Dois terços dos investidores Russos devem apostar no BRICS

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Ernst & Young, 73% dos empresários russos estão planejando investir nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) nos próximos 12 meses. Do total, apenas 6% deles pretendem investir nos mercados desenvolvidos.

Nos próximos anos, a China vai se tornar uma prioridade para os investimentos russos em mercados estrangeiros, revelou o estudo da Ernst & Young intitulado “Barômetro de segurança das empresas: um pouco de sol em água fria” (em russo). Segundo o documento, 40% das empresas indicaram a China como a sua prioridade. Depois da China, vêm os mercados do Brasil e da Índia.

As alterações nas preferências estão relacionadas com a melhoria das relações bilaterais entre a Rússia e a China, que acontece em meio à assinatura de uma série de grandes transações, segundo os autores do documento.

“Mas essa não é uma conjetura de hoje”, explicou ao jornal “RBC Daily” o secretário-executivo da Câmara de Comércio Rússia-China, Serguêi Sanakoev. “Se não levarmos em conta o período de crise, o nosso comércio com a China tem crescido entre 30 a 40% por ano durante as últimas duas décadas. Com a onda de sanções do Ocidente, dá a sensação que a China surge como uma alternativa, mas isso é mais fofoca propagandista do que qualquer outra coisa”, acrescenta.

Na semana passada, a Gazprom assinou um contrato histórico de fornecimento de gás à China e, ao entrar para a lista negra das sanções dos EUA, o empresário Guennádi Timtchenko comprou uma fonte de água na China e não exclui a possibilidade de criar uma empresa local para comercialização da água.

Os investimentos na Índia são também explicados por fatores de mercado. De acordo com a Macquarie Research, desde 2009 que o comércio eletrônico da Índia vem crescendo a uma taxa de 30% por ano, e, em 2015, o seu volume atingirá US$18 bilhões.

Exemplo disso é a maior loja on-line da Índia, a Flipkart, que já atraiu investimentos no montante de US$ 210 milhões de uma comunidade de investidores, cujo principal deles é a fundação DST Global, pertencente ao magnata russo Iúri Milner.

Visão geral

Outro resultado importante obtido no estudo é a atitude geral dos investidores russos. Sessenta e quatro por cento dos entrevistados da Rússia avaliam com otimismo as perspectivas para a economia global, embora 41% dos entrevistados verifiquem um aumento na instabilidade política mundial e 27% falem de um novo abrandamento nos principais mercados emergentes.

Mesmo assim, 53% dos entrevistados estão confiantes na estabilidade do mercado global a curto prazo, enquanto 65% acreditam que o lucro das empresas vai aumentar em um futuro próximo. Além disso, 76% dos participantes do estudo acham que os empréstimos se tornarão mais acessíveis.

“Os resultados desse estudo indicam uma recuperação gradual da confiança das empresas russas nas perspectivas de crescimento econômico como resultado da melhoria do estado tanto da economia mundial, como da economia interna”, explica o sócio da Ernst & Young e chefe de operações dos serviços de consultoria em transações na CEI, Aleksêi Ivanov.

Segundo o especialista, as dificuldades em fazer negócios na Rússia, e que se têm mantido ao longo dos últimos anos, “não só contribuíram para a otimização de custos das empresas, como também estimularam a busca por novas formas que permitam aumentar a rentabilidade”.

Essa confiança permite uma abordagem pragmática ao planejar o desenvolvimento futuro dos negócios, avaliam os autores da pesquisa. Enquanto 60% dos entrevistados consideraram como prioridade a redução dos custos, o aumento da eficiência operacional e a manutenção dos negócios nos níveis atuais, 36% esperam um crescimento nos negócios em breve.

 

Com material dos jornais KommersantRBC Daily

Fonte: Gazeta Russa

19 Comentários

  1. boa noticia !! mais um soco no estomago dos traidores que querem afundar a celac afundar o mercosul o brics e unasul a CPLP e por ai vai

    se o brasil tivesse apenas dependendo da economia colonialista americana os nossas manifestações não seriam em aumentar o salario em 40 por cento e sim estaríamos brigando por empregos e por sobrevivência no mercado mundial

    o brasil tem que fazer uma lei anti terrorista para bloquear o ímpeto de indivíduos traidores em cargo de comando
    exemplo agente da abin dando informações para agentes da CIA ,gostaria de saber como anda essa investigação

    outra é aquele jornal de grande tiragens ajudando a grupos arapongas do texas ,a espio ar a petrobras na argentina

    isso sim merecia uma cpi ,mas como nossa imprensa sionista dominando a mídia não teremos essas noticias ,serão abafadas como sempre ou desvirtuadas

    lei dos médios já !!

    • “se o brasil tivesse apenas dependendo da economia colonialista americana os nossas manifestações não seriam em aumentar o salario em 40 por cento e sim estaríamos brigando por empregos e por sobrevivência no mercado mundial”

      Que besteira! Seremos livres quando investirmos em educaçâo, ciências e tecnologia. E os governistas pararem de roubar a Petrobras e outras empresa públicas.

      CPI para investir a corrupção na Petrobras já!!!! Chega de roubalheira.
      Como é que usam o meu dinheiro para financiar movimento dos sem terra e a compra de refinarias sucateadas?
      Chega de corrupção!

      Cadeia para os petistas corruptos!!!!

      • Cara, vou concordar com você. Mas não se anime muito, vou concordar com quase tudo, menos com aquela parte que você manifesta seu preconceito, pedindo cadeia apenas para os “corruptos petistas”. Aí esta seu erro, eu quero todos os corruptos na cadeia, não só os petistas mas também aqueles que estiveram lá antes deles e ajudaram a manter essa cultura corrupta que existe no país, dando diversas contribuições até no enfraquecimento do sistema legal da justiça. Ou você é tão hipócrita que acredita que corrupção brasileira tem apenas 12 anos?

      • A cadeia deve ser para todos os políticos corruptos de qualquer partido.

        Só mencionei os petistas pq o pé de cão defende que eles não devem ser presos por serem petistas.

      • kkk psdbesta detectado !!!!! deagogó ,sua mascara caiu es um cochinha

        primeiro passadina DA LUCRO !!!
        a petrobras é atacada pela oposição pois querem vendelA PARA OS ESTADOS UNIDOS chevron O AEBRIO NEVER se ganhar volta o assunto internacionalizar a amazonia !!!!

        o governo que mais investe na educação no trabalho nas forças armadas é o governo do PT E NA agricultura e por ai vai

        você coxinha não me convence em nada !!!

        aqui em são Paulo o alkimista do psdb fez a aqua de muitos virar ouro de poucos

        cpi da sabesp já investimento nulo buracos infinitos na rede de agua tratada

        cpi na companhia metropolitana de trens em são Paulo já ,preferiu comprar trens refugos da espanha reformados do que novos

        cpi do rio tiete que pegou empréstimo do banco japonês para não fazer nada !!! alias individar toda geração paulisa por décadas

        tem mais coisa ,mas se fizerem isso aqui em são Paulo a locomotiva volta a funcionar
        fora cupins de aço !!!!

      • “você coxinha não me convence em nada !!!”

        Se alguém te convencesse de alguma coisa você aprenderia algo e pararia de insistir nessas bobagens.

        Sou acionista da Petrobras e as ações desvalorizaram muito durante o governo petista.
        Qualquer um sabe que ela está sendo mal administrada, tanto que a Dilma além de mentir, junto de seus colegas, faz de tudo para evitar uma CPI.

        Quem não deve não teme.

        Quanto ao metro de São Paulo, isso é outro assunto, que os petistas estão usando para evitar a CPI da Petrobras. É pura manipulação política do PT.

      • kk coxinha ,então vamos trocar pelas minha da Telesp rsrs

        faz o seguinte vende elas!!! ,claro que não ,pois espera aumentar depois, especulação apenas isso !!!vende na alta e para de reclamar rs
        investe no tesouro e seja feliz

        mas realmente especulação é bem mais a sua cara !!!

      • Então teu raciocineo é que seremos potencia quando eliminarmos os comunistas do poder e caiarmos nossas escolas não é mesmo.
        Mas que visão limitada heim rsrs.
        Não conseguem progredirem geopoliticamente pois em tudo embutem ideologismos.Desconhecem que a sequela Latina é Colonialista.No norte do continente tiveram colonização expansionista e no sul extrativista.
        O problema não é somente a baixa qualidade da educação e sim a falta da mesma inclusive a moral.
        Em um pais de povo boçal onde se confunde cultura com floclore e educação com escolaridade e onde uma parcela da sociedade não serve a0o Brasil e os interesses dos Brasileiros e sim a suas crenças ideologicas e partidarias.Onde pastas e cargos importantes são rifados a politicos inexcrupulosos e bandidos.
        Então a unica conclusão é que o sistema Republicano Democrata Social Capitalista é na verdade um sistema de castas em beneficio de seletos e achegados.
        Num pais de povo boçal mal educado nada prospera em sentido de unidade sem diretriz ética e comprometimento incondicional unico de igualdade social e justiça verdadeira.
        Então agora as inteligencias girinas começarão a analizar-me como favoravel a ditaduras ou totalitarismos.
        Quando voce mesmo se faz dependente de filosofia externa e é incapaz de criar propria doutrina e usa-la assimetricamente voce mesmo se faz incapaz,dependente e se rotula escravo.
        Quais são as exigencias,os anseios ? São multiplos e variados e jamais sera possivel resolve-los se não se tem diretriz,foco,para elimina-los paulatinamente.
        então royalties do pr-e-sal para educação kkkkk se começarão a surgirem somente apos 2025 ate la nossos estudantes chupam sacolé de jaca no gramado do aterro do Flamengo.
        O problema do Brasil vai muito mais alem do que somente corrupção politica e ladroagens e tambem que fizeram o Brasileiro pensar que por pagar impostos e diga-se de passagem que eles são quase que a metade de nosso PIB que tudo é 0800.
        O problema do Brasil não é o Brasil e sim os Brasileiros e sua mediocridade sanguessuga.

    • Taí, essas ações eu gostaria de ver por aqui. Tem pouquíssimas coisas que aprecio do pais dos yankes, mas uma coisa lá que eu aprecio é a sua legislação forte para punir traidores. Essa é uma das poucas coisas que acho que deveríamos copiar deles. Mas esse tipo de lei aqui não prospera, e eles não apoiam, seriam contra, provavelmente iriam inventar alguma coisa ligada aos direitos humanos, outro artificio que usam para enquadrar e enfraquecer países de cultura humanista fraca como o nosso, usando seus sócios na chantagem do isolamento.

  2. por LUCENA
    .
    .
    Os BRICS vão ter que buscar uma forma de política onde as futuras tratativas comercias entre os parceiros,sejam mais mais audaciosas com por exemplo,o fim do Dollar entre eles na transação comercial e é isso que causa um grande desconforto para Washington e com certeza,eles irão sabotar essa valorosa parceria.
    .
    O BRICS é um risco real para o Dollar como uma moeda franca no comercio internacional.
    .
    Parabéns a todos os integrantes dos BRICS,por serem ousados e destemidos !

    • por LUCENA
      .
      .
      Brasil busca parcerias para enviar sonda a asteroide
      .
      A Agência Espacial Brasileira (AEB) está patrocinando um esforço para buscar suporte para a 1ª Missão Brasileira de Espaço Profundo (Aster).
      .
      O projeto multi-institucional tem como objetivo construir e lançar uma sonda espacial para explorar o asteroide triplo 2001SN263, descoberto em 2008 na região entre Marte e Júpiter.

      .
      .
      (*) fonte: [ inovacaotecnologica.com.br ]
      .
      .
      (…)Na opinião do pesquisador, um dos destaques da sonda Aster será a utilização de propulsores iônicos desenvolvidos no Brasil. (…)

  3. O brics não é contraponto a nada, Carlos… o brics é uma FALÁCIA… e de muito mal gosto… com o brics vamos ganhar o que maria ganhou atrás da horta… 🙂

      • Percebeu? Esse é o milagre da internet, qualquer um de qualquer pais do mundo, que domine idiomas pode se passar por qualquer coisa, mas seu doutrinamento os traem. Mesmo para americanos só os incomuns, com muito treinamento e lavagem cerebral demonstram uma capacidade tão grande para denegrir países alheios, e exaltar o seu.
        Esse, que tem fãs aqui, já ignorei, por perceber seu interesse e sua busca artificial por tornar irrelevante nossos interesses.

Comentários não permitidos.