Diplomacia russa está preocupada com eventual ajuda dos EUA à oposição síria

Mais cedo, os meios de comunicação norte-americanos, citando fontes do governo dos EUA, haviam informado que o presidente Barack Obama estava prestes a aprovar um novo programa de treinos para rebeldes da oposição síria moderada, a fim de combater as forças do governo e os grupos associados à Al-Qaeda.

“Estamos preocupados com a informação de que entre as medidas anunciadas podem constar as como a assistência militar à oposição, o treinamento de militantes do exército sírio e a disposição dos EUA para remover objeções relativas ao fornecimento de sistemas móveis de mísseis antiaéreos para a oposição”, especificou Lavrov.

Enquanto isso, o titular da pasta do Exterior russo destacou a necessidade de não pôr o carro à frente dos bois e esperar que os EUA façam declarações específicas sobre os seus futuros planos na Síria.

Fonte: Voz da Rússia

Haftar: Novo líder nacional da Líbia ou um projeto norte-americano?

 

Homens não identificados balearam a casa do novo primeiro-ministro da Líbia, Ahmed Maiteeq, em Trípoli. “Teve lugar um ataque com foguetes e armas de pequeno porte,” disse um dos assistentes do chefe do gabinete de ministros sob condição de anonimato. No momento do ataque Maiteeq e a sua família estavam em casa, mas não foram feridos.

Poucos dias atrás, o Congresso Geral Nacional da Líbia aprovou um voto de confiança no governo de Maiteeq. A resposta a isso foi imediata. O general aposentado Khalifa Haftar, que começou há mais de uma semana uma operação militar contra grupos de islamistas radicais, recusou-se a reconhecer o novo gabinete.

“O premiê Maiteeq deve sair porque ele não conseguirá devolver a estabilidade ao país e não possui a legitimidade para fazer esse trabalho”, disse Haftar.

Muitos observadores sugerem que uma tal reação do general líbio irá agravar ainda mais a situação no país. Pelo menos, é dificilmente uma coincidência que o ataque à casa do premiê ocorreu passadas apenas poucas horas depois da declaração de Haftar. Em seguida, provavelmente, há que esperar confrontos armados entre forças leais ao general e islamistas. A propósito, esses últimos trouxeram reforços a Tripoli a pedido do chefe do parlamento interino da Líbia Nouri Abusahmain.

No entanto, o analista político líbio Ismail al-Mheishi tem uma opinião diferente:

“Haftar não tem uma força para o apoiar. Mas por enquanto ele se mantêm com a imagem de lutador contra o terrorismo. Obviamente, na Líbia essa causa encontra um apoio bastante grande. Todos sabem perfeitamente que grande influência têm os extremistas no país e que perigo eles são para a região. Mas o problema é que declarações só não bastam para construir a luta contra o terrorismo. Aqui é necessário tomar uma série de medidas. E não só na área da segurança, mas também em áreas como, por exemplo, a educação, a saúde e várias outras”.

No entanto, cada vez mais representantes do governo vêm declarando seu apoio a Haftar. Passaram para seu lado estruturas inteiras do governo, inclusive armadas, bem como vários políticos.

Ao mesmo tempo, não seria bem correto considerar a situação atual na Líbia apenas como um confronto entre islamistas radicais e forças seculares representadas pelos militares, acredita o orientalista russo Semen Bagdasarov. Segundo ele, para compreender a natureza dos atuais acontecimentos, é necessário olhar para trás:

“Durante a guerra da Líbia com o Chade, Haftar foi capturado. Depois, ele viveu durante muito tempo nos Estados Unidos. Como é fácil imaginar, um eminente comandante do exército líbio, muito provavelmente, chamou a atenção de serviços de inteligência dos EUA. Quando em 2011 à Líbia veio a chamada Primavera Árabe, Haftar se fez ouvir. Mas na altura a sua voz era bem fraca. Os norte-americanos precisavam de forças mais radicais e agressivas, que se formaram de grupos islamistas que foram trazidos para a Líbia de todo o mundo. Na altura, esses militantes desempenharam um papel decisivo na derrubada de Muammar Kadhafi. Mas o desenvolvimento da situação que se seguiu parece não ter agradado aos EUA. O separatismo está prosperando no país. Um dos resultados disso foi uma tentativa de Cyrenaica de exportar uma carga de petróleo num petroleiro sob a bandeira da Coreia do Norte, o que aparentemente foi a última gota para os EUA. Os norte-americanos devem se ter perguntado: ora por quê então nós lutamos? Foi depois disso que surgiu a ideia de encontrar alguém conhecido nos círculos militares, destruír os islamistas com a sua ajuda e restaurar a ordem – mesmo que seja de padrão ditatorial”.

O Departamento de Estado refuta alegações de laços com o general líbio e limita-se a repetir os apelos de costume a pôr fim à violência. A respectiva declaração foi feita há alguns dias pela porta-voz oficial da diplomacia norte-americana Jen Psaki. Se os norte-americanos fossem contra as ações de Haftar, a sua retórica teria sido muito mais agressiva.

Curiosamente, o vizinho Egito foi muito reservado na sua reação aos acontecimentos na Líbia. Parecia que Haftar, que declarou como seu objetivo a destruição da Irmandade Muçulmana, deveria ter encontrado apoio no Cairo. Mas la apenas apelaram a por fim à violência.

Assim, a versão de que por trás de Haftar estão os norte-americanos pelo menos têm direito de existir. Se assim for, a questão principal é se os Estados Unidos conseguirão, com o tempo, manter o controle do general líbio em suas mãos? Ou será que na Líbia está começando seu caminho um novo Abdel Fattah al-Sisi?

 

Fonte: Voz da Rússia

21 Comentários

    • por LUCENA
      .
      .
      O Futuro da América é a Morte !
      .
      “O estado policial que está em construção na América da “liberdade e democracia” não tem paralelo na história. Quando os únicos terroristas são farsantes organizados pelo FBI, é evidente que o propósito do estado policial não é proteger os americanos de terroristas muçulmanos. O objetivo é aterrorizar os cidadãos americanos”
      .
      .
      (*) por : Paul Craig Roberts
      .
      .
      “(…) Dizem aos americanos que o “seu” governo não consegue ajudá-los por causa do défice do orçamento e da carga sobre os nossos descendentes. Mas, os americanos veem os biliões que são gastos com os banksters (N.T. – neologismo intraduzível, mistura de banker, banqueiro e gangster, bandido), com as guerras e com a segurança interna. Porque é que um estado policial e mais um ataque a um país muçulmano são mais importantes do que manter os americanos com os seus empregos e as suas casas?
      .
      O 11º aniversário do 11/9 está a menos de um mês. Será que as media prostituídas irão lembrar aos americanos que o governo gastou mais de 6 milhões de milhões de dólares do seu dinheiro em custos futuros incontroláveis e já despendidos nas despesas da invasão e tentativa de ocupação do Afeganistão e do Iraque, tudo isso com o único resultado de enriquecer as administrações e os acionistas do complexo militar securitário, à custa da destruição da reputação dos Estados Unidos e de pôr a segurança Social e o Medicare no cepo?(…)”

      .
      .
      (*) fonte: [ odiario.info/?p=2597 ]

      • depois vao pedir para você morar em cuba ,mas eu acho que tem que sair são os incomodados rsrs minoria aqui no brasil que sobrepor sobre a maioria trabalhadora que quer ver o brasil se levantar

        um exemplo as manifestações grupelhos de 12 fecham a paulista enquanto apenas um ônibus tem 80 fica travado por causa da minoria

        o governo tem que comandar para a maioria e não querer agradar vassalos yankes sionistas

  1. Para você ver como é que a diplomacia internacional funciona. Todos os convidados chegam para o jantar com uma pistola no coldre, mesmo que não tenham intenção usá-la. Enquanto isso, na Terra Dormentis, os iluminados ainda discutem o congestionamento, groove na pista, alagamentos, uniforme escolar que nunca chega, etc. etc, etc.
    Isso aí vai ser tomado em breve, e os brasileiros vão rezar por isso, já, já. Infelizmente.

  2. Os EUA estão fazendo na Síria o que não queriam que a Rússia fizesse na Ucrânia. Que é arma rebeldes e treinar ele para lutar contra o governo. Os EUA aplicaram sanções a Rússia para não armar e apoiar rebeldes Ucranianos, porém, os EUA estão fazendo exatamente isso na Síria.

    Como disse Ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergey Lavrov , o ocidente é hipócrita…

  3. Ótimo, q entrem armas novas, modernas, p os Sirios, os judeuss q se cuidem, seja lá quem for o vitorioso, e aproveitem p retomar golan, terra arrasada, q guerra por golan tem de ser em terras dos judeuss, eles faram td e + alguma coisa p evitar tal coisa…infraestrutura intacta…Criador x criatura.Sds.

  4. Não há nação no mundo tão suja quanto os EUA, e breve, nós veremos mais podres sendo revelados…desejo profundamente a decadência deste império e que a multipolaridade comece a se estabelecer.

    • Gostaria de perguntar ao nobre colega se gostaria de viver sob a rubrica Chinesa ou Russa em vez do comercio Americano. Va responder que gostaria de ter um Brasil independente. Independente como? Com os governos que o Brasil tem, a corrupcao rampante, a falta de vergonha na cara, e desejar muito a ter um pais independente.
      Multipolaridade e luxo e enquanto temos politicos esquedistas preocupados com a sobrevivencia de partidos e nao a Patria, o Brasil nao vai conseguir tomar conta de nada…nem Bolivia consegue.

      Voce imagina um Brasil dominando um Atlantico Sul, patrulhando, afrontando EUA, China ou Russia, mas a realidade e outra. Infelizmente nao temos um Harry Truman ou um FDR nas colunas comunistas do PT. Temos Lula e mensalao, Dilma e Petrobras destruida.

      dream on..

      • Meu caro, desejo sim um mundo multipolar ideal, mas sei que provavelmente viveremos ( se alcançarmos esse nivel geopolítico global) uma multipolaridade nominal, com muitos países problemáticos como o nosso, que causarão entraves para a maior interdependência ecônomica, pois há corrupção e ingerencia, onde nada é levado a sério, mas mesmo assim há países que estão abrindo esse novo caminho político para o mundo, e percebo que apesar das mazelas que permanecerão no mundo durante algumas décadas, há mais progresso por essa via de projeção, onde nem EUA nem China, nem Rússia nem ninguém viverá a unipolaridade, onde a maioria poderá discutir em uma “mesa” o que será feito, com a finalidade do bem comum, pois um mundo interligado e economicamente interdependente acarreta essa necessidade. Mas continuar nas mãos de qualquer que seja o império trará mais desolação, pois os EUA se tornaram uma ameaça a liberdade de ser divergente as suas políticas opressoras. Sds

      • Sai fora rsrsrs, vamos torcer para que essa desaceleração dos EUA e esse crescimento moderado da China os ponha numa zona de equilíbrio, e que outras potências globais alcancem melhores patamares pra uma política multipolar caro Blue eyes, pois na mão dos chineses vai ser a mesma coisa dos EUA, só vai mudar o nome do opressor . Sds e seja bem vindo novamente ao xadrez rs.

      • Espero que esse “xadrez” que se referiu não seja uma masmorra bolivariana petista… já tão querendo me mandar pra lá ???… 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      ” (…) É irónico que os juízes federais republicanos, de que a direita disse precisar desesperadamente tanto para salvar a Constituição, sejam precisamente os que a destruíram. Os americanos podem ser indefinidamente detidos ou assassinados pelo seu governo apenas sob suspeita e sem processo legal, porque os republicanos se enamoraram da teoria do “executivo unitário” do poder presidencial. O Supremo Tribunal republicano concedeu a empresas comerciais privadas o direito de comprar o governo dos EUA em nome da liberdade de expressão, porque os republicanos acreditam que os interesses privados devem prevalecer sobre o interesse público.(…) “
      .
      .
      por : Paul Craigs Robert / do texto ; ” Haverá futuro para a verdade na América? ”
      .
      .
      .
      ( *** ) Paul Craigs Robert, foi secretário assistente do Tesouro dos EUA e editor associado do Wall Street Journal.

    • por LUCENA
      .
      .
      A corrupção nos Estados Unidos
      .
      A onda global de crimes corporativos Nos países desenvolvidos, a ligação cada vez maior entre políticos e grandes empresas causa uma rotina de subornos, fraudes e negociatas de dar inveja às nações mais pobres
      .
      .
      (*) por: Lis Nassif
      .
      .
      ” (…)É difícil que haja um dia em que não venha à tona um novo caso de práticas administrativas questionáveis ou ilegais. Ao longo da última década, todas as firmas de Wall Street pagaram multas significativas por causa de algum episódio de fraude contábil, negociatas, fraude com valores mobiliários, operações fraudulentas de investimento e até apropriação indébita por parte de diretores executivos. (…) “
      .
      .
      (*) fonte: [ jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-corrupcao-nos-estados-unidos ]
      .
      ****************
      .
      .
      Tem muito americano que adora vê nos outros,os defeitos que eles e o governo deles tem e com o dedo sujo,apontam tais defeito dos outros onde muita das vezes,isso se reflete aos EUA,más como eles são hipócritas,procuram disfarçar tais defeitos,como por exemplo nos lobbys.
      .
      Os EUA são uns dos maiores patrocinadores de golpes de estado do planeta e para tanto,utiliza como uma de tantas armas,a corrupção.
      .
      O estado de Israel,por exemplo; só tem valor para a política americana,porque é caixa dois,onde o dinheiro corrupto é disfarçado como uma mesada para aquele país e uma grande parte desse dinheiro,volta para os políticos corruptos americano na forma de lobby.

  5. Os estados unidos armam mussulanos para matar cristão nos países árabes e assim deixar o campo livre para israel poder depois ficar sobera.o na terra santa e arredores

    Os israelences gostam menos de cristao do que da alkaeda

    O papa tem que ser mais enfatico nas suas palestras

  6. por LUCENA
    .
    .
    Os EUA estão praticando aquilo que eles dizem que combatem, a fina flor do terrorismo em escala mundial . 😉

  7. por LUCENA
    .
    .

    Haverá futuro para a verdade na América?

    .
    Os EUA são um daqueles países em que a informação disponível consiste de mentiras do governo. A informação nos media alternativos não tem encontro com o público mais vasto. Alguns dos sítios são demasiado lunáticos para serem levados a sério e a informação fornecida pelos sítios credíveis é demasiado diferente da que o público ouve da imprensa e TV para que a considere seriamente. Tenho-me perguntado se os governos não estão por detrás dos piores sítios de forma a desacreditarem os média alternativos.
    .
    (*) por : Paul Craigs Robert
    .
    .
    ” (…) O lóbi israelita usa a técnica de difamar quem quer que critique, não interessa quão construtiva e moderadamente, qualquer política do governo de Israel, seja ela flagrantemente anti-semita. O governo israelita aplica esta táctica à sua própria oposição política em Israel e aos próprios judeus, marcados como “judeus auto-odientos” se criticarem a política do governo relativamente aos palestinianos. O efeito é privar o governo de Israel de crítica construtiva. Só o lóbi de Israel poderia chamar ao antigo presidente Jimmy Carter anti-semita. Alguém não muito entusiasta com o roubo de vidas e propriedade palestinianas por Israel é um inimigo de Israel. Estas acusações selvagens pelo lóbi de Israel retiram à palavra “anti-semita” qualquer significado. Em essência, qualquer pessoa com moral tornou-se anti-semita.(…)”
    .
    .
    fonte: [ odiario.info/?p=2767 ]

    • Lucena, seu anitamericanismo é tão infantil, pueril mesmo, que chega a ser engraçado sua perturbação em relação ao tema… tem certeza que não está precisando de tratamento psiquiátrico ???… sério… procure ajuda… tá parecendo psicótico… talvez tenha como vc ainda voltar para a realidade… existem tratamentos químicos eficazes nos dias de hoje… sem brincadeira… to preocupado com vc…

  8. Essa situação vai acabar se tornando outra daquelas merdas criadas pelos yankes.
    Vão obrigar os Russos a entregar armamentos ainda mais poderosos e em mais quantidade ao governo Sírio, que apoiam. E nessa guerra perdida, onde só vai rolar interesse no Business das industrias da guerra, fabricada pelos yankes, debaixo de todas aquelas justificativas de nobreza hipócrita, ainda vai sobrar armas para matar a eles próprios no futuro.
    E como diria o Gian, quem viver verá.

Comentários não permitidos.