Índia aperfeiçoa seu escudo antiaéreo – Míssil Akash

AKash

A Índia dá início a uma nova série de testes dos mísseis terra-ar do complexo antiaéreo Akash, que pode ser empregue em quaisquer condições meteorológicas. O míssil supersônico, fabricado da Organização de Investigação e Desenvolvimento (DRDO) da Índia, é capaz de atingir com precisão alvos aéreos a uma distância de 25 e 15 quilômetros de altura.

Historicamente, quase todos os equipamentos da defesa antiaérea têm origem soviética. Tendo em conta a idade avançada da maioria dos sistemas de defesa antiaérea, desde os anos noventa do século passado, a Índia procura substitutos dignos.

O complexo antiaéreo de mísseis Akash de médio alcance deve substituir os complexos de defesa antiaérea soviéticos 2K12 Kub (SA-6 Gainful segundo a classificação da NATO). Segundo peritos russos, o complexo Akash está equipado com um míssil antiaéreo, cuja base de fabrico é o míssil 3M9 Kvadrat.

Parte importantíssima do complexo de defesa antiaérea Akash é o radar Rajendra, também fabricado por especialistas da DRDO da Índia. Ele é capaz de seguir, simultaneamente, 64 alvos. Em caso de combate, pode, ao mesmo tempo, enviar oito mísseis para quatro alvos, que voam de diferentes direções a uma altura diferente.

As caraterísticas tático-técnicas dos mísseis antiaéreos permitem-lhes destruir com segurança alvos com grande poder de manobra, bem como aviões supersônicos, mísseis de cruzeiros, aparelhos voadores sem piloto e mísseis ar-terra.

O complexo antiaéreo Akash foi entregue à Força Aérea da Índia em 2008. Os peritos militares comparam o produto indiano com o complexo de defesa antiaérea MIM-104 Patriot. Deve-se reconhecer que os resultados dos ensaios mostraram que o complexo de defesa antiaéreo indiano é capaz de atingir um alvo mais depressa do que um americano e tem maior precisão.

Nos atuais testes verifica-se a eficácia de um míssil novo, modificado, do complexo antiaéreo Akash. Dentro em breve, passará a estar ao serviço das tropas terrestres da Índia.

Fonte: Voz da Rússia

11 Comentários

    • Sem duvida este míssil indiano tem por base o míssil SA-6 soviético.
      .
      Provavelmente incorporando melhorias contidas na evolução do SA-6, para o 9K37/M/M1 ou (SA- 11 Gadfly).
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Como Tu diz a influencia do SA-6 é bem evidente, o que ao meu ver traz a desvantagem da aerodinâmica ultrapassada (um míssil moderno é bem mais “limpo”) – mas é melhor do que começar do zero – parece algo meio provisório.

      • Caro muttley

        Com certeza é uma versão bem melhorada do SA-6. E pode ser que utilize muito do que os indianos aprenderam com os israelenses nos últimos anos.

      • “Provavelmente incorporando melhorias contidas na evolução do SA-6, para o 9K37/M/M1 ou (SA- 11 Gadfly).”

        Caro konner,

        Concordo que são prováveis melhorias contidas no SA-11 ou SA-17, mas também é possível a inclusão de tecnologias indianas e israelenses no sistema de orientação do míssil, nos radares e no sistema de controle de tiro. ( até tecnologias americanas repassadas por israel) Eles tem cooperado muito nessas áreas recentemente.

        “é capaz de atingir com precisão alvos aéreos a uma distância de 25 e 15 quilômetros de altura.”

        Me desculpe, mas a comparação com o Patriot está muito mal, explicada. Ou o míssil indiano assume velocidade muito maior que a do MIM-104( que pela aerodinâmica é quase impossível) ou seu combustível dura muito mais tempo. (uma das duas alternativas é obrigatoriamente necessária)

        Segundo a matéria: ” é capaz de atingir com precisão alvos aéreos a uma distância de 25 e 15 quilômetros de altura.”

        “””Os peritos militares comparam o produto indiano com o complexo de defesa antiaérea MIM-104 Patriot. Deve-se reconhecer que os resultados dos ensaios mostraram que o complexo de defesa antiaéreo indiano é capaz de atingir um alvo mais depressa do que um americano e tem maior precisão.””””

        Essas características, apresentadas, se referem a um míssil de médio alcance, totalmente diferente das funções do Patriot que é de longo alcance e obrigatoriamente deve atingir velocidades muito maiores para gerar energia cinética afim de atingir alvos à distâncias muito maiores.
        Algumas coisas estão erradas na matéria da Voz da Rússia. o mais interessante seria entender o que eles sabem sobre a precisão das últimas versões do Patriot.

        Alguns dados retirados da wikipedia.
        Operational range
        PAC-1: 70 km
        PAC-2: 160 km
        PAC-3: 20 km against ballistic missile[9]
        PAC-3 MSE: 35 km against ballistic missile[10]

        Respeitosamente.

      • Caro Konner.

        Na verdade o comentário meu sobre a velocidade dos mísseis foi uma bobagem.
        O Akash, parece ser um clone modificado do SA-6, com dados de performance parecidos. Obviamente o motor deve ser de uma versão bem moderna, mas mesmo assim , pela performance do míssil, sua velocidade máxima deve ficar entre 2.800 a 3000 km/h, no máximo.

        Enquanto Patriot PAC2, mais aerodinâmico, utiliza combustível sólido em maior quantidade a fim de gerar energia cinética o suficiente para percorrer os 160 km de alcance máximo. sabemos que esses propulsores sólidos duram muito pouco tempo, muitas vezes menos de 30 segundos.
        Assim, somado, ao pouco conhecimento que tenho sobre mísseis diria que a velocidade do PAC-2, como também dos S-300, deve chegar aproximadamente a 5.500km/h ou 6.000km/h. Já no caso dos S-400, S-500, AEGIS e THAADS é bem provável que ultrapassem os 7.000 ou 8.000km/h ( como no caso do THAAD)

        Claro que esses dados são conclusões minhas e podem variar um pouco entre cada versão dos mísseis.

        Então a parte do texto que diz:
        “o complexo de defesa antiaéreo indiano é capaz de atingir um alvo mais depressa do que um americano e tem maior precisão.”

        Provavelmente se refere ao tempo de reação do sistema e não à velocidade do míssil.
        O Akash deve ter mais precisão, que outros míssies em geral, pq usa combustível liquido que dura quase todo o voo, assim o míssil não perderia performance até chegar ao alvo.

        Sds.

  1. A Índia apesar dos graves peoblrmas sociais ( por mais incrível que pareça, pior do qe nosso país) tem obtido avanços significativos em tecnologia bélica, apesar de terem tido (e terem), o amparo russo, o que facilita a eficiência x tempo de projeção, e apesar de ser baseado num vetor um tanto defasado, é como disse o comentarista Mutley, “melhor do que começar do zero”.

  2. Caro ARC

    A índia está tendo grande amparo dos Israelenses, estão até desenvolvendo um sistema anti-mísseis baseado em tecnologias israelenses, americanas e indianas juntas( embora algumas empresas americanas ainda estejam proibidas de vender tecnologia aos indianos).

    É possível que muitas das tecnologias, desse novo sistema, tenham vindo de outros países que não a Rússia, como Israel por exemplo, embora eu não negue que a participação dos russos possa ser importante.
    É evidente que esse sistema é altamente influenciado pelo o SA-6 russo, mas o “recheio” ainda não sabemos de onde vem, provavelmente uma criação indiana com a influência de tecnologias de vários países, ou de origem russa mesmo.

    Segundo o texto:
    “Os peritos militares comparam o produto indiano com o complexo de defesa antiaérea MIM-104 Patriot.”

    Nesse ponto já acho um pouco de exagero, pois o Patriot pertence a uma categoria diferente e é um design muito mais moderno que o Gainfull.
    Talvez dependa da versão do patriot que está sendo comparada.

    Pelos dados apresentados na matéria:

    “é capaz de atingir com precisão alvos aéreos a uma distância de 25 e 15 quilômetros de altura.”

    Ele não chega nem perto do desempenho de um míssil Patriot, que, em suas versões mais modernas, tem no mínimo entre 70 à 160 km de alcance e uma altitude máxima de 25 a 30 km de altura. Sem contar a capacidade anti-míssil.

    Por essas razões, sem querer desrespeitar sua opinião, não confio muito na Voz da Rússia.

    Alguns dados retirados da wikipedia.
    Operational range
    PAC-1: 70 km
    PAC-2: 160 km
    PAC-3: 20 km against ballistic missile[9]
    PAC-3 MSE: 35 km against ballistic missile[10]

    Sds.

Comentários não permitidos.