Moscou responderá ao aumento de forças da OTAN perto de suas fronteiras

Russia

A Rússia não irá assistir impassível ao aumento das forças militares da OTAN na Europa Central e Oriental. Ela irá reagir imediatamente em caso de a OTAN assumir esse passo de forma unilateral. Esse aviso foi avançado em Bruxelas pelo representante permanente da Rússia na OTAN, Alexander Glushko.

Esta é sua reação à conferência de dois dias (4 e 5 de junho) dos ministros de defesa da Aliança em Bruxelas. Os diplomatas de carreira, como Alexander Glushko, raramente prestam declarações que não sejam previamente sancionadas pelos mais altos dirigentes do país.

O diplomata russo nem sequer excluiu a possibilidade de saída de Moscou do Ato Fundador OTAN-Rússia. Esse documento foi assinado em 1997. Nele se constatava que a Federação Russa e a OTAN já não se viam como adversários e se regulava todo o âmbito das relações militares.

Glushko recordou que a Rússia não aumentou sua presença militar na região e que cumpre rigorosamente suas obrigações internacionais, incluindo as militares. “A OTAN deve entender que ao trilhar esse caminho dificilmente poderá contar com uma “resposta contida” no estacionamento de forças por parte da Rússia, tal como prevê o Ato Fundador. Mas a escolha não é nossa”, avisou o chefe da missão russa junto da Aliança Atlântica.

Na reunião de Bruxelas são discutidas as “novas ameaças à segurança da OTAN” relacionadas com os acontecimentos na Ucrânia. Na véspera da conferência da OTAN o presidente dos EUA Barack Obama declarou que iria desbloquear um bilhão de dólares adicionais para o reforço da presença militar norte-americana na Europa.

O secretário-geral da OTAN Anders Fogh Rasmussen delineou na generalidade, depois do primeiro dia de reuniões, os acordos entre os ministros dos 28 países desse bloco militar:

“Nós acordámos a continuação do reforço da defesa coletiva da OTAN e a introdução de patrulhamentos adicionais do espaço aéreo e marítimo. Nós acordámos o alargamento dos programas de treinamento e preparação das tropas.”

Isso abrange uma maior presença das marinhas da OTAN no mar Negro e no Báltico. Os responsáveis pelos Ministérios da Defesa do bloco acordaram igualmente o desenvolvimento de novas medidas para o aumento da presença permanente da Aliança, incluindo uma possível criação de novas bases militares. Um pacote de medidas mais concretas para um reforço militar será aprovado na cúpula de setembro da OTAN a realizar no País de Gales.

Até uma grande parte de peritos norte-americanos consideram que a OTAN está usando a situação na Ucrânia para se desenvolver e obter um aumento das despesas militares dos países membros do bloco. Elas estão muito longe dos compromissos assumidos há dez anos de aumentar os orçamentos militares em 2% ao ano.

Todos esses exercícios da OTAN estão sendo associados artificialmente à crise na Ucrânia, diz o antigo vice-secretário do Tesouro da Administração Reagan e presidente do Instituto de Economia Política, Paul Craig Roberts. A “rotação das crises” em diferentes regiões é necessária aos Estados Unidos para que não desapareça o pretexto para os investimentos no gigantesco complexo de segurança e de poderio militar da OTAN e do Pentágono.

Isso se assemelha à manobra de um charlatão que infesta a cidade de percevejos para vender inseticidas aos habitantes. Washington primeiro “infestou” Kiev de protestos, depois financiou o golpe de Estado, colocou esta camarilha no poder e agora colhe os benefícios dos apelos que lhe são dirigidos para “salvar a Europa Oriental”. Esse reinício de uma guerra fria é extremamente perigoso. Isso irá fazer desmoronar todo o sistema de estabilidade dos últimos 30 anos, considera Roberts:

“O objetivo inicial da OTAN era a segurança da Europa contra uma invasão da URSS. Mas com o desmembramento da URSS essa ameaça desapareceu e a organização deveria ter sido extinta. Em vez disso, Washington ficou à mercê da influência de uma ideologia neoconservadora, que afirmava ter a queda da URSS dado aos EUA o direito à hegemonia mundial. A OTAN foi transformada na sua ferramenta principal. Por isso, no século XXI, nós vemos a OTAN fazendo a guerra no Afeganistão e derrubando o governo na Líbia. Vemos a OTAN aglutinando antigas parcelas da União Soviética ou se preparando para o fazer. Estou falando da Ucrânia e da Geórgia.”

A Rússia realiza, de 27 de maio a 5 de junho, exercícios planejados da sua Região Militar Ocidental. Ela faz fronteira com os países bálticos e a Polônia. Entre outras, neles participa uma unidade de mísseis equipada com o sistema tático de mísseis Iskander-M e a aviação de longo alcance. A Rússia considera o equipamento das suas forças com o novo sistema Iskander-M, com meios de combate contra a defesa antimíssil (DAM) como uma resposta equivalente à possível instalação da DAM norte-americana na Europa.


Fonte: Voz da Rússia

30 Comentários

    • Tá todo mundo faturando BobSap! Seja o Complexo Industrial Militar dos EUA, seja as empresas russas de material bélico.

  1. Os EUA jogam um jogo bem perigoso, vestem-se de New Hitler para trazer outra era de caos e morte no mundo, com o pretexto da ordem, propagam a desordem, inimizade e morte aos países que sejam contra sua coleira cultural e econômica.
    Sinceramente, esse caminho será desastroso, dada a postura de muitos países contra essa imposição norte americana, e a Rússia aumentará juntamente com a China e países afins, seu poderio bélico para se defender, e guerras no tabuleiro econômico irão acontecer, os EUA encurtam sua hegemonia com essas burrices, eu achava que era Barack Osama, mas dada suas ultimas posturas, o nomeio Adolf Obama.

    • Desculpa Ark Royal mas as vezes eu acho que isso tudo é ensaiado, jogo de cena. Dos dois lados do Atlântico, do CIM dos EUA às grande empresas produtoras de armamentos russas, passando pelos conglomerados europeus de defesa, tá todo mundo faturando alto!

    • Caro ARC!

      O problema é que não sabemos os jogos sujos que Rússia e China fazem na Ásia, na África e leste europeu.

      Não temos informações suficientes para julgar! Você e eu também somos manipulados pela mídia e não percebemos.

      Não conhecemos a verdadeira realidade de cada país. Tenho muitos amigos no exterior e o pensamento deles é completamente diferente do nosso.

      Embora não concordemos e tenhamos pontos de vista diferentes eu respeito sua opinião. Não só pelo que escreve mais também por saber ouvir! Discorda de mim mas ouve e pensa, não tem obrigação de concordar comigo, também estou errado as vezes.

      Se brigarmos, não leve a mal. Isso é só debate de internet, tenho certeza que seríamos grandes amigos pessoalmente.

      Grande Abraço!

      • Estamos num mundo de loucos Deagol, rsrs, sei que todos os países desse mundo tem suas putrefações a esconder (principalmente o nosso país). Mas quanto as discordâncias acho normal, o equilíbrio ocorre quando há pesos em extremos diferentes, e estamos aqui pra isso, expor nossas crenças, explanar perspectivas (até porque imagina se esta página fosse composta só de russófilos ou americanófilos, seria um pórri), vc diverge da minha opinião e eu da sua e viva a zombaria rsrsrs. Grande abraço.

  2. A Rússia não irá assistir impassível ao aumento das forças militares da OTAN na Europa Central e Oriental. Ela irá reagir imediatamente em caso de a OTAN assumir esse passo de forma unilateral. Esse aviso foi avançado em Bruxelas pelo representante permanente da Rússia na OTAN, Alexander Glushko. ===== Isso vai acabar em Mlerda…Sds.

  3. Se o adversário te puxa, você o empurra, se ele o empurra você o puxa. ( Shintai – técnica do Judô de movimento sobre o tatame, com as minhas palavras).

    Se a OTAN e os EUA querem fazer mais bases militares, então as faça aos montes, e aumentem os gastos bélicos até o ponto de não poderem sustenta-los.

    Vou vender meus cinco dólares, logo não valerá muito.

  4. o mundo em direção a terceira guerra mundial e o bisonho acha que isso é um jogo de cena rsrs

    nem vou zoar esse tiraleite vai que é doença rsrs

    • “o mundo em direção a terceira guerra mundial” (Sic)

      E quem vai apertar o botão primeiro? Obama ou Putin? E quem está por trás, os Sionistas, os iluminatis ou os Bildebergers?

      A coisa está tão feia que estão dando trinta reais de bolsa-trollagem para qualquer ir para uma Lan House ficar postando besteiras por aqui. Ou seria falta de escrúpulos do ParTido, o que não me surpreenderia já que o presidente nacional é um bolchevique stalinista e o presidente emérito é um caudilho vaidoso, amoral e messiânico

      • deixa de ser ingênuo senhor sionista . alias eu percebo que seu medo é esse pois estados unidos ocupados com potencias verdadeiras
        o mundo pode acontecer qualquer coisa !!!!!

        o engraçado é que o sionista por estar amiguinho dos yankes junto com os nazifaci acha que esta tudo bem

        quando o bicho pegar entraram em guerra entre vocês mesmos
        olha os aliados dos estados unidos israel ,enquanto os estados unidos ajudam os nazistas rsrs acorda sionista tudo pode acontecer

        conchinha de retalhos que um não gosta do outro ,quem mais vai perder sera o seu isruel putenfia esse pais tem um prazo de validade e você ao apoiar a politica americana de levantar o nazismo na europa so faz diminuir o tempo do isruel putenfia

        acorda sionista !!!

        quem desacredita é o primeiro a ser deitado rsrs

      • Rindo com seu, vai lá, comentário, onde você mostra a tal geopolítica do cachorro e do rabo, já que tudo o que você faz é correr atrás do próprio rabo meu caro Pé de Cão!…rs!

        E o seu português então? Certamente é culpa da tal “educação inclusiva”. Como eu disse, estão dando 30 reais de bolsa trollagem para qualquer um….rs!

      • rsrs mesmo discurso de pipoca de sempre !!!!

        só faltou uma musiquinha aquele do balão magico que você canta rsrs

        pelo menos ela é do saudoso Raul seixas

        como é mesmo ???? pluft plaft zum quando começar não sobrara nenhum !!!!! boa viagem para ser comida de minhoca rsrs

      • Comentário patético do cãozinho… rsrsrsrss… patético não, PASTELTICO DE VENTO… 🙂

  5. O tanque da foto possui uma lanterna de infravermelho do lado direito do canhão. Visão noturna da década de 60, até os nossos leopard 1a5 estão melhor equipados.
    Chega a ser covardia usar Leopard 2 e Abrams contra eles.

    • por LUCENA
      .
      .
      Que tal você pilotar um Abrams da army e mostrar para eles( os tanques ultrapassados ) a sua covardia garotinho …rsrsr..

      • Mais um comentário inútil!
        Feito por alguém que não entende nada de guerra e só tem coragem escondido atrás de um computador.

        Sou mais homem que você!!!!

        E o tanque da foto é um T-72B2 com lanterna de infravermelho ultrapassada.Tecnologia dos anos 60.
        Muito inferior a qualquer modelo da OTAN.

        Essa é a realidade da maior parte do exército russo. Como você não entende nada não consegue reconhecer isso!

        Seu comentário patético como sempre.

      • kkk deagogó perdendo a linha .
        deagol sem maldade mas você é fraquinho pois acha que exércitos se resumem em

        JOGO UNO em que a característica das cartas se vence alguma coisa ,POKEMON é sua participação

        doutrina !!! emprego !!! e por ai vai você desconhece totalmente e acredita apenas nas definições que o vendedor te passa esta mocorongando como sempre

      • Como sempre ninguém entende o que você escreve.
        Que esses tanques são obsoletos em sistemas e blindagem são sim! Brilham no escuro, só isso….

        E os canhões de 55 calibres tem metade do alcance dos americanos de 44 calibres, é tecnologia russa se mostrando ultrapassada como sempre.

        Doutrina? essa é parte mais engraçada, nessa área que a OTAN vencem os russos fácil.

        Como sempre a rússia 20 anos atrás! Nesse caso 30, que surra vão levar.

        Pena que você como sempre você não tem a menor ideia do que está falando e parte para as ofensas! Nem sabe o que é uma lanterna de infravermelho.

        Como eu disse antes, você é uma comédia…..

        Fica brabinho , fica! para eu rir bastante. kkkkkkkkkk!!!!!!!!

      • Esse é um dos modelos de tanque mais masacrado em combate.

        “e acredita apenas nas definições que o vendedor te passa esta ”

        Mais grande erro seu. Não tem nada a ver “definições que o vendedor te passa ”

        Se trata de duas tecnologias diferentes: Imagem térmica passiva, dos anos 2000 ou 2010, contra lanternas de infravermelho ativo da década de 60.

        Quem é burro de usar um sistema de infravermelho ativo na seguna década do século XXI?
        Só podem combater de dia, pois a noite brilham no escuro. Para qualquer um que posua equipamento imagem de luz infravermelha (que todo mundo tem) esses tanques brilham como lâmpadas de centenas watts.
        Qualquer veículo, helicóptero, avião ou soldado da OTAN ou de qualquer país enxerga essas lanternas à dezenas de quilômetros. Serão alvos extramamente fáceis.

        Pobres soldados russos que lutarem nesses tanques.

        E se você entendesse de alguma coisa,nos daria expicações sensatas para mostrar que sabe mais e tem educação, ao invés disso só xinga todo mundo como um legítimo desesperado.

      • A bolsa trollagem dada ao lucenático pastel de vento deve estar mixando… assim como seus comentários inúteis… verdadeiro PASTEL DE VENTO… e tem cachorro que come e acha delicioso… 🙂

  6. por LUCENA
    .
    .
    Toda vez que existe problemas graves na Europa ou nos EUA,os caras pitam a cara e afiam as seus machadinhos de Guerra. 😉
    .
    O velho estilo Romano,aquele do final do império romano,a famosa dobradinha ” circo com pão ” para a massa ! … .. ” os leões estão famintos,solte-os para cima dos bárbaros ( muçulmanos ) …. !!!! … a turba tem que ser distraída !!!

    • Como diz o amigo Tireless: “comentário de geopolítica equivalente a uma iguaria sem recheio vendida em feiras, onde é preparada em vans, e servida acompanhada de caldo de cana”… 🙂

Comentários não permitidos.