“Chegou a hora de virar a página da política externa dos EUA e sair dos velhos conflitos” – Obama

O presidente precisou que a saída libertará recursos que permitirão melhor reagir às ameaças terroristas vindas de outras regiões do mundo. Ao mesmo tempo, os peritos consideram que Washington, na realidade, não está interessado numa retirada tão rápida das tropas e que a declaração de Obama é apenas parte do jogo político.

Atualmente, no Afeganistão encontram-se 51 mil soldados estrangeiros, incluindo 32 mil americanos. Segundo o plano de Obama, as suas operações militares ativas deverão terminar até ao fim do ano. Do contingente dos EUA ficarão 9.800 homens e mais 2-3 mil de países da OTAN. Durante 2015, esse pequeno número de militares irá ser reduzido a metade e, em 2016, a zero.

Obama está convencido de que, dentro de dois anos e meio, terá terminada a preparação das forças armadas e da polícia afegãs e de que os próprios afegãos conseguirão manter a ordem no país.

Isso é uma utopia, declara um perito paquistanês, citado pelo jornal Christian Science Monitor. Segundo as previsões dele, o vácuo na esfera da segurança será ocupado por extremistas. Mia Gul Wasiq, analítico de Cabul, tem uma opinião semelhante: “Os americanos não cumpriram a sua missão e não irradicaram o terror no nosso país. Cabul não está preparado para a retirada deles, o seu poder continua a ser fraco. No nosso país acontecerá o mesmo que no Iraque”.

Os americanos não conseguiram assim terminar a formação das forças armadas afegãs, que hoje só poderão ser assim consideradas com grandes reservas, defende Oleg Kulakov, professor da Universidade Militar da Rússia:

“Quanto à sua constituição, número e preparação, elas não correspondem às exigências que se colocam às forças armadas, nem às particularidades do estado afegão. Sendo os pachtuns 60% da população e tendo em conta o seu papel na solução dos problemas políticos, eles estão muito pouco representados nas forças armadas. Estas são constituídas, em 80-90%, de minorias nacionais. Isso cria perspectivas muito duvidosas de cooperação das forças armadas com o estado no futuro”.

Para manter a estabilidade, seria preferível que as forças ocidentais se retirassem gradualmente, e não de forma tão brusca como propõe Obama. Por isso, fica-se com a impressão de que o plano por ele anunciado é uma resposta simétrica à renúncia de Karzai assinar o já preparado Pacto de Segurança, onde estão enunciadas as condições da presença de forças estrangeiras depois de 2014. O pacto faz parte de um acordo mais amplo que abre caminho para a presença praticamente ilimitada das bases militares dos EUA no Afeganistão.

Karzai deixou a assinatura (tal como a negociação das condições de assinatura) para o seu sucessor. E a declaração de Obama é dirigida, de fato, ao novo presidente do Afeganistão. O sentido é claro: se não concordas com a presença eterna de tropas americanas, nos retiraremos imediatamente e ficarás frente a frente com os talibãs.

O vencedor da segunda volta das eleições no Afeganistão: Abdullah Abdullah, não se apressa a comentar as perspectivas da assinatura do Pacto. Ele fez uma série de declarações sobre o Pacto, mas não disse claramente se o irá assinar. Declarações semelhantes foram feitas pelos outros candidatos. Abdullah Abdullah, enquanto diplomata experiente, falou de forma mais cuidadosa.

Hoje, um “grande jogo” acontece em torno dos prazos e condições da presença das tropas americanas. E a declaração de Obama é mais uma jogada nesse jogo. Cabul vai agora responder. E o mais provável é que ela não seja tão comum como a de Washington. Os jogadores de Cabul têm poucas figuras fortes no tabuleiro, mas os políticos afegãos já provaram mais de uma vez que eles são jogadores de xadres bastante habilidosos.

Fonte: Voz da Rússia

12 Comentários

  1. a russia tem problemas com terroristas islâmicos a china também ,os estados unidos também ,mas mesmo assim os yankes armam os terroristas islâmicos da síria ,isso é um tiro no próprio pé
    é capaz de depois da retirada das tropas americanas o governo de cabul peça ajuda da russia e china rsrs

    a politica externa americana esta trocando os pés pelas mãos !! querem sair correndo como fizeram no vietinam e deixar para tras vários pessoas que fizeram parte do esforço de guerra rsrs

    • por LUCENA
      .
      .
      Pé de cão;
      .
      Por muito tempo, os sionistas viviam dizendo que se os persas( Irã ) se tivessem o conhecimento de enriquecer o urânio,os terroristas teriam a bomba atômica.
      .
      Pois é,em parte os sionistas estavam certos só que, a parte que eles esconderam para o publico, que os verdadeiros terroristas sempre estiveram com a tecnologia de ter a bomba atômica a tempo e estes terroristas, tem condições de explodir este planeta mais de uma vez.
      .
      O maior patrocinador e fomentador dos terrorismo e do crime organizado no mudo se chama EUA,é deste a quem eu me refiro,o tio Sam; é o barão do crime organizado no planeta !!!
      .
      Os EUA , facilita todo tipo de transação ao narco trafico e ao terrorismo mundial, utiliza o sistema financeiro controlado em Wall Street que através dos paraísos fiscais, faz a lavagem de dinheiro sujo do crime; basta saber que os principais paraísos fiscais do mundo, ficam é na Europa e Londres é um deles.
      .
      O terrorismo e o narcotráfico tem afinidades,existe elo de ligações e esses paraísos fiscais (os bancos);é um dos pontos de convergência para eles,além da CIA e o MI-6 isso sem falar, do governo da Arábia Saudita.
      .
      Para você ter uma ideia,a bomba tóxica( de Cloro ) que matou dezenas de crianças na Síria,fazia parte do estoque da Líbia,uma parte desse estoque de arma química,caiu em mão da Al-Quaeda quando a OTAN e os EUA destruíram aquele país.
      .
      Uma pequena parte daquele estoque desviado, foi aparecer naquele atentado que vitimou muitas crianças,através das mãos dos mercenários pagos pelo governo saudita.
      .
      Por isso que,a ONU não tem “capacidade” que dizer de onde veio o comando daquele atentado,para não comprometer a OTAN e os EUA e os amigos da Síria.
      .
      A Al-queda sempre combateu ao lado dos EUA,esse papo do tio Sam de dizer que combate a Al-Queda é só conversa fiada para convencer os idiotas ( americanófilos ) e umas cabeças-de-vento no Planobrazil, que o titio Sam é bonzinho para com as criancinhas … 😉

  2. Hoje, um “grande jogo” acontece em torno dos prazos e condições da presença das tropas americanas. E a declaração de Obama é mais uma jogada nesse jogo. Cabul vai agora responder. E o mais provável é que ela não seja tão comum como a de Washington. Os jogadores de Cabul têm poucas figuras fortes no tabuleiro, mas os políticos afegãos já provaram mais de uma vez que eles são jogadores de xadres bastante habilidosos. ==== Q saiam logo o país , e deixem eles resolverem seus problemas internos, q amarre ele por acordos, p se ter um estado laico, e plural, eles saem por uma porta os Telebans entram por outra.Deveriam ter feito um pacto de governso c os mesmos p manter um estado laico, aonde às mulheres tivessem voz ,por nomeações e voto..e iankss go home…p ontem

  3. Só tem uma palavra para descrever o que o grupo que apoia o obamis está tentando impingir a América: TRAIÇÃO !!!… obamis = agente infiltrado…

    • por LUCENA
      .
      .
      Obama; é um agente infiltrado de quem ? …. da esquerda fabiana na resistência … hahhahahaah … ou dos bolivarianos castristas ou quem sabe,ele é um agente petista disfarçado de maçom …. 😀 😀 😀 esses pastugadeiros no PB realmente são hilários … hahahahha

  4. por LUCENA
    .
    .
    .
    A China e a Rússia requer toda atenção da vaca-sagrada,os americanos irão deixar um vaco para trás e que será preenchidas pelas escórias que ajudaram os Tio Sam na sua luta de implantação de terror naquela região.
    .
    Provavelmente,ao sair do Afeganistão é só uma questão de tempo para os talibãs retornarem com o seu estado medieval.
    .
    A vaca-sagrada está sem prumo e ainda patina no atoleiro onde ela foi colocada pela máfia maçônica fascista de onde os falcões fazem os seus ninhos.
    .
    Há muitos americanos que estão preocupado com o destino do seu país como,Paul Craig Roberts,Paul Krugman,Snowdem e tantos outros que através de uma analise mais serena,vêem que a passos largos a sociedade livre americana como conhecemos está parecida com aquelas que são açoitada pelos governos fantoches e ditatoriais que o tio Sam está acostumado em manobrar como uns fantoches
    .
    Que ironia das coisas,o Tio Sam,se tornando vítima da sua própria maldade.
    .
    .
    “(…)os EUA não ficariam imunes contra um ataque, como na I Grande Guerra e na II Grande Guerra. Desta vez, a América pode desaparecer em holocausto nuclear. Se algum dos mundos sobreviver, as pessoas agradecerão que seja Washington a sair de cena. (…)”
    .
    (*) por : Paul Craig Roberts; do texto intitulado; ” O Futuro da América é a Morte ” . [ odiario.info/?p=2597 ]
    .
    .
    .
    Eis um fim trágico e melancólico de um império como nós conhecemos, que vai deixar muitos “cabeças-de-vento”( americanófilos) órfãos suspirando melancolicamente…. patético … 😉
    .
    .

    Talk to me softly
    There’s something in your eyes
    Don’t hang your head in sorrow
    And please don’t cry
    I know how you feel inside
    I’ve been there before
    Somethin’s changin’ inside you
    And don’t you know
    .
    Don’t you cry tonight
    I still love you baby
    Don’t you cry tonight
    Don’t you cry tonight
    There’s a heaven above you baby
    And don’t you cry tonight
    .
    Give me a whisper
    And give me a sigh
    Give me a kiss before you tell me goodbye
    Don’t you take it so hard now
    And please don’t take it so bad
    I’ll still be thinkin’ of you
    And the times we had…baby
    .
    Don’t you cry tonight
    Don’t you cry tonight
    Don’t you cry tonight
    There’s a heaven above you baby
    And don’t you cry tonight
    .
    And please remember that I never lied
    And please remember how I felt inside now honey
    You gotta make it your own way
    But you’ll be alright now sugar
    You’ll feel better tomorrow
    Come the morning light now baby
    .
    Don’t you cry tonight
    Don’t you cry tonight
    Don’t you cry tonight
    There’s a heaven above you baby
    Don’t you cry
    Don’t you ever cry
    Don’t you cry tonight
    Baby maybe someday

    Don’t you cry
    Don’t you ever cry
    Don’t you cry
    Tonight

    (*) deGuns N’ Roses

    • por LUCENA
      .
      .
      Trabalhadores e aposentados são obrigados a pagar falência de Detroit
      .
      O chamado “plano de ajustamento” que a cidade norte-americana de Detroit pretende impor aos aposentados dos serviços públicos depois de ter declarado falência é um misto de privatizações, de ataques a pensões e direitos sociais que está provocando uma onda de indignação e inconformismo.
      .
      (*) Por Mário Ramírez, de Detroit para o Jornalistas sem Fronteiras
      .
      .
      “(…) Detroit, outrora a capital mundial da indústria automobilísitca, enfrenta uma profunda crise, agravada com as repercussões dos problemas bancários de 2008. Nos termos do “plano de ajustamento” apresentado aos aposentados após a declaração de falência das instituições públicas da cidade preveem-se cortes de pensões superiores a 30%, a eliminação dos subsídios de saúde a quem fez descontos para eles durante a vida de trabalho e cortes de 90% em outras coparticipações sociais.(…)”
      .
      .
      (*) fonte: [ vermelho.org.br/noticia/243199-9 ]

    • por LUCENA
      .
      .
      Secretário de Defesa dos EUA anuncia nova página nas relações com Talibãs
      .
      A troca de cinco afegãos, detentos da prisão de Guantánamo, por um sargento norte-americano, Bowe Bergdahl, poderá simbolizar o início de uma nova etapa de relações entre os EUA e o Talibãs, preconizou o chefe do Pentágono, Chuck Hagel.
      L

      .
      .
      (*) fonte: [portuguese.ruvr.ru/ ]
      .
      .
      (…)Comentando os resultados das negociações, Hagel observou que este caso poderia dar início a “uma nova relação” entre os EUA e os talibãs, já que possibilita às partes a vinda de um acordo desejado.
      (…)

Comentários não permitidos.