China sobre ciberespionagem: EUA mentem como no Iraque

O Exército da China rompeu o silêncio sobre as acusações feitas pelos Estados Unidos de ciberespionagem contra cinco de seus membros, e rebateu ao afirmar que Washington falsificou provas como fez com as supostas armas de destruição em massa que justificaram a intervenção militar americana no Iraque, em 2003.

“As supostas provas apresentadas (no caso da espionagem) lembram as da Guerra do Iraque, quando os EUA garantiram que tinham evidências suficientes sobre armas de destruição em massa, mas mais de uma década depois ainda não foram encontradas”, alfinetou em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Geng Yansheng.

Citado pela agência de notícias Xinhua, o porta-voz militar afirmou que os Estados Unidos “têm vantagens únicas em tecnologia de internet e infraestrutura” com as quais demonstrou ser capaz e estar disposto a fabricar falsas provas para justificar suas ações.

Geng acrescentou que os EUA não deram ainda explicações sobre suas próprias redes de espionagem a líderes políticos estrangeiros, empresas e indivíduos, apesar do sistema de vigilância global Prism ter sido divulgado ao mundo há um ano, após as revelações do ex-técnico da CIA Edward Snowden.

“Os EUA não estão em condição de apontar o dedo a ninguém enquanto seus notórios erros continuam sem correção”, destacou o porta-voz, que ressaltou que o governo chinês prepara novas ações em protesto pela acusação a cinco membros do exército chinês de espionagem industrial.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, após anunciar a apresentação de acusações, afirmou que a espionagem chinesa buscava dar vantagens competitivas a empresas estatais do país asiático com a ajuda de uma unidade militar de hackers sediada em Xangai.

Entre as empresas afetadas pela suposta espionagem eletrônica industrial estariam United States Steel, Alcoa, Westinghouse Electric, SolarWorld e Alleghny Tecnologies, dos setores energético, de alumínio e siderúrgico.

Um dia depois destas acusações, em 20 de maio, a China anunciou a ruptura do diálogo bilateral com os EUA em matéria de segurança.

Os cinco militares chineses acusados nos EUA, que estão em território chinês, são Wang Dong (que na internet utilizava o sinônimo “UglyGorilla”), Gu Chunhui (conhecido como “KandyGoo”), Huang Zhenyu, Wen Xinyu e Sun Kailiang, este último com patente de capitão.

Segundo relatório do Centro de Desenvolvimento da internet da China, publicado em 15 de maio, servidores radicados nos EUA foram a origem de um terço dos ataques que 10,9 milhões de computadores sofreram ano passado dentro do território chinês para poderem ser controlados desde o exterior.

EFE

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. a china deu bem na hemorroida americana !!!
    com essas atitudes dos estados unidos contra a china ,essa ultima esta correta em destinar aqueles valores astronômicos em defesa militar !!!

    em pouco tempo ou a china se iguala aos estados unidos ou mais provável vai passar em matéria militar

  2. O Exército da China rompeu o silêncio sobre as acusações feitas pelos Estados Unidos de ciberespionagem contra cinco de seus membros, e rebateu ao afirmar que Washington falsificou provas como fez com as supostas armas de destruição em massa que justificaram a intervenção militar americana no Iraque, em 2003. ======= Um direito de espernear, fogo trocado pelo, jeito doí..imaginem qdo ele verem a cópia dos F-35 construida pelos Chineses, será verdade?…Quem viver verá.Sds.

  3. Isso é uma cosa que gosto nos discursos dos governantes chineses, são diretos, claros e objetivos.
    E realmente, os EUA não tem nada o que reclamar dobre ciberespionagem dada a reciprocidade no assunto, além de como o próprio governo chinês falou, “quem cometou tamanhos erros no passado e até hoje continua impune, não tem que falar nada, são falsificadores de provas.”

  4. por LUCENA
    .
    .
    A credibilidade dos EUA;vale menos do que aquilo que o gato enterra ,,,,, já mentiu em tantas coisas que nem o povo americano, acredita mais no seu governo,um governo pária que se instalou ali.
    .
    .
    .
    *************************
    .
    “Governos dos EUA, Inglaterra e Canadá mentem o tempo todo”
    .
    Greenwald reafirmou que os governos dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra têm coletado informações de países em desenvolvimento movidos por interesses econômicos. “Sem dúvida não estão preocupados com segurança nacional ou terrorismo, como sempre alegam, mas em obter vantagens comerciais para suas empresas”.
    .
    (*)por : Elizângela Araújo/cartamaior
    .
    .
    “(..)Greenwald também afirmou que a NSA tem invadido sistemas de transmissão via cabo, mas que não sabe quais seriam esses sistemas. Questionado sobre a possibilidade de colaboração de empresas brasileiras com a espionagem, o jornalista afirmou que o sistema usado pela NSA é o mesmo usado pela AT&T, que mantém contratos com empresas de telecomunicações de vários países, inclusive brasileiras. O que não dá para afirmar, ponderou, é se essas empresas estão colaborando, mas há a possibilidade de que o estejam fazendo mesmo sem saber. (..)”
    .
    .
    (**) fonte: [ cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/-Governos-dos-EUA-Inglaterra-e-Canada-mentem-o-tempo-todo-/6/29163 ]

  5. “O Exército da China rompeu o silêncio sobre as acusações feitas pelos Estados Unidos de ciberespionagem contra cinco de seus membros, e rebateu ao afirmar que Washington falsificou provas como fez com as supostas armas de destruição em massa que justificaram a intervenção militar americana no Iraque, em 2003.” … UÉ ???… cadê os SABE-TUDOs que afirmavam CATERGORIACAMENTE que os chinas tinham conseguido FACILMENTE hackear os sistemas americanos, e patati, e patata… rsrsrsrsrsrsrsrs… esses melancias são uns pândegos… são desmentidos pelos próprios que defendem com unhas e dentes… 🙂

    • vou traduzir para você zoinho azul , o que os chinas falaram é que os estados unidos não tem moral alguma para cobrar atitudes corretas de nenhum pais desse mundo pois eles são mais sujos do que pau de galinheiro .
      PS. PARA DE JOGAR SUJESTA RSRS

  6. Lembrei do Lula agora em dois momentos magistrais:

    Um quanto a/o repórter insinuou algo sobre a cachaça… e ele rebateu (muito bem, aliás!) que a Rússia tem a Vodka, a Alemanha a Cerveja, e por ai vai… a bebida nacional (de nascença, cultural!) é a cachaça, ele aprecia, e pronto. Fim de papo!

    Noutra oportunidade se falava muito da prostituição infantil, todos os dias, e eu não via a hora de ele dar uma sapatada. Quando uma incauta repórter tentou acuá-lo com esse assunto… “o problema existe no mundo todo, e aqui também, estamos cientes disso, e a polícia federal e órgão responsáveis fazem o que podem a respeito… mas não é pior que as crianças que trabalham, e perdem suas vidas, nas minas de carvão da Europa até hoje! O que você vai escrever sobre isso amanhã!??” (não foi bem isso que ele disse… foi o que eu entendi!) No dia seguinte não tinha manchete sobre prostituição infantil no jornal.

    Diplomacia bacana: seja educado, cortês, polido… é preciso que haja sutilezas, trate apenas de deixá-las óbvias! De nada adianta ser educado demais, se você não consegue passar a mensagem!

    Parabéns à China. Mandou muito bem!

      • Vai ser um sucesso… não irão faltar idiotas úteis para comprar… serão bons calços de mesa, isso é, se o desnível não for muito grande… no máximo umas 8 páginas de mentiras e enganações escrita por algum fefeleche… 🙂

Comentários não permitidos.