Livro revela a vida oculta do líder cubano Fidel Castro

515867w300

EFE, 21/05/2014

Luis Miguel Pascual

Paris, 21 mai (EFE).- “Ao contrário do que sempre diz, nunca renunciou ao conforto do capitalismo nem escolheu viver com austeridade”, escreve Juan Reinaldo Sánchez, que durante 17 anos foi guarda-costas de Fidel Castro e agora publica um livro sobre a vida privada do líder da revolução cubana.

Iates luxuosos, 20 casas espalhadas por toda a ilha e partidas de caça “à la Luis XV” são alguns dos segredos revelados por “La cara oculta de Fidel Castro”, escrito junto com o jornalista francês Axel Gyldén e que estará nas livrarias francesas no próximo dia 28.

O comandante sempre teve o cuidado de manter longe da vista dos cubanos sua vida privada, “o segredo mais bem guardado da Revolução”, assegura Juan Reinaldo Sánchez, segundo os extratos do livro consultados pela Agência Efe.

O homem que acompanhou Fidel quase diariamente entre 1977 e 1994 descreve o luxuoso iate do líder, o “Aquarama II”, copiado do barco de um próximo do regime de Fulgencio Batista (presidente de Cuba entre 1940-1944 e líder de fato em 1952-1959), com quatro motores, que lhe presenteou o dirigente soviético Leonid Brejnev.

Ancorada em seu porto privado da Baía dos Porcos, cada passeio do navio envolve toda uma operação, que inclui outros dois navios, um deles transformado em clínica médica, uma patrulha militar e vários aviões em alerta para evitar que o comandante sofra um atentado.

Em geral, o “Aquarama II” serve para agradáveis passeios marítimos, mas também para ir a Cayo Piedra, uma pequena ilha situada no sudeste de Cuba, um “paraíso para milionários” no qual Fidel repousa rodeado de luxo.

“Fidel Castro deu a entender que a Revolução não lhe deu nenhum respiro, nenhum prazer; que ignorava e desprezava o conceito burguês de férias. Mentia”, afirma Sánchez.

O guarda-costas relata que ele esteve “centenas de vezes” nesse “pequeno paraíso”, onde era o encarregado de escoltar o comandante durante suas várias incursões de caça submarina em profundezas marítimas quase virgens.

Se o tempo fosse clemente, Fidel e sua esposa Dalia viajavam quase todo final de semana a Cayo Piedra, enquanto na temporada de chuvas o comandante preferia a caça do pato na mansão “La Deseada”, situada na província de Pinar del Río.

“Em agosto, os Castro se instalavam durante um mês em sua ilha dos sonhos”, de onde o líder chegava a Havana em helicóptero se algum imperativo assim exigisse, acrescenta Sánchez.

Nenhum cubano comum entrou na secreta ilha de Castro, à qual só um reduzido grupo de privilegiados, quase todos estrangeiros, foram convidados.

Reinaldo Sánchez lembra o ex-presidente colombiano Alfonso López Michelsen, o empresário francês Gérard Bourgoin, conhecido como o “rei do frango”, o proprietário da “CNN”, Ted Turner, e o ditador da República Democrática Alemã, Erich Honecker.

Porém, as presenças mais frequentes eram do escritor Gabriel García Márquez e do herói da revolução Antonio Núñez Jiménez.

Em uma dessas visitas, segundo o autor, Fidel propôs a “Gabo” lançar-se à conquista da presidência colombiana com o apoio de Cuba, mas o escritor “preferia desfrutar dos prazeres da vida ficando confortavelmente à margem da política”.

O que não conseguiu com García Márquez, ter um “peão” na Colômbia, conseguiu anos mais tarde com Hugo Chávez na Venezuela, escreve Reinaldo Sánchez, que assegura que o líder cubano “sempre teve no ponto de ira o petróleo” desse país.

“Sabia que era a chave para financiar seu sonho internacionalista de opor-se aos Estados Unidos”, acrescenta.

“La cara oculta de Fidel Castro” não descreve só o luxo da vida do ditador cubano, mas também analisa outros aspectos de seu regime, a dinastia familiar, seguida pela de seu irmão Raúl.

O ex-guarda-costa também se centra no costume que tinha Fidel de grampear todos seus colaboradores e próximos ou sua tentativa de estender a revolução à Nicarágua.

Reinaldo Sánchez caiu em desgraça com Fidel em 1994 por pedir a retirada e a aposentadoria. Foi preso e, após múltiplas peripécias, conseguiu escapar em 2008 para se reunir com sua família nos Estados Unidos.

Fonte: EFE via UOL 

29 Comentários

  1. Nossa o Fidel é mais rico que a Rainha Elizabeth da Inglaterra ?
    Esse ranking deve ter sido feito pelo Ipea ! ,rsrsrsrs !

    • por isso não sigo nem a direita e muito menos esquerda….Sigo o reto…O caminho da Retidão…regimes de direita..de esquerda….todas são ditaduras sanguinárias, totalitárias, opressoras e repressoras…em que o povo é escravizado e oprimido..e em nenhum regime essas coisas acontecem mais do que nos regimes comunistas..onde até hoje nunca vi justiça social alguma..tai a justiça social deles..rs…essa ai é a justiça social deles..que lutam para conquistar…só o mais do mesmo..mentiras, cobiça e poder..na Coreia do norte o ditador até trem particular para viajar pelo o pais tem…com direito aos vinhos mais caros e centenas de mulheres arrastadas a força para satisfaze-lo sexualmente…tudo isso enquanto o povo morre de fome literalmente..os que conseguiram fugir de lá relatam que até cascas de arvores comem no desespero..e nas “fazendas coletivas”(campos de concentração/trabalhos forçados)..os condenados são postos a trabalhar sem comer até morrerem de inanição..no capitalismo posso ser pobre e meu vizinho ser um milionário.. posso ser pobre mas ser feliz porque tenho a certeza da liberdade… posso vislumbrar uma vida melhor mesmo que nunca consiga..sou dono das minhas escolhas..no capitalismo eu aceito viver em constante competição..não tenho medo disso..eu tenho medo em viver sob um regime em que eu trabalhe e produza para sustentar um Estado que invariavelmente será corrupto pois o homem é corrupto…o capitalismo é uma verdadeira droga..pois competir é uma droga..mas o comunismo é a representação máxima do inferno na Terra…

      Pergunta sem resposta…Se o capitalismo é tão opressor por que não vemos estadunidenses fugindo pra Cuba?!…

      https://www.youtube.com/watch?v=FhdW9Rsru4k

      https://www.youtube.com/watch?v=vjKgxftL85M

      https://www.youtube.com/watch?v=dAdA_N_K4Ow

  2. Um tapa na cara dos cabeças de vento do DCE que usam camisa do Che Guevara e gritam “Viva Fidel!”

  3. por LUCENA
    .
    .
    Bobinhos … se soubesse que o El comandante tem um ilha e muitos súditos … esses anti-castristas … hahahah…..só fico imaginando quando Fidel for morara com os anjinhos, oquê esse pobres coitados irã fazer da vida .. hahaha …. vai ser um tédio e nem adianta pensar no Chaves pois, este foi na frente para avisar a São Pedro que o El comandate esta chegando. 🙂
    .
    .
    Ahhh … más tem o LULA …. Huuufa ! … que sorte .. se não os vira-latas iriam fica entediada e morder o próprio rabo …. hahahahah

  4. muito rico ele tem uma lancha com motor de opala rsrs
    essa direita !!!!comparando a rainha careca com o fidel ,
    fidel libertador da africa sem ele ainda teria o aphartaid na africa ,por isso essa elite mão branca fica ai desmerecendo o grande general latino falando de uma lancha com motor de opala rsrs vai ser piegas assim só la em holiwood

      • Caro Capa Preta.

        Quem é contrário aos esquerdismo extremo e ao comunismo merece ser fuzilado!

        O que não é dito é que os esquerdistas aqui do blog vivem o estilo de vida americano, alguns até enriquecem sem dividir sua renda com os pobres.

        Metade do que é escrito aqui é hipocrisia e comodismo, é o que chamamos de comunistas de Macdonalds.

        Se fuzilassem os mentirosos e hipócritas, verdadeiros traídores da pátria e de suas “ideologias”, metade dos que escrevem aqui seriam mortos, e blog ficaria quase vazio.

      • O povo em Cuba por mais gentil, trabalhador e honesto que fosse, morria de medo da polícia e do governo.

        Se discutir com um turista já vai preso. O governo la é injusto mesmo!

  5. Eu vejo esses livros com muita ressalva,pois não é prudente acreditar em tudo que se lê, ainda mais quando o assunto trata-se de personalidades polêmicas como Fidel Castro, Gandhi, Mandela, Kadafi !

    Mandela foi muito perseguido e injustiçado, tratado como terroristas e hoje ao lado de Gandhi,outro que também foi cruelmente injustiçado, é o maior simbolo humano contra a violência !
    Devemos lembrar também que enquanto o ”ocidente” fechava os olhos para o Apartheid, Fidel Castro e Kadafi apoiavam abertamente o pleito de Mandela,fato esse jamais esquecido por aqueles que foram vítimas do Apartheid e pelo próprio Mandela,que possui um neto de nome Kadafi em honra do seu amigo líbio !

    Por fim Fidel Castro sempre sera ridicularizado pela grande mídia ocidental, essa mesma que encheu nossas cabeças com as armas de destruição em massa do Iraque,essa mesma que jura agir com isenção mas que sabemos não ser verdade, a mesma que chega ao cúmulo de dizer Fidel é mais rico que a Rainha Elizabeth da Inglaterra,quando todos sabemos que a Inglaterra se enriqueceu durante séculos pilhando outras nações nos quatro cantos da terra !

    • “Devemos lembrar também que enquanto o ”ocidente” fechava os olhos para o Apartheid, Fidel Castro e Kadafi apoiavam abertamente o pleito de Mandela,fato esse jamais esquecido por aqueles que foram vítimas do Apartheid”
      —————————————————————————————————-
      Interessante para alguén que ficou no poder de Cuba por mais de 50 anos, governando com mãos, e depois passando o bastão para o irmão, como se fossem uma familia real.
      PORQUE O FIDEL E FAVOR E UM PLEITO DEMOCRATICO NA AFRICA DO SUL, MAS NUNCA FOI EM CUBA?

      • Essa sua pergunta é bem interessante, mas o mais interessante é saber que foram preciso dois ditadores para acabar com esse crime chamado Apartheid que durou 48 anos !

        Muitos ainda se perguntam onde estavam as ditas democracias ocidentais,que não defenderam esse pleito democrático, que fecharam os olhos 48 anos diante do Apartheid ?

        Cuba é um caso muito particular na história das Américas,muito se oculta sobre os acontecimentos da revolução,por exemplo poucos mencionam que Fidel foi ao EUA, negociar assim que chegou ao poder, mas os EUA acreditaram que Fidel seria mais um fantoche à serviço dos EUA, como fora Fulgêncio Batista,diante da negativa de Cuba os EUA passaram a odiar Havana, jogando Cuba nos braços da Rússia, então URSS !

        É por isso que vejo esses livros com ressalva ,pois se oculta muita coisa , exageram. chegando as vezes a inventarem coisas deturpando fatos !

      • Essa sua pergunta é bem interessante, mas o mais interessante é saber que foram preciso dois ditadores para acabar com esse crime chamado Apartheid que durou 48 anos !
        ———————————————–
        Não cidadão, o que realmente acabou com o Apartheid, foi um acordão entre as industrias Rockefeller e produtores de diamantes sul africanos,lagados ao Paritdo Nacional Africânder Mandela foi apenas uma “figura carismatica” criada para vender o veneno dos diamantes de sangue, na embalagem do remédio, prova disto e que a população negra sul africana, continua na mesma merd@
        Sinto muito, ms seus santos, tem pés de barro.

      • ”Não cidadão, o que realmente acabou com o Apartheid, foi um acordão entre as industrias Rockefeller e produtores de diamantes sul africanos,lagados ao Paritdo Nacional Africânder Mandela foi apenas uma “figura carismatica” criada para vender o veneno dos diamantes de sangue, na embalagem do remédio, prova disto e que a população negra sul africana, continua na mesma merd@
        Sinto muito, ms seus santos, tem pés de barro.
        ———————————————–
        Como eu disse antes é por isso que eu vejo esses livros com muita ressalva, muitas vezes alguns deixam se levar por opiniões pessoais ignorando fatos,fazendo com que se perca a credibilidade do assunto em questão !

  6. Estive em cuba!

    Além de prais maravilhosas, o povo é muito gentil, hospitaleiro, humilde e ganham salários baixíssimos, uma miséria pelos nossos padrões. Um Atum, de 70 kgs , que vale 600 dólares no mediterrâneo é vendido por 20 em cuba.
    SOU TOTALMENTE CONTRA O EMBARGO À CUBA, desde que eles não apoiem os inimigos dos EUA. Não por ser a favor da América, mas por ter certeza que a ideia de uma base russa é sim uma ameaça a soberania americana. E isso os americanos não vão deixar acontecer.
    Que cuba seja neutra e cuide de seus próprios problemas!

    Só em turismo, que já não é mais desenvolvido como antigamente, não devem nada a qualquer país do Caribe!

    Desejo tudo de bom para eles, felicidade, prosperidade e riqueza. Pelo que vi lá nenhum governo democrático pode deixar a situação econômica pior do que já está. Um pescador e um médico responsável por transplantes ganham quase a mesma coisa.
    Assim não dá!

    Fora ditadores!!!! Sorte e prosperidade ao povo cubano!!!!

    • Não desejo morte a fidel… desejo a ele que viva mais 90 anos, só que como cidadão de sua ilha sob uma ditadura tirânica de esquerda como foi a sua… seria a melhor redenção que poderiam lhe aplicar… quem sabe aprenderia a pedir perdão pelas mazelas que infligiu ao seu povo… isso se antes adquirisse um coração humano… espero que ele não entenda mal meu conselho e queira arrancar o coração de algum coitado que não tenha como se defender desse tirano…

Comentários não permitidos.