Obama ataca a Rússia e afirma que “os dias dos impérios se foram”

Em Varsóvia, presidente dos EUA alerta para agressões contra aliados e reforça apoio à Ucrânia. “Não aceitaremos a ocupação da Crimeia e a violação da soberania ucraniana.”

Em discurso na capital polonesa, Varsóvia, nesta quarta-feira (04/06), o presidente dos EUA, Barack Obama, desaconselhou a Rússia de agredir qualquer um dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Ele evocou o Artigo 5º do tratado da Otan, segundo o qual quem ataca um dos aliados, ataca a todos. A anexação da península da Crimeia, até então pertencente à Ucrânia, teria mostrado que as nações livres precisam se manter unidas, disse o presidente. “Futuras provocações da Rússia apenas significarão mais isolamento e custos para a Rússia”, afirmou.

“Nações maiores não podem ter permissão de assediar as menores, ou impor sua vontade a ponta de fuzil, com homens mascarados ocupando edifícios. E um golpe de pena jamais legitimará o roubo das terras de um vizinho. Não aceitaremos a ocupação russa da Crimeia e a violação da soberania ucraniana”, anunciou.

Condenando as “táticas obscuras do século 20”, segundo ele empregadas por Moscou, Obama enfatizou que “os dias de impérios e de esferas de influência se foram”. Ele falou protegido por vidro blindado, durante as comemorações dos 25 anos das primeiras eleições parcialmente democráticas na Polônia, em 4 de junho de 1989.

Putin rebate

“Assim como a Lituânia e a Romênia, a Polônia nunca estará sozinha”, prometeu o presidente, mas terá a seu lado os Estados Unidos, como maior potência militar do mundo, e, com a Otan, uma aliança indestrutível.

“Estas não são apenas palavras, são compromissos indissolúveis”, reforçou o político democrata, ressalvando que a força da Aliança Atlântica não se dirige como ameaça a outros países.

A partir da cidade russa de Sochi, no Mar Negro, o presidente Vladimir Putin acompanhou os eventos em Varsóvia. Em entrevista à emissora francesa TF1, ele acusou o governo americano de “falsa virtude”, por sua tentativa de isolar Moscou devido à crise na Ucrânia.

“Quase não temos soldados no exterior, mas há bases militares dos EUA por todo o mundo”, argumentou o chefe do Kremlin. Segundo ele, os americanos “se imiscuem nos assuntos internos deste e daquele país. Desse jeito, é difícil nos acusar de abuso”.

AV/ap/afp

Fonte: DW.DE

20 Comentários

  1. “os dias de impérios e de esferas de influência se foram”

    E ele esta coberto de razão. 😉

    E vamos combinar: discurso feito de dentro de um curralzinho blindado não é a maior prova de aprovação local.

    • mesmo assim um discurso de guerra ,que não passou nem por desapercebido o mundo se encaminha para mais uma guerra e essa sera para ferver o aquecimento global

      temos que continuar o reaparelhamento militar mais rápido do que esta ocorrendo !!!

      produtos de prateleira terão que ser comprados juntos com os de venda da tecnologia intercalados para podermos ter alguma defesa mais forte

      um exemplo que temos é a defesa anti aérea travada por lobistas dos mais variados uma oposição contra a pátria esta ativada em ano de eleição deixando nossa aquisição a conta gotas

  2. Obama é uma decepção. Tudo isso que o Obama disse eles fazem tudo isso e de maneira bem pior. Invadem nações para roubar sua riqueza sob argumento de democracia made in usa. Além disso patrocinam terror apoiando os terroristas na Síria com armas.Fora isso eles interferem nos assuntos de vários países apoiando oposições e instigando revoltas contra o governo. Estão fazendo isso na Venezuela hoje, financiando revoltas e protestos para derrubar o governo.

    Obama é um diabo querendo se tornar Santos.

  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nunca vi tanta hipocrisia num discurso só, nem o Lula conseguiu tamanha proeza rsrsrsr.
    “Nações maiores não podem ter permissão de assediar as menores, ou impor sua vontade a ponta de fuzil.” nem sei o que comentar a respeito disso, Afeganistão, Iraque, Líbia entre outros podem dizer algo a respeito dessa declaração do Barack Osama.
    Putin, Lavrov e Medvedev devem ter rido litros desse discurso. Cada uma que me aparece.

  4. O fato do discurso ter sido em Varsóvia já entrega qual seria a preocupação geral. Afinal, a Polônia ainda não passou pela goela do urso.
    Os russos não são santos, mas o que aconteceu na Ucrânia foi um golpe.
    A união européia foi usada como desculpa para tirar a Ucrânia da influência russa, e quem sabe instalar um escudo anti-mísseis “Coreanovysks” ou “iranianovysks” 🙂
    Depois de tudo, revela-se quem estava por trás da orquestra. Sendo o único cão a ficar bradando.
    Agora, essa de “os dias de império se foram” é piada, né? De novo o Beira-mar acusando o Marcola.

    • Mas os russófilos de plantão vivem bradando que quem levou a melhor foram os russos inocentes… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  5. “não aceitaremos a ocupação da Crimeia”

    sério?

    Mas já falaram ao Obama que a Crimeia já foi ocupada e tomada pelos russos?

    No mais, nem o vaderuxo consegue ser tão falso moralista (e olha que ele se esforça)

    • Isso que é amor não correspondido… rsrsrsrsrsrsrs… coitado do Vader… merece coisa melhor !!!… 🙂

  6. Ele, como grande parte dos yankes, deve ter fumado uma coisinha maldita antes do discurso para fazer tamanha viagem.

  7. Obama diz:
    ““Futuras provocações da Rússia apenas significarão mais isolamento e custos para a Rússia”…

    E a Rússia realiza um acordo com a China de 450 bilhões de dólares…

    Obama diz:
    “Nações maiores não podem ter permissão de assediar as menores, ou impor sua vontade a ponta de fuzil(…)”;
    piada de quem não fez outra coisa neste século XXI (não só ameaçando, mas invadindo e bombardeando)…
    E a Rússia incorpora a Criméia se dar um tiro sequer…

    Moral da história: só dá ouvidos a Obama quem é louco, doente, mercenário ou agente secreto da CIA… Alías, nem estes…
    😉

    • Rsrs, ótimas observações caro Ilya, infelizmente os EUA seguem um caminho perigoso para o mundo, e a Europa só estão do lado deles dada a necessidade (tanto econômica quanto geopolítica). Não sou o tipo que acredito na santidade da Rússia, mas de uns tempos para cá são merecedores de minha admiração por seu modo de lidar com o mundo, e seus países vizinhos, criando alianças, fazendo negócios, etc…mas e os EUA? o que faz a nação democrática? matam, massacram, roubam, devastam entre outras mil ações que divergem dos sermões de liberdade que tanto apregoam, hoje grande parte do mundo está despertando, e já conseguem ver o grilhão do Tio Sam sobre o mundo, só espero que alcancemos a multipolaridade antes que eles dominem tudo. Sds

  8. por LUCENA
    .
    .
    Se houver um nobel para a hipocrisia,Obama é o cara para ele … hahahah
    .
    Olha que essa afirmação já foi dita aqui no PB e o que teve de cabeça de vento sem pedigree que saiu chamando os outros de bolivariano,esquerdistas e petista é impressionante 😀
    .
    Os EUA chamando os outros de imperialista,isso é o fim da picada hahahah…é o estado terminal que faz o moribundo tio Sam ficar assim, a vaca-foi pro brejo e não há previsão de sair ….:)
    .
    .
    (…)Plunct Plact Zum
    Não vai a lugar nenhum!!
    Plunct Plact Zum
    Não vai a lugar nenhum!! (…)

    .
    .
    Que puntênfia !!!!……hahahahah

    .

    • por LUCENA
      .
      .
      SENADOR AMERICANO ADMITE O FRACASSO DOS EUA NA SÍ­RIA.
      .
      O senador John McCain, reconheceu que o presidente sírio, Bashar al-Assad tem feito progressos na luta contra grupos terroristas apoiados pelo exterior, depois de confessar que a política dos EUA na Síria está a fracassando.
      .
      As declarações do senador estadunidense foram durante uma entrevista com o Instituto de Investigação de “Middle East”, quando afirmou que o governo de Damasco em sua luta contra os grupos terroristas, é considerado o vencedor principal da questão síria.

      .
      (*) fonte : [ dinamicaglobal.wordpress.com ]
      .
      .
      (…) Após mais de três anos desde o início do conflito armado na Síria, grupos terroristas, apesar de receber o apoio maciço de vários países estrangeiros, e principalmente dos EUA, não conseguiram atingir a meta de seus patrocinadores, ou seja, terminando acabar com o governo do presidente Al-Assad.
      .
      O Congresso dos EUA também aprovou em diferentes ocasiões o fornecimento de mais armas pelos Estados Unidos para os mercenários na Síria.
      .
      Além disso, os órgãos de inteligência norte americanos alertou que o apoio em armamentos aos grupos armados na Síria aos extremistas que combatiam al Assad está se preparando para lançar ataques contra EUA.(…)

    • Qntas besteiras precisam ser ditas para se tornar um pastel de vento ???… 100… no seu caso, já passou de 1000… 🙂

Comentários não permitidos.