Novos helicópteros Sikorsky UH-60M Blackhawk para a Aviação do Exército

A Aviação do Exército está prestes a fechar um acordo para a compra de três novos helicópteros de transporte tático Sikorsky UH-60M Blackhawk.

O processo aberto para aquisição através do Foreign Militares Sales (FMS, programa intergovernamental de venda de equipamentos militares de fabricação norte-americana a países amigos) do US Army (Exército norte-americano) foi aprovado e a proposta segue em andamento.

Os UH-60M são equipados com duas turbinas General Electric T700-GE-701D, de 2.000shp de potência cada; cockpit digital com quatro telas multifuncionais coloridas de cristal líquido; novos sistemas de comunicação, navegação, controle de voo e piloto automático.

Os helicópteros devem estar operacionais para atender inicialmente a segurança dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

Atualmente a Aviação do Exército opera quatro UH-60 Blackhawk no 4º Batalhão de Aviação do Exército, sediado em Manaus (AM).

Fonte: C&R

25 Comentários

  1. Boa aquisição … pena q so foram 3 ..mas de grão em grão .. algum dia chegamos ”lá’ .. .alguém tem noticia sobre o chinook ??

  2. …paises amigos” Desde quando os EUA reconhece algum pais no mundo como pais amigo. Os Estados Unidos reconhece seus interesses, pais colonias (Brasil por exemplo) e paises que procuram ser independentes e portantos devem ser destruidos. Russsia, China, Siria, Iram por exemplo e pais supremo, cuja vontade os EUA tem o dever de satisfazer.(Israel).

    • Ah,sim e china vê o brasil como um parceiro certo?

      O Brasil nunca invesiu em educação, ciência, tecnologia, afundou as empresas em impostos e juros, não investiu em infraestrutura, arruinou a Engesa, está falindo a Petrobras e destrói tudo que é público através da corrupção e da incompetência.

      Não fez nada que países desenvolvidos como Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Fraça, Autrália e mutios outros fizeram e hoje competem de igual para igual com os americanos em vários.

      Ai vem um cidadão e bota a culpa nos EUA por sermos colônia!
      O Brasil não é potência pq não quer, pq não investiu. Essa história de sermos colônia e explorados pelos americanos é a desculpa dos incompetentes que nunca lutaram pela nossa nação.

      E ainda inventa absurdos de que os americanos querem destruir a Rússia e China por que estes procuram ser independentes. Pô, qualquer um sabe que a principal fonte de renda da China vem da Europa e dos EUA, se quisessem destruir a china simplesmente diminuíriam a compra de produtos deles fazendo com que sua economia parasse de crescer.

      E quanto a rússia? quem é que financiou o desmanche de dezenas de submarinos nucleares e a estocagem de toneladas de material radiotivo que ameçavam a vida da população russa? Podiam terr deixado os rusos morrerem afundados no próprio lixo nuclear.

      E o mais engraçado de tudo é que chineses já afirmaram, publicamente, que irão eliminar o brasil do mercado de produtos industrilizados e que devemos nos dedicar apenas a agropecuária e a extração de recursos naturias. (coisa que os americanos nunca fizeram)
      Também afirmaram que enxergam a América Latina como mercado consumidor e fonte de recursos naturias. Só nos queem como colônia também.

      Chega a ser triste ler comentários como o do JOJO.
      Tudo é culpa dos EUA…

      • Alemanha, Japao, Franca, Corea do Sul se desenvolveram industrialmente porque nao seguiram o modelo de Free Trade que Londres e depois Washington impuseram no mundo. Na verdade no Japao e na Corea do Sul, o proprio General McArthur, o comandante militar supremo das tropas americanas que ocuparam o Japao e a Corea do Sul, impos a reforma agraria nesses dois paises enquanto na America do Sul, esse mesmo governo norte americano, financiava e organizava o movimento dos latifundiarios contra a reforma agraria. Japao, Alemanha, Corea do Sul, adotaram o sistema de protecionismo economico, desenvolvimento autarquico etc. Somente apos a crise Asiatica de 1988, crise essa criada pelos especuladores de Wall Street, Washington forcou Japao e Corea do Sul eliminar um pouco de suas politicas protecionistas.O fim dos diversos governos nacionalistas da America Central e do Sul e de conhecimento publico nao preciso mencionar.

      • Só falta dizerem que a CIA nos impede de formar cientistas.

        E você pretende que deixemos de ser colonia estando 64° no ranking mundial de educação?
        Investindo 5% do que os países desenvolvidos
        investem em ciência e tecnologia?
        Deixando para iniciativa privada em convênios com universidades para desenvolver tecnologias e produtos com poucos recursos.

        Sorte que temos muitas empresas multinacionais aqui que garantem a exportação de produtos industrializados
        como carros e eletrodomésticos gerando empregos e renda. Pena que não são empresas nacionais e a maior parte do lucro (não da renda) vai para os países de origem.

        Com políticos roubando e jogando fora o dinheiro público ao invés de investir em infraestrutura?

        Os americanos impedem nossos EMBs de competirem e serem vendidos lá e na Europa?
        Nos impedem de desenvolver aparelhos eletrônicos e softwares?
        Da mesma forma poderíamos ter fábricas de carros nacionais vendendo lá, carros, eletrodomésticos, maquinário industrial e uma série de outras coisas .

        Como explica que hoje nós vemos carros chineses andando pelas ruas?
        Vai dizer que os americanos favoreceram a indústria chinesa?
        Em breve teremos carros indianos e caças indianos.

        Quando conversei com um diretor de vendas da EMBRAER, há mais de vinte anos, Ele disse: Se a EMBRAER não for privatizada com certeza irá a falência. Nunca gostei do FHC, mas foi ele que salvou a nossa EMBRAER. Nisso temos que agradece-lo.

        O que aconteceu com as nossas fábricas de carro nos 80? Faliram!

        Os EUA, apesar de jogarem sujo, impediram que a Engesa vende-se blindados
        para vários países da América do Sul e o Oriente médio?

        Impediram que o ministério da defesa
        fizesse encomendas de tanques Osório?
        Hoje poderíamos ter uma das maiores fábricas de blindados do mundo. e não temos por incompetência do governo.

        Olhe o que está acontecendo com a Petrobras. Sou acionista e minhas ações valem metade do que valiam há dez anos
        atrás. E eles, por incompetência, ainda compram uma refinaria sucateada por um preço 1.000% mais alto. E com a maior cara de pau dizem que não sabiam o que estavam fazendo.

        Temos dinheiro para financiar copa, shows de funk e pagode, artistas da globo, porto em cuba, mas para para o que o povo brasileiro precisa nada.

        O Brasil é um país rico e tem não desculpa para ser atrasado além do próprio povo.

        Assim como a educação, a saúde pública e até privada está abandonada. Estamos entregues nas mãos de criminosos, com mais de 50 mil assassinatos por ano, e governo federal tira o corpo fora.
        A corrupção é total e a miséria é imensa.
        Enquanto isso alguns pseudointelectuais ficam acomodados em suas casa culpando os EUA pelos nosso problemas.

        Essa conversa de culpar os EUA pelo nosso atraso é pior do que aquela de culpar a colonização portuguesa.

        Esse papo de que nosso atraso é culpa dos EUA é conversa, de adolescente de DCE de faculdade particular e vai de carrinho novo pra aula.

        Enquanto o Brasil for do jeito que é, será colonia de todo mundo, já foi dos EUA e agora será da China.

      • esse deagogo é um psdbesta detectado
        você deagogo criado no colinho da vovo que é o riediculo desse site
        eu já tinha avisado por tras do pedido de ser menos zo\do se escondia ele que ataca todo mundo mas quando esse otario é atacado fica pedindo penico para moderação
        concluindo esse deagol é o maoir comedia criando em bolha não passa de um NERD !!!

      • Ainda dá tempo de voltar à estudar e aprender português.
        Depois que você falar a nossa língua, aí poderá estudar geopolítica e dar uma opinião que faça sentido.

        “esse deagogo é um psdbesta detectado”

        Errado como sempre! Já trabalhei para o PT e durante muito tempo votei neles, pois eles combatiam a corrupção. Hoje infelizmente são os corruptos. Além de mentirosos, pois fazem propagandas exaltando o crescimento da Petrobras enquanto todos os acionistas sabem que ela desvaloriza cada vez mais, por má administração e corrupção.
        Tanto que os petistas estão fazendo tudo o que é possível para evitar uma CPI.

      • Eles sabem disso, meu caro, mas não importa para eles… importa sim, é “ganhar” uma guerra midiática que só existe na cabeça deles… querem calar todos os não alinhados a todo custo… lembram os proto nazistas na ânsia de chegarem ao poder supremo… valia tudo… mentir, ludibriar, destruir reputações e calar direta ou indiretamente seus opositores… é, o fascismo de esquerda chegou…

      • Nunca pedi “penico” para a moderação, pois seus xingamentos só comprovam a raiva que você sente por não ter argumentos.

        “concluindo esse deagol é o maoir comedia criando em bolha não passa de um NERD !!!”

        Um “NERD !!!”?

        Mas quem vive cercado de loiras surfistas, aqui no RS, sou eu e não você….
        Que pena, né?

      • kkk além de tudo é um mentiroso !!! loura surfista ,trabalhou no pt rsrs
        correu de faca do traficante rsrs

        vai enganar o diabo !!! deagogó

  3. Ah,sim e china vê o brasil como um parceiro certo?

    O Brasil nunca invesiu em educação, ciência, tecnologia, afundou as empresas em impostos e juros, não investiu em infraestrutura, arruinou a Engesa, está falindo a Petrobras e destrói tudo que é público através da corrupção e da incompetência.

    Não fez nada que países desenvolvidos como Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Fraça, Autrália e mutios outros fizeram e hoje competem de igual para igual com os americanos em vários.

    Ai vem um cidadão e bota a culpa nos EUA por sermos colônia!
    O Brasil não é potência pq não quer, pq não investiu. Essa história de sermos colônia e explorados pelos americanos é a desculpa dos incompetentes que nunca lutaram pela nossa nação.

    E ainda inventa absurdos de que os americanos querem destruir a Rússia e China por que estes procuram ser independentes. Pô, qualquer um sabe que a principal fonte de renda da China vem da Europa e dos EUA, se quisessem destruir a china simplesmente diminuíriam a compra de produtos deles fazendo com que sua economia parasse de crescer.

    E quanto a rússia? quem é que financiou o desmanche de dezenas de submarinos nucleares e a estocagem de toneladas de material radiotivo que ameçavam a vida da população russa? Podiam terr deixado os rusos morrerem afundados no próprio lixo nuclear.

    E o mais engraçado de tudo é que chineses já afirmaram, publicamente, que irão eliminar o brasil do mercado de produtos industrilizados e que devemos nos dedicar apenas a agropecuária e a extração de recursos naturias. (coisa que os americanos nunca fizeram)
    Também afirmaram que enxergam a América Latina como mercado consumidor e fonte de recursos naturias. Só nos queem como colônia também.

    Chega a ser triste ler comentários como o do JOJO.
    Tudo é culpa dos EUA…

    • chineses querem manter o Brasil e o resto da America Latina como mercado consumidor e produtor materias naturais e agricolas. O processo de desindustrializacao do Brasil foi resultado do governo brasileiro aceitar as imposicoes de Washington e do Fundo Monetario Internacional. Eliminar as barreiras as importacoes de produtos industrializados e eliminacao de controle ao movimento do capital financeiro.A adocao pelo governo brasileiro, esquerdistas e de direitas, e nao so pelo governo brasileiro, mas pelos governos dos paises europeus, africanos, asiaticos e latinos do chamado Washington Consensus. isto o modelo economico neoliberal, resultou na desindustrializacao desses paises e industrializacao da China, o pais onde a mao de obra e a mais barata do mundo e as condicoes de esploracao da classe operaria uma das piorea do mundo.O proprio Estados Unidos sofreu esse processo de desindustrializacao. Se voce nao for preconceituoso, le os livros The Failure of Laisses Faire Capitalismo e How the Economy Was Lost, de Paul Craig Roberts. um economista que sempre foi liberal, pro free-trade, a maior parte de sua vida como economista politico e que nos ultimos 13 anos percebeu que os postulados formulados pelos economistas classico ingles do final do seculo XVIII e XIX, Adam Smith e David Ricard, defendendo a tese do liberalismo economico e da doutrina do Comercio Livre, nao mais se aplica ao mundo globalizado do seculo XXI.Recomendo esses dois livros de Roberts, nao porque ele foi o primeiro descobrir a fracasso da doutrina de Free-Trade, mas porque ele escreve para o publico nao especializado. Os outros autores sao mais tecnicos e de leitura mais dificil.

      • JOJO, quem desindustrializou o Brasil foram governos da esquerda… essas tentativas de reerguer a indústria nacional nos últimos anos ficou só no gogó… como se levanta uma indústria genuinamente nacional qndo se impõe uma carga tributária irracional sobre as empresas nacionais e ao mesmo tempo pratica-se um “libera geral” para produtos chineses ???… até que ponto se trai uma nação por interesses ideológicos e políticos ???… só aqui se vê tamanha traição aos interesses nacionais… e isso não é culpa dos americanos, e sim de nossa corte política que se amarra em caminhar caminhos econômicos e políticos já constatados como irreais e sofríveis…

      • Que bom que você está de volta, amigo Blue Eyes!

        Até os esquerdistas sentiram sua falta.

        Fico feliz em ver você aqui de novo.
        Ótimo!!!!!

  4. Excelente notícia!

    Creio que somente não serão adquiridos mais justamente por conta da entrada em serviço dos ECs.

    De toda a sorte, acredito que o Brasil vai bem de helicópteros, com tipos realmente avançados em serviço e, finalizada a entrega dos Caracal, estará razoavelmente vem servido.

    • Concordo com RR que o Brasil está indo bem em matéria de helicópteros, com o novo eixo e transmissão do EC 735 as coisas vão melhorar mais e com mais segurança, novas aquisições urgem, de toda forma nos faltam helis de ataque puro sangue , se não surgir um plano pelos lados da helibrás devemos acelerar mais de MI-35 .

  5. Blackhawks e Superpumas passam duas ou três vezs por semana em em frente a minha janela no 13° andar.

    Dá para ver eles bem de perto, até o piloto. Não sei, mas parece que há um campo de pouso em frente ao Barra Shopping aqui em Porto Alegre. As vezes eles abusam e passam bem perto do meu prédio que fica em cima de um morro e tem 75 metros de altura. Digo para todo mundo que é um Blackhawk, o “Falcão Negro” do filme mas ninguém acredita.

    Acham que temos Apaches e, ao mesmo tempo, não acreditam que temos Blackhawks.

    • Deve ser o pessoal treinando pra Copa. Parece que eles vão usar ambos os 4 pra dar apoio durante o mundial.

      • É, talvez seja isso mesmo, os dois heliportos que usam ficam relativamente perto do meu amado Beira-Rio!

        Valeu!

Comentários não permitidos.