não é possível que alguém escreva tanta bobagem!
        você é de longe o pior comentarista da internet

        Nunca apareceu um “amiguinho” seu para te apoiar. Não acha estranho?

        E seus xingamentos gratuitos só provam o seu desespero e seu baixo nível cultural.

        Todos riem de você, não está vendo?
        quando mais você xinga mais se diminui.

    • Ja empurrou o urso fazer alianca com o dragao. E parece, que o Urso esta arrastandoos samurais para essa esfera.Russia esta em formulando acordo para exportacao de petroleo e gaz, com Japao, semelhante ao acordo assinado com China, isto e usando as moedas dessas duas nacoes em transacao, e nao o dolar.

  8. Mas de novo com esse negócio de estabelecer limites em negociação!!!

    Não aprenderam nada com a “linha vermelha” na Síria, que depois virou armadilha diplomática contra os EUA. Não perceberam ainda (ou não querem perceber) que não estão lidando com um país sem recursos ou isolado.

    Já virou perda de tempo tentar entender as nuances da diplomacia dos EUA. Dão um tiro no pé depois do outro

  9. Tem gente que só aprende levando porrada! 🙁

    Quando é que esse cara vai perceber que Rússia não é uma criança, um malandro de rua, uma prostituta de esquina… aos quais ele está acostumado a confrontar, e controlar seus destinos!?

    Política exige DIPLOMACIA”, e ele está sendo completamente anti-diplomático. Na verdade ele está incitando uma guerra! 🙁

    Explico: Se um grupo de traficantes dá ordem para um grupo da polícia (ou a delegacia) se retirar do local… o poder desta, a sua influência em toda sua área de atuação simplesmente “evapora”… ou seja… a fim de manter o respeito, de mostrar que não foge da luta, e de que seus motivos são justos e válidos… a única opção é o confronto!

    Que foi que indicou esse cara pro prêmio Nobel da Paz!???

    Para mim está parecendo mais o “anti-cristo”… se veste bem, fala bem, uniu todo o povo americano, e outros… e agora está “não tão discretamente assim”, armando o tabuleiro para um cataclismo mundial… e eu nunca engoli esse papo de desarmar o povo americano.

    Já está mais que provado que os estados “desarmados” são os que sofrem mais com violências de toda ordem. As nações indígenas americanas que o digam! 🙁

    Alguém tem que dizer pro Obama: “No, you can’t”… e se for o Putin, eu bato palmas! 🙂

    • Caro Mauro, a tempos venho tentando mostrar esse ângulo nesta página mas infelizmente alguns não compreendem minha defesa em favor do Putin ( aliás, de seu atual ministério) pois ele tem demonstrado capacidade ímpar em nossa geração para lidar com o imperialismo norte americano, Síria, Irã, Crimeia( queiram ou não queriam não houve um tiro sequer sendo disparado para mudar o quadro do local proteger a população, e hj a situação por lá já é melhor) entre outras vitórias que seu governo conquistou se defrontando com a política intervencionista e covarde dos EUA, pois me dizer que atacar o Iraque com meio mundo na retaguarda não é covardia ( isso sem contar com a mentira inventada pra invadir) então não sei o que é covardia.
      Mas resumindo, Putin hoje representa o futuro liberal da geopolítica, não por ser totalmente idôneo, mas por saber equilibrar as coisas, ele entende do xadrez da política, e busca não permitir que os EUA se tornem o que tanto almejam, senhores do mundo…já o Obama e Cia ( o sentido de cia ficou ambiguo rsrs) são na minha opinião, amadores brincando de política. Sds

      • arc a maioria entende sim pode ficar tranquilo ,
        quem não entende o que vocês tentam passar ,é aquela turma de vira-latas que também querem que o brasil seja submisso
        de tanga frouxa para os yankes !!!

  10. Esse Obama é um trapalhão e ao invés de conquistar confiança e unidade só está conseguindo dividir tudo e todos. Suas políticas na Síria e agora na Ucrânia são uma verdadeira tragédia quando poderia estar tendo uma melhor unidade com a Russia e isolar militarmente o verdadeiro inimigo… China!
    O Putin deve estar com tanto medo que irá apertar o botão: http://www.eramos6.com.br/wp-content/2010/02/botao-do-foda-se.jpg
    Abraços,

  11. Tanta demora para liberar comentários.. Ta demorando mais de um dia pra liberar comentários. PB deveria rever isso..

    • BobSap estamos cuidando disso, entretanto o site tá recebendo uma grande quantidade de comentários, a equipe de moderação tá fazendo o que pode… rsrsrsrs
      Saudações.

  12. Messiah,

    Eu acho que não deveria ter moderação nos comentários. Quase que todo mundo que comenta aqui são antigos e todos cadastrado. Não vejo o motivo do PB segurar tantos os comentários.

    Os moderadores só liberam os comentários quando podem. As vezes o post fica um dia sem os comentários. E.M. Pinto deveria rever isso.

Comentários não permitidos.