Força do dólar está passando

Os primeiros foram Moscou e Pequim. Agora, são Pequim e Tóquio. A China e o Japão acordaram não dar caso do dólar quando se trata de pagamentos recíprocos. Passará pouco tempo e a força antiga da moeda americana, espalhada por todo o mundo, vai cair no abandono, apontam peritos.

A China viu sobrevivências do passado no domínio do dólar nas transações internacionais. Por que razão a segunda economia mundial deve sustentar seu concorrente americano? Em opinião do cientista político americano Michael Klare, diretor do Centro de Estudos sobre a Paz e a Segurança Mundiais, do Hampshire College, Pequim pretende ir ainda mais longe – acabar com a hegemonia da economia americana.

A China e o Japão pretendem trocar ienes japoneses por yuans chineses e vice-versa em mercados de divisas.

Anteriormente, a troca foi feita levando em consideração a cotação das moedas em relação ao dólar. Agora tudo será direto. Como consideram economistas, tal possibilidade irá livrar o Japão e a China das perdas ligadas a oscilações do dólar com que os países deparavam sistematicamente.

Destaque-se que a China começou a preparar-se há muito para passar para os pagamentos com seus parceiros, contornando o dólar. Recentemente, Moscou e Pequim declararam que não querem ver mais a moeda americana em suas transações comerciais. Isso foi acordado entre o banco russo VTB e o Banco Central chinês no quadro de uma visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, à China. Agora, em vez do dólar, a Rússia e a China vão utilizar o rublo e o yuan. O mesmo acordo foi assinado entre Tóquio e Pequim.

Em opinião de analistas, a China nunca se envolverá num assunto que antecipadamente leva à derrota. Pequim calcula suas ações para cem passos para frente. Portanto, os chineses já decidiram em que moeda não vale confiar no futuro… no dólar!

Fonte: Voz da Russia

16 Comentários

  1. A lógica é a de uma cesta de moedas, em que estejam além do dólar o Euro e outras moedas como é o caso do Iene e do Real. E não vejo a substituição do dólar pelo Yuan.

    No mais, é a velha (falta de) qualidade da Voz da Rússia.

    • Amigo, “Força do dólar está passando” é uma afirmação tão verdadeira que os petistas comunas nacionais se matam para carrega-lo aos borbotões NA CUECA… rsrsrsrsrssrsrsrs….

    • Fale isso para o “assessor” do genoino que foi pego com a cueca cheia de verdinhas “made in USA”… 🙂

  2. Tempos novos onde os próprios States terão que fazer o dever de casa para sustentar seus deficts. O mundo deixará de fornecer a sustentação de seus deficts por conta da facilidade da camuflagem deles na ilimitada produção de moeda.

  3. por LUCENA
    .
    .
    Acabou a bonança e a ” lives american “;com isso, o que vai ter de gente querendo desfazer dos títulos do tesouro americano…. rsrsrsr
    .
    Coitada da classe média americana, que vai pagar muito caro .
    .
    A bonança como se conhece nos EUA está com os seus dias contados más, sempre foi assim com todos os império em franca decadência,parece que o fluxo entre a fronteira dos EUA e do México vai ter novidades…. 😉
    .

  4. Eu acredito que esta muito cedo para afirmar que o dólar esta perdendo prestígio, a Voz da Russia é uma agencia muito suspeita para fazer tal afirmação, ainda há muitas nações que temem os EUA e sofrerão muito para abandonar o dólar .

    • Não é questão de temeridade… os EUA seguem sendo uma nação com equilíbrio político, social e econômico e com muita liberdade de ação por parte de quem investe e isso é o que importa qndo alguém pensa em empregar suas economia em outro país… veja o caso dos chineses ricos (os que podem) que investem sem pensar duas vezes, tanto nos EUA como na Austrália e Nova Zelândia porque não querem ficar eternamente subjugados por um estado como o chinês que só tem um partido governando de modo autoritário e controlador… ricos não são tolos… investem onde tem o maior nível de liberdade e a China é a antítese desse tema… os que investiram na China, a algumas décadas não fizeram por necessidade e sim para aproveitar a farta mão de obra escrava que perdura por lá… o ocidente empregou na China o dinheiro que lhe sobrava… agiram como usurários e logo logo começarão a retirar os investimentos e dividendos para reaplicarem em países livres… por isso o Brasil não deve seguir os passo políticos da China e sim do mundo livre ocidental, isso é, se quiser se dar bem… caso contrário, a realidade cubana e venezuelana nos aguarda… saudações…

    • Cesar, meu caro, a todos que pensar como você eu digo acumule muitos dolares que um dia eles terão outro tipo de valorização, fora dos states, como objeto de colecionadores.
      Mas cuidado, como muitos podem ter a mesma ideia até o valor histórico poderá não ser tão significativo.rsrsrsrs

      • Ok Julio Brasileiro, mas quando se dará a queda do dólar ? daqui 5,10,20 anos ?
        Falar é muito fácil, me de fatos reais, que comprovem essa queda a curto ou longo prazo,de me estimativas !

      • antes do lula entrar o dólar passava das casa dos três reais .

        não acumula ele pois pode virar o maior papel higiênico do mundo

        coliformes fecais ele já esta cheio mesmo

      • Mais retóricas vazias caninas… qndo passearem com seus caõzinhos, favor levarem um sacolinha para recolher as cacas que eles costumam falar, quer dizer, fazer… 🙂

Comentários não permitidos.